Sistemático: Edição 1345 – 19/07/2007


Notícias



ATI VISITA UFMS PARA AVALIAR POSSÍVEIS PARCERIAS

Na semana passada, o Diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Paulo Fernando Seixas, e o diretor do Centro de Computação, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, estiveram em visita à UFMS – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Além deles, representando a ProRH, participou da visita o assessor da diretoria do Departamento de Administração de Pessoal, Antonino Bosco de Andrade Oliveira.

Na UFMS, a equipe da UFMG foi recebida pelas equipes de Tecnologia da Informação e de Recursos Humanos coordenadas, respectivamente, pelo Prof. Ronaldo Alves Ferreira e por Dulce Maria Tristão. Durante a visita, a equipe da UFMS apresentou seu sistema de Gestão de RH e o andamento do desenvolvimento e implantação do novo sistema Siex Brasil, que é apoiado pela UFMG. Na oportunidade, a UFMG mostrou linhas gerais do portal minhaUFMG, do novo Diário de Classe Web integrado ao ambiente Moodle.

Foram iniciados contatos com o objetivo de estreitar os laços entre as equipes das duas instituições e avaliar a possibilidade de cooperação na área de desenvolvimento de sistemas e aplicações. Após a viagem, estão sendo trocadas informações complementares, via e-mail, para que seja possível apresentar, em breve, às respectivas Reitorias uma avaliação das intenções que estão sendo traçadas.


Carlos Alfeu (esq.) e Prof. Paulo Seixas

PROGRAMADA PARADA DOS EQUIPAMENTOS DO POP-MG

Dando continuidade à obra de reforma do POP-MG, localizado no Depto. de Ciência da Computação, será realizada neste domingo, dia 22/07, mais uma parada dos seus equipamentos para uma janela de manutenção. A parada está marcada para começar à 00h01 hora e irá até as 10h da manhã.

Todos os equipamentos serão desligados, o que deixará indisponível o acesso à Internet para toda a Rede UFMG. Aproximadamente entre 03h e 04h os equipamentos serão religados.

Após o religamento, e até o final da janela de manutenção, os circuitos de dados que conectam os clientes ao POP-MG serão migrados do atual equipamento para o novo, tornando-os indisponíveis individualmente por pequenos períodos até que todos sejam migrados.

COMEÇA CORREÇÃO DAS PROVAS DO VESTIBULAR DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

As provas dos 679 candidatos que prestaram Vestibular para os cursos de Licenciatura a Distância para Química e Ciências Biológicas estão em processo de correção. O resultado deve ser divulgado dentro de um prazo máximo de dez dias.

Segundo a coordenadora da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), professora Vera Resende, o resultado será divulgado na página eletrônica da própria Comissão (Copeve)

A aplicação das provas ocorreu simultaneamente nas cidades de Araçuaí, Montes Claros, Governador Valadares e Teófilo Otoni, no domingo, dia 15 de julho. “Deixaram de comparecer aos locais de prova um total de 91 inscritos, resultando no índice de 13,5% de ausência.”

De acordo com Vera Resende, a média de desistências do vestibular tradicional é de 10% a 8%. Ela explicou que não tinha como avaliar o índice, a curto prazo sem fazer antes uma análise mais minuciosa, por se tratar da primeira experiência de inscrição para graduação a distância.

. Em Araçuaí, 121 candidatos fizeram as provas e 21 faltaram, com índice de 17% de ausência;

. Em Montes Claros, 241 candidatos fizeram as provas e 31 faltaram, com
índice de 13% de ausência;

. Em Governador Valadares, 189 candidatos fizeram as provas e 26 faltaram,
com índice de 14% de ausência;

. Em Teófilo Otoni, 128 candidatos fizeram as provas e 14 faltaram, com índice de 11% de ausência.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006179.shtml – 17/07/2007)


Informativo



AS 7 MARAVILHAS DA INTERNET – SITES MAIS VISITADOS

Em época de eleição das 7 maravilhas do mundo moderno, podemos fazer também um ranking com as 7 maravilhas da Internet. Este ranking pode ter várias modalidades: os sites mais visitados, os mais úteis, os mais interessantes etc.

