Sistemático: Edição 1344 – 12/07/2007


Notícias



ATI FAZ APRESENTAÇÃO DO DIÁRIO DE CLASSE WEB PARA COORDENADORES DE CURSOS

Na última sexta feira, dia 6 de julho, o Diretor da ATI, Prof. Paulo Fernando Seixas fez uma apresentação do Diário de Classe WEB para os coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação da UFMG.

O evento aconteceu no auditório da Reitoria e contou com a participação da Prof. Zélia Maria Oliveira Falcão de Almeida e Ana Lúcia Ribeiro Diniz, do DRCA, que participaram da equipe de especificação do Diário e da Prof. Carmela Polito Braga, Pró-reitora adjunta de graduação.

Pelo CECOM, estiveram presentes os membros da equipe de desenvolvimento Diogo Freitas Duarte Magalhães, Roberto Simone Maciel Júnior e Thiago Tadeu Rodrigues Moreira, além dos diretores Gilmar Lima Guimarães e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

Os objetivos do evento foram: demonstrar as funcionalidades do novo Diário de Classe; mostrar sua integração ao ambiente de disciplinas do software Moodle, usado como ferramenta de apoio de ensino presencial e não presencial, e ao portal minhaUFMG; apresentar o cronograma de implantação do sistema; e mostrar aos coordenadores a importância do lançamento dos encargos didáticos no sistema acadêmico de graduação para o sucesso da implantação do Diário de Classe, que ocorrerá no próximo dia 6 de agosto, coincidindo com o início do próximo semestre letivo.

Além disso, foi explicado como a ATI pretende atuar na divulgação do sistema e na disseminação de sua utilização através de programa de treinamento específico.

DIRETORIA CONCLUI CICLO DE APRESENTAÇÕES INTERNAS SOBRE PLANEJAMENTO DE PROJETOS

Durante as últimas semanas o diretor do Centro de Computação, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, realizou reuniões com cada uma das equipes das cinco divisões do CECOM. As atividades tiveram início na reunião de 18 de maio, que foi realizada com a equipe da DAA – Divisão de Apoio Administrativo – e foram encerradas com a equipe da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas – no último dia 5 de julho.

Nas apresentações o enfoque dos assuntos às vezes era direcionado à equipe que estava presente. Porém, o conteúdo apresentado foi praticamente o mesmo. Dentro da intenção de enfoque informativo, motivacional e de visão de equipe, foram apresentados temas relacionados ao perfil e características dos recursos humanos das equipes, detalhes dos recursos orçamentários sob a responsabilidade da ATI, integração de projetos e tarefas com a equipe do LCC, relação de projetos concluídos a partir de março de 2006, relação de projetos em andamento, informações sobre as demandas já levantadas para os próximos meses e anos, proposta da ATI para o planejamento em eixos diferenciados de desenvolvimento de projeto e a organização desses eixos, a ser elaborada, para que seja possível, à equipe do Reitor definir quais são as prioridades e as respectivas filas de atendimento das demandas. Dentro de cada reunião foi possível às equipes das divisões esclarecer aspectos mais voltados às suas atividades específicas.

Agora, as diretorias do CECOM e do LCC estão revisando a relação de projetos a serem priorizados pela administração. Essa relação será apresentada pelo Diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Paulo Seixas, ao magnífico Reitor, Prof. Ronaldo Pena. A mesma relação será divulgada para o conhecimento e acompanhamento de todas as equipes da ATI, distribuídas pelos diferentes eixos de desenvolvimento de projetos que estão sendo organizados. No caso do CECOM, há cinco eixos de projetos, a saber: Desenvolvimento Web, Desenvolvimento Cliente/Servidor, Rede de Voz, Rede de Dados e Suporte.

CECOM É VISITADO POR INTEGRANTES DA EQUIPE DE TI DA UFVJM

Nas últimas quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de julho, estiveram em visita ao CECOM dois integrantes da equipe de Tecnologia da Informação da UFVJM – Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Esses integrantes são Ricardo de Oliveira Brasil Costa e Marcelo Ferreira Rego.

