Sistemático: Edição 1325 – 01/03/2007


Notícias



CECOM REFORÇA EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO

Desde setembro do ano passado, o CECOM conta com uma forte equipe de desenvolvimento para ambiente Web. Mesclada com profissionais experientes do quadro da Universidade, a nova equipe vem alavancando o projeto, desenvolvimento e implantação de novos sistemas e serviços para a comunidade. As metas alcançadas no ano passado, onde se destacam a implantação do sistema acadêmico da pós-graduação e a absorção do sistema de matrícula online, demonstram a acertada opção de um projeto de desenvolvimento institu-cional atrelado às diretrizes do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional e que, ainda nesse mês de março, produzirá novas funcionalidades, para alunos e professores, no recém lançado portal minhaUFMG.

Durante esse processo, é natural que ocorram modificações na composição da equipe técnica. Assim, dois ex-estagiários que compunham a equipe do próprio CECOM e formados na graduação do Departamento de Ciência da Computação, estão agora reforçando a equipe. São eles: Josemar Pereira dos Santos e Roberto Simone Maciel Júnior que, a partir de hoje, passam a compor a equipe de trabalho da DAS – Divisão de Desenvolvimento de Sistemas.


Roberto (esq.) e Josemar

Como estagiário, Roberto participou do desenvolvimento dos Sistemas Registro de Calouros, Acadêmico Pós-Graduação e Diário. Josemar esteve envolvido nos sistemas Controle de Freqüência do CECOM, Gerência do Fundo de Bolsas, Censo Socioeconômico e Sistema Acadêmico da Pós-graduação.

DRC COMBATE MALWARE EM MÁQUINAS DA UFMG

Durante o último final de semana, a DRC começou a enviar mensagens aos administradores de rede informando sobre a existência de programas considerados “malware” em computadores de suas redes. Apesar de manter há anos a política de bloquear equipamentos comprometidos, identificados quando estes começam a enviar SPAMs ou procurar falhas em outros computadores, pela primeira vez foi iniciada uma campanha que visa eliminar programas conhecidos como “spywares”. No caso, estão sendo combatidos, principalmente, as barras de ferramenta anexadas aos navegadores, que em geral gastam recursos dos equipamentos e não oferecem contrapartida às atividades do usuário. Em casos extremos, quando é identificado um tráfego pesado gerado por malware em um computador, este computador está sendo bloqueado.

Na Internet estão disponíveis alguns programas que ajudam a manter um computador Windows seguro. Existem anti-vírus online: http://www.kaspersky.com/virusscanner; http://www.pandasoftware.com/activescan/pt/activescan_principal.htm; http://security.symantec.com/sscv6/home.asp?langid=br e http://housecall.trendmicro.com, assim como um conjunto Antispyware/Antivirus gratuito e público para Windows: http://www.clamwin.com e http://winpooch.free.fr.

Malware: programas “ do mal”
Malware” é um termo usado para designar qualquer software desenvolvido para causar danos em computadores, servidores ou redes de computador, e isso independentemente de o software ser um vírus, um spyware etc. Portanto vírus, “cavalos de Tróia” (trojan) ou mesmo “vermes” (worm) recebem a denominação de “malware”, o que informa que estes programas causam MAL a um equipamento, software, arquivo de dados ou à privacidade de um usuário.

Existem níveis de criticidade e risco à segurança associados a cada um dos grupos de “malware”. Vírus são programas de computador que tentam se espalhar de um arquivo para outro em um computador e/ou de um computador para outro usando vários métodos, sem o conhecimento e sem o consentimento do usuário desse computador. Vermes são um tipo específico de vírus que se propaga em vários computadores, normalmente criando cópias dele mesmo em cada computador. Um Cavalo de Tróia é um vírus que se apresenta freqüentemente de uma forma quando, na verdade, ele tem outra: ele pode ser apresentado aos futuros “usuários” como um utilitário, um crack, uma imagem pornográfica, uma foto antiga da turma ou um jogo mas, na verdade, ele irá executar operações completamente diferentes das esperadas, assim que for instalado por um usuário leigo ou desprevenido. Os Cavalos de Tróia em geral destroem ou modificam dados, como apagar uma unidade de disco rígido, ou tentam descobrir ou roubar senhas, números de cartão de crédito e outras informações confidenciais. Os Cavalos de Tróia podem ser do tipo conhecido como BackDoor (um componente específico, que abre uma Porta dos Fundos no micro contaminado). Este tipo de programa pode coletar tudo o que é digitado ou exibido no micro, ativar a câmera e enviar as imagens coletadas para um computador remoto, enviar SPAMs ou disseminar vírus pela rede, tudo sem que o usuário do equipamento saiba do que se passa. Spywares são programas que invadem a privacidade do usuário. Eles rastreiam seus hábitos e os personalizam em padrões para anúncios etc. Como ele é um programa de computador, o spyware também pode realizar ações irritantes para garantir seu funcionamento e influenciar o que o usuário vê. Além do mais, sendo um executável, poderá ser alterado on-line pelo seu desenvolvedor e sua função pode ser alterada, fazendo com que se torne um cavalo de Tróia.

