Sistemático: Edição 1356 – 11/10/2007


Notícias



“Os números vão mudar” daqui a 35 dias

Iniciada na semana passada, a campanha “Os números vão mudar” continua esclarecendo a toda a comunidade universitária sobre as mudanças que ocorrerão no sistema de telefonia. No site informativo criado pelo Cedecom e disponível em http://www.ufmg.br/novostelefones é possível digitar um número atual e ver qual a nova formação numérica que estará em vigor a partir de 15 de novembro próximo, quando as mudanças serão implantadas. Nas unidades e órgãos começam a serem providenciadas ações complementares de divulgação, que tem como objetivo repassar essas informações às pessoas da comunidade, tanto interna, quanto externa.

No dia 09, em evento realizado no subsolo do prédio da Reitoria, o diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e a diretora da Divisão de Apoio Administrativo, Márcia Regina Lemos, receberam os funcionários Maria das Graças Fernandes Araújo, Mônica Gonçalves Azeredo Torres (Proplan); Cristiano Lima (Enfermagem); Kátia Gandra, Lídio de Oliveira Reis (Hospital das Clínicas); Luciene Paula Barbosa Delogo (Arquitetura); Heloísa Márcia Bayão Leão, Ariadna Righi Araújo (Direito); Elton do Carmo Toni, Rosemayre das Graças Moreira (Medicina); e Katty von Dollinger (Fundep). Também estiveram presentes Antônio Carlos Soares e Wilton Campos, da Divisão de Redes de Comunicação, Ana Paula Fonseca de Almeida e Bruna Santos Alves, da Divisão de Apoio Administrativo.

Nesse evento, Carlos Alfeu apresentou aos participantes detalhes da implantação do 3409, que é novo prefixo da UFMG, e da interligação das centrais telefônicas localizadas no Campus Pampulha, Campus Saúde, Arquitetura, Direito e Conservatório. Na seqüência, Márcia Lemos mostrou como será o processo de tarifação, rateio e pagamento de contas telefônicas após a interligação do sistema. Essa mudança traz novidades na rotina administrativa dessas unidades. A boa notícia, para as unidades envolvidas, é que o trabalho mensal com o acompanhamento dos serviços de telefonia será bastante reduzido, pois o CECOM passará a centralizar esse trabalho. A boa notícia para a administração central é que ela passará a ter maior controle sobre esses processos administrativos e melhor gestão sobre o conjunto do sistema de telefonia da universidade.

Além dessas vantagens foram comentados os ganhos obtidos com as mudanças:
– integrar o sistema de telefonia dos Campi e das unidades do centro de Belo Horizonte;
– ampliar a quantidade de ramais disponíveis;
– manter as baixas tarifas para os Campi até 2010;
– reduzir drasticamente os gastos com telefonia da Arquitetura, Direito, Conservatório e MHNJB, equiparando-os aos já obtidos para os Campi;
– reduzir os gastos da Engenharia (centro) e FACE e preparar a mudança de ambas para o Campus Pampulha;
– ligar gratuitamente de ramal para ramal cobrindo os dois Campi, Arquitetura, Direito e Conservatório.
A equipe do CECOM reforçou a importância da participação de todos na disseminação dessas informações e agradeceu pela colaboração, lembrando que, em caso de dúvidas, estão à disposição o e-mail telefone@ cecom.ufmg.br e o telefone 3409.5000.

CECOM TREINA MAIS UMA TURMA PARA USO DA NOVA INTRANET

O CECOM promoveu, ontem, dia 10, mais um treinamento para uso da nova Intranet Administrativa, que será implantada a partir deste mês.
O instrutor foi Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), e teve a participação dos seguintes funcionários: Aleixina Maria Lopes Andalécio, Bruna Maria Souza, Diogo Freitas Duarte Magalhães, Lísia Rocio de Abreu, Mário Magalhães Lara, Márcia Regina Lemos e Maximiliano Luiz Souza Guimarães.
A nova Intranet foi desenvolvida utilizando a plataforma Plone Zope, uma das mais usadas para gerenciamento de conteúdo de páginas web.


Max e Xina, na primeira fila. Ao fundo: Mário, Márcia, Eugênio e Diogo.


CONFIGURAÇÕES DO NOTES PARA O HORÁRIO DE VERÃO

De acordo com o Decreto 6.212 de 26 de Setembro de 2007, o horário de verão 2007/2008 terá início à zero hora (0h) do dia 14 de outubro de 2007, com término a zero hora (0h) do dia 17 de Fevereiro de 2008.
Para tanto, no próximo dia 14 de outubro, será preciso adiantar os relógios em 1 hora nos estados que participam do horário de verão. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo. Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
O Decreto 6.212, que institui o horário de verão 2007/2008 no território nacional, está disponivel em formato pdf no seguinte endereço: https://www.in.gov.br/imprensa/jsp/jsp/jornaiscompletos/visualizacao/pdf/visualiza_pdf.jsp?jornal=do&secao=1&pagina= 01&data=27/09/2007.
Para que os horários das agendas do notes acompanhem essa mudança, são necessárias algumas configurações nas máquinas Windows da Rede Administrativa. Para isso, siga o seguinte roteiro:
1. Conectar na Rede Novell e no Windows com o perfil de Administrador;
2. Clicar no botão Iniciar, existente no canto inferior-esquerdo da sua tela;
3. Clicar na opção Executar, no quadro Executar, digitar f:\paths\tzedit e aguardar alguns segundos para o programa ser carregado;
4. No quadro “Time Zone”, rolar a barra de rolagem vertical e selecionar a opção “(GMT-03:00) Brasília”;
5. Clicar no botão Edit, existente no lado direito da janela;
6. Configurar a nova janela aberta, conforme apresentado na figura abaixo:

