Sistemático: Edição 1337 – 24/05/2007


Notícias



CECOM REINSTALA MAIS UM SERVIDOR

O CECOM está padronizando o ambiente (sistema operacional e gerenciador de banco de dados Oracle) de seus servidores de banco de dados, de forma a otimizar seu gerenciamento e manutenção. Dentro desse processo, nos dois últimos finais de semana já foram reinstalados dois servidores, os quais armazenam os dados das aplicações corporativas (Avaliação, CadINEP, Censo, Diário, EBAP, Ex-Alunos, GerCFB, IAG, IAP, INA, SICCA, SICPAT, SisFrota etc.), no ambiente de produção (utilizado pelos usuários) e de desenvolvimento (usado pelos desenvolvedores do CECOM).

No próximo final de semana, o mesmo procedimento será realizado no servidor que atende às aplicações do vestibular. Em razão dessa manutenção, essas aplicações ficarão indisponíveis no período de 26/05, sábado, a partir de 9h, até 28/05/2007, segunda-feira, 8h.
As atividades necessárias à padronização estão sendo executadas por Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).

minhaUFMG INFORMA SOBRE FIM DA SENHA ACADÊMICA

A ATI vem orientando a comunidade sobre o fim da Senha Acadêmica utilizada pelos alunos da graduação.

Com o fim da senha, alunos regis-trados na UFMG até o ano de 2004 precisarão se cadastrar no Portal minhaUFMG para utilizarem os sistemas e serviços disponíveis, dentre eles, Matrícula, IAG e Avaliação de Disciplinas.

Todas as informações necessárias a respeito das providências a serem tomadas pelos alunos se encontram na primeira página do portal minhaUFMG (minha.ufmg.br). Para ler as informações não é necessário logar no portal. (Veja imagem abaixo)

NOVAS TARIFAS DA TELEFONIA CELULAR DA UFMG JÁ PODEM SER CONSULTADAS NO SITE DO CECOM

Já se encontram disponíveis no site do CECOM (https://www.ufmg.br/dti/cecom/co_telefonia.shtml) as novas tarifas do contrato de telefonia celular, firmado com a empresa Oi (TNL PCS S.A.).

No site estão disponíveis todas as tarifas de serviços de telefone contratadas pela UFMG, tais como ligações locais, DDD e DDI.

Além disso, podem ser encontrados no site a Portaria no 248, de 31/01/2002, que regula o uso dos serviços telefônicos na UFMG, os modelos de atestados de serviços, orientações sobre ressarcimento de ligações particulares através da GRU (Guia de Recolhimento da União), perguntas e respostas mais freqüentes, dicas de economia e de uso e um mapa das centrais telefônicas da UFMG.

CECOM REORGANIZA ESPAÇO FÍSICO DO SUBSOLO

Após uma nova avaliação dos bens que se encontram armazenados no almoxarifado do subsolo, o CECOM está verificando a possibilidade de fazer uma outra doação de bens patrimoniais.

Primeiramente, todos os itens serão separados e terão as suas condições de uso analisadas. Estando em bom estado, serão relacionados e disponi-bilizados para a comunidade universitária.

Os itens que não forem repassados para as unidades da UFMG poderão ser doados a entidade filantrópicas.

NIVIO ZIVIANI É ELEITO MEMBRO DA ABC

O professor Nivio Ziviani, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, foi eleito membro titular da área de Ciências da Engenharia da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na Assembléia Geral realizada no dia 30 de março/2007, na sede da ABC. O ingresso do professor Nivio na Academia é um destacado reconhecimento às suas valiosas contribuições para o campo da ciência.

A Cerimônia de Posse acontece no dia 30 de maio de 2007, como parte da programação do Seminário “Encontro dos Acadêmicos”, promovido pela Academia, que começa no dia 29 de maio.

(Fonte: http://www.dcc.ufmg.br/nivio%20abc)


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– André Trigueiro é jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor do livro “Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação” (Editora Globo, 2005), Coordenador Editorial e um dos autores do livro “Meio Ambiente no século XXI”, (Editora Sextante, 2003). Saiba mais em http://www.mundosustentavel.com.br/.

– Tudo começou com uma brincadeira. Em 1998, quando meus filhos gêmeos nasceram, eu não encontrava um livro de bebê que me agradasse. Então, resolvi fazer um sob medida. Minhas amigas adoraram e todas quiseram igual. Assim, começou o meu negócio. No início atendia em casa. Com os pimpolhos um pouco maior aluguei um atelier onde só vendia os álbuns de couro. Visite o endereço http://www.acalbumescrap.com.br/.

