Sistemático: Edição 1355 – 04/10/2007


Notícias



"OS NÚMEROS VÃO MUDAR" E FALTAM 40 DIAS PARA QUE ISSO OCORRA

Começa esta semana a campanha “Os números vão mudar”, criada pela equipe do Cedecom e que pretende informar a toda a comunidade universitária sobre as mudanças que ocorrerão no sistema de telefonia. Foram distribuídos pelas unidades cartazes e banners informativos. Os totens distribuídos pelos campi também já indicam a mudança que passará vigorar a partir de 15 de novembro próximo. O site com as informações pertinentes já está no ar e pode ser acessado em http://www.ufmg.br/novostelefones. Chamadas já estão sendo feitas pela rádio 104,5 FM UFMG Educativa. Em cada unidade e órgão começam as atividades, em apoio ao CECOM, de divulgação das informações às pessoas da comunidade interna e externa.

A maior parte das dúvidas que tem chegado ao CECOM dizem respeito a mudanças dos números de ramais. Curiosas quanto à mudança dos prefixos para o novo número unificado, o 3409, algumas pessoas querem se certificar que manterão os mesmos números de ramais.

A equipe do CECOM esclarece, nesses casos, que apenas os ramais internos de quatro unidades serão ajustados. Arquitetura, Direito e Conservatório passarão a ter seus ramais internos iniciados pelo dígito 8, ou seja, o número 3217-4600 mudará para 3409-8600. Já na FACE, os números passarão a começar com o dígito 7, ou seja, o número 3279-9084 mudará para 3409-7084.

As vantagens obtidas pela Universidade nesse processo de mudança são o que mais tem chamado a atenção das pessoas da comunidade. Será possível:
– integrar o sistema de telefonia dos Campi e das unidades do centro de Belo Horizonte;
– ampliar a quantidade de ramais disponíveis;
– manter as baixas tarifas para os Campi até 2010;
– reduzir drasticamente os gastos com telefonia da Arquitetura, Direito, Conservatório e MHNJB, equiparando-os aos já obtidos para os Campi;
– reduzir os gastos da Engenharia (centro) e FACE e preparar a mudança de ambas para o Campus Pampulha;
– ligar gratuitamente de ramal para ramal cobrindo os dois Campi, Arquitetura, Direito e Conservatório.

Com relação a essa última vantagem, tem surgido uma dúvida: por que Engenharia (centro) e FACE não usufruirão a ligação gratuita, ramal a ramal, quando ligarem para outras unidades? A resposta é que, pela proximidade da mudança das duas, para o Campus Pampulha, o investimento de recursos para viabilizar essa vantagem não era economicamente compensador. Dessa forma, enquanto não vierem para a Pampulha, essas unidades terão que ligar o número completo das demais, discando os oito números.

A equipe do CECOM reforça a importância da participação de todos na disseminação dessas informações e agradece pela colaboração, lembrando que, em caso de dúvidas, estão à disposição o e-mail telefone@cecom.ufmg.br e o telefone 3409.5000.

TEM INÍCIO TREINAMENTO PARA USO DA NOVA INTRANET

O CECOM promoveu, no último dia 03, treinamento para uso da nova Intranet Administrativa, que será implantada a partir deste mês. A nova Intranet foi desenvolvida utilizando a plataforma Plone/Zope, uma das mais usadas para gerenciamento de conteúdo de páginas web. Inicialmente, ela será liberada para o CECOM e a SODS, que são os órgãos que efetivamente usavam a versão anterior. Posteriormente, ela será divulgada para os demais órgãos da Administração Central.

Participaram do treinamento: Alfredo Ventura dos Anjos, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gabriel Pinheiro Dutra, Helvécio Cossenzo Pinto, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Maria José Cortezzi, do CECOM; Adalberto Hott Raminho e Geraldo Henrique Costa, da SODS. O instrutor foi Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).

Como as inscrições ultrapassaram o número de vagas, novo treinamento será realizado no próximo dia 10, no horário de 14h às 17h, na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.