NOVA RECEPCIONISTA DO CECOM

Com a saída de Marília Pereira Martins, o CECOM contratou como recepcionista, Carolina Santos Alves. Carolina assumiu sua função no dia 08, no horário de 13h às 19h.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE SETEMBRO/2007

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de setembro/2007,os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
869.418
2.463
437.430
1.309..311
4.994.589
6..303.900

As médias diárias durante o mês de setembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
28.981
82
14.581
43.644
166.486
210.130

 

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Ótimo é o site com as frases de Millor Fernandes. São frases e textos engraçados. Dê gargalhadas e aproveite do grande Millor em http://www2.uol.com.br/millor/index.htm.

– O que você está fazendo agora? Responda esta questão na comunidade de pessoas e amigos. Pode ser pelo próprio site e brevemente pelo celular. É só fazer o registro no endereço http://www.gozub.com/.

– Dica do Eugênio (DAC): O novo Google Earth apresenta novidades interessantes como um mapa celeste com imagens de vários telescópios do mundo, inclusive com imagens espetaculares do telescópio Hubble. E você pode dar download. O endereço é http://labgeo.blogspot.com/2007/08/download-google-earth-42-em-portugues.html.

– Para configurar o Google Earth, versão 4.2, e navegar por estrelas, constelações, buracos negros, corpos celestes, assista a demonstração no youtube, em http://www.youtube.com/watch?v=eMhGpzyFdhE. (Site em Inglês)

– Música! Sonhos, lembranças, alegrias e uma forte vontade de voar junto com as notas musicais. No site Doctorjoe, você ouve Andrea Bocelli, Luciano Pavaroti, Maria Callas, Gilbert & Sullivan, clássicos musicais e tantos outros que ficaria aqui escrevendo os nomes nesta viagem maravilhosa do mundo musical. Vale a pena conferir em http://www.doctorjoe.net/index_ music.htm.

– The Positive Conection (conexão positiva em português) é uma agência de namoros online que oferece a sul-africanos soropositivos a possibilidade de encontrar um(a) companheiro(a) e lutar contra o estigma da Aids. Veja em http://www.thepositive connection.co.za. (Site em Inglês)

– O mundo ainda precisa de “Kids Vinis”. Kid Vinil, 52 anos, roqueiro, jornalista, DJ, VJ… Para Kid, o avanço tecnológico emburreceu as pessoas, que hoje têm preguiça de procurar por novos sons na web. Saiba mais no endereço http://kidvinil.blogspot.com/.

– Qual é o melhor jogador brasileiro da atualidade? Kaká (Milan) ou Ronaldinho (Barcelona). Acesse o site da Fifa (http://www.fifa.com/) e dê seu voto. (Site em Inglês) Em http://www.fifa.com/worldfootball/news/newsid=612439.html#kaka+ ronaldinho+you+decide, Click below on “add your comment” and have your say (Clique adicionar seu comentário no link abaixo e expresse a sua opinião)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, nº 39, de 22/10/1987, publicou notícias sobre antecipação da isonomia, apuração da freqüência, início do horário de verão, Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

ENCONTRO DE USUÁRIOS UNISYS
Será realizado no CECOM no dia 05 de novembro, o 3o Encontro Regional da Associação Nacional de Usuários Unisys. O encontro terá lugar na Sala de Aulas do 8o andar na parte da tarde, a partir das 14h.

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE PESSOAL
Terá início amanhã, o curso de Atualização de Pessoal – Relações Humanas, que o DP está promovendo para funcionários da UFMG. As aulas serão realizadas nos dias 23, 28, 30/10 e 04 e 06/11, no horário de 8h às 12h, no próprio DP. As funcionárias do CECOM, Euclídia Leopoldina de Macedo Vale e Sálvia Maria de Figueiredo Moreira estarão participando do curso.



Eventos



Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Adyr Rodrigues Nascimento, hoje, dia 11; e Ana Paula Fonseca de Almeida, no dia 13. Os parabéns para os ex-ceconianos: Marcelo Marcos da Silva Nery e Jorman Bernardino Soares, no dia 11; Maria Cristina de Mello Souza, no dia 12; Mário Fernando Montenegro Campos (DCC), no dia 14; Adriana Aparecida de Melo, Geraldo Robson Mateus (DCC) e Rômulo Chaves Mendes, no dia 15; Wesley Augusto Araújo Ribeiro, no dia 16; e Wanderson Machado Horta, no dia 18.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da Festa Setembrina do CECOM, realizada no dia 21 de setembro/2007, no Espaço de Convivência do 8o andar. Vale lembrar quea festa foi coroada com as rodadas de pizzas, feitas pelo Paulinho Brandi, ex-estagiário do CECOM. As fotos são de autoria de Bruno Santos.


O pizzaiolo Paulinho Brandi


Gustavo Guimarães, Natália, Sílvio e Rui


Bruna, Marcos, Pedro e Beto


Gilmar e Ana Paula


Elza , Cloves, prof. Paulo Seixas, Gilmar e Paulo Inácio


Tatiana conversando com Lordes: Ao fundo: Helvécio, Eliane Paw e Xina