Na visita eles foram recebidos pela diretoria do CECOM e colheram informações sobre a gestão de TI na UFMG, com Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, e sobre o desenvolvimento de sistemas em ambiente Web, com Gilmar Lima Guimarães.

O interesse dos visitantes era conhecer as soluções da UFMG para o serviço de VoIP e os sistemas em desenvolvimento e implantados para a gestão acadêmica, gestão patrimonial e dos almoxarifados. Com relação aos dois últimos temas, a eles foram apresentados os sistemas SICPAT e SICCA, por Carlos Roberto Alves Rodrigues, da DAS. Com relação ao VoIP, a apresentação ficou a cargo de Rui César Andrade Pinho, da DRC. Gilmar Guimarães apresentou-lhes o sistema de gestão acadêmica.

Antes do retorno a Diamantina, Ricardo e Marcelo participaram da apresentação feita pelo Prof. Paulo Seixas, da ATI, sobre o sistema de Diário de Classe Web (vide notícias nessa página).

MATRÍCULA DE CALOUROS COMEÇA NO DIA 17

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) já dispõe do cronograma para confirmação da matrícula dos calouros com entrada prevista para o segundo semestre letivo de 2007. No dia 11 (quarta-feira), teve início o período de impressão pela internet da Guia de Contribuição ao Fundo de Bolsas, no valor de R$ 203,95. A taxa é obrigatória para a a efetivação da matrícula, que ocorrerá no período de 17 a 19 de julho.

Devido ao adiamento da matrícula, que inicialmente estava prevista para a segunda quinzena de junho, os calouros estão sendo contactados por telegramas. O prazo para o requerimento de dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos será o mesmo da matrícula, sendo necessário, no entanto, consultar previamente a tabela com a escala de atendimento (http://www.ufmg.br/drca/Escala_por_dia_2007_alfabetica.htm) por curso e horário.

O início do segundo semestre letivo de 2007 está previsto para o dia 6 de agosto. Mais informações sobre a matrícula com o próprio DRCA, pelo telefone (31) 3499-4162.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006088.shtml – 10/07/2007)


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Como o Adyr está participando do Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina, o Bruno enviou as seguintes dicas:

– O 1º Encontro Brasileiro de Arquitetura de Informação é a primeira conferência focada em Arquitetura de Informação no Brasil. Idealizada por profissionais da área e com apoio da Jump Education e do núcleo de pesquisa de Design de sistemas virtuais centrado no usuário da ECA/USP, ela visa promover um maior debate a respeito dessa disciplina. Todos os interessados no assunto estão convidados a participar da conferência que vai acontecer nos dias 19 e 20 de outubro de 2007. Acesse http://www.aibrasil.org/encontro/.

– Bloxorz é um jogo bem viciante, você não desiste até terminar os 33 níveis. No jogo você comanda um “tijolo” e tem que sair pelo buraco… Simples, porém cheio de regrinhas pra dificultar. Pra jogar é só acessar http://www.albinoblacksheep.com/games/bloxorz .

– O site da Nike criou a seção “O Chute Perfeito”. Você pode filmar um chute qualquer seu ou de seus amigos e enviar para o site. Um vídeo amador mesmo, com sua câmera, seu celular, do jeito que der. Os vídeos serão avaliados e os escolhidos ficarão disponíveis na ‘Galeria de Chutes’. Já chegaram uns vídeos por lá, como um tal de Wayne Rooney. Parece que joga num time chamado Manchester United. Até que ele manda bem… Veja no http://www.youtube.com/watch?v=XNb 4wjwNAkk .

– Baixe filmes gratuitamente já com as legendas em português ou dublados. Todo dia tem um filme novo postado para você. Incentive e divulgue essa idéia acessando http://cinemadown.blogspot.com/ .

– “Os Simpsons”, de Matt Groening, é o desenho animado de maior longevidade na história da TV nos Estados Unidos. Tem, ao todo, dezoito temporadas e mais de 383 episódios desde sua estréia, em 17 de dezembro de 1989. Altamente satírico, o seriado critica a sociedade estadunidense como um todo. Tem como alvos principais a classe média e a mediocridade americana. Agora, o desenho ganhou a versão para as telonas do cinema. A estréia de “Os Simpsons – Filme” será, no Brasil, em 17 de agosto. Saiba mais em http://www.simpsonsmovie.com/ .

