Sistemático: Edição 1347 – 09/08/2007


Notícias



ENCERRADA HOMOLOGAÇÃO TÉCNICA DO VoIP4ALL DA UFMG

Está em andamento no CECOM o projeto que visa implantar na UFMG o serviço de VoIP, que é a possibilidade de se usar a Internet para a transmissão de voz, interligando pessoas. O serviço de VoIP permite ampliar as alternativas de comunicação da instituição, aumentar a mobilidade dos usuários e permitir mais economia nos gastos com telefonia. Após a fase atual, de preparação para implantação, os serviços serão divulgados para toda a comunidade e estarão disponíveis para todos os docentes, técnicos e discentes cadastrados no portal minhaUFMG. Isso deve ocorrer nos próximos meses.

O projeto de VoIP da UFMG é parte integrante do projeto VoIP4all conduzido pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e do qual participam as demais instituições a ela ligadas.

A implementação do projeto VoIP4All na UFMG foi aprovada em todos os testes efetuados pelo Laboratório de Voz sobre IP do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ.

Isto conclui a fase de homologação técnica do sistema, que deverá entrar em testes de produção tão logo ocorra a homologação final por parte da RNP. Nesta fase foram avaliadas a comunicação entre os equipamentos da UFMG e o ambiente de testes da RNP (ambiente IP), a configuração interna dos serviços e a interligação entre os servidores do sistema e a central telefônica da Universidade (ambiente de telefonia fixa), através de testes com ligações locais entre ramais VoIP da UFMG, entre ramais VoIP e ramais internos fixos, complementação de chamadas locais em Belo Horizonte oriundas de ramais VoIP, ligações da rede pública de telefonia para ramais VoIP, alem de ter sido avaliado o sistema de registro das chamadas. A implementação atual do sistema foi conduzida por Rui Cesar Pinho, sob a supervisão de Paulo Lessa, da DRC, dando continuidade a um trabalho desenvolvido anteriormente por Felipe Louback (DRC) e Emerson Henrique Kfouri Pereira(DAC). Numa atividade paralela, a DAS, através de Thiago Gabriel Diniz e Josemar Pereira dos Santos, está desenvolvendo as interfaces de uso e gerência do sistema, como o aplicativo que permitirá aos membros da comunidade fazer, a partir do portal minha.UFMG, a adesão ao sistema.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

Os estagiários Marcelo Marcos da Silva Nery e Adriana Heloísa Lima Bittencourt saíram do CECOM esta semana.


Marcelo Nery

Marcelo Nery entrou para o CECOM em setembro de 2005, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde atuou no atendimento a usuários até a a sua saída no último dia 06.


Adriana Bittencourt

Adriana Bittencourt foi contratada em outubro de 2005, lotada na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde participou de serviços relacionados às licitações, contratos preparados pela divisão, permissões de uso e contatos com fornecedores, até a sua saída ontem, dia 08.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O que é um piercing na boca? É qualquer tipo de piercing que pode ser na língua, nos lábios ou nas bochechas. Nos anos mais recentes, os piercings na região da boca têm se tornado uma forma de expressão individual. Quais os riscos deste tipo de piercing? Leia esta e outras notícias no site http://www.umstudio.com/msn/colgate/.

– Algumas pessoas acham que a despesa com carro é só no posto de gasolina. São aquelas caronas que só cooperam com a gasosa. Mas quanto custa manter seu carro? Saiba no endereço http://dinheiro.br.msn.com/especiais/carro/default.aspx.

– 10’Minutos é uma agência de comunicação especializada no planejamento estratégico, criação e marketing para projetos que fazem uso da plataforma interativa, em especial a internet. Veja em http://www.10minutos.com.br/.

– Venenosa é rock, rock é venenosa. Fique por dentro do que rola no rock and roll e baixe alguns mp3 de algumas bandas nacionais no endereço http://www.venenosafm.com.br/.

– Site que produz vídeos explicativos sobre eletrônicos é o http://www.videojug.com/tag/computers. A seção “Techonology & Gadgets” tem material sobre vários eletrônicos. (Site em Inglês)

– Dedicado ao mundo IPOD é o endereço http://www.eupodo.com.br/. Tem tutoriais bem legais com dicas e truques para incrementar o aparelho. É preciso de cadastro para entrar no fórum.

– “Não sou o SAC da Apple, por isso não pense em me mandar e-mails com coisas do tipo: “Meu iPod não funciona mais” ou “Meu iTunes não reconhece meu iPod” ou qualquer outra pergunta do tipo. Tudo que eu sei está escrito aqui, e isso é tudo que posso fazer para ajudar.” Muito bacana e bem humorado é o site http://www.whaca.com/ipod/.

– Além de fórum sobre o mundo da informática, tem grupos que falam de computador e componentes, tem espaço para celulares e máquina fotograficas. Vale a pena conhecer o endereço http://www.forumpcs.com.br/.

– Dica do Bruno (DAA): O Google Earth é uma das coisas mais bacanas que surgiram com o advento da internet. Do nosso computador, podemos conhecer regiões e lugares no mundo. Em tempos de apagão aéreo, é uma boa alternativa. Assim como eu, existem várias pessoas que adoram ficar vasculhando imagens curiosas pelo programa. Algumas delas podem ser conferidas no link http://www.pcworld.com/article/id,134186-page,1-c,mapping/article.html.

