Sistemático: Edição 1349 – 23/08/2007


Notícias



PRÓ-REITORIAS PREPARAM UFMG CONHECIMENTO E CULTURA COM NOVO SISTEMA

Na primeira semana de outubro de 2007, do dia 1o ao dia 5, ocorrerá o evento UFMG Conhecimento e Cultura. Esse evento, cujas inscrições ocorrerão de 29 de agosto a 6 de setembro, reunirá três eventos diferentes: a Semana de Iniciação Científica, promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa, a Semana da Graduação, promovida pela Pró-reitoria de Graduação, e o Encontro de Extensão, promovido pela Pró-reitoria de Extensão.

A partir desse ano as três Pró-reitorias envolvidas se reuniram para organizar uma sistemática de gestão comum e permitir que um único sistema pudesse controlar as etapas de inscrição, publicação, avaliação e premiação de trabalhos. Esse sistema, que se encontra em fase de desenvolvimento, permitirá também a criação de serviços complementares e uma base de dados de consulta para todos os eventos similares organizados pela Universidade. A partir de agora será colecionado um histórico dos trabalhos desses eventos, o que facilitará a geração de anais, a consulta posterior e a interface com outros sistemas da instituição.

Com o acompanhamento e coordenação da ATI, envolvendo CECOM e LCC, o sistema está sendo desenvolvido pela empresa Adok Tecnologia da Informação e deve estar implantado até o final de outubro. As funcionalidades do sistema, necessárias para a gestão do evento UFMG Conhecimento e Cultura, serão gradativamente implantadas, a começar do processo de inscrição na próxima semana.


Carlos Alfeu e Renato Espechit durante a apresentação

Nessa quarta-feira, 22 de agosto, o sistema foi apresentado para as equipes das três Pró-reitorias e membros dos Núcleos de Assessoramento à Pesquisa e dos Centros de Extensão das unidades acadêmicas da UFMG. A apresentação esteve a cargo dos analistas Renato Vaz de Melo Espechit e Allan Ibrahim Peron, da Adok, contando com a participação de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, do Centro de Computação.

ADMINISTRAÇÃO DA UFMG SERÁ TRANSFERIDA SIMBOLICAMENTE PARA MONTES CLAROS

Nos próximos dias 28 e 29 de agosto, terça e quarta-feira da próxima semana, o Reitor e parte de sua equipe vão desenvolver atividades no NCA, simbolizando a transferência da Administração Central para o Campus Regional da UFMG em Montes Claros. Nesta oportunidade, haverá solenidade em homenagem à UFMG na Câmara Municipal da cidade, será inaugurado o novo prédio de aulas do NCA e será lançada a Pedra Fundamental da Moradia Universitária em terreno doado pela Prefeitura, entre outras atividades em programação, que são parte das comemorações dos 80 anos da UFMG e marcam a importância do Campus Regional para a Universidade.

No dia 28 estarão em Montes Claros o Diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Paulo Fernando Seixas e o Diretor do Centro de Computação, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. Eles apresentarão para a comunidade do NCA temas relacionados ao portal minhaUFMG, ao sistema Diário de Classe e ao ambiente Moodle, aos serviços de rede de dados e voz, dentre outros temas solicitados.

POP-MG TEM MANUTENÇÃO PROGRAMADA

Dando continuidade às obras de infra-estrutura do POP-MG, hoje, dia 23, e sexta-feira, dia 24, no horário entre 00h01 e 3h, a Oi estará fazendo uma manutenção na alimentação elétrica de seus equipamentos. Não está prevista nenhuma parada dos circuitos, mas pode ser necessária a reinicialização de algum equipamento de transmissão. Nesse caso, a conectividade à Internet poderá sofrer alguma degradação.

NOVOS ESTAGIÁRIOS DO CECOM

O CECOM contratou, no início do mês de agosto, os estagiários Ana Paula Lobato Ribeiro e Luiz Gomes Temponi, alunos do curso de Ciência da Computação da UFMG.

Eles foram lotados na Divisão de Aplicativos e Sistemas onde participarão de projetos voltados ao desenvolvimento de sistemas em ambiente Cliente/Servidor.
Nestas primeiras semanas, eles estarão participando de uma bateria de treinamento a cargo do diretor da DAS, João Carlos Lages.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Uma idéia muito legal e criativa do artista Till Novak foi criar uma imagem do Alien formado por vegetais. Vale a pena conferir em http://www.framebox.de/creations/3d/salad/. (Site em Inglês)

– O Peabirus é uma rede social que permite a interação de pessoas, que aqui se relacionam através de várias comunidades virtuais compartilhando informações e conhecimento. As redes sociais devem ter um foco! E o foco é a inovação e desenvolvimento econômico, privilegiando a articulação de novas arquiteturas de negócios e a desobstrução de canais de distribuição de produtos e serviços. O Peabirus facilita e fomenta possibilidades de comércio, parceiras de negócios e pesquisa entre pequenas e médias empresas, cadeias do agronegócio, profissionais liberais e instituições de ensino e pesquisa. Vá até http://www.peabirus.com.br/redes/form/inicio. O endereço para Gestão Pública é http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=5436&pag=1.