No Boletim Informativo UtilNet, de 03/07/07 são apresentados os 7 sites mais visitados do mundo e do Brasil. É um ranking que não necessita de eleição e pode ser obtido através de órgãos oficiais de avaliação de desempenho da rede.

Os 7 sites mais visitados no mundo e no Brasil – O resultado do ranking mundial foi uma “barbada”. Dos 7 sites mais visitados, o Google tem 6 representantes. Isto se deve ao desempenho do Google em vários países além do Estados Unidos. É como se, das 7 maravilhas do mundo, 6 delas fossem de um só dono. O único site, além do Google, que consta do ranking é o seu maior concorrente: o Yahoo. (A Microsoft aparece em 8º lugar)

Veja a relação dos 100 sites mais visitados no mundo no endereço http://toolbar.netcraft.com/stats/topsites?c= (*). O único site do Brasil a constar da lista figura na 37º posição e, adivinhe só, é o google.com.br

O ranking do Brasil é um pouco mais variado, mas ainda assim, o UOL ocupa 4 posições com variantes de seu site. O Terra, o Estadão e o Yahoo fazem companhia ao UOL no ranking das 7 “maravilhas”.

Veja a relação dos 100 sites mais visitados no Brasil no endereço http://toolbar.netcraft.com/stats/topsites?c=BR (**).

(*) Os rankings foram obtidos no site da NetCraft
(**) O Google.br não consta da lista do Brasil por ser, oficialmente, um site americano

(Fonte: Boletim Informativo UtilNet, de 03/07/07 – Colaboração da Xina)

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Na ausência do Adyrus, Bruno Santos enviou as seguintes dicas:
– O blogueiro norte-americano Kent Newsome fez uma análise bem interessante sobre a vida de um blog, desde o seu nascimento até o seu fim. Ele a dividiu em 5 fases. Você, que é blogueiro, acesse o blog do Thiago Dória e veja se você não se identifica com algumas dessas fases. Clique em http://z001.ig.com.br/ig/59/32/896736/blig/tiagodoria/2007_26.html#post_18889261 .

– Ultimamente ando assistindo muitos curtas e animações no Youtube, que de uns tempos pra cá tem cada vez mais em seu acervo, alguns muito bons, como este que apresento agora. Chama-se Morphé, e você pode ver em http://www.youtube.com/watch?v=tKlAmCfOoX4 .

– A banda de hoje chama-se Arctic Monkeys. Ela é uma banda britânica de indie rock e pós-punk formada em 2002 nos subúrbios de Sheffield, na Inglaterra. A banda é geralmente considerada parte da cena indie rock, assim como as bandas contemporâneas The Libertines, The Futureheads e Franz Ferdinand. Atingiram o sucesso através de fitas demo e compartilhamento de arquivos. É uma banda que você deve ouvir. Acesse http://www.arcticmonkeys.com/. (Site em Inglês)

– Você também gosta de desenhos animados? Então, não pode deixar de visitar o DesenhoAnimado.org . Muita coisa boa sobre desenhos que formaram o nosso caráter está lá.(inclusive downloads). Acesse http://www.desenhoanimado.org e divirta-se.

MENSAGEM RECEBIDA PELO SISTEMÁTICO

A funcionária Cecília Barbosa, do Centro Esportivo Universitário, enviou a seguinte mensagem para O Sistemático, por ocasião dos seus 30 anos de circulação:

“Parabéns, Sistemático, por todo esse tempo de vida! Que possa continuar nos dando essa lição de bom relacionamento, mostrando que a vida é sempre uma festa! Vocês têm me inspirado a acreditar num mundo melhor. Abraços de quem não perde a uma leitura do Sistemático. Cecília Barbosa, CEU/UFMG.”

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROGRAMA DE BOLSA DE ENSINO SUPERIOR DO 2º SEMESTRE DE 2007

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos está com inscrições abertas para o Programa de Bolsa de Ensino Superior. Vinculado ao Programa Integrado de Desenvolvimento (PROGRID), ele oferece ajuda financeira para servidores efetivos da UFMG que cursam o ensino superior, incluindo aqueles em estágio probatório.

