Sistemático: Edição 1353 – 20/09/2007


Notícias



UFMG MANTÉM PERFIL DE ECONOMIA NOS SERVIÇOS DE TELEFONIA PARA OS PRÓXIMOS ANOS

Ao longo dos últimos quatro anos o CECOM realizou um processo de reorganização da contratação dos serviços de telefonia. Essa reorganização se apoiou em mudanças nos procedimentos administrativos e técnicos.

As mudanças nas regras de contratação dos serviços, especificamente com a utilização da modalidade de pregão, a utilização de novas alternativas tecnológicas, o investimento na infra-estrutura instalada e o oferecimento de novos serviços pelos fornecedores de telecomunicações, permitiram que o perfil atual, com a contratação de serviços de telefonia, alcançasse um nível de redução de gastos que gera uma economia em torno de R$2milhões por ano, ao serem comparados os custos atuais com os anteriores a 2004.

Nos últimos meses o CECOM deu novos passos na consolidação das economias obtidas, mantendo a qualidade atual dos serviços e garantindo a obtenção de novos ganhos. Dessa forma, foram renovados contratos com a Telemar, Embratel, Telemig Celular e Damovo garantindo:

– ligações locais para telefonia fixa, nos Campi (Pampulha, Saúde e Montes Claros), até 2010, no mesmo padrão de custo contratado em 2005. Extensão desse serviço, também nos mesmos padrões de custo, ao MHNJB, tão logo esteja encerrada a obra de reforma de suas instalações telefônicas;
– ligações locais para telefonia celular, nos Campi, até 2009, no mesmo padrão de custo contratado em 2005;
– isenção da assinatura dos troncos para telefonia fixa, nas unidades da Engenharia, no centro, e FACE, conforme ganho já obtido desde 2005 para os Campi;
– serviço de manutenção das centrais telefônicas no mesmo patamar de custo de 2001, apesar da planta de ramais ter crescido em 20% desde essa data, saindo de 5.097, para 6.071, em agosto de 2007.

Para viabilizar esse processo foi primordial a atuação das equipes da DAA, Divisão de Apoio Administrativo, e da DRC, Divisão de Redes de Comunicação, seguindo o planejamento montado pela Diretoria do CECOM. Outro ponto a ser destacado foi o envolvimento da equipe da Procuradoria Jurídica no suporte legal aos processos propostos.

Mas esse processo não vai parar por aí. Muitas novidades estão prometidas para os próximos meses. A primeira delas será divulgada em breve, em campanha organizada em conjunto com o Cedecom, a partir de 1º de outubro. É aguardar para ver!

CONGRESSO INTERNACIONAL DE REITORES NA UFMG UTILIZOU SERVIÇO CONFERÊNCIA WEB DA RNP

Foi encerrado ontem, dia 19, no Auditório da Reitoria, o Congresso Internacional de Reitores Latino-Americanos e Caribenhos, resultado de uma parceria entre o IESALC – Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe, órgão da Unesco, a UFMG e o MEC. O congresso teve início no domingo, dia 16, no Campus Pampulha.

Os interessados puderam participar do evento através da Internet, no endereço http://webconf.rnp.br/ciralc. A transmissão foi feita utilizando o serviço de Conferência WEB da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os participantes receberam sinais de áudio e vídeo, em tempo real, das palestras e debates realizados no auditório da reitoria e puderam participar fazendo perguntas para os componentes da mesa.

O serviço de Conferência WEB encontra-se em fase experimental e sua estréia para usuários externos à RNP ocorreu no Congresso de Reitores na UFMG. Esse serviço permite que pessoas participem de reuniões, palestras e eventos, mesmo que em localidades distintas. A RNP implementou esse serviço de Conferência WEB para a comunidade acadêmica brasileira, com o objetivo de estimular, cada vez mais, a educação a distância, o trabalho colaborativo entre os pesquisadores nacionais e também facilitar a participação dos brasileiros em projetos internacionais. Outra vantagem da Conferência WEB é o auxílio na redução de custos com passagens aéreas, hospedagem e tempo para realização de reuniões.

O serviço de Conferência WEB pode ser acessado através do browser de qualquer computador conectado à Internet.

Durante o Congresso de Reitores na UFMG, o trabalho de coordenação da sala da conferência ficou a cargo de Camila Marani Souza Abreu e Carolina de Almeida Fagundes Vieira, estagiárias do Hekp-Desk do Diário de Classe e Matrícula da UFMG, e Adyr Rodrigues Nascimento, da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM. Através de O Sistemático, o Prof. Paulo Fernando Seixas, diretor de TI, agradece ao Prof. Márcio Bunte, diretor do LCC, Marcílio Lana, do Cedecom, e Mário Lúcio Quinaud Pedron, da TV UFMG, pela colaboração na organização e implantação do serviço.