– Foi lançado no Japão a primeira gravata com ventilador. Só rindo mesmo! Você liga o cabo da gravata na porta USB do micro e é só relaxar. Mas fique esperto. Não se esqueça de desligar o cabo USB quando for levantar. Saiba mais em http://gizmodo.com/gadgets/be-cool/usb-fan-tie-first-practical-use-of-a-necktie-in-history-287830.php. (Site em Inglês)


INSCRIÇÃO PARA VESTIBULAR 2008 PELA INTERNET SE ENCERRA DIA 27

As inscrições para o Vestibular 2008 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), iniciadas no dia 6, prosseguem até 27 de agosto pela internet. Os candidatos que optaram pelos correios puderam garantir sua participação na disputa por uma das 4.684 vagas distribuídas em 48 cursos de graduação até o dia 17.

Atualmente, o candidato pode se inscrever acessando o site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve): www.ufmg.br/copeve. Lá, estão disponíveis as versões on-line do Manual do Candidato e do formulário de inscrição. O estudante pode ter acesso ao exemplar da revista Diversa Vestibular acessando os arquivos digitais da publicação (www.ufmg.br/diversa/12). A taxa de inscrição on-line é de R$ 115. Pela primeira vez, o conteúdo da revista Diversa Vestibular e o formulário de inscrição poderão ser lidos por programas de leitores de telas, softwares específicos para pessoas cegas ou com deficiência visual.

Novidade – O Vestibular 2008 da UFMG terá uma novidade em relação aos anos anteriores. A primeira etapa, que antes era realizada em dois dias, será, agora, apenas no domingo, 2 de dezembro. Os estudantes terão quatro horas e 30 minutos para responder 64 questões de biologia, física, geografia, história, língua estrangeira, língua portuguesa e literatura brasileira, matemática e química. A segunda etapa ocorrerá entre 7 e 11 de janeiro de 2008. Os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Teatro e Música fazem, também, exames de aptidão específica.

As provas da primeira etapa serão realizadas em 14 cidades de Minas Gerais: Belo Horizonte, Araçuaí, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. Na segunda etapa, as provas serão apenas em Belo Horizonte e Montes Claros.

A lista de livros que o candidato deve ler para o Vestibular é a seguinte: Papéis Avulsos, de Machado de Assis, Recado do Morro, de Guimarães Rosa, Maíra, de Darcy Ribeiro, 26 Poetas Hoje, organizado por Heloísa Buarque de Hollanda, e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo.

Mais informações sobre o Vestibular 2008 da UFMG no site da Copeve (www.ufmg.br/copeve) ou pelos telefones (31) 3499-4408 e 3499-4409.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006445.shtml – 22/08/2007)

UFMG RECEBE PEDIDOS DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ATÉ 31 DE AGOSTO

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) fixou o dia 31 de agosto como data-limite para o protocolo de pedidos de aproveitamento de estudos. O prazo, determinado em cumprimento à Resolução do Cepe 02/2007, de 10 de maio último, já está incluído no calendário acadêmico de 2007 (http://www.ufmg.br/conheca/calendario.shtml).

A Resolução define aproveitamento de estudos como o reconhecimento de créditos cursados em outras universidades para a integralização curricular na UFMG. Em cada semestre, é definido um prazo para apresentação dos pedidos, que nesta oportunidade expira em 31 de agosto.
O documento também estabelece critérios para o processo de comprovação de conhecimentos, que diz respeito à dispensa de atividades curriculares para os estudantes que demonstrarem, por meio de exames específicos, o domínio de conteúdo referente àquela atividade curricular determinada.

Tanto o aproveitamento de estudos quanto a comprovação de conhecimento devem ser requeridos junto aos colegiados de cursos.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006432.shtml – 16/08/2007)

TECNOLOGIA – AS PREVISÕES MAIS FURADAS DA HISTÓRIA

Realmente não há como prever o futuro! Veja as previsões mais furadas da história da tecnologia. Thomas Edison previu que a sua própria vitrola não teria valor comercial.