– Se você foi no site YouTube, gostou de algum vídeo e quer guardar no seu computador para assitir nas horas de folga, siga a dica que se encontra em http://pcworld.uol.com.br/dicas/2006/09/04/idgnoticia.2006-09-04.0247321420/?searchterm=None para baixar o vídeo.

– Um jogo muito legal para testar os hemisférios esquerdo e direito do cérebro do jogador é o Twinno, em http://www.tetris1d.org/zigah/twinoo/twinoo.php. Divertido. De um lado é testada a capacidade matemática e de outro a visual. (Site em Inglês)

– Gostei do buscador Sputtr (http://www.sputtr.com/). Ele reúne diversos recursos de busca em uma mesma página organizado em botões grandes. (inglês)

– Se você é webdesigner e precisa de uma ferramenta de cores para deixar seu site com visual bonito, aponte seu navegador para ColorDB (http://pourpre.com/colordb/?i=cA5D987&t=tr&l=eng) e faça as mais diversas combinações. (Site em Inglês)

– Assembly significa construir, juntar partes. É também o nome de uma linguagem de programação. Assembler significa construtor e é o nome que se dá a programas que “juntam partes”, que “constroem” programas. Quer saber mais e fazer algum programa em Assembler? Vá até o endereço http://www.numaboa.com.br/informatica/oiciliS/assembler/.

– Dica do William, lá de Guarapari: Normalmente não entro em “links” que chegam por e-mails. Como esse foi enviado por uma amiga muito confiável, e que recomendou testar, acessei e fui surpreendido. Realmente, é pra se deixar na cabeça da lista dos favoritos do browser. Acessem pra ver, sem receio o endereço http://www.fonelista.com.br/.

 


CGU E UNODC LANÇAM BIBLIOTECA VIRTUAL SOBRE CORRUPÇÃO USANDO O SOFTWARE DSPACE

O Dicas-L (http://www.Dicas-L.com.br/dicas-l/) publicou o artigo CGU e UNODC lançam Biblioteca Virtual sobre Corrupção usando o software DSpace, de Frederico Palma, e enviado para O Sistemático por Eugênio P.Pereira de Souza, da DAC, transcrito a seguir:

A Controladoria-Geral da União, em parceria com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), lança na Internet a Biblioteca Virtual sobre Corrupção (http://bvc.cgu.gov.br), que reúne documentos, artigos, teses, notícias, eventos, apresentações e outros materiais relacionados ao tema. O enfoque é o da prevenção como estratégia de combate à corrupção.

O objetivo da CGU e do UNODC, além de promover a pesquisa e a divulgação de informações sobre corrupção e assuntos afins, é estimular o controle social e o exercício da cidadania por meio da difusão do conhecimento. O acesso à Biblioteca Virtual sobre Corrupção (BVC) é livre e gratuito. A consulta pode ser feita por coleção, autor, título, assunto ou data.

O acervo da BVC é atualizado diariamente. Todo o conteúdo é de domínio público ou obteve prévia autorização dos proprietários dos direitos autorais. O uso das informações da BVC é livre, mas não é permitido, sob nenhuma hipótese, o uso das publicações disponíveis na biblioteca para fins comerciais, de forma direta ou indireta, ou ainda para quaisquer finalidades que possam violar os direitos autorais aplicáveis.

A BVC apóia o “Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, visando promover a constituição de uma nova ética no acesso à produção do conhecimento eletrônico.

Além dos conteúdos já publicados, a BVC aceita contribuições de pesquisadores e interessados no assunto. Para submeter artigos, pesquisas, relatórios, monografias, dissertações, teses ou outros materiais à análise do conselho editorial da BVC, basta encaminhar o documento para o endereço eletrônico bvc@cgu.gov.br. Caso o documento não seja de domínio público, é necessário o envio do Termo de Autorização (preenchido e assinado), que está disponível na página da BVC, para: Biblioteca Virtual sobre Corrupção, Controladoria-Geral da União, SAS Quadra 01, Bloco A, Ed. Darcy Ribeiro, sala 1.004, Brasília/DF, CEP 70.070-905; ou para o fax (61) 3412-7265.

Conheça as áreas de interesse da BVC:

Abuso de poder, Accountability, Chantagem, Conflito de Interesse, Contrabando, Controle Social, Correição, Corrupção, Desvio de recursos públicos, Direito Administrativo Disciplinar, Enriquecimento ilícito, Ética, Extorsão, Favoritismo, Fortalecimento da Gestão, Fraude, Gestão de recursos públicos, Governança, Improbidade administrativa, Integridade, Jeitinho, Lavagem de dinheiro, Lei de Gerson, Nepotismo, Ouvidoria, Pirataria, Suborno, Técnicas de auditoria, Tráfico de influência, Transparência pública e Troca de favores.

