Sistemático: Edição 1332 – 19/04/2007


Notícias



OPUS TEM RECEBIDO, EM MÉDIA, 9 MIL PUBLICAÇÕES POR ANO

Implantado em 2002, o sistema Opus sedia os dados referentes às publicações geradas pela comunidade universitária, armazenando, principalmente, as informações referentes aos docentes. Os dados podem ser lançados por qualquer membro da comunidade, desde que possua acesso ao portal UFMG e podem ser relativos a publicações de docentes, discentes e técnicos e administrativos.

Nesses 5 anos de existência, com média atual de 9 mil publicações por ano, o Opus já registra 46.881 lançamentos, referentes aos seguintes itens:
– Apresent./Introd/Pre/Posf/Orelha,C-Capa
– Artigo em Periódico
– Capítulo de Livro
– Dissertação de Mestrado
– Editoria de Periódico
– Editoria ou Organização de Livro / Coletânea
– Folheto
– Livro
– Memorial
– Monografia de Especialização / Graduação
– Publicação em Evento
– Publicação em Jornais / Revistas
– Resenha / Resumo de Obra
– Tese de Doutorado
– Texto Didático (Apostila)
– Tradução de Artigo Científico
– Tradução de Capítulo de Livro
– Tradução de Livro
– Verbete

O ano de maior volume de lançamentos foi 2003, quando os dados lançados tinham implicação direta com a pontuação da GED (Gratificação de Estímulo à Docência). Nesse ano foram 14.251 lançamentos. Esse recorde, aparentemente, pode ser alcançado agora em 2007, pois a média mensal está girando em cerca de 1.500 publicações lançadas. Esse crescimento parece se dar em função da obrigatoriedade do registro de Teses e Dissertações na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG, vide http://dspace.lcc.ufmg.br/index.html, que ocorre desde o ano passado.

Para o futuro, dentro da agenda de novos sistemas e serviços previstos, a serem desenvolvidos pela ATI, encontram-se novas versões, em ambiente Web, para o Opus e o INA. Atualmente, o sistema Opus está sob os cuidados de Fabiana Costa Pereira Peixoto e Letícia Santos Neto.

Abaixo podemos ver um gráfico detalhando, por ano, as publicações registradas no sistema. Para melhor entendimento, cabe esclarecer que é considerado o ano da publicação, e não o ano no qual ela foi lançada no Opus.

PROJETO DE TELEMEDICINA, APOIADO PELA ATI, É SUCESSO

De um lado, o médico do Programa Saúde da Família tem em mãos o eletrocardiograma do paciente. De outro, um cardiologista avalia o exame e discute o caso para encaminhamento clínico. Ambos se comunicam em tempo real via internet com o auxílio de uma webcam. A descrição ilustra a rotina diária de mais de 150 médicos mineiros que participam do Minas Telecardio, projeto de telecardiologia e tele-eletrocardiografia do Hospital das Clínicas que comemora um ano com uma média mensal de 1.765 pacientes atendidos a distância, de outubro de 2006 a março de 2007.

A rotina tem oferecido suporte para atendimento de urgência no interior do Estado, auxiliando no diagnóstico das doenças coronarianas agudas (infarto e angina instável) e evitando encaminhamentos desnecessários de pacientes com patologias menos graves.

Implantado em 2006 por meio de iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde e financiado pela Fapemig, o projeto envolve um consórcio entre as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Uberlândia (UFU), Juiz de Fora (UFJF), Triângulo Mineiro (UFTM) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O objetivo é estudar o custo e a efetividade do uso da telemedicina na abordagem das doenças cardiovasculares, em especial na doença arterial coronariana aguda. O projeto, de interesse público, permite melhoria da qualidade e rapidez no atendimento especializado cardiológico, disponível normalmente apenas em grandes centros.

O projeto envolve 82 municípios mineiros com menos de 10 mil habitantes e com o mínimo de 70% do Programa Saúde da Família implantado. Outros critérios metodológicos foram necessários para tornar o município elegível, destacando-se o tipo de conexão à Internet e o interesse e comprometimento dos secretários de saúde municipais e prefeitos. Nos Centros de Saúde desses municípios foram instalados computador, webcam e eletrocardiograma digital.
Com esses equipamentos, fornecidos pelo projeto, o médico do Programa de Saúde da Família que realiza o atendimento no Centro de Saúde interage com o cardiologista de plantão. Esse plantão é feito em sistema de rodízio entre as universidades envolvidas. O HC/UFMG é o centro coordenador de todo o projeto.

Teleconsultorias médicas ou de segunda opinião, em cardiologia ou em outras especialidades, são também oferecidas nas modalidades on-line e off-line, assim como teleconferências nas áreas de medicina e enfermagem, configurando o Projeto Minas Telecardio como um projeto pioneiro de telessaúde com baixo custo. Além de fornecer os equipamentos para cada Centro de Saúde no interior do Estado, o Minas Telecardio também treinou 253 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos dos municípios sobre a utilização do sistema de telessaúde.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005565.shtml – 19/04/2007)


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você gosta de desafio, não perca a oportunidade de participar do jogo de empresas Desafio Sebrae 2007. É uma competição nacional, de caráter educacional, promovida pelo Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – em parceria com a Coppe/UFRJ – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Visite o endereço http://www.desafio.sebrae.com.br.

