Sistemático: Edição 1352 – 13/09/2007


Notícias



UFMG SEDIA ENCONTRO DE REITORES

A UFMG será sede, de 16 a 19 de setembro, do Congresso Internacional de Reitores Latino-Americanos e Caribenhos, que reúne dirigentes de universidades do Brasil, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela e El Salvador, entre outros países.

O evento faz parte das comemorações dos 80 anos da UFMG e é promovido pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (IESALC), dirigido pela professora Ana Lúcia Gazzola, reitora da universidade no período de 2002 a 2006.

Segundo a ex-reitora, o Congresso abordará o compromisso social das universidades da América Latina e do Caribe e abrirá oportunidades para cooperação entre as instituições.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006616.shtml – 12/09/2007)

O CECOM está dando apoio para a realização do evento, com a participação de suas divisões nas seguintes atividades:

Divisão de Redes de Comunicação (DRC): transmissão de vídeo pela Internet e infra-estruturas de telefonia e rede sem fio para computadores;

Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC): infra-estrutura de rede local e configuração de microcomputadores

Divisão de Apoio Administrativo (DAA): liberação de celulares e transporte de equipamentos e mobiliário

Divisão de Controle do Processamento (DCP): empréstimo de mobiliário e equipamentos.

Todo esse trabalho se encontra sob a coordenação do prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI.

CECOM AUXILIA A FACE NA MUDANÇA PARA O CAMPUS

O CECOM e a FACE começaram a realizar reuniões para planejar a mudança da faculdade da sede na rua Curitiba para o Campus Pampulha. Com a participação também da equipe encarregada da obra, foram realizadas reuniões para tratar da mudança dos equipamentos de informática, migração da rede de dados e de assuntos relacionados à telefonia, incluindo-se a mudança prevista dos números de telefone da UFMG. Pretende-se, com estas reuniões, fazer com que o processo de mudança se dê com um mínimo de interferência nas atividades da escola e nos sistemas de comunicação (e-mail, voz e dados).

Para viabilizar a migração da rede de dados, a DRC vai tentar fazer com que a rede atualmente instalada na FACE possa ser programada, simultaneamente, no novo prédio do Campus Pampulha. Esta tentativa vai envolver uma reprogramação de todos os equipamentos do backbone da Rede UFMG, uma tarefa pioneira que deveria ser feita apenas, por exemplo, durante a implementação futura de uma rede wireless cobrindo todos os campi da UFMG em Belo Horizonte.

Na próxima semana uma nova reunião acontecerá, organizada pelo vice-diretor da FACE, Prof. Reynaldo Maia Muniz, com a intenção de disseminar entre a comunidade da faculdade o conhecimento sobre as atividades planejadas para a telefonia.

Pela DRC, estão responsáveis pelas atividades o diretor, Fernando Frota Machado de Morais (rede de dados) e o engenheiro Antônio Carlos Soares (rede de voz).

POP-MG TERÁ PARADA PROGRAMADA NO DIA 17

Dando continuidade às obras de infra-estrutura do POP-MG, foi programada para a próxima segunda-feira, dia 17, uma parada na conexão UFMG-POP.
No período de 23h às 2h, será feito um remanejamento dos equipamentos. A rede local do POP-MG será reconfigurada, o que poderá causar interrupções no acesso à Internet.

VESTIBULAR 2008 ENCERRA INSCRIÇÕES COM 66 MIL CANDIDATOS

As inscrições para o Vestibular 2008 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atingiram a marca de 66.052 candidatos. O prazo se encerrou no dia 10, revelando um aumento de inscrições com relação ao Vestibular 2007, que teve 62.911 candidatos. De acordo com a professora Vera Resende, coordenadora da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), em 2006 a UFMG registrou um total de 67.864 inscrições, o que mostra que a média de candidatos tem-se mantido regular.

O Vestibular 2008 oferece 4.684 vagas em 48 cursos. A taxa de inscrição foi de R$115 e, de acordo com a Copeve, até a tarde de quinta-feira, dia 6, havia 56.214 inscrições confirmadas e 14.573 formulários preenchidos pela internet aguardando confirmação. “O número final, que apontou 66.052 inscrições, pode ter alguma pequena alteração, uma vez que a informação partiu do relatório que recebemos dos bancos onde foram pagas as taxas de inscrição”, explica Vera Resende.