OS 10 BOATOS MAIS FAMOSOS DA INTERNET

Desde a popularização da Internet, boato é o que não falta. Também não falta quem acredite neles, e continue a divulgar e espalhar as histórias às vezes engraçadas, às vezes bizarras, pela rede. A revista PCWorld fez uma lista com as mais populares mentiras do meio virtual.Os boatos estão listados em ordem de popularidade.

1) O turista acidental (2001): Uma imagem que mostra uma pessoa supostamente num terraço no topo de uma das torres do World Trade Center no momento em que um dos aviões ia de encontro ao prédio no fatídico 11 de setembro. Uma série de detalhes, como o tipo do avião – um 757 na foto, ao contrário do 767 que acertou a torre – delatam a falsificação.

2) Criança doente precisa de sua ajuda (1989): Este boato tem raízes em uma história real. Tudo começou em 1989 quando Craig Shergold, uma criança de 9 anos com câncer, pensou em uma forma de entrar para o livro Guiness dos recordes. Craig pediu que pessoas lhe mandassem cartões. O menino recebeu 33 milhões de cartões até 1991, passando de longe o recorde anterior. Ironicamente, o Guiness não publicou o feito, provavelmente para não encorajar alguém a ultrapassá-lo. O tumor de Craig foi retirado com sucesso, e hoje ele é um adulto saudável, ao contrário do seu apelo por cartões, que se tornou um um boato eterno. Variações incluem uma garota doente ou um menino com leucemia. Uma versão recente fala de uma menina ferida em um incêndio que teria sua conta de hospital paga por um provedor se o internauta mandasse o e-mail para todo mundo da sua lista!!!!!!, como sempre.

3) Bill Gates distribui dinheiro (1997):
A Microsoft estaria pagando dinheiro para todos que repassassem uma certa mensagem, pois estariam testando um sistema de rastrear e-mail. “Eu tenho um amigo que já recebeu dinheiro”, muitos diziam na época.

4) Imposto de cinco centavos por e-mail (1999): Um e-mail, supostamente do governo dos Estados Unidos, avisa aos internautas que todos os e-mails seriam taxados em US$ 0,05, o equivalente a um “selo eletrônico”. Hillary Clinton, candidata ao senado dos EUA em 2000, acreditou no e-mail e cometeu uma gafe memorável em um debate naquele mesmo ano.

5) Golpes nigerianos (2000): Um e-mail pessoal promete uma grande quantia de dinheiro em troca de ajuda. É o golpe mais popular da web, vindo da Nigéria. Tudo que se precisaria fazer é enviar uma quantia de dinheiro – para garantir honestidade – e milhões de dólares apareceriam na conta. Apesar de bastante conhecido, o golpe ainda hoje é largamente utilizado e muitos ainda caem no truque, perdendo grandes somas de dinheiro. Por outro lado, muitos espertinhos já conseguiram enganar os fraudadores, muitas vezes os humilhando na Internet.

6) Cuidado para não perder o rim! (1996): Este e-mail alerta o internauta para uma rede criminosa de tráfico de órgãos que roubam rins e outras partes dos corpos de viajantes. A mensagem traz o conto de um jovem que acordou uma banheira cheia de gelo e sem o rim e com um bilhete que explica a situação e dá o número do hospital mais próximo. De acordo com a Fundação Nacional Renal do Estados Unidos, este caso nunca aconteceu.

7) Você ganhou um vírus! (de 1999 em diante): Não existe o vírus do ursinho ou do sulfnbk.exe. Nem o pior vírus do mundo do cartão virtual que saiu na CNN!!!!!! Avise a todos!!! As pessoas que redigem este tipo de e-mail parecem histéricas. O jdbgmgr.exe, arquivo representado por um ursinho, é um programa que faz parte do sistema de Java do Windows. E-mails alertando que seria um vírus se espalharam – e até hoje estão presentes – pela rede. O sulfnbk.exe também é um arquivo de sistema e o boato enganou até mesmo os mais experientes usuários. Outro e-mail fala que a McAfee encontrou o pior vírus do mundo que, quando aberto, destruiria o HD e automaticamente se espalharia. Antes de mandar um e-mail para toda sua lista de contatos, confira nos sites especializados se o vírus existe.

