Sistemático: Edição 1329 – 29/03/2007


Notícias



NOVO PREGÃO DE TELEFONIA CELULAR OCORRERÁ EM ABRIL

O CECOM está promovendo processo de licitação na modalidade pregão eletrônico para contratação de serviço de telefonia celular e DDD originado de celulares.

Esses serviços visam atender às unidades acadêmicas e algumas unidades administrativas da UFMG que atualmente estão sendo atendidas pela empresa Oi, em contrato que está se encerrando. Em função do interesse demonstrado por todos os usuários de continuar com o serviço e com o crescimento de demanda apresentado por outros órgãos da universidade, que ainda não eram usuários do serviço e manifestaram interesse em utilizá-lo, foi necessário preparar esse processo licitatório.

A sessão de abertura do pregão ocorrerá no próximo dia 12 de abril, a partir das 14h, através do site oficial de compras do Governo Federal, no endereço www.compranet.gov.br.
A comissão de licitação é composta por Márcia Regina Lemos, pregoeira, e a equipe de apoio com Alda Batista, Fernando Frota Machado de Morais e a estagiária Adriana Heloísa Lima Bittencourt.

CECOM TEM TRABALHO APROVADO PARA I WORKSHOP DE TI DAS IFES

O CECOM vai apresentar palestra no I Workshop de Tecnologia da Informação das IFES, marcado para o período de 11 a 13 de abril/2007, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador/BA.

A proposta do trabalho, enviada por Paulo Couto Lessa, da Divisão e Redes de Comunicação (DRC), tem o título Experiência da UFMG na migração para Gigabit Ethernet – WAN e LAN. As propostas apresentadas para o workshop abordaram relatos de experiências bem sucedidas nas instituições de ensino superior.


Paulo Lessa

CECOM DOA ITENS DIVERSOS DE ESCRITÓRIO

Após o inventário de 2006, o CECOM relacionou diversos itens de seu patrimônio que, após processo de avaliação, foram considerados ociosos. Em vista disto, foi instituída comissão específica destinada a fazer o desfazimento desses bens.

O primeiro passo foi verificar junto à comunidade universitária o interesse em receber, através de doação, alguns desses bens que ainda poderiam ser recuperados e novamente utilizados. Diversas unidades e órgãos visitaram o CECOM e selecionaram os itens de seu interesse para receber em doação. A relação de itens foi informada à comunidade através de e-mail.

Os itens para os quais não acudiram interessados serão objeto de doação para instituição filantrópica sem fins lucrativos.

Participaram desse processo os funcionários Maria Auxiliadora dos Santos e Haroldo Alves, da DAA.

NOVO ALERTA DO CAIS: MENSAGENS FALSAS DA RECEITA FEDERAL E IMPOSTO DE RENDA

O Centro de Atendimento a Incidentes de Seguranca (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) publicou, no dia 27/03/2007, alerta a respeito de mensagens que se fazem passar por comunicados da Receita Federal sobre Imposto de Renda e CPF. O alerta descreve este golpe em específico, mas também apresenta dicas de identificação de mensagens falsas em geral, dicas sobre barras de ferramentas que podem ser instaladas em navegadores Web e recomendações gerais.

O CAIS avisa que usuários e administradores que desejam colaborar com o combate a atividades maliciosas na Internet e que receberam um e-mail que contenha um link para um aplicativo suspeito podem enviar o link ou realizar um bounce (reenvio sem edição) da mensagem original para: artefatos@cais.rnp.br. Os usuários da UFMG recebem muitas destas mensagens e similares, como aquelas que dizem que o título eleitoral ou o CPF vai ser cancelado. Numa tentativa de minimizar os danos causados por este tipo de mensagem, a UFMG incluiu, no e-mail enviado diariamente aos usuários que têm mensagens retidas pelo serviço anti-spam, um link (“Mensagem suspeita”) que pode ser utilizado para enviar uma cópia da mensagem retida para o CAIS. Esta função deve ser utilizada apenas nas mensagens associadas a cartões eletrônicos, fotos de acidentes, flagrantes de pessoas famosas ou, mesmo, as que insinuam a comprovação de uma possível traição.

As mensagens relacionadas com páginas falsas (principalmente de bancos e instituições financeiras) podem ser enviadas (endereço da página falsa ou bounce da mensagem original) para: phishing@cais.rnp.br.