Novidade – O recorde de candidatos ocorreu no Vestibular 2002, quando 84.963 pessoas se inscreveram. Em 2003, o número fechou em 78.312 inscrições. No ano seguinte, houve uma queda, com 70.727 concorrentes ao Vestibular 2004. Já para o Vestibular 2005, houve 73.859 candidatos. O Vestibular 2006 teve 67.864 inscrições e o do ano passado, como já foi citado, teve 62.911.

A principal novidade do Vestibular 2008 da UFMG em relação aos anos anteriores é que a primeira etapa, que era realizada em dois dias, será apenas no domingo, 2 de dezembro. Os estudantes terão quatro horas e 30 minutos para responder 64 questões de biologia, física, geografia, história, língua estrangeira, língua portuguesa e literatura brasileira, matemática e química. A segunda etapa ocorrerá entre 7 e 11 de janeiro de 2008. Os candidatos aos cursos de artes visuais, teatro e música irão fazer, também, exames de aptidão específica.

As provas da primeira etapa serão realizadas em 14 cidades de Minas Gerais: Belo Horizonte, Araçuaí, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. Na segunda etapa, as provas serão apenas em Belo Horizonte e Montes Claros.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006605.shtml – 11/09/2007)


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Bacana mesmo é o espaço de memória, da experimentação e da comtemporaneidade, do museu das telecomunicações. Lá você assiste mais de 120 vídeos, produzidos em parceria com mais de 90 instituições. Vale a pena conferir o endereço http://www.oifuturo.org.br/museu/.

– Vai uma dica de como salvar vídeos do YouTube e gravar no PC, no iPod ou no celular. E tudo on line. Basta informar o endereço do vídeo e pronto. Deixa o resto com o site. Tem outras vantagens, como você poder capturar somente o som do vídeo em MP3. É tudo de graça. Não deixe de visitar os endereços http://vixy.net/ e http://vconvert.net/. (Site em Inglês)

– Artigo: WLANs são inseguras? Wireless LANs (WLANs) podem ser implementadas de forma segura atualmente? Quais são exatamente as deficiências no padrão atual e os mecanismos de segurança existentes? Como a questão da segurança em WLANs está sendo tratada nos órgãos de padronização e que novos mecanismos estão sendo propostos? Estas são as questões que iremos abordar ao longo deste artigo, primeiramente por meio da descrição de detalhes técnicos e apresentação, ao final, de algumas recomendações para reduzir o risco de acesso à rede por usuários não autorizados. Veja mais em http://www.ciscoredacaovirtual.com/redacao/default.asp.

– O site da Bibilothéque Nationale de France mostra uma coleção de ilustrações, criadas por Villemard em 1910, em que ele imagina como seria o mundo no ano 2000. O quadro Automobiles de Guerre acertou de cheio. Veja em http://expositions.bnf.fr/utopie/feuill/index.htm. (Site em Francês)

– Um novo guia de entretenimento noturno e gastronomia na Internet, que será lançado oficialmente no dia 25, vai usar o Google Maps e a idéia é que os próprios usuários de São Paulo e Campinas alimentem o site com informações e que formem comunidades. Vá até o endereço http://www.vcvai.com/.

– Divertido navegador experimental para o Flickr e que o navegante se guia nas imagens por alguns critérios: Tema, cor e luminosidade. Apesar dos poucos temas, mas para quem procura uma foto com uma cor predominante em especial, ele é legal. Visite o endereço http://www.krazydad.com/colrpickr/. (Site em Inglês)

– Video Games Live™ é um concerto imersivo que toca as músicas dos mais populares videogames de todos os tempos. Uma das melhores orquestras do Brasil, a Orquestra Petrobrás Sinfônica, e um coral estão lá numa apresentação com vídeos exclusivos e arranjos musicais em sincronicidade com a luz, cosplayers, percursionistas eletrônicos, ação ao vivo e segmentos interativos que criam uma experiência única e explosiva. Veja em http://www.videogameslive.com.br/.

JÁ PENSOU QUE O SEU TECLADO PODE ESTAR INFECTADO?

O Boletim Hardplus, de 12/09/2007, publicou o artigo “Já pensou que o seu teclado pode estar infectado?”, transcrito abaixo. A colaboração é de Aleixina Maria Lopes Andalécio.