O DSpace é um repositório digital desenvolvido pelas bibliotecas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que tem como objetivo guardar, preservar, gerir e disseminar o produto intelectual de organizações de pesquisa de dados. Ele é o resultado de um esforço conjunto de investigação e desenvolvimento do MIT e da Hewlett-Packard (HP).

O DSpace é disponibilizado livremente às instituições de pesquisa, sob a forma de um produto open source, que pode ser livremente adaptado e expandido funcionalmente, nos termos da BSD Open Source License.

Esta plataforma de software open source possibilita às instituições:

– Capturar e descrever documentos digitais de acordo com um workflow adaptável aos processos específicos de uma comunidade,

– Distribuir os documentos digitais da instituição na Web, possibilitando a pesquisa e obtenção de cópias aos utilizadores,

– Preservar os documentos digitais a longo prazo.

O DSpace aceita todas as formas de materiais digitais, incluindo arquivos de texto, imagem, vídeo e áudio, o que possibilita manter os mais variados tipos de conteúdos, tais como, livros, artigos, relatórios técnicos, working papers, artigos de conferências, e-teses, conjuntos de dados (estatísticos, geoespaciais, etc.), programas de computador, modelos e simulações visuais, etc.

Como forma de se adaptar às necessidades específicas de cada instituição e dos seus departamentos, as possibilidades de “customização” do DSpace incluem, não só a definição de workflows “à medida”, mas também, a especificação de regras de utilização e formatos digitais suportados.

O DSpace permite a aplicação de variadas técnicas de “disaster recovery” com o objetivo de garantir a segurança dos documentos digitais.

Os administradores de cada comunidade têm a possibilidade de limitar o acesso aos conteúdos, quer ao nível do item submetido, quer ao nível da coleção.

Para a pesquisa e recuperação dos itens, o processo de submissão de documentos ao DSpace permite a sua descrição usando uma versão qualificada do vocabulário de metadados Dublin Core (http://dublincore.org).

O DSpace está escrito em Java (http://java.sun.com) e é suportado por um conjunto de ferramentas open source, tais como, o PostgreSQL (http://www.postgresql.org), o Tomcat (http://tomcat.apache.org) e o Lucene (http://lucene.apache.org). 1

UFMG COLOCA NO AR SEU PORTAL DE CULTURA

A UFMG acaba de colocar no ar o seu Portal de Cultura. Desenvolvido por profissionais do Núcleo Web, do Centro de Comunicação (Cedecom) da Universidade, o novo site agrega todas as iniciativas coordenadas pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Instituição. Além da agenda de eventos artísticos, o internauta encontrará, no endereço eletrônico www.ufmg.br/cultura, fotos dos espetáculos, espaço de idéias, listagem de ações e de projetos.

Segundo o webdesigner Julius, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Portal, o novo site centra-se em dois eixos: imagens e gestão de conteúdo. “Dinâmico, o Portal permite que o internauta encontre o que procura com facilidade”, explica Julius, ao lembrar, ainda, que está em desenvolvimento uma galeria de fotos, onde os usuários terão acesso às imagens de todos eventos artísticos realizados na Universidade.

Julius também explica que o Núcleo Web escolheu utilizar, no Portal, um software que facilitasse a manutenção diária da página eletrônica: “Optamos por utilizar o sistema Joomla, que permite aos próprios profissionais da DAC atualizar facilmente as informações”.

Idéias e projetos – Com programação visual bastante atraente, o novo Portal de Cultura também busca estimular a discussão em torno da arte. No Espaço de Idéias, uma série de textos debatem temas caros ao cotidiano cultural da Instituição. No site, há, ainda, o setor de Projetos, com informações e links para todas as iniciativas da área: Coral Ars Nova, Cine 0800, Ações conjuntas – DAC/Centro Cultural UFMG, Domingo no campus, Espaço expositivo da Reitoria, Espaço expositivo do Conservatório UFMG, Festival de Inverno, Festival de Verão, Feira de Artesanato do Jequitinhonha, Jornada Cultural, Quarta Doze e Trinta e Tarde no campus.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005787.shtml – 23/05/2007)

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA TORNEIO ESPORTIVO DO DCE

Alunos, professores, servidores técnicos e administrativos e funcionários terceirizados da UFMG podem se inscrever, até o próximo dia 29, no V Torneio Esportivo DCE/UFMG, que contemplará as futsal, handebol, voleibol, basquete, peteca e tênis.

As equipes de alunos devem ser formadas por curso ou nas modalidades basquete, voleibol e handebol, por unidade. Já na peteca, a dupla e o reserva poderão ser de cursos diferentes. Os times poderão, ainda, ser completados com a participação de professores. Para os servidores efetivos e terceirizados não há critérios para formar equipes.

