Sistemático: Edição 1331 – 12/04/2007


Notícias



COMISSÃO DE ESPECIFICAÇÃO APRESENTA VERSÃO BETA DO SISTEMA DIÁRIO DE CLASSE

No dia 10 de abril, a equipe responsável pela concepção e desenvolvimento do projeto Diário de Classe via Web fez a primeira apresentação da versão beta para um grupo de professores. Esta exposição teve como objetivo, além da apresentação do programa, colher subsídios para aprimoramento e correções do sistema antes dos testes reais que deverão ser feitos com algumas unidades.

A apresentação foi feita pelo Prof. Paulo Fernando Seixas, Diretor da ATI, pela Profa. Zélia Maria Oliveira Falcão de Almeida e pela Sra. Ana Lúcia Ribeiro Diniz, diretora do DRCA, membros da comissão de especificação do Diário.

Estiveram presentes os professores Ricardo Takahashi, Alessandro Fernandes Moreira, Homero Nogueira Guimarães, Humberto Pereira Oliveira, Ricardo Brandão Barbosa, Adlane Vilas-Boas Ferreira, Carmela Polito Braga, Patrícia Nascimento Pena. Além destes, também compareceram, pela equipe de desenvolvimento do CECOM, os analistas de sistemas Gilmar Lima Guimarães, Diogo Freitas Duarte Magalhães, Roberto Simone Maciel Júnior e Thiago Tadeu Rodrigues Moreira.

Na próxima semana o sistema será disponibilizado, juntamente com o Manual do Usuário, para que estes professores façam testes e colaborem com sugestões para aperfeiçoar o sistema.

ATI REPRESENTADA NO WORKSHOP DE TI DAS IFES

As experiências da UFMG na implantação da Rede Giga – rede de transmissão de dados em alta velocidade – e na criação do Programa de Integração das Instituições Federais de Ensino Superior Ifes (PingIfes) serão relatadas no I Workshop de Tecnologia da Informação das Ifes, que acontece de 11 a 13 de abril, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador.

“Não apresentarei novidades tecnológicas. Penso que a implantação da Rede Giga despertou o interesse dos organizadores do Workshop devido à experiência de parceria desenvolvida com a Prefeitura de Belo Horizonte, o que pode ser importante para outras instituições”, comenta Paulo Couto Lessa, analista de tecnologia da informação e autor do trabalho Experiência da UFMG na migração para Gigabit Ethernet – WAN e LAN.

Lessa diz que, normalmente, as universidades com prédios espalhados pela cidade contratam serviços de operadoras para a transmissão de dados. “A opção da UFMG por construir infra-estrutura própria pode ser interessante para outras instituições”, comenta Lessa, que é funcionário do Centro de Computação (CECOM) da UFMG.

Implantada em março de 2006, a Rede Giga tem capacidade para transferir informações a uma velocidade de um Gigabit por segundo (1Gpbs), e é pelo menos 100 vezes mais rápida que a rede utilizada anteriormente. Em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, foram instalados novos cabos de fibra ótica que interligam os prédios do campus Pampulha com os do Centro da cidade.

PingIfes – Já o professor Osvaldo Carvalho, do Laboratório de Ciência da Computação (LCC) do Instituto de Ciências Exatas, apresenta no evento trabalho sobre o PingIfes, ferramenta de informática criada pelo LCC por encomenda da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Trata-se de instrumento para facilitar o envio de dados que irão compor a matriz orçamentária das Instituições Federais de Educação Superior (Ifes).

Em sua exposição, PingIfes e gestão de identidades, Carvalho pretende mostrar como a ferramenta pode facilitar a construção de diretórios corporativos em tais instituições. O professor explica que no PingIfes diretórios são bases de dados especializadas para autenticação e autorização, isto é, capazes de comprovar a identidade do usuário e dizer se ele está autorizado a solicitar determinados serviços ou informações.

Osvaldo destaca que a UFMG conta com diretório corporativo desde 2000, dentro do projeto Grude, “tornando-se referência nacional nesta área”. O portal Minha UFMG se baseia em diretório corporativo que permite organizar todos os serviços de Tecnologia da Informação, personalizando-os segundo os interesses de cada usuário.

Além de Osvaldo Carvalho, são autores do trabalho os pesquisadores Wilton Speziali Caldas, Márcio Carvalho, César Corrêa, Jeroen van de Graaf, Arley Andrada Maria e Edré Quintão Moreira.

Outro trabalho que será apresentado aborda o Projeto ICPEDU: a situação atual, e será proferida por Jeroen van de Graaf, do LCC.

Além dos palestrantes, estão presentes ao evento o prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI, e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, diretor do CECOM.