Já pensou que o seu teclado pode estar infectado? Mas não estou falando daqueles vírus virtuais que corrompem BIOS, arquivos, alteram o funcionamento do sistema operacional e etc. Estou me referindo àqueles microorganismos que provocam doenças em nosso corpo.
Uma recente pesquisa feita em um hospital carioca constatou que mais de 90% dos 50 computadores estavam com uma concentração muito elevada de vírus e bactérias nos teclados. Entre os micróbios encontrados, estavam duas bactérias: a Staphylococcus, que costuma estar envolvida em reações inflamatórias, e a Enterococcus, que provoca infecções e em geral faz do intestino humano seu hábitat.

Nestes computadores investigados, os pesquisadores encontraram até 1.192 bactérias por centímetro quadrado, muito mais do que em uma cédula de dinheiro. O aceitável para qualquer superfície é, no máximo, 100 microorganismos no mesmo espaço. Além disso, em alguns casos havia 1.072 fungos por centímetro quadrado, quando são aceitáveis apenas 56.

Além das bactérias e dos fungos, alguns vírus podem ser encontrados no teclado, por isso, evite espirrar ou tossir diante do computador ou utilizar os computadores de Lan Houses, principalmente se você estiver gripado ou com outra doença infecciosa, pois o outro usuário que utilizar este computador nas próximas 48 horas, pode se infectar.

Geralmente, os vírus sobrevivem sem alimento por dois dias, mas se encontrarem comida, são capazes de se multiplicar com muita velocidade. Então, nada de fazer um lanche diante do computador. Migalhas do seu lanche vão favorecer a proliferação dos micróbios que se abrigam no seu teclado e, então, você e todos os usuários do seu computador poderão contrair alguma doença transmitida por vírus ou bactérias.

Pesquisas anteriores constataram que o computador é o segundo objeto mais contaminado atualmente, perdendo apenas para os carrinhos de supermercados. Em terceiro lugar ficou para aqueles apoios de bancos dos ônibus coletivos e em quarto lugar o telefone celular.
Por isso, é importante seguir alguns procedimentos:

1. Não coma enquanto digita;

2. Lave as mãos antes e depois da utilização do teclado e do mouse;

3. Não espirre ou tussa sobre o computador;

4. Ao digitar, evite pôr as mãos na boca, ouvidos ou no nariz;

5. Cubra o teclado com uma capa plástica;

6. Uma vez por mês, sacuda o teclado de cabeça para baixo;

7. Semanalmente, limpe todo o computador com álcool isopropílico.

Uma limpeza mais profunda pode ser feita no teclado do computador. Basta tirar uma foto do teclado, retirar todas as teclas e lavá-las com água e sabão. Em seguida, recoloque todas as teclas orientando-se pela foto que você tirou antes.

Já o notebook, você deve retirar o teclado, dar uma boa soprada com um secador de cabelo, limpar as teclas com pano úmido e recolocar o teclado no local.

Atenção: A limpeza avançadada dos teclados, principalmente do notebook deve ser feita por um profissional capacitado, pois trata-se de um produto muito mais delicado e de difícil reposição.

PRÓ-REITORIA DE RH SORTEIA BOLSAS DE ENSINO SUPERIOR PARA SERVIDORES

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG divulgou ontem, dia 12, a lista dos servidores da UFMG e estudantes de universidades particulares contemplados por sorteio para receber auxílio do Programa Bolsa Ensino Superior.

Os integrantes da lista devem comparecer ao Depto. de Recursos Humanos, na Unidade Administrativa III, campus Pampulha, até 28 de setembro, para entrega de documentação e assinatura do termo de compromisso. O prazo vale também para aqueles que já participam do Programa e precisam renovar a bolsa.

Os servidores contemplados pelo Programa de Bolsa Pré-Vestibular em julho deste ano, por sua vez, devem procurar o DRH até o dia 21 de setembro, para entregar documentos e firmar o compromisso. A Bolsa Pré-Vestibular é de até R$ 130 e tem com objetivo auxiliar no custeio de cursinhos preparatórios, e inclui outra parcela, também de até R$130, para o pagamento da inscrição no concurso.

A Bolsa Ensino Superior é de R$ 120 mensais. Os servidores que estudam em instituições públicas podem receber automaticamente o benefício, de acordo com as regras do Programa.