8) Microsoft compra Firefox (2006): Um site desconhecido em 2006 anunciou a compra da Firefox pela Microsoft e o lançamento do Microsoft Firefox 2007 Professional. O site continha até um vídeo e era tão bem feito que muitos usuários do concorrente da empresa de Bill Gates se enfureceram.

9) O gato gigante (2001):
A foto de um gato gigantesco surgiu em 2001. O animal teria cerca de 40 quilos. Muitos acreditaram na piada. Mais tarde o dono do gato disse que foi uma brincadeira no photoshop e que não acreditava que alguém levaria aquilo a sério.

10) Autópsia de ET (1995):
Um dos mais antigos boatos a circular na Internet. O famoso vídeo da autópsia do Alien em Roswell, New Mexico.

(Fonte: Boletim Informativo UtilNet – 020707 – Colaboração da Xina)

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA DA PRORH

Estão abertas, até o próximo dia 25, as inscrições para o Programa Qualidade de Vida, oferecido pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH) da UFMG, em parceira com o Centro Esportivo Universitário (CEU) e a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). Pelo programa, servidores efetivos da UFMG podem realizar atividades de Ginástica e Hidroginástica no CEU.

As inscrições devem ser realizadas na página da ProRH, onde está disponível a lista com os horários e turmas disponíveis. Servidores com dificuldade de acesso a internet podem se inscrever, de 9h às 17h, na secretaria da CAC, no prédio da Biblioteca Universitária, campus Pampulha.

Cada servidor tem direito de participar de apenas uma atividade. As aulas dos candidatos selecionados começam no dia 6 de agosto, quando todos devem apresentar ao professor atestado de médico cardiologista ou clínico geral.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006127.shtml – 10/07/2007)

CIRQUE DU SOLEIL JÁ TEM INGRESSOS À VENDA EM BELO HORIZONTE

Começou, no dia 09 de julho, a venda de ingressos para as 24 apresentações que o Cirque du Soleil fará, este ano, em Belo Horizonte. A festejada companhia canadense de circo e dança trará à capital mineira, em novembro e dezembro, o espetáculo Alegria, assistido por 9 milhões de pessoas, em 15 países, desde a estréia, em 1994. As apresentações serão no Centro Esportivo Universitário (CEU), da UFMG, na avenida Cel. Oscar Paschoal, s/n, ao lado do Campus Pampulha. No local, será construída uma tenda com capacidade para 2.500 pessoas.

A turnê Alegria será a segunda do Cirque de Soleil no Brasil. Os artistas cumprirão uma maratona de 250 apresentações, em seis capitais brasileiras. Além de Belo Horizonte, eles passarão por Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Na capital mineira, a turnê vai de 22 de novembro a 16 de dezembro.

Os ingressos custam de R$ 130 a R$ 400, dependendo do setor, e podem ser comprados na bilheteria oficial do espetáculo, no estacionamento do BH Shopping, na Rodovia BR-356, 3.049, 3º piso. Os bilhetes são vendidos também no Chevrolet Hall (avenida Nossa Senhora do Carmo, 230, Savassi), na livraria Leitura Savassi (avenida Cristóvão Colombo, 167) e na livraria Leitura BH Shopping. Nesses três locais, no entanto, há cobrança de taxa de conveniência de 20% sobre o valor do ingresso. Outras opções são a compra pela internet, no site www.ticketmaster.com.br, ou pelos telefones 4004-1007 (Belo Horizonte e outras capitais) e 0300 7896846 (demais localidades), com taxas de conveniência e de entrega.

