Sistemático: Edição 1333 – 26/04/2007


Notícias



ATI PARTICIPA DO PROJETO INCLUIR

A ATI, através do CECOM,está colaborando com o Projeto Incluir da UFMG na aquisição de uma impressora Braille e de uma lupa eletrônica manual com ampliação de 14 a 50 vezes em TV de 20”. O processo da aquisição já se encontra na Procuradoria Jurídica para análise e emissão de parecer jurídico.

Desde que foi criada em 1927, a UFMG se destaca pela busca da excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, trabalhando na concepção de interação entre universidade e sociedade. Preocupada com o acesso e permanência de diversos segmentos no processo de ensino e aprendizagem, tem procurado aperfeiçoar os mecanismos já existentes e implementar novas políticas de inclusão social, dentre elas, o apoio, a inserção e a permanência de pessoas com deficiência na universidade, garantindo a equiparação de oportunidades.

Neste contexto, a proposta da UFMG com o Projeto Incluir prevê a aquisição de equipamentos para atendimento aos deficientes visuais (cegos e visão subnormal), instalação de plataforma na Faculdade de Odontologia e rampa de acesso no Centro Esportivo Universitário (CEU) para pessoas com dificuldade de locomoção e deficientes físicos.

Os objetivos do projeto incluem:
– Criar mecanismos que auxiliem a acessibilidade de pessoas com deficiência à universidade;
– Contribuir para assegurar a aplicação de políticas públicas;
– Adequar a infra-estrutura física para mobilidade das pessoas com deficiência;
– Facilitar o acesso as dependências do prédio da Faculdade de Odontologia .
– Democratizar o acesso à informação, leitura e cultura adquirindo equipamentos para atendimento aos deficientes visuais.
– Adaptar a entrada do Centro Esportivo Universitário (CEU) às condições de acessibilidade, de acordo com a norma NBR 9050 de 2004.

A relevância desta proposta é a consolidação de políticas de inclusão de uma parcela significativa da sociedade que somente a partir dos meados dos anos 90 vem conseguindo assegurar, de forma gradativa, os seus direitos enquanto cidadãos inseridos em um determinado contexto histórico. E, para que a universidade cumpra cada vez mais o seu papel social e possa adequar às exigências de uma sociedade aberta a diversidade, que pretende eliminar preconceitos e barreiras preconizando o respeito às diferenças e, assegurando o pleno exercício da cidadania ao mesmo tempo que preserva a cultura e aprimora a relação entre o cidadão e o poder público faz-se necessário a adequação dos seus espaços físicos e a aquisição de equipamentos que possibilitem uma interação cada vez maior entre a pessoa com deficiência e a sociedade, viabilizando as trocas sociais e/ou capacitando-as na sua vida acadêmica e para o mercado de trabalho.

Assim, a aquisição de equipamentos para atendimento aos deficientes visuais (cegos e visão subnormal) permitirá que tais estudantes e servidores utilizem o material didático e outros tipos de informação em seu processo de formação e qualificação. A instalação de plataforma na Faculdade de Odontologia e rampa no Centro Esportivo Universitário (CEU) permitirá o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção e deficientes físícos.

Com a instalação da plataforma na Faculdade de Odontologia serão contemplados os integrantes da comunidade interna bem como os da comunidade externa, composta basicamente de pacientes de baixa condição sócioeconômica da capital e do interior, muitos com algum tipo de deformidade congênita e, oriundos do Sistema Único de Saúde.

A construção da rampa do Centro Esporte Universitário (CEU) facilitará o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção ao espaço destinado aos servidores docentes e técnico-adminstrativos em educação e discentes além dos seus dependentes em atividades de cultura, esporte e lazer proporcionadas pela universidade.

A aquisição de uma impressora braille e um ampliador de tela com voz são mais dois equipamentos de fundamental importância para o Centro de Apoio ao Deficiente Visual que se localiza na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) e serão utilizados pelos discentes e servidores da UFMG com deficiência visual.

O Projeto Incluir será desenvolvido pela Comissão Permanente de Apoio ao Portador de Necessidades Especiais, em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários e responsabilidade técnica da Departamento de Planejamento Físico e Obras (DPFO). A operacionalização do projeto será assegurada pela existência na Universidade de pessoal qualificado para o tipo de obra proposto. Os equipamentos para o Centro de Apoio ao Deficiente Visual terão sua utilização imediata assim que forem adquiridos.