– Joguinho bobinho é o Monkey Kick Off. Aperte qualquer tecla ou click no macaco e mande a bola o mais longe possível. Vá até o endereço http://www.totebo.com/monkey-kick-off.php. (Site em Inglês)

– Para o pessoal que trabalha com deficiente visual, vai uma dica para facilitar a sua vida. O site RoboBraille (www.robobraille.org) traduz textos nos formatos txt, rich text, html e doc e, em breve, suportará pdf. As traduções são em inglês, italiano, grego, dinamarquês e português, por enquanto. Para receber um texto em braille em português, de Portugal, envie e-mail para textoparabraille @robobraille.org. O arquivo de resposta pode ser impresso numa impressora braille ou num braille eletrônico, dispositivo composto por pinos que se movem para imitar o código braille e que é ligado ao micro. O endereço é http://www1.robobraille.org/websites/acj/robobraille.nsf. (Site em Inglês)

– Caso esteja interessado em conhecer os computadores do passado, saber como funciona uma rede de computadores, como a Internet chegou ao Brasil e a história do mouse, além de outras curiosidades, aponte seu navegador para o Museu do Computador e fique por dentro da história em http://www.museudocomputador.com.br/.

– São mais de 100 games para você jogar sem instalar nenhum jogo. São jogos antigos do Nitendo de 8 bits. Pura nostalgia. Super Mario Brothers, Double Dragon, Tetris, Legend Of Zelda, Dr. Mario, Teenage Mutant Ninja Turtles 2, Bubble Bobble, Duck Tales 2, Spy Vs. Spy, Ghosts N’ Goblins, Rampage, Adventures of Lolo, Mega Man 5 etc. Brinque bastante em http://nintendo8.com/. (Site em Inglês)

– Quando estiver perto das férias e você começar a fazer seu planejamento, faça uma visita ao site da Viajeaqui e leia as sugestões para uma férias bem tiradas. O endereço é http://viajeaqui.abril.com.br/multimidia/multimidia_ podcasts.shtml#.

Dica da Dôra (DAA):
-”Tá difícil”é o blog da especialista em usabilidade Mercedes Sanchez. O blog nasceu perto do Dia Mundial da Usabilidade (14 de novembro de 2006), para contribuir com o movimento para tornar o mundo em um lugar mais fácil de se viver, sem tanta complicação, sem tanta chateação. A idéia deste blog é chamar a atenção de todos, tanto de quem cria e vende como de quem usa, para a necessidade de produtos e serviços mais fáceis de usar. E aqui entram desde as embalagens que nem a Mulher Maravilha consegue abrir, os controles remotos que nem com pós-graduação você consegue operar até os sites e sistemas interativos que deixam qualquer um perdido, confuso e frustrado. Todo cidadão deste planeta tem o direito a produtos e serviços que funcionem bem, que sejam fáceis de entender e de usar. Usabilidade é um direito básico de todo cidadão. Não deixe de ir até http://www.tadificil.com.br.

Dica do Carlos Roberto (DAS):
– Listas telefônicas do Brasil e do mundo. Você entra com o nome da pessoa que quer localizar, e este “help listas” te dá na hora. Experimente com o seu nome completo e verá o resultado. Uma boa dica para achar telefones e endereços de pessoas, inclusive com mapa da área e foto de satélite no site: http://www.helplistas.com.br que tem a vantagem sobre o Riolistas (por ex.) por ser internacional. Experimentem, é simplesmente fantástico!Teste com seu nome e veja o mapa detalhado do seu endereço, inclusive o mapa via satélite em escala menor. Não há mais necessidade de usar (no Brasil) o 102, que é cobrado a cada ligação. Os mapas são perfeitos e podem ser movidos em qualquer direção, por abrangerem maiores áreas. Ideal para empresas, secretárias e assim por diante! É fundamental deixar este endereço nos seus favoritos.


CENTRO CULTURAL UFMG COMEMORA 18 ANOS

No próximo domingo, 22 de abril, o Centro Cultural UFMG comemora 18 anos de funcionamento, período em que se tornou importante pólo de promoção, produção e divulgação cultural da capital. Atuando em diferentes áreas da cultura, ele tem procurado cumprir a sua missão original de fortalecer a identidade cultural da comunidade interna e externa à Universidade.