A lista dos sorteados está no site da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (www.ufmg. br/prorh).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006613.shtml – 12/09/2007)

BIBLIOTECAS DA UFMG VOLTAM A FUNCIONAR

As bibliotecas da UFMG retomaram, nesta segunda-feira, dia 10, o funcionamento normal. Elas estavam fechadas por causa da greve dos servidores técnicos e administrativos da universidade, iniciada em 28 de maio e encerrada na semana passada.

Os livros que deveriam ter sido devolvidos nesse período tiveram o prazo de entrega estendido até a próxima segunda-feira, 17 de setembro, sem cobrança de multa. A partir do dia 18, as multas por atraso voltarão a ser cobradas.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006595.shtml – 10/09/2007)

CAMPANHA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 36, de 24/09/1987, publicou notícias sobre os trabalhos da Subcomissão de enquadramento do CECOM, realização do treinamento CP/M – WS, III Olimpíada da Sucesu-MG, chamada de trabalhos do XXI Congresso Nacional de Informática, dicas da Biblioteca, entre outros. As notícias que se destacaram foram:

GRUPO TS
O grupo TS (Teste do SADS), formado por por funcionários da DDS e DTS, que iniciou suas atividades há três semanas, está encarregado de realizar testes no software SADS (Sistema de Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas).
A estratégia adotada compreende o desenvolvimento de um sistema protótipo, o CDP (Sistema de Cadastro de Pessoal), que deverá operar “on-line”, utilizando o DMS II da Burroughs, não estando prevista sua implantação.
As atividades desenvolvidaas até o momento compreendem o levantamento e cadastramento no SADS das entidades e atributos do sistema, além do projeto das telas. Não foi realizada uma análise de dados, sendo o novo sistema baseado no sistema atual.
De acordo com o cronograma elaborado pelos membros da equipe, o trabalho encontra-se ligeiramente atrasado. Isto se deve principalmente a problemas, tais como: perda de discos, estruturas do banco e parte do SADS; paradas e desempenho inferior do B6700, que está com tempo de resposta alto.
A próxima etapa do projeto compreenderá a validação do modelo, cadastramento e geração das tabelas, geração das estruturas de banco de dados e dos programas de manutenção das entidades.

REUTILIZAÇÃO DE FORMULÁRIO
O SCF comunica aos funcionários do CECOM que, a partir desta semana, a rotina para solicitação ou entrega de formulários contínuos já utilizados, o popular “rascunho”, será feita da seguinte forma: para entrega de formulários confidenciais para destruição, entrega de formulários a serem reutilizados nas impressoras e micros, ou ainda, as solicitações de formulário para reutilização, o o funcionário interessado deve procurar diretamente o Sr. José Arcênio da Silva, na sala do almoxarifado no 8o andar ou pelo PAX 179.



Eventos



FESTA SETEMBRINA

Vem aí a Festa Setembrina do CECOM, em substituição à tradicional Festa Julina, que não foi realizada este ano!

A data ainda está sendo discutida, mas uma coisa já está acertada: serão rodadas de pizzas de vários sabores, sob a supervisão do pizzaiolo Paulo Sérgio Brandi, ex-estagiário do CECOM e irmão da Regininha.

Uma lista de adesão será passada no início da próxima semana e os funcionários que quiserem participar devem confirmar a presença.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gustavo Campos Ferreira Guimarães, no dia 20. Os parabéns para os ex-ceconianos: Aldemar Lopes de Souza, Arnaldo José de Oliveira e Diego Amadeu Duarte de Morais Santana, hoje, dia 13; Haroldo Cançado Rolfs, no dia 17; Luiz Henrique Loureiro dos Santos, Carla Oliveira Bechelane, Ricardo Yokoyama e Clênio Figueiredo Salviano, no dia 18; Ênio Fernando Vilela e André Luís Cioffi, no dia 19; e Edésio Costa e Silva e Maria do Carmo Viegas, no dia 20.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Homenageando os 80 anos da UFMG, O Sistemático publica mais fotos, de autoria de Renato Machado Righi, do Campus Pampulha na década de 70.


A construção do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e, ao fundo, à esquerda, o prédio da Reitoria.


O prédio da Reitoria parecia que reinava sozinho no Campus.


Vista da Reitoria de como era a Av. Mendes Pimentel. Ao fundo, o Centro Pedagógico.