O I Workshop de TI das IFES tem transmissão ao vivo e maiores dados podem ser obtidos no site http://www.iwtiifes.ufba.br/.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005497.shtml – 10 de abril de 2007)

ATI REALIZOU ENCONTRO COM SUPORTES LOCAIS

Na última terça-feira, dia 10, a ATI apresentou para os agentes de informática, administradores de rede e responsáveis pelo suporte local nas unidades acadêmicas as novidades que estão sendo lançadas para a comunidade nesse início de ano.

A reuinião foi realizada no auditório 4 do ICEx, e contou com a seguinte programação:

– Mudanças no cadastro inicial na conta UFMG: Fabiana Costa Pereira Peixoto
– Apresentação do portal minhaUFMG: Márcio Migueletto de Andrade
– Apresentação do Moodle: Paulo Henrique de Araújo Abreu
– Apresentação do Diário de Classe: Gilmar Lima Guimarães
– Plano para desativação da senha acadêmica e geração da segunda via dos NIPs: Paulo Henrique de Araújo Abreu.

A reunião foi coordenada por Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, diretor do CECOM, e Jeroen van de Graaf, vice-diretor do LCC.

CENAPAD-MG/CO RECEBE RECURSOS PARA AQISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS

O Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (SINAPAD) coordena centros de processamento de alto desempenho (CENAPADs) espalhados pelo Brasil, oferecendo recursos computacionais, treinamento e consultoria para as comunidades acadêmica, governamental e empresarial. O centro que atende a Minas Gerais e à região Centro-Oeste fica localizado no LCC, o qual é responsável pelo seu funcionamento e administração.

Os equipamentos de computação atualmente disponíveis no CENAPAD-MG/CO são um IBM RS-6000 SP com 42 nós e 50 processadores e um InfoCluster com 11 nós biprocessados, mas o centro acaba de receber recursos para aquisição de um novo cluster que atenda melhor a demanda da comunidade acadêmica da UFMG por computação de alto desempenho. Para subsidiar o processo de especificação do equipamento a ser adquirido, o LCC está realizando um levantamento de demanda de hardware e software junto aos pesquisadores que necessitam desse serviço.

O questionário a ser preenchido para o levantamento está disponível no endereço http://lynx.cenapad.ufmg.br/cenapad/.

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Desde o mês de agosto/2006, o CECOM começou a divulgar as estatísticas de uso do serviço de proxy HTTP da UFMG, que permite o acesso, de fora da Rede UFMG, a sites não públicos, como é o caso dos apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, ou diretamente no endereço proxy.

Até o dia 31 de março/2007, foram registrados 1.912 usuários diferentes acessando o sistema, desde que ele foi implantado no início de abril/2006.

O gráfico abaixo, com o total de registros mensais de acesso, mostra como o serviço tem sido atraente para a comunidade acadêmica.

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:


– O Livro do Bebê se propõe a armazenar todas as informações sobre a saúde do seu filho, além de acompanhar passo a passo o seu desenvolvimento. Todos os detalhes estão disponíveis na Internet, a qualquer momento, em qualquer lugar. Vá até o endereço http://www.livrodobebe.com.br/.

– Se você quer saber como pintar a Monalisa usando o paint da Microsoft, assista este filme e depois mãos a obra em http://videosaver.net/2007/04/como-pintar-a-mona-lisa-no-ms-paint/. (Site em inglês)

– Música brasileira é ótima e combinando vários ritmos é melhor ainda. André Pinheiro, músico paulista, lançou seu CD sob a influência dos músicos Arnaldo Antunes, Lenine e Paulinho Moska. Confira algumas canções no próprio site em http://www.andrepinheiro.com/.

– Sabe aqueles joguinhos velhos para computador que você jogava e se deliciava? Sente saudade e não sabe onde encontrar? Agora você vai saber onde e baixar todos eles para o computador e jogar prá valer. Vá até o endereço http://esgameservers.com/freepcgames.html. (Site em Inglês)

– Se ela dança, eu danço. Assim diz uma canção. No site http://www.audition.com.br/ você vai dançar on line e a cada fase vai se complicando mais. Tem que fazer registro.

– O Metacafe é um site de vídeos que pretende desbancar o YouTube e outros. Veja as jogadas do Ronaldinho Gaúcho, a Copa de 1958 e outros vídeos em http://www.metacafe.com/tags/brasil/ e http://www.metacafe.com. (Site em Inglês)

– Se você é daqueles que gosta de bancar de DJ ou pretende fazer um barulho legal para impressionar a sua gatinha ou gatinho, o site MediaMaster é um depósito de músicas legal para ser acessado de qualquer lugar da rede. O legal de tudo isso é que é possível criar sua própria rádio com as suas músicas escolhidas. É só transferir (upload) as suas músicas prediletas para o site. Bem, agora estou ouvindo música clássica, gosto muito, com o MediaMaster’s Music. É só fazer o registro e deixar tocar. Vá até http://www.mediamaster.com. (Site em Inglês)

– Com um visual bonito de cores suaves, links separados por cor para facilitar a visualização e flash de notícias de mais ou menos de 5 em 5 segundos, pode ser uma boa pedida para se tornar o seu centro de buscas na Internet. Estou falando do mais novo buscador ilinks: http://www.ilinks.com.br/.