Para comemorar a data, será oferecida variada programação aberta ao público, no pe-ríodo de 22 a 28 de abril. Entre as atrações, a “Zona de Invenção, Poesia &”, festival de poesia com recitais e venda de livros e as “24 horas de Desenho”, atividades orientadas ininterruptas, além de espetáculos com o grupo O Fino do Choro, com o músico Maurício Tizumba, degustação de comida mexicana, encenação das peças Frida Kahlo com Tranças Cortadas (especialmente produzida para as comemorações do aniversário), Arena de Tolos da Cia Acômica de Teatro, e atividades para crianças.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005558.shtml – 18/04/2007)

PRORH PROMOVE REUNIÃO SOBRE PROGRAMA DE MORADIA

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) realiza no dia 8 de maio, às 14h, reunião para discussão do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) da UFMG. A iniciativa se destina aos servidores docentes, técnicos e administrativos, além de pessoal vinculado a empresas prestadoras de serviços para a UFMG, interessados em adquirir imóvel.

De acordo com a ProRH, durante o encontro,serão prestados esclarecimentos sobre aquisição de imóvel residencial na planta com recursos do FGTS.

Estão previstas presenças de equipe da Caixa Econômica Federal e de três construtoras imobiliárias. O evento, que ocorrerá no auditório da Reitoria, campus Pampulha, também será transmitido, em tempo real, pelo site da Universidade (www.ufmg.br).

Mais informações pelo telefone (31) 3499-4770 ou e-mail e-mail par@prorh.ufmg.br.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005557.shtml – 18/04/2007)

SEXTA-FEIRA CULTURAL RECEBE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS SOBRE LÍNGUAS INGLESA E ESPANHOLA

O Projeto de Ensino de Línguas Estrangeiras do Centro Acadêmico de Ciências Sociais (Cacs) da Fafich recebe, até a próxima quarta-feira, dia 25, inscrições para seu programa Sexta-Feira Cultural. A iniciativa vai promover, mensalmente, série de atividades relacionadas às culturas e línguas inglesa, espanhola e francesa.

Podem se inscrever alunos da Universidade e demais interessados nos temas, no horário de 9h às 12h30 e das 13h30 ás 18h, na sala 3086 da Fafich, no campus Pampulha, à avenida Antônio Carlos, 6627.

As atividades ocorrem no dia 27, das 14h às 16h, na Fafich. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado de participação. Informações adicionais pelo telefone (31) 3441-4603 ou e-mail: cacs_ufmg@yahoo.com.br.

(Fonte: Site da UFMG-19/04/07)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no 15, de 24/04/1987, publicou notícias sobre controle do Setor de Pessoal e Patrimônio, palestra “Sempre às Sextas”, recadas-tramento dos funcionários, cooperação técnico-científica, Rosas de Abril, concurso de logotipo do LCC, inscrições para estágio no LCC, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CICLO DE PALESTRAS NA MANNESMANN
O CECOM vai apresentar, de 04 a 07 de maio, várias palestras para analistas e técnicos da Mannesmann. As palestras serão realizadas na própria empresa e serão as seguintes:
– dias 04 e 05 – Comunicação de Dados: Aspectos de Hardware: Luciano de Errico
– dia 06 – Conceitos de TP no Burrouhgs: Hélio Yoshida
– dia 07 – Protocolo e Ligação Micro-mainframe: Luiz Ricardo de Faria e Silva



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Cristina Maria de Queiroz, no dia 22. E os parabéns para os ex-ceconianos: Alberto Henrique Frade Laender (DCC), no dia 20; Patrícia Aninger de Barros, no dia 21; Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22; Felipe de Castro Louback Rocha e Christiano Gonçalves Becker (DCC), no dia 23; Paulo César Cortez Júnior e Beatriz Josephina Perrela, no dia 25; Cleto Boechat Véo (LCC) e Tânia Cristina Teixeira, no dia 26.

MARATONA DE PARIS: E não é que na Maratona de Paris, que aconteceu no último domingo, dia 15/04, tinha ex-ceconiano? Pois lá estavam André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Milton Pifano participando da maratona de 42 km, juntamente com mais oito amigos. Entre eles, Berthier Araújo Neto, do DCC; Renato Mesquita, da Engenharia Elétrica; e Seleme Isaac Jr, da Engenharia Eletrônica. Entre os dez amigos, o melhor tempo foi o de Adriano Sérgio Lopes Cerqueira, irmão do André. Os parabéns para todos eles e para também Dewey, João Bosco, Rubens e Rosa.


Maratona de Paris: ao centro André (de camiseta clara) e Milton Pifano

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 10 de março/2007, a Rosa (secretária da ATI), preparou uma festa surpresa para o prof. Paulo Seixas, aniversariante do dia. Realmente, foi uma surpresa para ele! E os ceconianos participaram em peso da comemoração. As fotos são de autoria de Fabrício, Frota e Lelé.

 


A mesa preparada pela Rosa


A surpresa do prof. Paulo Seixas (ao centro).
À esquerda: Vicentina, Gustavo e Charles. À direita: Carlos Alfeu, Rui, Roberto e Djim.


O Parabéns a Você com Gustavo, Charles, prof. Paulo Seixas, Rui e Roberto.


Prof. Paulo Seixas e Rosa


Fabiana, prof. Paulo Seixas, profa. Zélia e Soraya.
Ao fundo: Frota e Roberto.


Gilmar, prof. Paulo Seixas e Carlos Alfeu