Participam da comissão do projeto: Profa. Elizabeth Espangler Andrade Moreira, Maria Célia Nogueira Lima, Anália das Graças Gandini Pontelo, Maria das Graças Fernandes Araújo, Rute Maria de Paula Martins e Fernando Antônio de Sousa Alvarenga

PROGRAMADO CORTE DE ENERGIA NA UFMG

De acordo com comunicado da Pró-Reitoria de Administração, a CEMIG vai efetuar coleta de dados para novo sistema de medição de energia elétrica no Campus Pampulha.
Por esse motivo, está programado o corte de energia elétrica no prédio da Reitoria no dia 03 de maio/2007, quinta-feira da próxima semana, no período de 10h30 às 11h30.

MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA É CONCEDIDA A MEMBROS DA COMUNIDADE ACADÊMICA

Quatro professores e a vice-diretora da Editora UFMG foram condecorados, no dia 21 de abril, em Ouro Preto, com a Medalha da Inconfidência, maior distinção concedida pelo governo do Estado a personalidades de destaque no país.

Neste ano, receberam a condecoração os professores José Nagib Cotrim Árabe, Pró-Reitor de Planejamento, Antônia Vitória Soares Aranha, diretora da Faculdade de Educação (FaE), Maria Cristina Lima de Castro, diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Luciano de Araújo Ferraz, da Faculdade de Direito, e a vice-diretora da Editora UFMG, socióloga Silvana Maria Leal Cóser.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005602.shtml – 24/04/2007)


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:


– Se você é um daqueles aficcionados por celular, fique com água na boca com os novos lançamentos. Este site é uma boa dica para você não comprar celular ultrapassado como se fosse novo. Clique na marca e na página seguinte tem “new” (novos) e “old” (velhos). Por aqui, você não compra gato por lebre, como vem anunciando as propagandas com precinhos camaradas para liquidar o estoque. Um detalhe. Nem todas as tecnologias apresentadas nos celulares deste site funcionam no Brasil, por enquanto. O meu ainda está classificado como novo. Veja tudo isso em http://www.gsmarena.com/. (Site em Inglês)

– A missão do Museu da Pessoa é promover a democratização da memória social, por meio da valorização de histórias de vida de todas as pessoas da sociedade para contribuir com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e baseada na compreensão e respeito pelo outro. Saiba mais no endereço http://www.museudapessoa.com.br/.

– O site A Odisséia do Som (http://www.odisseiadosom.com.br/) oferece mais de 250 músicas em MP3 para download gratuito e cerca de 1300 para serem ouvidas em streaming, gravadas com as principais bandas, intérpretes e orquestras do início do século XX.

– Sabe aquele cochicho que algumas pessoas fazem quando uma mulher passa com vestido e sapato horrorosos? E as noivas com os seus gostos esquisitos? Divirta-se, e tome cuidado para não fazer nada igual, com estes vestidos. No endereço http://www.uglydress.com/, você encontra as piores cores, os piores modelos e muito mais. Na primeira página do site tem uma linda figura vestida. (Site em Inglês)

– Uma vez por ano são lançadas coleções de músicas clássicas de vários gênios do século passado. Agora, na Web, para aliviar a tensão do dia a dia, você poderá se deliciar e trabalhar tranqüilo. Aponte seu navegador para http://classicos.nominimo.com.br/anteriores.html e comece o dia bem.

– A preocupação com o meio ambiente está fazendo com que pesquisadores busquem novas formas de produção de plástico, que substitua a produção a partir do petróleo, um recurso não renovável e que polui o meio ambiente. Uma das matérias-primas que poderiam fazer essa substituição é justamente o amido de mandioca, e foi com esse produto que pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desenvolveram um filme plástico. Veja em http://www.abam.com.br/not.php?id=266.

– Fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo, com informações sobre o mercado financeiro nacional e internacional, além de outras informações importantes como: cotações, conversor de moedas, tabela FIPE, empresas e tecnologia no jornal ValorOnline no endereço http://www.valoronline.com.br/.


NOTÍCIAS DO BOLETIM DO CLUBE DO HARDWARE

O Boletim do Clube do Hardware no 641 (www.clubedohardware.com.br), de 24/04/2007, publicou as seguintes notícias:

Samsung Lança Notebook com HD Híbrido – Os chamados flash solid state drives (SSDs) prometem causar um grande impacto na indústria de PCs e substituir os HDs convencionais. Afinal, os SSDs são mais rápidos, econômicos, silenciosos e mais resistentes; porém, o preço ainda não é nada convidativo.