Alfredo, Geraldo, Leão, Lelé, Eugênio, Carlos Alfeu e Adalberto.

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Desde o mês de agosto/2006, o CECOM começou a divulgar as estatísticas de uso do serviço de proxy HTTP da UFMG, que permite o acesso, de fora da Rede UFMG, a sites não públicos, como é o caso dos apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.cecom. ufmg.br, ou diretamente no endereço proxy.

Até o dia 30 de setembro/2007, foram registrados 3.096 usuários diferentes acessando o sistema, desde que ele foi implantado no início de abril/2006.

O gráfico abaixo, com o total de registros mensais de acesso, mostra como o serviço tem sido atraente para a comunidade acadêmica.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

Os estagiários Sílvio Leonardo Teixeira de Souza Cruz e Bruno Vieira dos Santos pediram demissão do quadro do CECOM no final do mês de setembro.

Sílvio Souza Cruz entrou para o CECOM em agosto de 2006, lotado na Divisão de Redes de Comunicação (DRC), onde permaneceu até a sua saída.

Buno Santos entrou para o CECOM em setembro de 2006, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde atuou junto à Redação de O Sistemático e na manutenção do site do CECOM.


Sílvio Souza Cruz


Bruno Santos

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

Com a saída de Bruno Vieira dos Santos, o CECOM admitiu, no dia 1o de outubro/07, o estagiário Gabriel Pinheiro Dutra, do curso de Comunicação Social.

Gabriel está lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde vai atuar como Webdesign, responsável pela página do CECOM, e junto à redação de O Sistemático.


Gabriel Pinheiro


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Quem tem mais de 60 anos ou é aposentado ou pensionista, tem mais Brasil para conhecer! A chance de viajar barato para os melhores destinos do país é agora e começa aqui! Escolha a viagem que você quer realizar. Faça isso em http://ww1.vaibrasil. com.br/pacotes_melhor_idade_destinos.asp.

– Na França já é possível pedir o divórcio com apenas um clique. A idéia é agilizar o processo judicial de casais que desejam se separar sem os serviços de mediadores e psicólogos. Se essa moda pega no Brasil… Veja no endereço http://www.divorce.fr/. (Site em Francês)

– Outro buscador eficiente e bom para encontrar notícias é o Hakia. Vá até http://hakia.com/.

– Você quer saber como eram as versões dos primeiros sites? Como era a primeira versão ou mesmo se ele trocou de nome? Descubra em http://www.archive.org/index.php. (Site em Inglês)

– MetaReciclagem é uma rede auto-organizada que propõe a desconstrução da tecnologia para a transformação social. Saiba mais em http://metareciclagem.org/drupal/.

– Quer saber em que data é comemorado o dia da criança pelo mundo? Visite o endereço:
http://recreionline.abril.cuol.com.br/fique_dentro/conhecimento/datas/conteudo_49678.
shtml?/vc_sabia/vocesabia_49679.shtml.

– O Tribunal de Justiça de Minas Gerais está vivendo a era da modernização e da informatização”. Assim, o presidente do TJMG, desembargador Orlando Adão Carvalho, destacou a importância da transmissão pela internet da Sessão da Corte Superior no dia 26 de setembro. Veja em http://www.tjmg.gov.br/anexos/nt/noticia.jsp?codigoNoticia=8948.

– Na eventualidade de necessitar de saber os prefixos de números de telefone de outros países, este link, ainda que sóbrio, pode ser útil. Oferece alguma informação adicional, como o número de algarismos que constituem os números de telefone de cada país, para além dos prefixos que identificam as respectivas redes em vigor. Vá até http://www.kropla.com/dialcode.htm.


UFMG PROMOVE SEMANA DE CONHECMENO E CULTURA

A UFMG abriu, no dia 1º de outubro, a Semana de Conhecimento e Cultura, evento voltado para a divulgação de trabalhos da comunidade acadêmica para a sociedade. Na solenidade de abertura, estiveram presentes os professores Ronaldo Tadêu Pena, Reitor da UFMG, Carlos Alberto Pereira Tavares, Pró-Reitor de Pesquisa, Ângela Imaculada Dalben, Pró-Reitora de Extensão e a Carmela Polito Braga, Pró-Reitora Adjunta de Graduação.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão, Ângela Dalben, a semana é importante para a Extensão porque mostra como a UFMG articula os três âmbitos da vida acadêmica: Ensino, Pesquisa e Extensão. A Semana do Conhecimento visa divulgar as atividades dessas três áreas do conhecimento.

