Sistemático: Edição 1341 – 21/06/2007


Notícias



CECOM RECEBE ÁLBUM DE FOTOS HISTÓRICAS

O prof. Antônio Mendes Ribeiro, primeiro diretor do CECOM, gestão 1970/1980, fez a doação de seu álbum pessoal de fotos da inauguração do Centro, ocorrida a 1º de fevereiro de 1971.

O Sistemático, em nome de todos os ceconianos, agradece a doação e garante que o álbum será guardado com todo o carinho e divulgado bastante na Memória Fotográfica do CECOM.

As fotos chegaram através da profa. Maria Tereza Gonçalves Diniz, que esteve presente à comemoração dos 30 anos do Sistemático, no dia 14 de junho/2007.
Foi um dos melhores presentes que a Redação já recebeu.

 

CECOM PUBLICA ORIENTAÇÕES SOBRE SPAM E FILTROS UTILIZADOS

Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. O spam é uma das práticas ruins no uso da Internet, sendo considerado um tormento para os usuários de e-mail, impactando na produtividade de funcionários e degradando o desempenho de sistemas e redes. Atualmente, o spam está associado a ataques à segurança da Internet e do usuário, propagando vírus e golpes. Tão preocupante quanto o aumento desenfreado do volume de spam na rede, é a sua natureza e seus objetivos.

Assim como os demais provedores de acesso à Internet, a UFMG utiliza ferramentas para proteger sua comunidade dos spams vindos do mundo externo. Foram instalados filtros contra spam e antivírus, os quais trabalham de forma intensa, como pode ser visto nas estatísticas de acompanhamento publicadas mensalmente em O Sistemático.

Buscando esclarecer a comunidade sobre os perigos do Spam e dando a todos ciência das ações que toma, o CECOM está publicando em seu site, no menu “Serviços”, sub-menu “Intranet e Extranet” informações relacionadas ao tema. Essas informações também podem ser acessadas, diretamente, no endereço https://www.ufmg.br/dti/cecom/spam_home.shtml.

Lá estão disponíveis informações sobre:
– O que é spam?
– Quais são as medidas de defesa que podem ser utilizadas pela UFMG?
– Filtros formais não utilizados na UFMG
– Histórico de anti-spam na UFMG
– Comunicação
– Interpretação dos dados colhidos pelo sistema anti-spam
– Como proceder se me sinto prejudicado pelo filtro de spam?
– Quais são as pessoas que definem como agir o filtro?
– Por que ainda recebo spam se existe o filtro?
– E se eu receber um spam com arquivo anexado ou link suspeito?

Além dessa documentação informativa, o CECOM modificou o conteúdo dos e-mails diários enviados aos usuários, sobre as mensagens por eles recebidas e avaliadas como SPAM pelos filtros. O texto explicativo agora está mais curto, de fácil consulta e integrado às informações publicadas no site.

O acompanhamento mensal com as estatísticas que apontam o volume de serviço processado nos filtros continua inalterado e pode ser consultado a partir das novas páginas ou no endereço serviços de rede#spam_virus.

Todo esse trabalho foi executado pela equipe da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, onde atuaram o analista Paulo Couto Lessa e o estagiário Sílvio Leonardo Teixeira de Souza Cruz, coordenados por Fernando Frota Machado de Morais. O escopo, estratégias e políticas de implantação foram definidos pela comissão anti-spam formada por técnicos e professores, indicados pelo Prof. Paulo Seixas, diretor da ATI. Esta comissão se reúne esporadicamente, convidada pelo diretor do Centro de Computação, para discutir qualquer alteração nas ações anti-spam empregadas pela UFMG. Atualmente essa comissão é composta pelos seguintes membros:

Docentes: Dorgival Olavo Guedes (DCC), Hani Camille Yehia e Renato Cardoso Mesquita (Departamento de Engenharia Elétrica).

Técnicos: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Fernando Frota Machado de Morais (CECOM), Daniel Borges de Figueiredo Santos e Jeroen van de Graaf (LCC).

CECOM ADOTA SISTEMA RT PARA REGISTRO DE SOLICITAÇÕES

Buscando a melhoria dos serviços que presta, o CECOM está implantando uma série de modificações no atendimento a seus usuários. Como primeiro passo desse processo, foram contratados dois novos estagiários para atuar no atendimento de primeiro nível (por telefone e e-mail) a usuários de microinfor-mática e rede, o que pode resultar em uma solução mais rápida para o problema reportado pelo usuário. Caso esse problema apresente um nível de complexidade que não permita sua solução por telefone ou e-mail, ele é registrado e redirecionado para um outro tipo de suporte, o qual pode incluir a visita de um técnico ao local de trabalho do usuário, caso isso se faça necessário.