Mais informações no site oficial do espetáculo Alegria (http://207.36.191.161/bhEspetaculo.html).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006120.shtml – 09/07/2007)

MENSAGENS PARA O SISTEMÁTICO

O Sistemático recebeu as seguintes mensagens por ocasião dos seus 30 anos de circulação:

“Lelé: Parabéns pelo aniversário do Sistemático, e também pela sua garra e dedicação. Como recebo com atraso em 3 edições, só agora vi. Mas aceite o meu abraço. Fiquei emocionada em ver as fotos do dia da inauguração do CECOM. Antônio Mendes e Hideki me deram uma deferência muito grande, em acionar a máquina naquela hora. Foi um dia muito especial para todos os presentes. Enfim, boas e saudosas lembranças! Como prometi para você, Tina e Aldinha envio também, com atraso as fotos do Christiano e da Lilianne, depois de crescidos. Lembranças a todos, beijos, Sálvia Maria de Figueiredo Moreira.”

“ Lelé: O Sistemático sempre se lembra de mim no meu aniversário. Agora, é a minha vez: parabéns para O Sistemático pelos 30 anos! Ou parabéns à Lelé? Parabéns aos dois! O que seria um sem o outro? Fico feliz por ter feito parte dessa família, mesmo que por pouco tempo, lá pelos idos de 1988, enquanto estagiário. Há quase 20 anos… Como o tempo passa! Gostei muito de ler os depoimentos e sentir o quanto aqueles profissionais adoram o CECOM e o carinho que têm pelo semanário. Conheço e admiro esses profissionais! Só não conheço a QQ! Eu sentiria muito orgulho também se tivesse sido funcionário desse Centro! Vida longa ao semanário! Parabéns, Lelé! Abraço, Afonso Correia Domingues.”



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 27, de 16/07/1987, publicou notícias sobre encerramento da leitura das folhas de resposta do Vestibular da PUC/MG, treinamento CP/M – WS – Mailmerge, subsituições das chefias durante período de férias, curso de Introdução e Prática em Algol, entre outras. A notícia que se destacou foi:

IV INFORUSO

O IV INFORUSO – Encontro Mineiro de Informática, realizado no Minascentro no período de 08 a 12 de julho, teve a presença de funcioná-rios do CECOM nas seguintes palestras:
– Automação de Escritórios: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca
– Projetos Brasileiros em Microeletrônica – Visão Atual: Nilza Magalhães Lara
– Integração dos Serviços de Informática: Mário Luís Terenzi e Luciano de Errico
– Comunicação de Dados: Luciano de Errico
– Inteligência Artificial: Luiz Ricardo de Faria e Silva
– Administração de Dados: Luiz Eugênio de Almeida Oliveira
– Centro de Informação – Centro de Desenvolvimento: Luiz Henrique Loureiro dos Santos e Marcos Aurélio Nunes de Morais
– Banco de Dados – Aplicações: Soluções e Problemas: Efigênio Vieira Ataíde
– Informática na Saúde: Marcelo Novaes Machado e Cláudia Galinkin.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Paulo Couto Lessa, no dia 12; e Alfredo Ventura dos Anjos, no dia 14. Os parabéns para os ex-ceconianos: Carlos Alberto Ribeiro Silva, no dia 13; Ivan Pereira Prado e Kátia Lisboa Macedo, no dia 18; Simone Lopes de Moura e Adelaide Maria Coelho Baeta, no dia 19.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos do álbum da inauguração das dependências do Centro de Computação, no dia 1o de fevereiro de 1971. Desta vez, O Sistemático contou com a ajuda do prof. Antônio Mendes Ribeiro, do DCC, para identificação das pessoas que estiveram presentes à cerimônia.

Essas fotos realmente representam a memória do CECOM, nos seus primeiros passos.


Prof. Marcelo de Vasconcelos Coelho, Reitor da UFMG gestão 1969/1973


Prof. Mauriti, na época Diretor da Escola de Engenharia (no meio) e prof. Antônio Mendes Ribeiro


Prof. João Carlos Pires Bauer, à esquerda


Prof. Marcelo de Vasconcelos Coelho, prof. Adalmo Araújo e prof. Antônio Mendes


Prof. Ramayana Gazzinelli (1), prof. Cássio, diretor do Coltec (2), prof. Francisco Magalhães, do ICEx (3), e prof. Marcelo de Vasconcelos Coelho


Ao fundo, Guido Antônio De Caux, na época Diretor do DP, e prof. João Carlos Pires Bauer