Para o professor Carlos Alberto, Pró-Reitor de Pesquisa, o evento, que integra as três Pró-Reitorias (Pesquisa, Extensão e Graduação), esse ano conta com uma novidade. A utilização de um novo sistema de computação, desenvolvido com o acompanhamento e coordenação da Diretoria de Tecnologia da Informação (ATI), do Centro de Computação e do Laboratório de Ciência da Computação (LCC). O sistema em questão permitirá também a criação de serviços complementares e uma base de dados de consulta para todos os eventos similares organizados pela Universidade.

A Semana do Conhecimento e Cultura conta com a apresentação de 2.000 trabalhos das três áreas, sendo a maior parte ligada ao setor da Pesquisa. Na quinta-feira, dia 4, acontecerá uma exibição de 8% dos trabalhos de todas as áreas no hall da Reitoria e, na sexta-feira, dia 05, os melhores trabalhos serão premiados.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006759.shtml – 01/10/2007)

HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão deste ano começa à 0h do dia 14 de outubro, próximo domingo. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O horário de verão irá até a meia-noite do dia 16 de fevereiro.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário foi decretada nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.

No ano passado, a medida começou em 5 de novembro e teve duração de 112 dias.
(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u329945.shtml)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, nº 38, de 16/10/1987, publicou notícias sobre a III Olimpíada da Sucesu – MG, dicas da Biblioteca, compras em consignação, novos livros da Biblioteca, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

NOVA CHEFIA NO SETOR DE SISTEMAS C
Desde o último dia 13, o analista João Carlos Lages assumiu a chefia do Setor de Sistemas C da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, em substituição a Bejamin Pinto Neto.

CURSO CP/M – WS
Vai ter início na próxima segunda-feira, dia 19, mais um treinamento CP/M – WS – Mailmerge para usuários do Centro de Computação. O curso será realizado no horário de 14h às 16h, na Sala de Aulas do 8o andar, e estão inscritos funcionários do Hospital das Clínicas, Faculdade de Letras, ICB e Editora da UFMG.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Thiago Gabriel Diniz, hoje, dia 04; Jader Santos, no dia 05; Luiz Cláudiio Ferreira Santos e Érica Fernanda da Silva, no dia 06; Gabriel Pinheiro Dutra, no dia 08; e Adyr Rodrigues Nascimento, no dia 11. Os parabéns para os ex-ceconianos: Rosilene Terra Zeferino, no dia 04; Igor de Carvalho Ferreira, no dia 06; Marcelo Marcos da Silva Nery e Jorman Bernardino Soares, no dia 11.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 21 de setembro, foi realizada no Espaço de Convivência do 8º andar, a Festa Setembrina do CECOM. O evento foi marcado pelas rodadas de pizzas feitas pelo pizzaiolo Paulinho Brandi, ex-estagiário do CECOM e irmão de Regina Brandi. Foi uma loucura, todo mundo querendo saber como que o Paulinho fazia a massa para s pizzas, o que era melhor, palpite prá cá, palpite prá lá, e todos querndo comer pizza. O evento foi um sucesso! As fotos são de autoria de Bruno Santos.


Paulinho colocando a mão na massa


Xina e Márcia Lemos verificando o trabalho do Paulinho


Lelé ajudando só um pouco . Ao fundo: Carlos Alfeu,Caio,Fabiano, Thiago Gabriel e Charles


Eliane Paw, Helvécio e Márcio Bunte. Ao fundo: Adyr ,Lele e Antônio Carlos


Márcia Lemos, Carlos Alfeu, Ana Paula e prof. Paulo Seixas


Cristina Queirós, Selma, Cristina Anfrade e Elza