Pensando nisso, a Samsung lançou no Japão um notebook com HD híbrido, que promete ser a ponte entre os clássicos HDs e os SSDs, uma vez que misturam memória tradicional com tipo flash, garantindo algumas vantagens, como maior duração da bateria e respostas mais rápidas. O Q30 traz o HD híbrido MH80 de 80 GB com 256 MB flash. Vem também com processador 1,83 GHz Intel Core 2 Duo T5600, monitor de 15.4" WXGA, placa de vídeo NVIDIA GeForce 7400 mobile com 256 MB de RAM e gravador de DVD dual-layer.

Windows “quase” de graça – A Microsoft planeja lançar um pacote econômico para vender o Windows em países em desenvolvimento. De acordo com o Tech Report, o pacote voltado para estudantes viria com Windows XP Starter Edition, Microsoft Office Home e Student 2007, Microsoft Math 3.0, Learning Essentials 2.0 e Windows Live Mail desktop e seria vendido por algo em torno de US$ 3. Vale lembrar que só o Office e o Student juntos custam US$ 129. O pacote seria oferecido com um programa do governo de cada país para os estudantes mais pobres. Resta saber quando ele sairá do papel e se o Brasil vai aderir ao programa.

Dell volta com XP em seus micros – Atendendo a pedidos dos consumidores, a Dell anunciou que vai voltar a lançar novos computadores com Windows XP. Em janeiro, a empresa havia decidido a só lançar máquinas com Windows Vista. Agora, consumidores podem optar pelo XP Home ou Professional em seis diferentes modelos de PCs.
Blu-Ray ultrapassa 1 milhão de discos vendidos – Na briga pela tecnologia que vai suceder o DVD, o Blu-Ray marcou mais um ponto contra o HD-DVD. A tecnologia foi a primeira a vender mais de um milhão de mídias. As vendas de filmes em Blu-Ray abocanham 70% do mercado de alta-definição nos quatro primeiros meses deste ano. Entre os dez filmes mais vendidos em alta-definição, oito são em Blu-Ray.

Intel confirma corte de preços – A Intel confirma o corte de preços em sua linha de processadores, já mencionada no início do mês. O modelo E6700 vai cair de US$ 530 para US$ 316 e o E6600 vai cair de US$ 316 para US$ 224. Já o E6400 vai cair de US$ 224 para US$ 183. Todos os preços são unitários para lotes de mil unidades.

UFMG PROMOVE MOSTRA DAS PROFISSÕES

Nos dias 2, 3 e 4 de maio, a UFMG promoverá a Mostra das Profissões 2007, nos seguintes horários:

– Dia 02 – Início às 10h e término às 22h
– Dia 03 – Início às 8h30 e término às 22h
– Dia 04 – Início às 8h30 e término às 18h

Toda a programação do evento está disponível na página www.ufmg.br/mostradasprofissoes.
A Mostra das Profissões foi criada para que o aluno do ensino médio saiba mais sobre as diferentes opções de cursos oferecidos pela UFMG, contribuindo para que a escolha do curso seja mais consciente e segura, ampliando a visão e perspectivas em relação à universidade e aos diversos campos profissionais.

Os participantes poderão assistir às palestras sobre cursos de graduação e o mercado de trabalho, acompanhar os trabalhos das salas interativas desses cursos e participar de outras atividades.

Segundo a Coordenação da Mostra, até o momento já foram cadastrados em torno de 18.000 alunos e 600 professores de diferentes cidades do estado. A quantidade de escolas cadastradas até o momento (230) dá uma idéia do número de ônibus (147) que circularão no Campus por dia. A área de embarque e desembarque dos visitantes foi delimitada no intuito de facilitar a circulação. A Coordenação da Mostra solicita a colaboração dos servidores para que não estacionem seus veículos nas ruas do ICEx e ICB, que são vias de estrangulamento.

PRORH CONVIDA SERVIDORES E PROFESSORES PARA REUNIÃO SOBRE PROGRAMA DE MORADIA

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Prorh) realiza no dia 8 de maio, às 14h, reunião para discussão do Programa de Moradia da UFMG. A iniciativa se destina aos servidores docentes, técnicos e administrativos, além de pessoal vinculado a empresas prestadoras de serviços para a UFMG, interessados em adquirir imóvel.