Camila Abreu

POP-MG FAZ PARADA PROGRAMADA NO SÁBADO

Continuando com as obras de infra-estrutura do POP-MG, no proximo sábado, dia 22 de setembro, das 06h às 08h, será feito um remanejamento de equipamentos. Nesse periodo, o roteador de backbone do POP-MG será reconfigurado, o que deverá causar interrupção do acesso à Internet.

 

SAÍDA DO CECOM

A recepcionista do CECOM, Marília Pereira Martins, pediu demissão do CECOM ontem, dia 19/09.

Antes de ser contratada como recepcionista, Marília pertenceu ao quadro do CECOM, através do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, no período de dezembro de 2000 a junho de 2002. Em agosto de 2004, ela foi contratada como recepcionista do 8o andar, trabalhando no período da manhã.

Em sua despedida, Marília enviou e-mail para todos do CECOM, dizendo em um trecho:

“Hoje está sendo o meu último dia aqui no CECOM. E com muita alegria venho dar essa notícia, pois, aqui grandes amizades foram construídas, amizades estas que levarei com muito carinho neste novo caminho a trilhar… Lembro, quando entrei aqui pela primeira vez, com 16 anos, uma menininha, saí, voltei…E hoje saio outra vez e com minha “malinha” muito farta de grandes aprendizados.. Foi aqui o meu primeiro emprego, a primeira porta aberta de muitas que ainda virão. Aprendi muitas coisas boas, já que, encontrei um lugar com tantas pessoas dispostas a ajudar, com relacionamentos fácil, com tratamento carinhoso e de tanto afeto. Grata a tudo isso, espero ter contribuído em minhas atividades aqui. Eu só tenho a agradecer a todos pela experiência, e pela convivência durante todo esse período!”…


Marília Martins

 

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM está contando com um novo estagiário, desde o dia 17. Trata-se do aluno Assahaf Geçary Lescano de Oliveira, do curso de Ciência da Computação.
Assahaf está lotado na Divisão e Atendimento e Consultoria (DAC), onde iniciou atividades de atendimento a usuário

  

                
Assahaf Geçary

                   


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Uma boa dica para cuidar da pele para evitar os sinais da idade é o endereço http://www.conteudo.natura.net/editoria/mulher. Cuide da sua pele.

– Veja esculturas muito doidas criadas com o jornal New York Times, por um artista em New York: http://myhumancomputer.blogspot.com/2007/09/gloamer-escapes-for-some-attention.html. (Site em Inglês)

– Dia 19 de setembro de 2007 o Emoticon, aqueles sinais usados nos chat, completa 25 anos de vida. Tudo começou em 1982 com Scott Fahlman, professor de Computação na Carnegie Mellon, nos EUA, em discussões nas BBS que frequentava. Saiba mais em http://www.cs.cmu.edu/smiley. (Site em Inglês)

– Tudo indica que o cerco está apertando para o lado da Microsoft. A IBM divulgou no final desta segunda-feira, dia 17/09, que vai começar a oferecer gratuitamente software para edição de textos e aplicativos para escritório. Tudo isso é para desafiar o domínio do Office, da Microsoft. Sendo assim, a IBM vai oferecer programas de texto, planilha eletrônica e apresentação por meio de um pacote chamado Lotus Symphony. Para fazer download, é necessário o registro no site. O endereço é http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/home.jspa. (Site em Inglês)

– A Microsoft colocar no ar um tradutor de textos on line de Português para Inglês, Inglês/Português e outros idiomas. Veja em http://translator.live.com/Default.aspx.

– Vídeos e mais vídeos. Assim é o site Weshow (http://www.weshow.com/us/index.action). Músicas, comédias, dança, filmes, artes, celebridades, ciências etc.

– Fantástico! O site http://www.jonathanyuen.com/main.html é um exemplo da criação visual na web. Aponte seu navegador e clique na bolinha vermelha com sinal de adição no centro.

Voilà! O maior site de pesquisa francês. Bem organização e com uma interface muito agradável para navegação. Ele é ideal para pesquisa com temas no idioma Francês, além de notícias, guia de tv, horóscopo etc. Veja em http://www.voila.fr.

– Fique de olho nas tarifas bancárias e saiba o que você pode fazer para proteger o seu dinheiro de tantas tarifas cobradas em uma transação bancária. Saiba mais no endereço http://200.213.193.136/star/.