São 20 bolsas disponíveis, no valor de R$120,00 cada uma, para interessados que estudam em entidades particulares e não possuam diploma de curso superior. Os universitários de instituições públicas serão contemplados com o valor referente à contribuição ao fundo de bolsas e não precisam participar do sorteio, desde que façam regularmente suas inscrições.

Os servidores em estágio probatório também podem concorrer, mas caso não sejam aprovados no estágio, terão que ressarcir o benefício durante sua participação no programa.

Os interessados deverão se inscrever no site da PRORH, no endereço www.ufmg.br/prorh, até às 17h do dia 11 de agosto. Os servidores que não possuem acesso à internet deverão dirigir-se à Secretaria de sua Unidade ou ao Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH), Unidade Administrativa III, Campus Pampulha, para fazer a inscrição. É preciso levar documento de identidade e contracheque do mês de junho de 2007.

A seleção será feita no dia 17 de agosto de 2007, por meio de sorteio público, na sala 102 do DRH – Unidade Administrativa III, às 10h30min.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006144.shtml – 12/07/2007)

TAI-CHI-CHUAN É OFERECIDO PELA PRORH

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos desenvolve o Programa Qualidade de Vida por meio do Programa Integrado de Desenvolvimento – PROGRID e em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários – CAC. Uma das atividades oferecidas pelo programa é o Tai-Chi-Chuan, que é aberto a alunos, servidores e à comunidade em geral.

Não é necessária a realização de inscrição. Os interessados podem comparecer às aulas, que acontecem no Campus Pampulha, no gramado em frente ao Prédio da Reitoria, às terças e quintas-feiras, em dois horários: de 6h45 às 7h30 e de 17h às 17h45.

Os participantes das duas turmas de Tai-Chi-Chuan deverão assinar uma lista de presença após as aulas.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006147.shtml – 13/07/2007)

PROJETO MAIORIDADE ABRE INSCRIÇÕES

Estão abertas as inscrições para as atividades do Projeto Maioridade – Universidade aberta para a Terceira Idade, que acontece de 6 de agosto a 6 de dezembro, no Conservatório UFMG (av. Afonso Pena 1.534, Centro), às segundas e quintas-feiras.

Coordenado pelas professoras Marcella Guimarães Assis Tirado e Rosângela Corrêa Dias, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o projeto tem por objetivo orientar seus participantes para um envelhecimento saudável e com qualidade.

Destinada a pessoas a partir de 60 anos, a programação inclui palestras, mesas-redondas e atividades práticas e envolve equipe de professores de diversas unidades acadêmicas da UFMG.

As inscrições são feitas após o pagamento da taxa de R$ 300 à vista ou em seis parcelas de R$ 50, nos postos da Fundep, av. Afonso Pena 1.534, e na Praça de Serviços do campus Pampulha, Loja 7.

Mais informações pelo telefone (31) 3499-4220 e pela Internet.

Programação:
Agosto: ENVELHECIMENTO E SAÚDE
Dia 6: Conferência de Abertura: Temos muito a comemorar
Dia 9: Dinâmica de recepção: Ampliando as redes de relações sociais
Dia 13: Reabilitação auditiva e da fala
Dia 16: Envelhecimento articular
Dia 20: Nutrição e Terceira Idade
Dia 23: Saúde bucal
Dia 27: Política Municipal de Atenção ao Idoso
Dia 30: Mesa-redonda:Segurança ambiental: prevenindo quedas e acidentes domésticos

Setembro: MOVIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
Dia 3: Respiração e funcionalidade
Dia 10: Exercícios na água: indicações e benefícios
Dia 13: Postura e Flexibilidade
Dia 17: Tai chi chuan: a arte da longevidade
Dia 20: Movimento e dor crônica
Dia 24: Envelhecimento e estabilidade articular
Dia 27: O coração e os exercícios