Como segundo passo nas modificações, o CECOM acaba de adotar o programa RT (Request Tracker) para registro e acompanhamento das solicitações de serviço feitas pelos usuários, o que, até então, era feito em um sistema desenvolvido internamente. O RT já era usado para registro dos pedidos relativos a telefonia e rede UFMG. Com isso, fica padronizado o ambiente de atendimento aos usuários, permitindo um melhor acompanhamento e priorização dos pedidos.

Para que o processo funcione a contento, o CECOM solicita a seus usuários que dêem preferência a fazer seus pedidos por meio dos formulários disponíveis na sua página na Web (https://www.ufmg.br/dti/cecom/se_solicitacao.shtml), o que vai fazer com que o pedido seja registrado automaticamente no sistema RT. O telefone 3499-4009 deve ser utilizado apenas nos casos em que haja necessidade de ação imediata por parte dos técnicos do CECOM.

A FESTA DOS 30 ANOS DO SISTEMÁTICO

Com a presença de ceconianos e ex-ceconianos, o CECOM comemorou, no dia 14 último, os 30 anos do Sistemático. A comemoração contou com uma mini exposição com alguns raros exemplares do jornal, além dos bombons, salgadinhos e refrigerantes que foram servidos. Surpresas aconteceram com a chegada de Cleuza Maria Bento trazendo um bolo com o desenho do Sist e da profa. Maria Tereza Diniz com o álbum de fotos da inauguração do CECOM.

A Redação agradece a presença e a alegria de todos e espera continuar contando com todo esse companheirismo que acontece há 30 anos no CECOM.

MENSAGEM RECEBIDA PELA REDAÇÃO

A Redação recebeu a seguinte mensagem do prof. Roberto Baracat de Araújo, da Assessoria Especial para Área Agroveterinária da UFMG, por ocasião do aniversário do Sistemático:

“À Editoração do Sistemático
Parabenizo aos responsáveis pelo veículo de comunicação do CECOM, ao completar seus 30 anos. A perseverança numa iniciativa como esta é uma virtude. Parabéns pela forma agradável com que se veiculam as informações.”

MATRÍCULA DOS CALOUROS É ADIADA POR TEMPO INDETERMINADO

A matrícula dos calouros aprovados para o segundo semestre de 2007, que começaria na próxima terça-feira, 19, foi adiada por tempo indeterminado. De acordo com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), cerca de 90% dos funcionários do setor aderiram à greve nacional dos servidores.
Apesar de a matrícula ser automática, estudantes que vão cursar o primeiro período de graduação precisam comparecer à Universidade nas datas definidas pelo DRCA para efetivá-la.

Alunos veteranos, que realizam matrícula em disciplinas pela internet, não serão afetados pela modificação. O novo período de atendimento será divulgado no site www.ufmg.br/drca.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005969.shtml – 15/06/2007)


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:


– É tudo de bom começar o dia com uma mensagem de bom ânimo. Naqueles momentos de baixo astral ou mesmo um(a) amigo(a) está precisando de uma palavra de conforto. Assim é o site MeuAnjo, em http://www.meuanjo.com.br/. Mensagem como esta e outras: “Não importa onde você parou,em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário Recomeçar”. (Paulo Roberto Gaefke)

– Um blog com a visão de quem não vê a hora de começar a torcer pela delegação brasileira no Pan 2007. Vá até http://www.torcidabrasil2007.com.br.

– Steve Jobs, da Apple, não é bobo nada. Aproveitou a oportunidade na última conferência em São Francisco, EUA, e liberou uma versão beta do navegador Safari para Windows. Caso queira é só ir no endereço http://www.apple.com/safari/download/. Microsoft que se cuide! (Site em Inglês)

– Já está circulando na Internet o primeiro cartaz do filme “A Bússola de Ouro”. O poster mostra a menina Lyra, que será interpretada pela estreante Dakota Blue Richards, e dá a dica do clima do longa que estréia em dezembro: “Há outros mundos além do nosso – e a bússola vai te mostrar o caminho”, diz. Visite o endereço http://www.communita.net/bussola/public_html/.

– Agora, temos o Youtube em Português. Clique em country e escolha o idioma. O endereço é http://www.youtube.com/.

– Você é convidado a ser palestrante. Prepara suas apresentações em PowerPoint, mas na última hora descobre que o local não oferece computador. Se existir pelo menos uma TV e um aparelho de DVD comum não há problema. Já existem programas que transformam apresentações em DVD de vídeo. Baixe o programa e durante 15 dias você poderá fazer os testes. É shareware, ou seja, de demonstração. Vá até http://superdownloads.uol.com.br/download/184/ppt2dvd/.