– Os mais loucos e bizarros videoclipes já feitos até hoje. Radiohead, Bjork, Nine Inch Nails, Foo Fighters e Sonic Youth são só alguns de muitos consagrados artistas (ou bandas) do Rock que, de alguma forma, resolveram transpor a linha do padrão estético e bom senso para criar videoclips estranhos, bizarros, grotescos, criativos ou apenas diferentes. Para quem gosta de música, impacto visual e muita criatividade, essa dica será uma boa diversão. Acesse http://www.grupthink.com/topic/index.php5?id=4576&page=1.


CRIADOR DO ORKUT VISITA A UFMG

O Departamento de Ciência da Computação da UFMG recebeu, no dia 10/04, um grupo de engenheiros do site de relacionamentos orkut.com. Os profissionais, pertencentes à Google, apresentaram palestra para os alunos dos Bacharelados em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Matemática Computacional da universidade.


O CECOM presente à palestra:
Sílvio Leonardo, Natália Avelar, Orkut e Paulo Lessa.


Esteve presente o criador do orkut.com, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten. Na sua palestra sobre “Redes Sociais”, ele falou sobre a motivação para o desenvolvimento do site, com enfoque nos aspectos sociais e técnicos para manter um sistema que possui mais de 40 milhões de usuários em todo o mundo. Segundo a Google, o engenheiro quis vir ao Brasil para conhecer o mercado de internet do país e conversar com os internautas brasileiros, que representam 56% dos usuários do site de relacionamento.

(Fonte: http://www.dcc.ufmg.br/noticias_eventos/Orkut)




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 14, de 16/04/1987, publicou notícias sobre proposta para subsidiar a regulamentação da isonomia entre autarquias e fundações, saída do analista Carlos Gonçalves da Cruz (Coró), Semana Santa, entre outras, As notícias que se destacaram foram:

PALESTRAS SEMPRE ÀS SEXTAS
Está marcada para o dia 24 de abril, a primeira de uma série de palestras, todas a serem realizadas às sextas-feiras.
A primeira palestra será apresentada por um representante da Digirede, com o título “Supermicros/Unix”. A apresentação terá início às 8h30 e término previsto para as 12h, na Sala de Aulas do CECOM, 8o andar.

Não é necessária a prévia inscrição e a palestra está aberta aos analistas e programadores do CECOM.

I SIMPÓSIO DE AUDITORIA EM PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS
Regina Helena Moura Brandi, chefe do Setor de Sistemas A, e a analista Maria de Lourdes Moreira Braga estiveram participando, nos dias 7 e 8 de abril, do I Simpósio de Auditoria, Controle e Proteção em Processamento Eletrônico de Dados.

O simpósio teve a promoção da SEI, SUCESU-MG, Instituto dos Auditores Internos do Brasil – Regional MG e RG – Auditoria e Consultoria.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Rubens Crispim da Silva, no dia 18. Os parabéns para os ex-ceconianos: André de Paula Dias Couto, no dia 12; Aline Serrão de Filippo, no dia 14; e Marcelo Bassoli Campos, no dia 16.

SORTEIO DE OVO DE PÁSCOA: A Redação de O Sistemático recebeu um Ovo de Páscoa de um ceconiano para sorteio entre os funcionários do CECOM/ATI. O sorteio foi realizado ontem, dia 11, às 16h, na sala do café do 8o andar com a presença de alguns funcionários. Pedro Henrique, o menino do convênio UFMG/Cruz Vermelha, foi convidado para realizar o sorteio e o feliz ganhador foi Ronaldo de Araújo Costa, da DAS. Não precisa comentar a alegria do Ronaldo ao receber o brinde! Ele comentou que nunca ganhou nada em sorteio e esta foi a primeira vez que foi contemplado com um presente.


Ronaldo recebendo o Ovo de Páscoa


MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica hoje o segundo lote de fotos tiradas durante a comemoração do aniversário da Lelé, no dia 26 de março/2007. As fotos são de autoria de Bruno Santos.


Fabrício, Rafael, Dôra e Lelé


Michele, Márcia e Beth


Os parabéns do Fabrício


O abraço da Tina.
Ao fundo: Dôra, Paulo Lessa e Rosa.