Sistemático: Edição 1330 – 05/04/2007


Notícias



ATI APRESENTA NOVIDADES PARA SUPORTE DE TI DAS UNIDADES ACADÊMICAS

Na próxima terça-feira, 10 de abril, a ATI estará apresentando para os agentes de informática, administradores de rede e responsáveis pelo suporte local nas unidades acadêmicas as novidades que estão sendo lançadas para a comunidade nesse início de ano.

A reunião será realizada no auditório 4 do ICEx, no Campus Pampulha, às 9h, com a seguinte agenda:

1. Mudanças do cadastro Grude para o minhaUFMG
2. Apresentação do portal minhaUFMG
3. Apresentação do Moodle
4. Apresentação do Diário de Classe
5. Plano de desativação da senha acadêmica.

NOVOS SERVIDORES ELEVAM DESEMPENHO DA CONSULTA AO ACERVO BIBLIOGRÁFICO VIA WEB

Um dos serviços mais importantes que a Biblioteca Universitária disponibiliza para seus usuários é a consulta ao acervo bibliográfico da UFMG via Web. Dado o volume de dados envolvidos nessa consulta (são mais de 800 mil itens cadastrados no banco de dados), a velocidade de sua execução estava deixando muito a desejar para um ambiente on-line. Foram feitas algumas tentativas de melhorar essa velocidade, como o aumento da quantidade de memória do servidor que executava a consulta, mas elas não se mostraram satisfatórias.

Buscando uma solução definitiva para o problema, o CECOM e a Biblioteca Universitária obtiveram, junto à Administração da UFMG, recursos para a aquisição de dois servidores de alto desempenho (IBM x206M 8490 com processador Intel Pentium D 3.2 GHz, 3 Gb de memória e 2 discos SATA de 80 Gb), nos quais foi instalado todo o ambiente necessário à consulta, de modo a distribuir a carga do serviço entre os dois. Esses equipamentos foram colocados em produção na última quinta-feira, dia 29/3, e a melhoria do serviço pode ser facilmente percebida pelos usuários.

A preparação dos equipamentos ficou a cargo de Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC, o qual contou com o apoio de Jacqueline Pawlowski Oliveira, do Setor de Automação da BU, na realização dos testes necessários.

SAÚDE BUCAL: SOLUÇÃO TÉCNICA EM TEMPO CURTO

Apenas seis dias após a primeira reunião com a equipe da ProRH foi colocada no ar a aplicação que está recebendo as inscrições dos servidores interessados na Campanha de Promoção de Saúde Bucal, realizada pela Faculdade de Odontologia em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos.

Apesar de simples, a aplicação teve que ser feita em curto espaço de tempo, em função de não ter sido prevista anteriormente na escala de serviços e sistemas que se encontram em desenvolvimento no CECOM. Entretanto, em função da importância do programa para a comunidade, as atividades previstas foram remanejadas para acolher a demanda apresentada pela ProRH.

O desenvolvimento da aplicação esteve a cargo de Diogo Freitas Duarte Magalhães, da equipe de desenvolvimento da DAS.

Servidores ativos e inativos da UFMG, que tenham rendimento bruto de até quatro salários mínimos, podem participar do programa. Após seleção para definir a ordem de atendimento, os inscritos receberão tratamento odontológico na área de clínica geral, realizado por equipes de 12 alunos do 9º período do curso de Odontologia, com supervisão de professores. O serviço foi criado por iniciativa da Reitoria e será realizado nas dependências da Faculdade de Odontologia.

As inscrições podem ser feitas até 9 de abril, pela página www.ufmg.br/prorh/programas_saudebucal.

Embora o trabalho com os alunos tenha iniciado nesta segunda-feira, 2, o atendimento efetivo deve começar no dia 10, após o encerramento das inscrições. As consultas ocorrerão nos seguintes turnos:

Diurno – atendimento de 40 consultas semanais, para servidores que trabalham no turno da noite.
Noturno – atendimento de 120 consultas semanais, de 18h30 à 22h, aos servidores que trabalham no período diurno.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005451.shtml – 02/04/2007)

HOME PAGE DA UNIVERSIDADE FOI INSTALADA EM NOVO SERVIDOR

O CECOM é responsável pelo funcionamento de servidores nos quais são executados vários serviços utilizados pela comunidade universitária. Uma de suas responsabilidades é garantir que esses equipamentos sejam compatíveis com a função a que se destinam. Para isso, é feito um acompanhamento do desempenho dos servidores e serviços, de modo a permitir identificar a necessidade de melhorias nos equipamentos, ou mesmo de sua substituição.

Dentro desse processo, verificou-se, no final do ano passado, que o servidor de páginas da UFMG, que recebe cerca de 30 mil visitantes por dia, estava aquém dos serviços ali executados e foi providenciada a compra de um novo equipamento, um IBM x206M 8490 com processador Intel Pentium D 3.2 GHz, 2 Gb de memória e 2 discos SATA de 80 Gb, o qual foi colocado em produção em 18/2.