– O quê? Você está passando despercebida pelas pessoas? Vai a uma festa e ninguém está nem aí pra você? Bem, resolva o seu problema mandando confeccionar uma roupa com luzes. É verdade, luzes piscantes mesmo. A empresa Enlighted Designs, Inc. é especialista nesta área. Mas tem aqueles ou aquelas que gostam de aparecer muiiiiito e ai vai uma boa dica. Visite o endereço http://www.enlighted.com/. (inglês)

– Bonitinho e muito legal é o site de pesquisa Sputtr em http://www.sputtr.com/. Tem um visual bem diferente dos que rolam por aí.

– O BibMe organiza referências bibliográficas, faz automaticamente a inversão dos nomes dos autores, italiciza o título, usa maiúsculas, minúsculas e pontuação segundo as regras dos formatos MLA, APA e Chicago, semelhantes ao adotado aqui pela ABNT. Apesar de monoglota (só fala Inglês), o BibMe é facílimo de usar e o resultado, é claro, é apresentado em Português se os campos forem preenchidos nessa língua. Não deixe de visitar o endereço http://www.bibme.org/.

– MORE: Mecanismo On-line para Referências foi desenvolvido por Maria Bernardete Martins Alves (bibliotecária) e Leandro Luís Mendes (aluno de graduação em Sistemas de Informação), numa parceria entre a BU (Biblioteca Universitária) e o RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), sob a coordenação de João Bosco da Mota Alves (professor titular do Departamento de Informática e de Estatística, INE, e coordenador do RExLab), todos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Saiba mais em http://more.rexlab.ufsc.br/.

– Dica do Jacó: Dicionário da Língua Portuguesa On-Line. Inclui um corretor ortográfico, uma gramática on-line e um conjugador de verbos. Pesquise em http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx.


SITUAÇÃO DOS SERVIÇOS DA UFMG DURANTE A GREVE

Em decorrência da greve dos servidores técnicos e administrativos da UFMG, o atendimento à população por parte da Faculdade de Odontologia, que até a semana passada tinha sido reduzido em 95%, atualmente está paralisado na totalidade. No Hospital da Clínicas, a suspensão é de 30% dos serviços médicos e administrativos.
Na Biblioteca Central do campus Pampulha, os servidores estão atendendo somente as pessoas que querem fazer a devolução de livros. O empréstimo está suspenso na unidade, assim como nas faculdades de Enfermagem, de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Letras, Ciências Econômicas e Escola de Engenharia. Os usuários que estiverem com o prazo para devolução dos livros esgotado até o dia 28 de maio, quando teve início o movimento, não serão poupados do pagamento de multas.

Correspondências e encomendas – O Departamento de Serviços Gerais (DSG) não tem realizado a distribuição de correspondências, e outras encomendas, registradas, postadas e recebidas por intermédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para as unidades e órgãos da Universidade.

Também não há como distribuir as correspondências e encomendas destinadas aos órgãos e setores da Reitoria, realizada pelo serviço de malote interno. A adesão à greve dos servidores lotados na Seção de Malotes tem impossibilitado a execução das tarefas diárias necessárias à distribuição.

Dessa forma, o DSG solicita aos dirigentes de unidades, órgãos e outros setores da Instituição que entrem em contato a Seção de Malotes, de 9h às 11h e de 13h às 16h. As correspondências e outras encomendas não retiradas serão entregues após a greve.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005987.shtml – 19/06/2007)

CELULAR E VoIP COMEÇAM A SUBSTITUIR LINHA FIXA, DIZ PESQUISA

O Globo Online, de 18/06/2007, publicou a notícia Celular e VoIP começam a substituir linha fixa, diz pesquisa, transcrita a seguir:

Quase a metade dos moradores dos Estados Unidos, com menos de 30 anos, trocaram de vez o telefone fixo pelo telefone celular e pelos sistemas de telefonia via Internet (VoIP). Foi o que constatou uma pesquisa realizada pela consultoria Harris Interactive.
O levantamento contou com entrevistas a mais de 6.740 internautas dos Estados Unidos com 18 anos ou mais e constatou que seis em cada dez adultos americanos combinam diversas soluções para chamadas telefônicas – ora celular, ora telefone fixo ou VoIP. Mas o estudo relatou ainda que mais de um terço dos participantes (28%) com idades entre 18 e 29 anos só utilizam o celular ou os serviços VoIP para fazer ligações telefônicas – não fazendo uso do telefone tradicional.

Este retrato pode esquentar a cabeça das companhias de telefonia fixa, avaliam especialistas do compilador de pesquisas eMarketer.com. Pelo menos oito em cada 10 adultos americanos possuem uma linha tradicional de telefone em casa e cerca de 25% afirmaram possuir um aparelho celular. Pelo menos um em cada seis usuários que acessam Internet usam softwares de telefonia VoIP – como o Skype -, constatou a Harris Interactive.

Apenas 2% dos participantes afirmaram não possuir linha telefônica instalada.