(baseado em http://www.pypbr.com/infovir/malware.asp)

DRC CONTRATA NOVA ESTAGIÁRIA

O CECOM contratou, a partir de hoje, dia 1o de março, a estagiária Natália Costa Guilhelmelli Avelar, aluna do curso de Ciência da Computação.

Natália está lotada na Divisão de Redes de Comunicação (DRC) e, inicialmente, vai atuar no monitora-mento das atividades da Rede UFMG e no apoio a servidores Linux.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JANEIRO/2007

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de janeiro/2007, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
810.483
1.495
575.552
1.387.530
5.609.997
6.997.527

As médias diárias durante o mês de janeiro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
26.145
48
18.566
44.759
180.968
225.727

 

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Com a contribuição dos leitores de O Sistemático, Eugênio Pacelli (CECOM) e Alexandre (Faculdade de Medicina), Adyrus, o caçador de sites, que se encontra de férias, enviou as seguintes dicas:

– Confira as condições das estradas do Brasil, além da distância entre as cidades no endereço: http://www.dnit.gov.br.

– Caso tenha seu veículo furtado, antes mesmo de registrar ocorrência na polícia, informe neste site o furto. O comunicado às viaturas da DPRF é imediato: http://www.dprf.gov.br/?link==alerta.

– Tenha o catálogo telefônico do Brasil inteiro em sua casa. Procure o telefone daquele amigo que estudou com você no colégio: http://www.102web.com.br.

– Confira os melhores cruzeiros, datas, duração, preços, roteiros etc.: http://www.bestpricecruises.com/default.asp.

– Vacina anticâncer (pele e rins), desenvolvida por cientistas médicos brasileiros, fabricada em laboratório utilizando um pequeno pedaço do tumor do próprio paciente. Em 30 dias está pronta, e é remetida para o médico oncologista do paciente. Hospital Sírio Libanês – Grupo Genoma – telefone do Laboratório: 0800-7737327 (falar com Dra Ana Carolina ou Dra Karyn, para maiores detalhes). Obs.: Esta vacina deve ser solicitada pelo médico oncologista. Veja em http://www.vacinacontraocancer.com.br/hybricell/home.html.

– Site de procura, semelhante ao Google: http://www.gurunet.com.

– Site que informa as horas em qualquer lugar do mundo: http://www.timeticker.com/main.htm.

– Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros: http://www.a9.com.

– Site que lhe diz tudo do Brasil desde o descobrimento por Cabral: http://www.historiadobrasil.com.br.

– Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas: http://www.verbix.com.

– Site de conversão de Unidades: http://www.webcalc.com.br/conversoes/area.html.

– Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje, informando todos os índices disponíveis no mercado financeiro. Grátis para Pessoa Física: http://www.debit.com.br.

– Dica da Xina: Acessem o site e dêem sua opinião sobre o funcionamento do comércio aos domingos e feriados em Belo Horizonte. O endereço é http://consultapublica.pbh.gov.br/consultapublica/.

– Dicas do Bruno (DAA): A Digerati é uma empresa especializada em produtos editoriais na área de informática, tecnologia e entretenimento tecnológico. Produz revistas, livros e conteúdo multimídia interativo para o público interessado não só na informação e na teoria, mas também na aplicação prática do conhecimento. Se você se interessou, acesse http://www.digerati.com.br .

– Um site com mãe revista e pai blog gerou um quadro de TV, que foi morar na Internet junto com um programa de rádio, que cresceu e vive também nas ondas da FM e da AM. Este site é o Pílula Pop – que deixa você informado sobre cinema, música e outros mais. Seu slogan é se o pop é uma droga, somos a bula. Acesse http://www.pilulapop.com.br .

EMPRESA INCUBADA DESENVOLVE FERRAMENTA DE COMPARAÇÃO INÉDITA E GRATUITA PELA WEB

Qual o programa de TV mais popular? Que cidade mineira é mais ligada ao carnaval? Qual o estado em que é maior o peso do gado de corte na economia? Perguntas simples ou complexas que agora o Compara Tudo, ferramenta online disponível gratuitamente, ajuda a responder. Além de servir de entretenimento e fonte de informação ao estudante ou àquele internauta curioso, o Compara Tudo auxilia pesquisadores, empresas e profissionais de diversas áreas a encontrar as informações e indícios que procura.

A ferramenta, inédita na Internet, foi desenvolvida pela Finaltec, pequena empresa de tecnologia da informação incubada na Inova UFMG (www.inova.ufmg.br), incubadora de empresas de base tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais. O site www.comparatudo.com.br foi lançado em dezembro de 2006 e permite fazer a pesquisa conectando-se à web de qualquer computador, de forma rápida e fácil.

Como funciona?
O Compara Tudo é simples como um site de busca e foi criado com o objetivo de facilitar a consulta e a pesquisa sobre temas relativos, pouco pesquisados ou de grande atualidade. É, basicamente, uma pesquisa de fama, em que o resultado da comparação se baseia na freqüência com que o item pesquisado aparece na Internet. Pode-se comparar a fama absoluta de um tema ou assunto (qual novela é mais popular?) ou a fama relativa (qual é cidade mineira mais identificada ao carnaval?).

