Sistemático: Edição 1327 – 15/03/2007


Notícias



PROJETO PINGIFES COLETA DADOS PARA O TCU

Conforme o Ofício nº 10.381/2006 do MEC/SESu, o projeto PingIFES será utilizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como mecanismo oficial para coleta de dados das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Para o exercício 2006, a coleta de dados ocorreu no período de 15 de fevereiro a 15 de março de 2007, com inserção pelas IFES dos componentes e indicadores referentes ao itens 9.1.1 e 9.1.2.9 de que tratam os acórdãos nº 1.043/2006 – TCU – Plenário de 28/06/2006 e nº 2.167/2006 – TCU – Plenário de 22/11/2006.

Uma nova estrutura de dados acompanhada de novas versões das ferramentas de importação e gerenciamento de dados para suportar a nova demanda de dados foram liberadas pela equipe técnica do projeto PingIFES. Na UFMG, sob a coordenação da profa. Maria do Carmo Peixoto Lacerda, diretora da Diretoria de Avaliação Institucional, os órgãos PROPLAN, DRCA, DAP e CECOM estão empenhados em fornecer as informações solicitadas, devendo ocorrer a sua liberação para o MEC, via ferramenta PingIFES Manager, até a data de hoje.

IBM REALIZA EVENTO EM BH

A IBM MG realizou, no último dia 13, o evento IBM Roadshow – Bossa em BH, no espaço da Casa Bernardi, na Cidade Jardim.

Com abertura programada para as 8h30, especialistas da própria IBM apresentaram palestras sobre SOA (Arquitetura Orientada a Serviços), Otimização de Infra-estrutura de TI, Governança de TI, Informação como um serviço e Soluções da IBM Internet Security Systems (SS).

O diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, esteve presente ao evento.

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Desde o mês de agosto/2006, o CECOM começou a divulgar as estatísticas de uso do serviço de proxy HTTP da UFMG, que permite o acesso, de fora da Rede UFMG, a sites não públicos, como é o caso dos apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, ou diretamente no endereço proxy.

Até o dia 28 de fevereiro/2007, foram registrados 1.699 usuários diferentes acessando o sistema, desde que ele foi implantado no início de abril/2006.

O gráfico abaixo, com o total de registros mensais de acesso, mostra como o serviço tem sido atraente para a comunidade acadêmica.

 

DCC PROMOVE CURSO DE PROGRAMAÇÃO JAVA

No período de 19 de março a 04 de maio/2007, o Depto. de Ciência da Computação estará promovendo o curso Introdução à Programação Java (a distância), destinado a usuários de computadores fluentes em operações elementares e uso de aplicações como editores de texto, navegadores e gerenciadores de arquivos, usuários de editores de texto e planilhas eletrônicas, desenvolvedores Web (web designers), programadores iniciantes e programadores em linguagem de script.

Através de bolsas concedidas pelo DCC, os funcionários do CECOM Lísia Rocio de Abreu (DAS) e Eugênio Pacelli Pereira de Souza (DAC), estarão participando do curso de extensão a distância.

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Um site muito legal feito em flash para você fazer as suas pesquisas é o Ms. Dewey, no endereço http://msdewey.com/. Apesar de ser em Inglês é uma pesquisa divertida onde Ms. Dewey conversa com o usuário, lê revista e faz gestos. Caso demore a fazer a pesquisa, ela solta um “hello” para você iniciar a pesquisa. Se a página inicial pára de carregar, é só clicar na mão da Ms. Dewey. É muito divertido!!

– Para quem gosta de soltar a voz e aprender as letras das músicas certinhas para sair cantarolando, vai uma dica como o Morkol (http://www.morkol.com/). Com letras de A a Z, você encontrará músicas em espanhol e inglês. Os vídeos são do Youtube. com. Vale a pena conferir e cantar.