O trabalho de instalação do novo servidor foi realizado por Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MARÇO/2007

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de março/2007, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.018.844
1.381
363.085
1.383.310
5.470.886
6.854.196

 

As médias diárias durante o mês de março foram as seguintes:


Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
32.866
45
11.712
44.623
176.480
221.103

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Na ausência do Adyr, o caçador de sites, o Bruno (DAA) enviou as seguintes dicas:

– Ele foi um dos mais controversos e geniais músicos que já surgiram nesse planeta. O pioneirismo e a visão de vanguarda de Frank Zappa o tornaram tão influentes que hoje seria impossível imaginar como seria o Rock e a guitarra sem ele. Simplesmente, um cara que tomou da melhor droga que há no rock: a própria música. Conheça mais um pouco de Frank Zappa em http://www.zappa.com/whatsnew/index.html. (Site em inglês).

– Se você procurava um lugar para expor a todos as suas criações poéticas, ei-lo aqui. O Recanto das Letras é um espaço criado para você divulgar as suas poesias, seus contos, suas crônicas e ler as produções de outras pessoas. Expresse-se, o endereço é http://recantodasletras.uol.com.br/ .

– O bem mais valioso de um blog é sua audiência. Junto aos autores de blogs, a Blog Hunters busca qualificar e fidelizar leitores através de projetos de distribuição de informação qualificada e material exclusivo. O compromisso da Blog Hunters é estabelecer novos e interessantes canais de informação para os blogs participantes. Conheça o trabalho da Blog Hunters em http://www.bloghunters.com.br/ .

– Em agosto, estreará o quarto filme da série Duro de Matar, que colocará o herói aposentado John McClane sendo obrigado a sair da tranqüila aposentadoria quando seus antigos superiores o chamam para uma nova missão: enfrentar uma organização terrorista que opera na Internet. Assista ao trailer do vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=m1ToWtwvvc8 .

– Se você gosta de freqüentar parques de diversão, então pelo menos uma vez na vida já andou de montanha-russa. Mas, acredite: nenhuma montanha-russa na qual você já andou é tão… excitante como esta daqui. Ela vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Veja as fotos em http://br.geocities.com/bahi1147/montanha.htm .

– O site iBubble se descreve como “it’s how i make my photos talk!” (é como eu faço minhas fotos falarem!). E é justamente o que ele faz. Em poucos minutos você consegue fazer online uma montagem bem engraçada, sua ou de qualquer outra pessoa. O upload é simples e lá mesmo você coloca molduras, fantasias e balões de fala (daí o nome: iBubble). Um site legal para fazer montagens toscas instantâneas. Acesse http://www.ibubble.com/ .

– Se você precisa de um contador de visitantes na sua home page – para ter um controle maior de quantas pessoas freqüentam sua página – pegue um contador gratuito em http://www.amazingcounter.com/ . (Site em Inglês)

CRECHE ALAÍDE LISBOA ABRE NOVAS VAGAS PARA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

A Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Alaíde Lisboa, antigo Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC) da UFMG está com 21 vagas abertas para filhos de integrantes da comunidade universitária.

De acordo com informação divulgada pela Coordendoria de Assuntos Comunitários (CAC), as vagas se destinam a três faixas etárias da seguinte maneira: crianças nascidas entre 01/05/03 a 30/04/04 (4 vagas); de 01/05/02 a 30/04/03 (12 vagas) e de 01/07/01 a 30/04/02 (5 vagas).
As inscrições serão recebidas de 9 a 13 de abril, das 9h às 17h, na sede da CAC, localizada no prédio da Biblioteca Universitária – portaria da lateral direita. É necessário apresentar original e cópia de certidão de nascimento da criança, documento do pai ou responsável legal e comprovante de vínculo com a universidade.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005460.shtml – 03/04/2007)

NOVA EDIÇÃO DE ROSAS DE ABRIL SERÁ ABERTA DIA 09

Na próxima segunda-feira, 9 de abril, o campus Pampulha será acordado por banda e foguetes anunciando que é hora de festa e reflexão. Nesse dia, inicia a 22ª edição do Rosas de Abril, evento tradicional promovido pela Associação dos Servidores (Assufemg) da UFMG.

Durante quatro semanas, a comunidade poderá participar de uma programação cultural que traz a marca da diversidade, como feira de artesanato com 100 expositores, exibição de filmes, oficina de dança espanhola, exposições de cartuns, artes plásticas e fotografias, caminhada ecológica, shows de chorinho, forró, samba, hip hop, rap e MPB, além de festival de música.

Entre as atividades do evento, consta a Semana de Consciência Ecológica, concebida para ocorrer entre 22 e 28 de abril, datas que comemoram o Dia Mundial do Planeta Terra e o Dia da Educação. A programação propiciará ao público debates sobre florestas urbanas, consumo consciente, reciclagem, ocupação urbana do solo, além de outros temas relativos ao meio ambiente.