– Dica do Ronaldo (DAS): Um site interessante e muito útil é o hsw.uol.com.br – how stuff works (como as coisas funcionam). Como o próprio site diz: “é legal saber”. Quem não se lembra da antiga revista “Como Funciona”? Pois é, agora temos tudo concentrado em um único lugar com toda a tecnologia de pesquisa atual e podemos saber, por exemplo, “como funciona o Cirque du Soleil” , “como dirigir com economia” ou até mesmo “como funciona um computador zumbi”. Muito bom para pesquisas escolares e aprendizado em geral!


LÍNGUAS QUE USAM INTERNET SERÃO DIFERENTES

O artigo “Em 50 anos todas as línguas que usam a Internet serão diferentes”, de Wilson Gorj, foi divulgado no Cinforme – para a comunidade acadêmica de Ciência da Informação, no endereço http://omuroeoutraspgs.blogspot.com/2007/07/wilson-gorj-escritor-e-est-no-google.html. A colaboração é de Aleixina Andalécio.

O acordo da língua portuguesa traz a pauta, com reportagem na Revista Veja desta semana, sobre o que seria escrever correto. Certo é que não haverá acordo, regras e tratados se o povo que escreve publicitando suas idéias não os seguir e adotar uma escritura em uma sua forma convencionada. Para existir comunicação tanto emissor quanto receptor devem estar, psicologicamente em contato e de acordo com código comum entre eles.

O Dr. Bankor David Crystal, do País de Gales, na Inglaterra, é uma das maiores autoridades vivas em linguagem e diz que: “ Em 50 anos todas as línguas que usam a Internet serão diferentes. Está surgindo o Netspeak uma comunicação mediada pelo computador”.

Escrever para a WEB está mudando as condições da linguagem falada e cedo influencirá à escrita formal. As pessoas lêem diferente na tela do computador; a escrita é uma ação orientada , a escritura da web se aproxima das condições orais da linguagem.

O autor da web Gerry McGovern tem 10 regras para escrever de forma efetiva na web:

1. Conheça o usúario.
2. Enuncie certo para a pessoa certa.
3. Mantenha o contéudo em pequenos blocos e simples.
Sentenças: 15-20 palavras
Parágrafos: 40-70 palavras
Documentos: 500 palavras
4. Escreva conteúdos ativos que levem ou mostrem uma solução.
5. Coloque sempre o conteúdo em seu contexto.
6. Escreva aquilo que o usuário está buscando: planeje sua palavras chaves.
7. Escreva chamadas (cabeçalhos) apropriados, nunca maiores que 8 linhas e inclua neles as idéias contidas nas palavras chaves.
8. Escreva resumos informativos pontuais e de no máximo 50 palavras.
9. Escreva pensando em ter metadados precisos.
10. Edite. Edite. Edite

Fato é que, independente das regras e tratados da lingua, o Netspeak já se reflete na literatura que se quer formal. O escritor Wilson Gorj lançou seu livro em 2007 chamado “Sem Contos Longos”, Ed.Aparecida/2007/SP.

Abaixo, alguns das dezenas de minicontos constantes do seu livro:
– Passou a vida inteira correndo atrás do Futuro, sem perceber que assim atropelava o Presente.

– Melhor o suicídio. Con-corda? Concordou e enforcou-se.
– Corria como um louco! Atrás de si deixava dez anos de hospício.
– Épico etílico: tomou um porre homérico e acordou com uma enxaqueca dantesca.
– Era um sujeito indefinido. Quem? Alguém.
– Malcriado! surdo é seu pai. Eu disse o senhor quer suco, vovô, berrou o neto.
– Gastou todo o seu tempo para conseguir dinheiro e quando quis gastá-lo não tinha mais tempo.
– O motel ficava ao lado da igreja evangélica e os gritos de orgasmo confundiam-se com os de aleluia.
– Entre ostras, peixes, lagostas e moluscos o polvo elegeu quem mais se parecia com ele: lula.
– A polícia o batizou de Robin Hood dos cemitérios: roubava flores dos mortos para dá-las aos vivos.
– De um camelô comprou um filme de sacanagem. Tremenda sacanagem: o DVD era virgem.
– Entregou-se ao mar de corpo e alma. Só foi aceito pela metade: o mar devolveu o corpo à praia.
– Dando literalmente um belo salto mortal, caiu na piscina vazia.