– InterNey Blogs (http://www.interney.net/blogs/) é um portal de blogs que nasceu a partir de uma conversa que durou uma madrugada inteira, realizada ao redor de uma mesa na Galeria dos Pães (melhor café da manhã de São Paulo) entre os comparsas Edney Souza, Alexandre Inagaki, André Rosa de Oliveira e Ian Black. O IB surge com o objetivo de congregar alguns dos melhores blogueiros brasileiros em torno de um modesto ideal: conquistar o mundo, a começar pelos territórios de Omsk, Vladivostok, Dudinka e Vancouver.

– Jornal da Poesia é uma idéia muito interessante que vai inspirar outros conhecedores da poesia a escrever em blogs ou sites sobre os poetas que encantam o mundo com seus versos. Vale a pena conferir no endereço http://www.jornaldepoesia.jor.br/.

– Designer de interiores é um blog muito especial para quem quer dicas de decoração para sua casa, sítio etc. Se vai reformar, dê uma passadinha neste blog (http://www.m4interiores.com.br/blog/) e veja algumas idéias legais.

– “Como construir uma casa? Por onde começar a construção? Como não encontramos as respostas para essas e outras perguntas, resolvemos compartilhar nossa experiência e apresentar todos os passos da construção de uma casa em http://www.obraviva.com.br/”.

– Dê umas boas risadas com Snowball. É um cara descendo a ladeira, tropeça, cai no chão, sai rolando e agrega tudo e todos que estão na frente formando aquela bola gigante. Muito divertido. Então, vá até http://www.youtube.com/watch?v=6SK-bcWCU8w.

– A McAfee elaborou um programa – o Site Advisor -, que testa a Web e diz para nós se aquele site que estamos visitando possui ou não segurança. Isso é interessante para que você fique seguro das ameaças on-line. Acesse http://www.siteadvisor.com/ e faça o download do software.

Dicas do Bruno, da DAA:

– Essa dica vai para quem está procurando uma oportunidade de estágio. Existe um portal, chamado Estagionet, que busca integrar jovens profissionais e as empresas. Cadastre-se e procure a sua vaga de estágio, acessando http://www.estagionet.com.br/ . E boa sorte!

– Se você gosta de ficar sabendo das notícias de bandas alternativas (aquelas que não estão na grande mídia), acesse www.bandasdegaragem.com.br e fique por dentro do circuito alternativo.

– Se você gosta de animações em flash, este é o seu lugar. Conheça o Flash Portal, um site que possui uma grande quantidade de animações em formato flash. São animações que englobam até personagens de video-games, como Mario e Luigi. Acesse http://www.flashportal.com/ .

– O Brasil Wiki é um site diferente. É um portal de notícias que são produzidas pelas próprias pessoas que o visitam. Funciona mais ou menos no formato da Wikipédia, onde todos participam na construção do portal. Acesse http://www.brasilwiki.com.br.

– Paulo Henrique Amorim é, de fato, um dos jornalistas mais conhecidos do país. Após sua saída da televisão, resolveu ele montar um “blog”. Agora, todos aqueles que gostam do seu estilo jornalístico podem acompanhá-lo diariamente. Acesse http://conversa-afiada.ig.com.br/ .

– O Jovem Nerd nasceu como um blog em 2002 para divertir os amigos. Com o tempo, o boca-a-boca transformou-o em site. Com um público fiel cada vez maior, o Jovem Nerd cresceu a passos largos e hoje está hospedado no iG, fazendo a festa de muitos nerds brasileiros. Acesse http://jovemnerd.ig.com.br/ .


UFMG DIVULGA QUINTA CHAMADA DE APROVADOS NO VESTIBULAR 2007

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) acaba de publicar edital com o nome dos aprovados na quinta chamada do Vestibular 2007 da UFMG. Os candidatos excedentes, para os cursos de Física (noturno) e Geologia, precisam realizar registro acadêmico e matrícula, para entrada ainda neste primeiro semestre letivo, nesta sexta-feira, 16 de março. Para tal, devem se dirigir ao prédio da Reitoria da Universidade, no campus Pampulha, de 9h às 11h, e de 13h às 16h.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005323.shtml – 15 de março/2007)

EDITORA UFMG INAUGURA LIVRARIA EM OURO PRETO

A Editora UFMG inaugurou nesta quarta-feira, 14, nova livraria em Ouro Preto. A loja, instalada na Casa de Gonzaga e tombada pelo patrimônio histórico, está localizada em frente à Igreja São Francisco de Assis, uma das áreas preferenciais de visitação turística. Contando com com cerca de 30 metros quadrados , o prédio do século 18, onde viveu o poeta Tomaz Antônio Gonzaga, tem acesso direto à rua.