As mensagens enviadas para os endereços acima não terão resposta da equipe do CAIS. As informações são recebidas e enviadas para listas de segurança em que serão tratadas pelas instituições envolvidas. Mensagens ou páginas falsas que estejam abrigadas dentro da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) devem ser encaminhadas para: cais@cais.rnp.br.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Em versão beta, lançamento, o VoiceThread permite montar apresentações de imagens com comentários em áudio, autor e dos visitantes e que podem ser publicadas em blogs ou em outros sites. O site é simples e bem intuitivo. Para usar esta ferramenta, você precisa apenas se cadastrar para adquirir uma senha, de preferência associando o cadastro a uma imagem. Caso queira criar um álbum, basta enviar as imagens. Veja em http://voicethread.com/. (Site em Inglês)

– O Anuário Brasileiro de Músicos – Profissionais e Serviços, em http://www.anuariodomusico.com.br/anuario/index.asp, é um guia que vai oferecer aos seus anunciantes a oportunidade de divulgação por todo o Brasil. Por meio de uma parceria com as principais associações do setor, ele será distribuído gratuitamente para os principais contratantes de músicos e serviços.

– Se você sempre teve vontade de criar o seu super herói e ficava só na imaginação, agora pode por em prática. No site Marvelvc (http://marvelvc.com.br/Hero/), o seu sonho vira realidade com a criação de seu super herói com todos os incrementos. (Site em Inglês)

– Você já viu a foto da Thumbelina? Só para entender, a Thumbelina é a menor égua do mundo. É uma egua anã com 44,5 cm. Não deixe de visitar o endereço http://www.worldssmallesthorse.com/. (Site em Inglês)

– O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o Cempre é mantido por empresas privadas de diversos setores. O Cempre trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Saiba mais em http://www.cempre.org.br/.

– Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora. Os dicionários de língua portuguesa definem a palavra como sendo: coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor; aquilo que se varre para tornar limpa uma casa ou uma cidade; entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado. Vá até o endereço http://www.recicloteca.org.br/Default.asp.

– Para o pessoal que fica jogando comida fora, o que acontece muito em restaurantes, self-services etc., vai uma dica para você não perder nada não só fora como dentro de casa em http://www.pratocheio.org.br/.

– A cidade come o que vem do campo. Historicamente, a produção de alimentos sempre foi forte nas áreas rurais, restando aos centros urbanos o papel de grandes consumidores de produtos agrícolas. Mas agora você pode fazer a sua própria horta urbana. Saiba mais em http://www2.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/projetos_e_acoes/agricultura_urbana/0001.

Dicas do Bruno, da DAA:

– A nova edição da Rolling Stone norte-americana traz como destaque de capa o décimo aniversário de South Park, criação da dupla Matt Stone e Trey Parker. Para marcar a data, a revista escolheu os 25 melhores momentos do desenho mais politicamente incorreto da tevê – e os disponibilizou em seu site. As cenas representam bem aquilo que é South Park: sátiras com artistas, escatologia, críticas cruéis à sociedade e, principalmente, um humor sem concessões. Para assistir aos vídeos selecionados, acesse http://www.rollingstone.com/news/story/13656546/rolling_stones_top_25_moments_from_south_park .

– No site de ajuda da Microsoft há um verificador de senhas que testa a segurança delas. Se você quer saber se sua senha é devidamente forte para sua segurança digital, acesse http://www.microsoft.com/brasil/athome/security/privacy/password_checker.mspx .

– Veja um site que diz o que aconteceu quando você nasceu. Na Terra e no Céu. E se você está pensando em mudar para algum outro planeta e não sabe quando irá comemorar seu aniversário… O site também diz quantos anos você teria em Marte, em Vênus, em Júpiter, em Plutão, e assim por diante. Acesse http://www.kakophone.com/kakorama/EN/index.php.

– Um site que protesta quanto ao desrespeito de certas igrejas cristãs ou não no que se refere ao barulho. O site Deus não é surdo foi criado com o intuito de se conscientizar os freqüentadores de igrejas sobre a importância de uma boa relação com seu vizinho. O objetivo do site não é criticar igreja alguma e sim que todas elas respeitem a lei e os nossos ouvidos. Acesse http://www.deusnaoesurdo.com.br/ .


