Sistemático: Edição 1358 – 25/10/2007


Notícias



"AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO" E" AUXÍLIO SAÚDE" ESTARÃO NO MINHA UFMG

Conforme tem sido divulgado, foi lançado, no início deste ano, o portal minhaUFMG, que está reunindo, em um único site, os principais serviços e sistemas de tecnologia da informação disponíveis para a comunidade universitária. O processo de implantação do minhaUFMG é gradual e hoje já estão disponíveis o Correio, o Diário de Classe, o Sistema Acadêmico da Pós-graduação, a Matrícula e a Avaliação de Disciplinas da Graduação, o acesso ao ambiente Moodle das disciplinas, dentre outros. Esta lista está sempre crescendo. Nas próximas semanas, serão implantados novos sistemas desenvolvidos pela equipe do CECOM – Centro de Computação, para a ProRH, que estarão acessíveis para uso das pessoas envolvidas em dois processos:

– adesão ao Auxílio Saúde;
– execução da Avaliação de Desempenho.

Esses dois sistemas envolverão a participação de todos os servidores Técnicos e Administrativos, bem como docentes e funcionários, contratados via Fundep, que os chefiam.

Todas as tarefas de coleta de informações desses dois sistemas serão feitas a partir do preenchimento de formulários específicos, que estarão acessíveis pelo minhaUFMG e para isso será necessário utilizar o código de usuário (login e senha) do portal.

Para os servidores que ainda não utilizam o minhaUFMG, cujo código de usuário é o mesmo anteriormente usado no Grude, é necessário ter em mãos a carta de NIPs para realizar o cadastro, segundo as instruções existentes no endereço http://minha.ufmg.br. Para facilitar a obtenção da carta de NIPs, essas serão encaminhadas para a unidade ou órgão de origem do servidor e disponibilizadas em locais específicos, que também estão informados no portal.

É importante destacar que os sistemas de Auxílio Saúde e Avaliação de Desempenho, cujas datas de liberação ainda serão divulgadas, só poderão ser acessados por servidores cadastrados no minhaUFMG. Os servidores que já usam o portal não necessitam tomar qualquer providência.

Na terça-feira, 23 de outubro, a equipe do DRH, representada por Sílvio Roberto Tavares e Filipe Amaral Rocha de Menezes, promoveu encontro no ICB, com representantes de todas as unidades acadêmicas e órgãos administrativos, quando foram repassadas informações a respeito do portal minhaUFMG, distribuídos às unidades CDs com as cartas de NIPs dos servidores que ainda não se cadastraram e apresentado o aplicativo a ser utilizado pelos comitês de apoio ao processo de Avaliação, em cada local, que serão responsáveis pela organização dos cadastros hierárquicos de equipes, avaliadores e avaliados.

Pelo CECOM, foram responsáveis pelas apresentações: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Maximiliano Luiz Souza Guimarães. Também esteve participando Benício Alves de Souza, da equipe do LCC.

CRIADA A AUTORIDADE CERTIFICADORA (AC) DA UFMG

Na última sexta-feira, dia 19 de outubro, aconteceu no LCC a cerimônia da criação da chave privada principal da AC-UFMG. Trata-se de um marco importante do projeto ICPEDU (Infra-estrutura de Chaves Públicas – Educação) da RNP, do qual a UFMG participa.

O objetivo deste projeto é a criação de uma infra-estrutura de chaves públicas para instituições de ensino e pesquisa brasileiros. Esta infra-estrutura possibilitará a emissão e uso de certificados digitais, com os quais é possível criptografar e-mails, assinar e-mails ou documentos, ou autenticar-se com um rigor maior que login e senha.

A cerimônia começou com uma palestra do coordenador do projeto, Jeroen van de Graaf, Vice-Diretor do LCC, que contextualizou o projeto e explicou a seqüencia dos procedimentos.Uma novidade é que a chave privada fica guardada num equipamento chamado de Hardware Security Module (HSM, módulo criptográfico em português), desenvolvido durante o projeto.