PRORROGADAS INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) prorrogou, até 17 de agosto, as inscrições para o Programa Qualidade de Vida, que oferece gratuitamente atividades de ginástica e hidronástica para servidores da UFMG. As aulas começam no dia 27 de agosto. Os servidores interessados podem preencher o formulário de inscrição na página da ProRH (http://www.ufmg.br/prorh/).

A lista com horários e as vagas remanescentes são:

Ginástica: Segunda, quarta e sexta, de 7h às 8h – 2 vagas; Segunda, quarta e sexta, de 11h40 às 12h40 – 15 vagas; Terça e quinta, de 11h40 às 12h40 – 27 vagas

Hidroginástica:
– Segunda, quarta e sexta, de 17h30 às 18h30 – 6 vagas

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006383.shtml – 09/08/2007)

INSCRIÇÕES PARA BOLSA DE ENSINO SUPERIOR VÃO ATÉ O DIA 11

O Programa de Bolsa de Ensino Superior, vinculado ao Programa Integrado de Desenvolvimento – PROGRID, oferece ajuda financeira para servidores efetivos da UFMG que cursam o ensino superior. Os servidores interessados em participar do programa devem se inscrever pela página da PRORH, até as 17h do dia 11 de agosto, na página da ProRH. No Programa Bolsa Ensino Superior, os servidores que estudam em entidades particulares receberão, se sorteados, bolsa no valor de R$120,00 por mês, enquanto aqueles matriculados em universidades públicas serão contemplados com o valor referente à contribuição ao fundo de bolsas.

Caso o servidor não tenha acesso à internet, deve dirigir-se à Secretaria de sua Unidade ou ao Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos – DRH – Unidade Administrativa III, Campus Pampulha, munido do contracheque e do documento de identidade.

A seleção acontecerá por meio de sorteio público a se realizar na sala 102 do DRH da UFMG – Unidade Administrativa III, no dia 17 de agosto de 2007, às 10h30.

(Fonte: Site da ProRH – http://www.ufmg.br/prorh/)

CORAL DE CRIANÇAS CARENTES ANTECIPA HOMENAGEM AOS PAIS

Nesta sexta, dia 10, o Coral Cariúnas, formado por crianças e adolescentes carentes do projeto de mesmo nome, interpreta, pelo menos, oito músicas de compositores brasileiros. A apresentação faz parte do Sarau em Homenagem aos Pais, promovido pela Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG (OAP). Abrindo o evento a pianista, ex-diretora da Escola de Música da UFMG e coordenadora do Projeto Cariúnas, Tânia Mara Lopes Cançado, faz o show Tributo à Música Brasileira. O sarau começa às 19h30, no Conservatório UFMG, à av. Afonso Pena, 1534. A entrada é gratuita, mas é necessário confirmar presença antecipadamente. O telefone para reservas é o 3499-4505.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006372.shtml – 08/08/2007)

FELIZ DIA DOS PAIS

O próximo domingo, dia 12 de agosto, será comemorado o Dia dos Pais. O Sistemático deseja um dia de muitas alegrias, muito carinho, muitas lembranças boas para todos os pais ceconianos. Um Feliz Dia dos Pais para esses valorosos ceconianos, não se esquecendo principalmente dos Pães (pai e mãe ao mesmo tempo) que se desdobram como nunca.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 31, de 13/08/1987, publicou notícias sobre palestra Sempre às Sextas, lista telefônica do CECOM, dicas da Biblioteca, o adeus a Gilberto Barbosa Campos, que morreu no dia 07/08/1987. As notícias que se destacaram foram:

CURSO CP/M – WS
A Divisão de Tecnologia e Suporte e a Divisão de Apoio Administrativo vão promover, no período de 24 a 28 de agosto, um curso de CP/M – WS – Mailmerge utilizando equipamento Cobra. O instrutor será o analista Rômulo Chaves Mendes, do Setor de Apoio ao Usuário/DTS, e as aulas estão marcadas para o horário de 14h às 16h, na Sala de Aulas do 8o andar. O treinamento será oferecido aos funcionários do CECOM e usuários interesados e as inscrições serão feitas no Setor de Treinamento e Divulgação de 17 a 21 de agosto.

VISITA AO CECOM
Na próxima terça-feira, dia 18, o CECOM vai receber a visita de 25 alunos do 8o período do curso de Administração do Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira. Os alunos estarão acompanhados do professor da cadeira de Processamento de Dados, Walter Guerra, e a visita terá início às 9h.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maria Auxiliadora dos Santos, no dia 12; e Marcelo Novaes Machado, no dia 14. Os parabéns para os ex-ceconianos: Isabel Cristina de Oliveira (Editora), no dia 11; e David Lan Kwai Pan, no dia 16.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A DAA promoveu na quarta-feira, dia 08, a despedida da estagiária Adriana Heloísa Lima Bittencourt, que pediu demissão do quadro do CECOM. À hora do lanche da tarde todos se reuniram para a despedida que teve bolo, salgados e refrigerantes. As fotos são de autoria de Bruno Santos e Carlos Alfeu.


Michele, Carlos Alfeu, Gilmar, Beth, Márcia Lemos e Rubens


Adriana, Michele, Carlos Alfeu, Daniel, Lelé, Rosa, Gilmar e Márcia Lemos


Gilmar, Rosa, Michele, Márcia Lemos, Beth e Rubens

Adriana, Daniel, Beatriz, Lísia e Rosa (cortando o bolo)


Frota, Adriana e Carlos Alfeu


A DAA em peso na despedida: Bruno, Márcia Lemos, Ana Paula, Michele, Beth, Adriana, Lelé e Pedro