Criado em 1986 para comemorar o aniversário de fundação Assufemg, o Rosas de Abril é considerado o único projeto cultural realizado por entidade de funcionários, entre as universidades federais do país. Conforme analisam os organizadores, em material de divulgação, o evento desempenha importante papel na integração da comunidade universitária, estimulando a troca de experiência, a conscientização e o convívio humano, por meio do incentivo à cultura.

A XXII edição do Rosas de Abril ocorrerá até 4 de maio. A promoção conta com parceria da Diretoria de Ação Cultural (DAC) e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005468.shtml – 04/04/2007)

ÔNIBUS INTERNO CIRCULA COM HORÁRIO DE FÉRIAS NESTA QUINTA-FEIRA

A Divisão de Transportes do Depto. de Serviços Gerais informa aos usuários do transporte coletivo interno do campus Pampulha que devido ao recesso no dia 5 de abril, o Circular Interno – Campus Pampulha atenderá à comunidade universitária de acordo com o quadro de horários de férias.
O itinerário e os horários (correspondentes à linha C) são os seguintes:

Manhã – 5h40 – 6h20 – 7h – 07:50 – 8h35 – 9h35 – 10h20 – 11h05 – 11h50
Tarde – 12h35 – 13h20 – 14h05 – 14h50 – 15h50 – 16h50 – 18h

Itinerário: Belas Artes – Letras – Ciência da Informação – Fafich – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Ciências Biológicas – Reitoria – Unidade Administrativa III (Laboratório de Química/DP/DRH) – Unidade Administrativa II (SAST/Fundep) – CEU – Veterinária – Educação Física – Odontologia – Veterinária – Farmácia – Setorial II – Física – Engenharia Elétrica (CPDEE) – Energia Nuclear (CNEN) – Mecânica – Colégio Técnico – Química – Ciências Exatas – Geociências – Almoxarifado Central (Setorial I) – Faculdade de Educação – Centro Pedagógico – Creche – Belas Artes.

Dúvidas, sugestões ou reclamações poderão ser encaminhadas à Divisão de Transportes, através dos ramais 4601 e 4606 ou para o e-mail: sfrota@dsg.ufmg.br.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005461.shtml – 03/04/2007)

SEMANA SANTA

Um bom fim-de-semana prolongado para todos e BOA PÁSCOA!



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 13, de 09/04/1987, publicou notícias sobre curso DMS II, prazos para aquisição de material, palestras das sextas-feiras, mudanças na DAA, relotação de Isabel Cristina de Oliveira na Coordenadoria de Comunicação Social da UFMG, distribuição dos adesivos do 60o aniversário da UFMG, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Foi divulgado no Encarte, suplemento do jornal Procesu/SP, janeiro/fevereiro/87, o texto integral do Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Deputados ora em tramitação no Senado Federal da Regulamentação da Profissão em Processamento de Dados.
Todas as chefias de divisão receberam cópias e uma outra está afixada no Quadro de Avisos do 8º andar.

5º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES
Mário Luís Terenzi e Luiz Ricardo de Faria e Silva estarão em São Paulo, no período de 13 a 15/04, assistindo ao 5o Simpósio Brasileiro de Redes e Computadores.
O 5o SBRC é um evento anual promovido pela Comissão Especial da SBC para Redes e pelo Laboratório Nacional de Redes de Computadores, que tem como objetivo criar um fórum para discussão de temas de pesquisa, desenvolvimento e serviços na área e redes de computadores, congregando pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de profissionais com interesse no assunto.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Eugênio Pacelli Pereira de Souza, no dia 05; Denise Cristina de Assis Moreira, no dia 08; prof. Paulo Fernando Seixas (ATI), Nilson José Marinho Vale e Dioberto César dos Reis, no dia 10. Os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Wilson de Pádua Paula Filho e Werner Streitwieser, no dia 05; Eduardo Jaime Quirós Batres e Miriam Lúcia dos Santos Jorge, no dia 07; Benício Alves de Souza (LCC) e Nair Vieira Sales, no dia 10; e André de Paula Dias Couto, no dia 12.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 26 de março/2007, dia do aniversário da Lelé, a Rosa preparou uma surpresa para ela na hora do lanche da tarde, com direito a bolo, torta de frango e refrigerantes. A DAA esteve em peso participando da comemoração, que teve também a presença de outros ceconianos. As fotos são de autoria de Bruno Santos.


A surpresa com Rosa e Lelé


O Parabéns pra Você com Vicentina, Alda, Rosa, Lelé e Beth


Ana Paula, Rosa, Dôra, Paulo Lessa e Lelé


Rubens, Paulo Lessa, Adriana, Lelé, Márcia e Beth


Dôra, Ana Paula, Vicentina, Rosa, Alda, Beth, Lelé, Adriana, Michele e Márcia


Fabrício, Rafael, Bruno, Lelé, Paulo Lessa, Pedro e Rubens