Um site chamado 2Spare compilou dezenas de previsões furadas sobre o futuro, em diversas áreas, como tecnologia, comunicação, aviação, guerra e outras. Algumas anteciparam o fracasso das “compras à distância” e da “transmissão de documentos por cabos de telefone” antes mesmo de se ouvir falar em Internet e compras online.

Nem mesmo cientistas e inventores consagrados, como Thomas Edison e Albert Einstein, escaparam de cometer as suas “gafes”. Selecionamos – e traduzimos – 30 dessas previsões furadas. A página original, que tem 87 frases, pode ser acessada no endereço www.2spare.com/item_50221.aspx. Confira:

Computadores e tecnologia

“Não há razão para que alguém queira ter um computador em casa”. Ken Olson, presidente e fundador da Digital Equipment Corp. (DEC), fabricante de computadores mainframe computers, discutindo os computadores pessoais, em 1977.

“Mas… para o que serve isso?” Robert Lloyd, executivo da IBM, sobre o microprocessador, em 1968.

“Na medida em que uma calculadora no ENIAC é equipada com 18 mil tubos de vácuo e pesa 30 toneladas, os computadores do futuro deverão ter apenas mil tubos de vácuo e pesar 1,5 mil toneladas”. Revista Popular Mechanics, em 1949.

“Eu viajei por todos os cantos deste país e conversei com as melhores pessoas, e posso assegurar a você que o processamento de dados é uma moda e não vai durar até o final do ano”. Editor responsável por livros de negócios da Prentice Hall, em 1957.

“Esta coisa de antitruste vai passar”. Bill Gates, fundador da Microsoft (data não disponível).

“O potencial mercado de máquinas de cópia é de, no máximo, cinco mil (unidades).” IBM, para os eventuais fundadores da Xerox, dizendo que as fotocopiadoras não teriam um mercado tão grande que justificasse a sua produção, em 1959.
Internet e comunicação por satélite

“A transmissão de documentos por cabos de telefone é possível, em princípio, mas o aparato requerido é tão caro que nunca irá se tornar uma proposta prática”. Dennis Gabor, físico britânico e autor de Inventing the Future, em 1962.

“A compra à distância, apesar de ser completamente possível, irá fracassar – porque a mulher gosta de sair de casa, segurar a mercadoria, gosta de estar apta a mudar a sua intenção”. Revista Time, descartando as compras online antes mesmo de se ouvir falar nelas, em 1966.

“Não há praticamente nenhuma chance dos satélites espaciais de comunicação serem usados para prover melhores serviços de telefone, telégrafo, televisão ou rádio dentro dos Estados Unidos”. T. Craven, membro do conselho da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, em 1961 (o primeiro satélite comercial de comunicações entrou em serviço em 1965).

Telefone

“O telefone tem muitas desvantagens para ser considerado, seriamente, um meio de comunicação. O aparelho não tem valor para nós”. Memorando da Western Union, entre 1876 e 1878.

“Os americanos têm necessidade de telefones, mas nós não. Temos um monte de mensageiros”. Sir William Preece, engenheiro-chefe da Escritório Postal Britânico, em 1878.

“É uma grande invenção, mas, de qualquer forma, quem iria usar isso?” Rutherford B. Hayes, presidente norte-americano, depois da demonstração do telefone de Alexander Bell, em 1876.

Televisão e cinema

“A televisão não vai durar. É uma tempestade num copo d’água”. Mary Somerville, pioneira em radiodifusão educacional, em 1948.

“A televisão não vai durar porque, logo, as pessoas irão ficar cansadas de olhar para uma caixa de madeira todas as noites”. Darryl Zanuck, produtor de cinema da 20th Century Fox, em 1946.

“Quem diabos deseja ouvir os atores falando?” H. M. Warner, co-fundador da Warner Brothers, em 1927.

Rádio e música

“O rádio não tem futuro” Lord Kelvin, matemático e físico, em 1897.

“A caixa de música sem fio não tem valor comercial imaginável. Quem pagaria para uma mensagem enviada para ninguém em particular?” Associados de David Sarnoff, respondendo a um pedido de investimento para o rádio, em 1921.

“O fonógrafo não tem nenhum valor comercial”. Thomas Edison, inventor norte-americano, nos anos 1880.

Automóveis

“O cavalo está aqui para ficar, mas o automóvel é apenas uma novidade, uma moda”. Presidente do banco de Michigan alertando o advogado de Henry Ford para não investir na montadora, em 1903.