Trata-se de uma caixa preta que é, em princípio, inviolável: ela tem sensores para movimento, temperatura, luz, pressão e outros, que detectam uma invasão física. Caso um sensor dispare, a chave privada é apagada da memória do HSM, impedindo assim que um adversário roube ou copie a chave privada.

Nestes sistemas, é uma boa prática separar as responsabilidades. Primeiro, há o conjunto de Administradores, que podem criar uma chave privada. Neste caso, são os três Diretores da ATI, CECOM e LCC: Paulo Fernando Seixas, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Márcio Luiz Bunte de Carvalho, que foi representado por Walter Guerra durante a cerimônia. Estas três pessoas também são as únicas que podem criar uma nova Autoridade Certificadora subordinada à AC-UFMG.

Quem pode emitir certificados para o usuário final são Márcio Rodrigo Teixeira Silva e Edílson Costa de Oliveira, ambos funcionários do LCC.

Em breve, qualquer usuário do minhaUFMG poderá requisitar um certificado, entrando numa página web autenticando-se e confirmando sua requisição usando um dos seus NIPs. Após algum tempo, ele receberá um e-mail contendo um link para o seu certificado.

Conforme os padrões estipulados pela RNP, também foram nomeados dois auditores, cujo papel é verificar o funcionamento do sistema através de uma análise anual dos arquivos de log. São os funcionários do CECOM Gilmar Lima Guimarães e Fernando Frota Machado de Morais.

Os procedimentos de inicialização do HSM e da configuração das contas, senhas, smart cards e NIPs demorou pouco mais que uma hora. Por motivos de segurança, transparência e credibilidade, foram feitos na presença de todos envolvidos.

A chave pública, que corresponde com a chave privada da AC-UFMG gerada na cerimônia, será publicada assim que a RNP tiver emitido o certificado digital correspondente.

A cerimônia foi conduzida pelos bolsistas da RNP que trabalham no LCC: Leonardo Luiz Padovani da Mata, Euler Guimarães Horta, Vinícius Sena Siqueira Dutra, Rafael Amâncio Vieira e Mateus Corrêa Joia.

OS NÚMEROS VÃO MUDAR DAQUI A 21 DIAS

A DRC – Divisão de Redes de Comunicação continua a desenvolver atividades necessárias á implantação do prefixo único no sistema de telefones da Universidade. Nesta semana, foi totalmente liberada a interligação entre os campi Pampulha e Saúde, o que significa que ligações entre as unidades e órgãos instalados nestes dois locais podem realizar a discagem utilizando apenas os 4 dígitos do ramal. Neste dois campi não haverá mudança do número dos ramais, apenas os prefixos utilizados nas ligações externas serão alterados: 3248, no Campus Saúde, e 3499, no Campus Pampulha, serão substituídos por 3409.

Foram liberadas também as ligações entre ramais do Campus Pampulha e as escolas de Arquitetura e Direito. O caminho contrário, das unidades para o Campus, ainda não foi ativado. Nestes locais houve mudança no número dos ramais, com a substituição do primeiro dígito por “8”. Por exemplo, o número da portaria da Escola de Arquitetura, 1801, vai mudar para 8801, e é o novo número que deve ser utilizado para a discagem entre ramais. Da mesma forma, a portaria da Faculdade de Direito, que utiliza o ramal 4670, vai ser acessado atráves no número 8670.

Estão sendo necessários pequenos ajustes na utilização de certas funções das centrais telefônicas, mas os usuários dos ramais envolvidos estão sendo informados pessoalmente.

No site informativo criado pelo Cedecom e disponível em http://www.ufmg.br/novostelefones/ é possível digitar um número atual e ver qual a nova formação numérica que estará em vigor a partir de 15 de novembro próximo, quando as mudanças serão implantadas.

A equipe do CECOM continua reforçando a importância da participação de todos na disseminação das informações relacionadas com as mudanças para a implantação do novo prefixo, o 3409. Em caso de dúvidas, está à disposição o telefone 3409-5000.

PRORH FAZ REUNIÃO SOBRE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Amanhã, dia 26, a ProRH promoverá dois encontros no Auditório da Reitoria para divulgar informações relacionadas ao processo de Avaliação de Desempenho que será realizado na Universidade nas próximas semanas.