Todos os jogos serão disputados no Centro Esportivo Universitário (CEU), nas categorias feminino e masculino, durante os fins de semana, a partir do dia 6 de junho.

As inscrições serão feitas pela Internet, mas a entrega da documentação deve ser feita no guichê do CEU ou nas instalações do DCE no campus Pampulha e no Centro. O valor da inscrição é R$ 90 por equipe para modalidades coletivas, R$ 20 na peteca, por dupla ou trio e R$ 15 por jogador, no tênis.

O campeonato será encerrado no dia 7 de julho, quando ocorrerá premiação das equipes.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005846.shtml – 24/05/2007)

CORAL JULIA PARDINI APRESENTA INVERNO MUSICAL

Todos os anos, desde 1978, o Coral Julia Pardini realiza um evento à medida que o friozinho de junho se aproxima. É o Inverno Musical nos Bairros (de Belo Horizonte e RMBH), que chega à sua 30ª edição.

Para quem não conhece esse trabalho, o Inverno Musical possui, como principal objetivo, levar para a população de BH (e RMBH) a música coral, fazendo com que o gosto pela atividade coral seja difundido e permitir, a quem nunca viu um coral de verdade cantando, que esse trabalho seja apreciado.

Todas as apresentações são gratuitas e totalmente abertas ao público.

A programação do 30º Inverno Musical é a seguinte:

– Dia 10/06 (Domingo) às 19h30 – Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, bairro Castelo

– Dia 12/06 (Terça-feira) às 20h30 – Seresta dos Namorados – Local ainda a definir

– Dia 16/06 (Sábado) às 19h – Paróquia Santa Edwiges, bairro Minas Caixa

– Dia 17/06 (Domingo) às 19h – Paróquia Jesus Ressuscitado, bairro Lindéia (Barreiro)

– Dia 24/06 (Domingo) às 19h – Paróquia Maria Serva do Senhor, bairro Alípio de Melo

Encerramento: Dia 01/07 (Domingo) às 10h30 – Apresentação com os corais infantil, juvenil e adulto da Associação, no Parque das Mangabeiras.

Entre os integrantes do Coral Júlia Pardini está Bruno Vieira dos Santos, estagiário da DAA.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 20, de 29/05/1987 publicou notícias sobre a Nova Norma de Freqüência do CECOM, palestra Sempre às Sextas, pagamento das 12 referências, treinamento para Auxiliares de Biblioteca, curso de Combate a Incêndio, entre outras. A notícia que se destacou foi:

LINHA DISCADA
Hoje, às 16h, será oficialmente inaugurado o serviço de ligação ao B6700, através de linha discada, de um micro PC Sisco, do Núcleo do Hospital das Clínicas, utilizando o emulador de terminal desenvolvido pelo CECOM.
O oferecimento de mais este serviço à comunidade universitária se deve ao trabalho conjunto dos setores de Software e Hardware da Divisão de Tecnologia e Suporte.
Estarão participando da solenidade de inauguração: o Reitor da UFMG, prof. Cid Veloso; os Pró-Reitores de Administração e de Planejamento; o Diretor Geral do CECOM, Eduardo Henrique Lima; a Vice-diretora e chefe do Núcleo de Computação do CECOM, Dilma Trivelli Pimenta Sandrin; o Diretor do Hospital das Clínicas; a Superintendente do HC, Eunice Starling; e as equipes da DNC e DTS do CECOM.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Diogo Freitas Duarte Magalhães, no dia 31. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho (DCC) e Luís Fernando Terenzi, no dia 25; Adeíse Lucas Pereira, no dia 26; Walter Guerra (LCC) e Ana Maria da Rocha, no dia 28; Avair Eustáquio, no dia 29; e Alcy Penido de Souza, no dia 31.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O CECOM organizou a festa de despedida de Regina Helena Moura Brandi, que se aposentou no final de abril/2007, no dia 17 de maio último. Foi uma festa surpresa, que contou também com a presença da Renati-nha, sua filha. No momento em que entrou na sala do café do 8o andar, Regininha ficou sem fala, sorrindo. Valeu a surpresa! A festa contou com a participação da maioria dos ceconianos. As fotos são de autoria de Bruno Santos.


Vicentina organizando a mesa


A surpresa com Lelé e Regininha.
Ao fundo: Érica, Beatriz, Selma, Josemar, Diogo e Frota


Glmar, Regininha, Carlos Alfeu, Carlos Roberto, Emerson, Max e Frota


Carlos Alfeu entregando o buquê de flores para a Regininha


Vamos cortar a torta de maracujá com Beatriz, Regininha e Vicentina?


Regininha e Renatinha