O empreendimento é uma parceria entre a Editora UFMG e a Prefeitura de Ouro Preto, que cedeu o espaço e a infra-estrutura de apoio da Casa de Gonzaga. Em contrapartida, a UFMG está se responsabilizando pela montagem, gerenciamento e operação da livraria, com acervo atual e diversificado de livros de seu catálogo, das editoras universitárias e demais editoras.

A Editora da Universidade fará, ainda, a doação de 30 títulos, por ano, para a biblioteca da cidade. Estudantes da Universidade Federal de Ouro preto (Ufop) foram contratados para atuar na livraria.

Enriquecimento – Para a nova loja, foi elaborado projeto arquitetônico que valoriza a edificação, reunindo elementos históricos, característicos da cidade, a outros mais contemporâneos. A livraria oferecerá grande variedade de títulos, entre romance, poesia, biografia, história, arte e ensaios, de autores nacionais e estrangeiros, além de livros de interesse universitário.

Para tanto, o acervo foi especialmente selecionado, considerando inclusive as bibliografias dos cursos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O conjunto cobre as diversas áreas do conhecimento como artes, ciências humanas e sociais, teoria e crítica literária, estudos culturais, entre outras.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005276.shtml – 14 de março/2007)

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

 




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 10, de 19/03/1987, publicou notícias sobre material do A9, VII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 5o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, VI Concurso de Trabalho de Iniciação Científica, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

VISITA AO CECOM
O Centro de Computação recebeu a visita, no último dia 17, de 24 alunos do 8o período do curso de Administração de Empresas do Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira. Os alunos, acompanhados do professor da cadeira Processamento de Dados, Walter Guerra, visitaram todas as instalações do subsolo.

SAÍDA DO CECOM
Luiz Flaviano dos Santos pediu demissão do quadro do Centro de Computação.
Ele entrou para o CECOM como bolsista em setembro de 1984. Em julho de 1985, foi contratado pela UFMG como programador, atuando sempre na Divisão de Desenvolvimento de Sistemas onde permaneceu até a sua saída.

CURSO DE CP/M-WSP
Vai ser realizado, no período de 23 a 27 de março, no CECOM, um curso de CP/M – WSP com o objetivo de treinar funcionários da DAA, DNC e DDS.
O curso será ministrado pelo analista Rômulo Chaves Mendes, do Setor de Apoio ao Usuário (Divisão de Suporte Técnico), e as aulas estão marcadas para o horário de 14h às 16h, na Sala de Aulas do 8o andar.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Michele Marie Ribeiro Perpétuo, no dia 18; Maximiliano Luiz Souza Guimarães, no dia 19;Mário Magalhães Lara e Emerson Henrique Kfuri Pereira, no dia 22. Os parabéns para os ex-ceconianos: Messias Emanoel Chaves, Mônica Ataíde Silva e Roberto Márcio Ferreira de Souza, no dia 16; Odilon Gonçalves de Castro, no dia 17; Rodrigo Torres Assumpção, no dia 18; Rafael Alves de Souza, no dia 19; Maria Luciene Diniz Ferreira, Samuel de Freitas e Gladson de Oliveira, no dia 20.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As mulheres ceconianas tiveram uma surpresa no Dia das Mães em 2006. A Redação de O Sistemático homenageou todas as mulheres do CECOM com fotos, jornal e uma rosa. Não precisa nem falar que foi uma confusão, com muitos risos e abraços. Valeu ver a alegria e a felicidade de todas. As fotos são de autoria de Sílvio Bueno.



Vicentina, Alda, Bia e Lelé (de costas)


Beth e Lelé


Denise e Lelé


Edir e Lelé


Marília e Lelé


Rosa e Lelé


Regininha e Lelé