“Que o automóvel praticamente chegou ao seu limite é confirmado pelo fato de que, nos últimos anos, nenhum aprimoramento radical foi introduzido.” Revista Scientific American, em 1909

“A carruagem sem cavalo normal é, no momento, uma luxuria para os ricos, e por causa do seu preço, provavelmente vai falhar no futuro. Com certeza, jamais se tornará tão comum como a bicicleta”. Literary Digest, em 1899.

Aviação

“O homem não irá voar em 50 anos”. Wilbur Wright, pioneiro da aviação, ao irmão Orville, depois de uma tentativa fracassada de voar, em 1901 (os dois norte-americanos obtiveram sucesso em 1903).

“Máquinas de voar mais pesadas do que o ar são impossíveis”. Lord Kelvin, matemático, físico e presidente da Sociedade Real Britânica, em 1895.

“Aviões são brinquedos interessantes, mas não têm valor millitar”. Marechal Ferdinand Foch, professor de estratégia da Ecole Superieure de Guerre, em 1904.

“Jamais será construído um avião grande”. Engenheiro da Boeing, depois do primeiro vôo do modelo 247, que tinha motor duplo e transportava 10 pessoas.

Outros temas

“Tudo que pode ser inventado já foi inventado”. Charles H. Duell, oficial do escritório de patentes dos Estados Unidos, em 1899

“Qualquer um familiarizado com o assunto vai reconhecer isso como um evidente fracasso”. Henry Morton, presidente do Instituto de Tecnologia Stevens, sobre a lâmpada elétrica de Thomas Edison, em 1880.

“Um foguete jamais será capaz de deixar a atmosfera da Terra”. Jornal New York Times, em 1936.

“A energia atômica deve ser tão boa como os explosivos de hoje, mas é improvável que produza algo muito mais perigoso”. Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, em 1939

“Não há a menor indicação de que a energia nuclear será obtida. Isso significaria que o átomo teria que ser rompido no futuro”. Albert Einstein, em 1932.

(Fonte: Redação Terra – www.terra.com.br – Tecnologia – Colaboração: Aleixina Andalécio)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 33, de 27/08/1987, publicou notícias sobre chegada de convites para a VII Feira Internacional de Informática, Projeto TS (Teste do SADS), Manual de Treinamento do SADS, dicas da Biblioteca, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

EXPANSÃO DA REDE TDI DO CECOM
Em breve, as chefias de divisão do CECOM, no 8o andar, terão seus micros ligados ao B6700. Isto faz parte de um serviço de expansão da Rede TDI, realizada pelo Setor de Suporte de Software em três etapas.
A primeira etapa, já concluída, foi a ligação dos dois micros COBRA-305 do Setor de Controle de Produção ao B6700, através de uma única linha TDI.
Esta nova versão da linha TDI será testada pelo Setor de Suporte de Software e, se funcionar corretamente, será implantada em todo o CECOM.
Com a liberação de uma linha TDI do Setor de Controle de Produção e da antiga caixa conversora TDI do SSS, serão ligados os micros da DGE e secretária, chefia da DTS e chefia da DAA.
A segunda etapa, que deverá ser concluída por estes dias, é a implantação de uma linha piloto TDI no Setor de Suporte de Software. Este piloto apresenta a inovação de ter os conversores TDI para micros espalhados em vários pontos de ligação diferentes. Seria como se existissem várias caixinhas conversoras TDI espalhadas pela área de trabalho.

AQUISIÇÃO DE CHIPS
O CECOM adquiriu CHIPS com a finalidade de expandir a memória dos SID-PCs para 512 Kbytes no total. Dessa forma, pode-se contar com uma capacidade maior de memória, o que permitirá rodar aplicativos mais sofisticados.
A ampliação dessas memórias será feita pelo Setor de Suporte de Hardware, de maneira ainda a ser definida pela DTS.
Para maior confiabilidade do serviço, o mesmo será executado no laboratório do SSH.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Yolanda Vieira de Castro, no dia 25; e Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, no dia 28. Os parabéns para os ex-ceconianos: Paulo Maia da Costa Ribeiro, no dia 23; Luciano de Errico e Carlos Alberto Barbosa França, no dia 24; prof. Nívio Ziviani, no dia 27; e Francimara Teixeira Garcia, no dia 29.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Nesta edição mais um lote de fotos da comemoração dos 30 anos de circulação de O Sistemático, ocorrida no dia 14 de junho de 2007. As fotos são de autoria de Bruno Santos.


A arrumação da festa com QQ, Rosa, Lelé e Pedro


Tatiana, Frota, Cristina, Marcus Vinicius e Adriana


Samuel, Natália e Daniel


Lelé, Tatiana, Cristina, Gilmar, Xina e Gustavo Campos