BRASIL CAI PARA 52º EM RANKING DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O Globo Online, de 28/03/2007, divulgou a notícia Brasil cai para 52o em ranking de tecnologia da informação, transcrita a seguir:

O Brasil caiu uma posição e ficou em 52º lugar no ranking que mede a capacidade dos países de usar a tecnologia da informação para incentivar o desenvolvimento e a competitividade.
O Relatório Global de Tecnologia da Informação – que este ano analisou um recorde de 122 países – é elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial.

O Brasil vem perdendo posições há quatro anos consecutivos. Em 2003, o país estava em 39º lugar.
A Dinamarca é o país que lidera o ranking, seguida da Suécia e Cingapura. Os estados Unidos, que estavam em primeiro lugar no ano passado, caíram para a sétima posição.

Em entrevista à BBC Brasil, a co-autora do estudo, Irene Mia, disse que a queda do Brasil no ranking se deve principalmente a dois fatores.

Em primeiro lugar, “o Brasil sofre de um problema comum, que é o excesso de regulamentação do mercado, o que dificulta, por exemplo, a abertura de novos negócios”.
Outra causa, segundo ela, é a qualidade do ensino, um problema que também afeta a América Latina em geral.

“A qualidade da educação é muito importante para o surgimento de inovações e para a criação de mão-de-obra qualificada para o setor de tecnologia da informação”, disse Mia.
Mas a autora disse que há aspectos positivos na forma como o Brasil está conduzindo o mercado de tecnologia de informação. “O governo brasileiro assumiu um papel de liderança no setor”, disse Mia.
“Além disso, as empresas brasileiras – o setor privado – vêm investindo muito em pesquisa e desenvolvimento, o que torna o Brasil diferente do resto da América Latina, onde isso ainda é muito dominado pelo governo”.

América Latina em alta
A queda brasileira vai contra a tendência geral da América Latina, com países como o México (49º), Argentina (63º) e Peru (78º) tendo subido várias posições.

O Chile se manteve em primeiro lugar entre os países latinos, no 31º lugar, mas caiu oito posições em comparação ao ano passado.

“A melhora geral da região pode ser atribuída em parte aos resultados do aumento da ênfase em estratégias de tecnologia de informação e comunicação incluídas nas agendas políticas da maioria dos países da região para reduzir a divisão digital e aumentar a competi-tividade”, disse a co-autora do relatório, Irene Mia.

“É uma tendência muito encorajadora, mas ao mesmo tempo há uma série de problemas que precisam ser resolvidos para que o continente alcance regiões como a Ásia, Europa e os Estados Unidos”, disse Mia.

Como no caso do Brasil, os outros países latinos sofrem com a baixa qualidade do sistema de educação. Além disso, “o setor precisa ter um papel mais ativo na área de pesquisa e desenvolvimento”.

(Fonte:http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2007/03/28/295111531.asp)

PRORH SORTEIA INGRESSOS PARA O PALÁCIO DAS ARTES

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) convida alunos, docentes e servidores da UFMG a participarem do sorteio de ingressos aos espetáculos da programação de abril pela Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Convênio firmado entre a Fundação e a Universidade Federal de Minas Gerais disponibiliza mensalmente ingressos para serem sorteados entre os interessados.

Este mês serão sorteados três convites para a programação do Cine Humberto Mauro e dois pares de ingressos para concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico, marcado para o próximo dia 3. As inscrições serão aceitas até 17h do dia 30 de março e o sorteio será realizado na mesma data, pela PRORH, que entrará em contato com os sorteados. Esses terão até 12h do dia 2 de abril para retirar os ingressos.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005418.shtml – 28 de março/2007)

COMEÇAM AS COMEMORAÇÕES DOS 75 ANOS DA ESCOLA DE VETERINÁRIA

Com uma reunião da Congregação, marcada para as 18h desta sexta-feira, 30, a Escola de Veterinária da UFMG dá início ao programa de comemorações de seus 75 anos de existência. A reunião, que acontece no auditório da Unidade, será presidida pelo reitor Ronaldo Pena e estarão presentes a vice-reitora Heloísa Maria Murgel Starling, o diretor da Escola, Francisco Carlos Faria Lobato, e o vice-diretor, Renato César Sacchetto Tôrres.