"PRIMAVERA NO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E JARDIM BOTÂNICO DA UFMG"

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, que passou a integrar o Sistema Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura há uma semana, será palco de atividades especiais no sábado, dia 22, e domingo, 23 de setembro. A chegada da nova estação motivou a criação do programa Primavera no Museu, com abertura oficial marcada para as 9h30 de sábado.

A incorporação do Museu de História Natural da UFMG ao Sistema Brasileiro de Museus foi anunciada no dia 13, durante reunião do comitê gestor do órgão, em Brasília. Criado em 2004, o Sistema Brasileiro de Museus tem como objetivo integrar as políticas públicas para o setor. A rede conta com cerca de 70 instituições e outras 180 formalizaram pedido para integrá-lo. …

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006632.shtml – 18/09/2007)

ÁLBUM DE FIGURINHAS DOS 80 ANOS ESTÁ NAS LIVRARIAS UFMG

A história da Universidade – ou uma das histórias possíveis da instituição -, contada de maneira inusitada pelo Álbum Comemorativo dos 80 Anos da UFMG, está disponível nas livrarias da Editora UFMG. O volume de 64 páginas, acompanhado de um pacote de 230 figurinhas com legendas informativas, pode ser adquirido nas livrarias pelo preço promocional de R$ 15.

A idéia da publicação é oferecer ao colecionador a oportunidade de montar a história da UFMG da forma e na ordem que preferir, conhecendo, ao organizar as figurinhas, os momentos marcantes da história da Universidade. “É uma forma saborosa de conhecer essa história e, para quem viveu parte dela, é uma deliciosa viagem no tempo”, descreve a vice-diretora da Editora UFMG, Silvana Coser.

O livro ilustrado é dividido em nove “constelações de fragmentos”, sem preocupação com a história cronológica nem com a recuperação detalhada do passado institucional. O álbum é criação conjunta do Centro de Memória e Patrimônio Histórico, Projeto República e Centro de Comunicação (Cedecom).

O Álbum Comemorativo dos 80 Anos da UFMG – que teve tiragem de 3 mil exemplares, dos quais 1.800 estão à venda – pode ser adquirido também no site da Editora UFMG e seu preço normal é R$ 20.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006628.shtml – 13/09/ 2007)



Há 20 anos…

O Sistemático, Ano XI, no 37, de 01/10/1987, publicou notícias sobre subcomissão de enquadramento do CECOM, curso CP/M – WS, expansão do equipamento da Divisão de Núcleos Computacionais, curso de Português, saída do bolsista Reuber Luiz Neves Koury, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CECOM RECEBE A-10
O Centro de Computação recebeu, esta semana, o computador de grande porte A-10 e 4 unidades de fita. O novo equipamento tem 24 MB de memória, equivalente a quase 8 vezes a capacidade do Sistema Burroughs 6700, 4 unidades de fita, 2 impressoras de 1400 linhas e 3 unidades de disco de 400 MB cada.
Para a instalação do A-10, o CECOM está aguardando as reformas necessárias nas instalações físicas do subsolo, solicitadas pela Unisys. As reformas serão feitas na parte elétrica e no ar condicionado. Também serão encerrados os serviços da sub-estação da Reitoria, que vai alimentar o novo computador. A previsão de término é de 30 dias e, espera-se que, no final de outubro, o A-10 já esteja instalado.



Eventos



FESTA SETEMBRINA

A Festa Setembrina do CECOM será realizada amanhã, dia 21 de setembro, a partir das 17h, no Espaço de Convivência do 8o andar.

Os funcionários se manifestaram positivamente com a comemoração, chegando a 90% o número de participantes.

Durante o evento, serão servidas pizzas feitas pelo pizzaiolo Paulinho Brandi, ex-estagiário do CECOM e irmão de Regina Brandi.

Agora, é esperar pela festa e que tudo corra muito bem como todos esperam. Boas pizzas para todos!

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gustavo Campos Ferreira Guimarães, hoje, dia 20. Os parabéns para os ex-ceconianos: Edésio Costa e Silva e Maria do Carmo Viegas, no dia 20; Heloísa Helena Pimenta e Marlene de Almeida Marques, no dia 21; Janer Olinto de Andrade, no dia 26; e Antônio Carlos Souza Lima Júnior, no dia 27.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos de autoria de Renato Righi, em homenagem aos 80 anos da UFMG.


O que se via de uma janela do 6o andar da Reitoria: a Av. Mendes Pimental, o Icex (hoje PCA), o Coltec e lá no fundo o Colégio Militar.


Quem se lembra do viveiro de beija-flores da Reitoria? Ficava no canteiro, em frente ao local antes ocupado pelo DRCA.