Se uma banda de rock aparece mais vezes nas páginas da web do que outras, esse é um dado concreto que permite aferir que está fazendo mais sucesso, pois há maior número de notícias, manifestações e comentários na web sobre ela. Se uma cidade mineira aparece mais vezes ao lado da palavra “carnaval”, é possível que possua um dos carnavais mais animados e famosos do estado. Ou seja, o Compara Tudo fornece tanto dados concretos sobre a popularidade de um tema quanto indícios ao pesquisador sobre qual o caminho a seguir. Por isso, é uma ferramenta de apoio importante às pesquisas realizadas por professores, pesquisadores acadêmicos, empresas, jornalistas, publicitários, entre outros profissionais.

Finaltec
A Finaltec (www.finaltec.com.br) é uma empresa de tecnologia da informação, especializada em consultoria e criação de sistemas de gestão de informações via web. Desde 2003 ela é uma das empresas incubadas na Inova UFMG. Instalados no campus UFMG Pampulha, os empreendimentos precisam ter grande potencial de sucesso e desenvolver produtos e serviços com tecnologia inovadora. Um dos diferenciais da Finaltec é elaborar sistemas em software livre, o que permite criar novos produtos e disponibilizá-los à sociedade por preços mais acessíveis ou gratuitamente.

PRORH REALIZA CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS INTERESSADOS EM COMPRAR CASA PRÓPRIA

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) da UFMG está cadastrando funcionários interessados em adquirir imóvel residencial. Os interessados devem preencher formulário até 16 de março, no endereço www.ufmg.br/prorh/formpar2.shtml. Podem participar professores e servidores técnicos e administrativos – ativos e inativos -, além de funcionários terceirizados da Universidade.

Saiba mais sobre o programa no site www.ufmg.br/prorh/noticias_174.shtml. Informações pelo telefone 3499-4771.



Há 20 anos…

Nas edições números 7 e 8 de O Sistemático Ano XI foram publicadas notícias sobre a reformulação da Comissão de Informática da UFMG, bens partimoniais disponíveis no CECOM, treinamento de bolsistas curso de Banco de Dados, concurso da Fundação João Pinheiro, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VISITA AO CECOM
Com o objetivo de conhecer principalmente os sistemas de Contabilidade e Pagamento, uma equipe da Universidade Federal de Goiás esteve visitando o CECOM esta semana.

A equipe foi recebida por Regina Helena Moura Brandi, chefe em exercício da DDS que, além de mostrar as dependências do CECOM e as atividades de cada setor, preparou uma programação especial para a visita. A programação consistiu de palestras nos dias 24, 25 e 26.

A equipe da Universidade Federal de Goiás estava composta por: Quimico Iamamoto, coordenadora do CPD; José Edson Oliveira, diretor da Divisão de Contabilidade; José Negri, do Depto. de Pessoal; e Brasmari Pereira dos Reis, analista do CPD.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, no dia 04. E os parabéns para os ex-ceconianos: Tiago Alisson Xavier da Silva, hoje, dia 1o; Selme Lameira Branco, no dia 02; Erliene Duque Loubaque, no dia 04; prof. Antônio Mendes Ribeiro (DCC), no dia 05; Luiz Henrique de Araújo Vecchio e Paulo José dos Santos, no dia 06; e Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08.

CASAMENTO: Será neste sábado, dia 03 de março, o casamento da ex-ceconiana Elizângela de Souza Prado e Gilmar da Silva, às 21h, na Igreja Batista Nova Jerusalém, na cidade de Betim.

FORMATURA
: Parabéns para o Max, que estará colando grau neste sábado, dia 03, no curso de Tecnologia em Informática do Centro Universitário Newton Paiva.

ANIVERSÁRIO DO CECOM
: A diretoria do Depto. de Administração de Pessoal da UFMG enviou o seguinte e-mail para o CECOM por ocasião de seu aniversário em fevereiro: “Os servidores do Departamento de Administração de Pessoal (DAP) vêm parabenizar a todos do CECOM pelos 36 anos de existência. São muitas histórias para contar, que o “Sistemático” vem fazendo com propriedade. Obrigado pela colaboração ao longo desse tempo e conte sempre com o DAP. Olavo e Elisete”

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No período de 12 a 16 de fevereiro/2007, o DRCA – Depto. de Registro e Controle Acadêmico – recepcionou, no saguão da Reitoria, os calouros aprovados no vestibular 2007 da UFMG. O trabalho de recepção aos calouros foi organizado pelo DRCA, com o apoio do CECOM e da Copeve, e parceria com o LCC, Fump e CEU. As fotos são de autoria de Bruno Santos.


Ana Lúcia, diretora do DRCA, e Rosa, da ATI


O apoio do CECOM com Leão e Jader


Ana Lúcia conversando com Thiago e Diogo (CECOM) e Roberto (DRCA)


A recepção do LCC com Benício


Ana Lúcia durante a recepção aos calouros


O registro acadêmico dos calouros