Outubro: ASPECTOS PSICOLÓGICOS E SOCIAIS
Dia 1º: Idoso em Cena
Dia 4: Cognição e Envelhecimento
Dia 8: Memória fotográfica
Dia 15: Auto-estima
Dia 18: Do sonho a realidade: NUTRIS
Dia 22: Alterações do humor: intervenção não farmacológica
Dia 25: Motivação
Dia 29: Atividade de socialização

Novembro: COTIDIANO E CULTURA
Dia 5: O cotidiano da defesa dos direitos do idoso
Dia 8: Visita ao Museu de Arte e Ofício
Dia 12: Lazer e natureza na Terceira Idade
Dia 19: Concerto comentado
Dia 22: Inclusão digital: a internet no dia-a-dia
Dia 26: Turismo em Minas Gerais, feito de paisagem e cultura
Dia 29: Ópera – iniciação e apreciação

Dezembro
Dia 3: Avaliação do Projeto
Dia 6: Conferência de encerramento

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006151.shtml – 13/07/2007)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 28, de 23/07/1987, publicou notícias sobre responsáveis pelas divisões durante o período de férias das chefias, comandos de abonos de ponto, dicas da Biblioteca do CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CURSO DE ALGOL
Está sendo realizado, desde o último dia 20, um curso de Introdução e Prática em Algol, ministrado por Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, do Setor de Apoio ao Usuário/DTS.
O curso está tendo a participação dos seguintes funcionários e estagiários: Aléxia Maria Möller de Gouvêa, Dalmo Chagas Ligeiro, Hélio Teixeira da Costa, Maria de Lourdes Moreira Braga, Patrícia Lage, Regina Helena Moura Brandi e Rogério Soares Pinheiro.
O curso será encerrado no dia 31 de julho.

SISCO PARA A DNC
A Divisão de Núcleos Computacionais do CECOM – Núcleo da Saúde vai receber, em breve, um equipamento SISCO 10300 TC com: 1 terminal, 1 unidade de fita streamer e 1 disco Winchester 86M.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Simone Lopes de Moura e Adelaide Maria Coelho Baeta, hoje, dia 19; Márcio Benedito Baptista, no dia 20; Fátima Daniel de Sales, Luiz Fernando Costa e Roberto Gadelha Pinheiro, no dia 21; Marcus Vinícius Duarte Teixeira, no dia 22; José Eduardo Azevedo Carvalho (Zédu Desenhista), no dia 23; João Paulo Rodrigues da Costa e Cidiney José da Silva, no dia 25; e Renê Alves Machado, no dia 26.

CAMPEONATO DE FUTSAL: Na última sexta-feira, dia 13 de julho, Bruno Pinheiro, filho de Rogério Soares Pinheiro, ganhou o campeonato Futsal, categoria 91, disputado na Espanha (Costa Blanca Cup 2007). Além de ganhar, o Minas Tênis Clube foi escolhido o melhor clube, o Bruno foi o artilheiro ( 18 gols ) e foi eleito o melhor jogador do campeonato. Na foto abaixo, Bruno com o trófeu de melhor jogador. O campeonato ocorreu no período de 04 a 18 de julho/07.

 

Bruno Pinheiro – foto cedida pelo Rogério

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração dos 30 anos de O Sistemático, ocorrida no dia 14 de junho de 2007. As fotos são de autoria de Bruno Santos e Gustavo Campos.


A mini-exposição com os primeiros exemplares de cada década e edições especiais


Xina, profa. Zélia Falcão e prof. Paulo Seixas


Lelé, QQ (de costas) e Carlos Alfeu. Ao fundo: Maria Helena Rodrigues, Eustáquio, Eugênio, Gilmar, Márcia Lemos e Ronaldo


Adriana, Márcio Viana, Lelé, Eugênio, Érica, Ronaldo, Gilmar e Fabrício


Ronaldo, Bruno, profa. Zélia, Frota (de costas) e Carlos Alfeu. Ao fundo: Roberto, Raimundo, Max, prof. Paulo Seixas, Cláudia Galinkin, Marcus Vinícius e Marcelo


Márcia Lemos, Selma, Gustavo, Pedro (de costas), Michele, Cristina e Maria Helena Rodrigues