TESTE DE USB – PREVINA-SE DA QUEIMA DE PENDRIVE

O Dicas-L.com.br publicou o artigo Teste de USB – Previna-se da queima de pendrive, de Ribamar FS, enviado por Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC (Divisão de Atendimento e Consultoria):

Após perder 4 pendrives em USBs com polaridade invertida e procurar bastante na internet e também junto a técnicos de hardware e não encontrar, fortuitamente alguém me falou que havia criado um teste para pendrives. Detalhes no site abaixo.

Como o pendrive hoje é um aparelhinho imprescindível para quem usa computador e como também ainda é muito frágil (ou são muito agressivos alguns computadores?) estou divulgando aqui uma forma de testar a USB antes de inserir o pendrive.

De fato não é “teste de pendrive” mas sim apenas testa se a porta USB está com a polaridade correta.

Caso o LED não acenda, basta abrir o gabinete, inverter o cabo que conecta com a placa-mãe e então agora poderá ligar o pendrive. Caso o LED não acenda, não ligue seu pendrive, MP3 ou similar, sob pena de queimar.

O esquema e mais detalhes sobre a construção do pequeno teste estão no site http://ribafs.net, seção Artigos, Ribamar FS ou direto no link: http://www.ribafs.net/joomlaindex.php?option=com_content&task=view&id=60& Itemid=85.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 24, de 25/06/1987, publicou notícias sobre apoio computacional à Secretaria do Festival de Inverno da UFMG – 1987, chegada dos primeiros periféricos Unisys, palestra Sempre às Sextas, material do Ciclo de Palestras sobre o SADS, IV Inforuso, relaório de conclusão do curso de Prevenção e Combate a Incêndio, treinamento CP/M-WS, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CHEGADA DOS PCs
Começaram a chegar ao CECOM, esta semana, os PCs modelo S!D 501. adquiridos recentemente. Estes micros irão substituir os terminais Burroughs atualmente utilizados. O uso dos micros como estação de trabalho possibilitará uma maior produtividade no desenvolvimento de programas e sistemas. Será facilitado o processo de edição de programas, elaboração de documentação, controle de backup’s e criação de layouts de telas e relatórios. Além disso, será reduzida a carga de utilização do CANDE como editor, possibilitando uma maior independência com relação ao B6700. Futuramente, com a implantação das novas linhas de comunicação, poderá ser montada uma Rede de Comunicação Interna interligando os micros do CECOM.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Bruno Vieira dos Santos, no dia 27; e Carlos Roberto Alves Rodrigues, no dia 28. Os parabéns para os ex-ceconianos: Mílvia Batista de Miranda, no dia 21; Marcos Aurélio Nunes de Morais e, Rosângela Martins de Matos e Celso de Souza Lima, no dia 22; profa. Maria Tereza Gonçalves Diniz, no dia 23; José João Teixeira, no dia 24; Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, no dia 25; Ângela Lage Ribeiro, José Eduardo Valle Santos e Ambrósio Alves Moreira Filho, no dia 26; e Vicente Tadeu Lopes Buono, no dia 28.

CASAMENTO: Euler Xavier de Oliveira e Tatiana Ataíde estarão se casando às 19h30 do dia 07 de julho/2007, na Igreja Batista Monte Sião, à Rua Doutor Neiva no 498, Centro, na cidade de Pedro Leopoldo.

EVENTO: "O Último que chegar é a muié do padre!": A 1º Corrida de Kart Julina dos companheiros da UFMG será no dia 1º de julho/2007 (domingo), com a apresentação dos pilotos às 14h30, no Kartódromo Serra Verde. Após a prova haverá confraternização e despedida de solteiro do Euler. Vagas limitadas. Incrições com Fabrício, telefone 8805-7537 ou ramal 4585.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica na edição de hoje as primeiras fotos do álbum da inauguração das dependências do Centro de Computação, ocorrida no dia 1o de fevereiro de 1971. Com a ajuda de Antônio Carlos Soares, da DRC, que na época pertencia à Prefeitura da UFMG e compareceu à cerimônia, pessoas que não pertenciam ao quadro do CECOM foram identificadas.


(1) Prof. Edgard Goes Monteiro; (2) Prof. Marcelo de Vasconcelos Coelho, Reitor da UFMG, gestão 1969/1973; (3) Prof. Antônio Mendes Ribeiro, diretor do CECOM gestão 1970/1980.


Prof. Hideki Monaka e Sálvia Figueiredo


Ao fundo: prof. João Carlos Pires Bauer e prof. Hideki Monaka


(1) Prof. Hideki Monaka; (2) Prof. Francisco de Magalhães Gomes; (3) Antônio Carlos Soares; e (4) Prof. Antônio Mendes Ribeiro


Prof. Francisco de Magalhães Gomes; prof. Márcio Quintão; Miguel de Souza e prof. Marcelo de Vasconcelos Coelho


Entre os presentes Mariinha e Tarcísio Rodrigues