De acordo com a Prorh, durante o encontro,serão prestados esclarecimentos sobre aquisição de imóvel residencial na planta com recursos do FGTS.

Estão previstas presenças de equipe da Caixa Econômica Federal e de três construtoras imobiliárias. O evento, que ocorrerá no auditório da Reitoria, campus Pampulha, também será transmitido, em tempo real, pelo site da Universidade (www.ufmg.br).

Mais informações pelo telefone (31) 3499-4770 ou e-mail moradia@prorh.ufmg.br.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005620.shtml – 25/04/2007)

ÔNIBUS INTERNO CIRCULA COM HORÁRIO DE FÉRIAS NA SEGUNDA

Nessa segunda-feira, dia 30, o ônibus circular interno do campus Pampulha da UFMG circula com horários do período de férias. A alteração, comunicada pela Divisão de Transportes do Departamento de Serviços Gerais, ocorre devido o recesso da próxima semana. O itinerário e os horários, correspondentes à linha C, são os seguintes:

Manhã: :5h40 – 6h20 – 7h – 7h50 – 8h35 – 9h35 – 10h20 – 11h05 – 11h50
Tarde: 12h35 – 13h20 – 14h05 – 14h50 – 15h50 – 16h50 – 18h

Itinerário: Belas Artes – Letras – Ciência da Informação – Fafich – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Ciências Biológicas – Reitoria – Unidade Administrativa III (DP/ DRH) – Unidade Administrativa II (Sast/ Fundep) – CEU – Veterinária – Educação Física – Odontologia – Veterinária – Farmácia – Setorial II – Física – Engenharia Elétrica (CPDEE) – Energia Nuclear (Cnen) – Mecânica – Colégio Técnico – Química – Ciências Exatas – Geociências – Almoxarifado Central (Setorial I) – Faculdade de Educação – Centro Pedagógico – Creche – Belas Artes.

Informações adicionais podem ser solicitadas através dos telefones 3499-4601 e 3499-4606 ou e-mail: sfrota@dsg.ufmg.br.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005641.shtml – 26/04/2007)

FERIADO

O Dia do Trabalho, 1o de maio, será comemorado na próxima terça-feira. Um bom fim-de-semana prolongado para todos que participarão do rodízio.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 16, de 30/04/1987, publicou notícias sobre a chegada de dois equipamentos QI-9000 ao CECOM, curso Técnicas de Arquivo do DP, programa de treinamento do CECOM, palestras Sempre às Sextas, entre outras. A notícia que se destacou foi:

ENCONTRO REGIONAL DE USUÁRIOS BURROUGHS
Será realizado, a partir das 14h do dia 05 de maio, no Centro de Computação, o 2o Encontro Regional de Usuários Burroughs, que contará com a presença de representantes de empresas de Minas Gerais que possuem equipamento Burroughs. Esse é um encontro preparatório para o XXVIII Encontro Nacional de Usuários Burroughs, que será realizado em Canela/RS, no período de 17 a 21 de maio.
Na programação do encontro no CECOM está prevista, além da discussão das respostas da Burroughs às recomendações geradas no XXVII ENANUB e de assuntos de interesse geral, a apresentação sobre Comunicação Micros-Burroughs, por Luiz Ricardo de Faria e Silva.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Cleto Boechat Véo (LCC) e Tânia Cristina Teixeira, hoje, dia 26; Filipe José Leão Corrêa, Maria Miriam Arruda e Wilca Maria Luzilene Souza e Silva, no dia 28; José Tuédes de Resende, no dia 29; e Paulo Eduardo Rocha Brant, no dia 1º de maio.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No período de 11 a 14 de abril/2007, a UFMG participou do I Workshop de Tecnologia da Informação das IFES, realizado em Salvador/Bahia, pela UFBA. As fotos pertencem ao site do evento.


Na platéia, ao fundo, Eduardo Henrique, ex-diretor do CECOM


Carlos Alfeu, diretor do CECOM, e prof. Paulo Seixas, diretor da ATI


Prof. Osvaldo Carvalho, do DCC


Jeroen van de Graaf, vice-diretor do LCC.
Ao fundo: prof. Paulo Seixas, diretor da ATI.


Na última fila: Paulo Lessa, do CECOM, e prof. Paulo Seixas, da ATI.
À frente: Carlos Alfeu e Eduardo Henrique


Paulo Lessa e Carlos Alfeu