Foram convidados também o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, Fernando Cruz Laender, e outras autoridades universitárias. O orador oficial da solenidade será o professor titular do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e diretor da Escola de Veterinária, gestão 1982 a 1986, Élvio Carlos Moreira.

Na ocasião, será outorgado o título de professor emérito a Ivan Barbosa Machado Sampaio, “em reconhecimento à sua expressiva contribuição ao ensino, à pesquisa e à extensão desta Escola e da Universidade Federal de Minas Gerais”. O homenageado será saudado pelo professor Jonas Carlos Campos Pereira. Ainda dentro do evento, será reinagurada a escultura-símbolo da Escola, de autoria Jarbas Juarez Antunes, que será homenageado com uma placa.

História
Uma das mais tradicionais e reconhecidas unidades acadêmicas da UFMG, a Escola de Veterinária foi criada em 1920, em Viçosa, mas apenas em 1932 – data oficialmente considerada como o marco inicial da Unidade -, o curso de graduação começou a funcionar, integrando a Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav), com apenas quatro alunos.

A mudança para a capital aconteceu em 1942, quando Juscelino Kubitschek, à época prefeito de Belo Horizonte, construiu o Parque da Gameleira e precisava ocupá-lo com técnicos em agricultura e pecuária. Seis anos depois, foi criada a Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg), que reunia, entre outras instituições, a Escola Superior de Agricultura de Viçosa e a Escola Superior de Veterinária de Belo Horizonte. Em 1961, a Escola de Veterinária foi incorporada à UFMG. A mudança para o campus Pampulha aconteceu em 1974, quando as antigas instalações no bairro Nova Suíça foram repassadas ao Cefet.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005425.shtml – 29 de março/2007)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 12, de 02/04/1987, publicou notícias sobre a chegada ao CECOM de um entintador de fitas de impressoras, aviso aos usuários das impressoras Rima, palestra no CECOM, curso de Combate a Incêndio, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

I SIMPÓSIO DE AUDITORIA
Benjamin Pinto Neto e Regina Helena Moura Brandi vão participar do I Simpósio de Auditoria, Controle e Proteção em Processamento Eletrônico de Dados, a ser realizado nos dias 7 e 8 de abril, no Auditório do BDMG.
O simpósio tem a promoção da SEI, Sucesu-MG, Instituto dos Auditores Internos do Brasil – Regional MG e RG – Auditoria e Consultoria Ltda. …

CURSO DMS II
Na próxima segunda-feira, dia 6 de abril, terá início o Módulo II do Curso DMS II – Utilização de Banco de Dados. Esse vai ser um curso intensivo de 45 horas, sendo três vezes por semana até o dia 08/05/87. Vão participar do treinamento: toda a equipe do Setor de Banco de Dados, Hélio Yoshida (Setor de Suporte de Software), Fernando Frota Machado de Morais, Hélio Teixeira da Costa e João Carlos Lages (Divisão de Desenvolvimento de Sistemas).



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Alda Batista, no dia 31; Elizabeth Gomes Oliveira Clementino e Pedro Henrique Silvestre dos Santos (Cruz Vermelha), no dia 03 de abril; e Eugênio Pacelli Pereira de de Souza, no dia 05. Os parabéns para os ex-ceconianos: Renato Vaz de Melo Espechit, no dia 29; Célio Casemiro de Sousa, no dia 30; Maria Eugênia Melo da Cunha e Milton Pifano Soares Ferreira, no dia 31; Hélio Teixeira da Costa e César de Almeida Correia, no dia 1o de abril; prof. Wilson de Pádua Paula Filho e Werner Streitwieser, no dia 05.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica hoje mais um lote de fotos do 1º Workshop de Desenvolvimento de Sistemas, organizado pela ATI no dia 04/10/2006, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. As fotos são de autoria de Fabrício Duarte Nogueira.


A palestra de Diogo, do CECOM


A palestra de Fabiana, do LCC


Ao final dos trabalhos, um Happy Hour com Joãozinho, Rogério e Charles


Henrique, Thiago Diniz, Diogo e Ronaldo


Rogério, Charles, Joãozinho e Gilmar


A turma no Happy Hour
r