Esses dois encontros têm o mesmo conteúdo. Cada funcionário deverá optar entre duas alternativas de horário, pela manhã, às 9h e à tarde, às 14h. Essa opção deve ser feita com o conhecimento da chefia imediata, sem o comprometimento das atividades da Divisão.

A presença de todos é importante para o conhecimento dos procedimentos que serão utilizados, as regras e prazos do processo e os direitos e deveres de todos os envolvidos.

 

COBRANÇA INDEVIDA DE REGISTRO DE DOMÍNIO – EMPRESA HOST

Começaram a chegar mais umas boletas de cobrança de registro de domínio, da empresa HOST. Quero lembrar a todos que ninguém deve pagar nada sem ver o contrato que deu origem à fatura. Estas cobranças são um golpe. Nenhum domínio dentro de UFMG.BR é cobrado. Apenas domínios fora da UFMG pagam pelo registro, mas o boleto de pagamento é obtido em diretamente na entidade responsável, o registro.br. Quem tem de pagar, já deve ter recebido o e-mail deles informando a data de pagamento e como obter a boleta on-line.

Em outras ocasiões, o pessoal administrativo pagou esta conta, assim como outras para fazer constar os telefones da UFMG em catálogos de SP, sem fazer qualquer questionamento.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Desde a sua primeira edição, em 2003, o TIM Festival já apresentou ao público brasileiro um total de 136 atrações, sendo 44 nacionais e 102 estrangeiras, de 17 nacionalidades diferentes. Os artistas americanos foram maioria, com 52 nomes – entre eles, Beastie Boys, The Strokes, Wilco, Brian Wilson e Diplo. Confira as atrações deste festival, que vai de 25 a 31 de outubro, em http://www.timfestival.com.br/aspx/site/Acontece.aspx.

– Lançado na quinta-feira, o Ubuntu 7.10 esbanja efeitos especiais. Você pode trabalhar com quatro áreas de trabalho diferentes e alternar entre elas girando um cubo em 3D. Segundo os especialistas é um show. Para baixar a nova versão é só ir no site http://www.ubuntu.com/. (inglês)

– O Museu Brasileiro de Escultura e Artes representa o Brasil de maneira inusitada e artística, diz Fábio Boucinhas, diretor de produtos do Yahoo!, empresa que comprou o Flickr em 2005. “São Paulo, a terra da garoa, é mostrada através do reflexo de uma poça d’água”, exemplifica. Veja em http://www.mube.art.br.

– O site List Universe fez um artigo explicando como foram produzidas as quinze imagens manipuladas mais famosas, segundo o seu critério. Vá até o endereço http://listverse.com/history/top-15-manipulated-photographs. (Site em Inglês)

– O número de casos de dengue registrados neste ano no Brasil e, principalmente no Estado do Rio, é alarmante. É maior do que nos últimos anos. Então, colabore divulgando excelente vídeo feito em StopMotion para a campanha anti-dengue. Visite o site http://www.youtube.com/watch?v=8n_zvm2eh-Y.

– O site Curiosidades Cariocas, em http://rio-curioso.blogspot.com/, mostra algumas fotos do Rio de Janeiro antigo.

– Se você é ligado no astro inglês David Beckham, faça uma visita em seu site no endereço http://www.davidbeckham.com/blog/. (ingles)

– O Convert it (http://www.youconvertit.com/) faz a conversão de tudo quanto é arquivo de imagem, vídeo, áudio e texto. O bom é que é tudo no mesmo local. (Site em Inglês)

– Dica do Ronaldo (DAS): Drogaria Araújo: 60 DICAS de alimentação saudável. Veja no endereço:http://www.araujo.com.br/araujo/ecp/noticia.do;jsessionidE1EB3058E94D75ABD
22FCBDC 0AA49D42.tomcat1?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=10299& acao=proc&pIdPlc=
.




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 41, de 05/11/1987, publicou notícias sobre reunião para discussão das 12 referências, participação de funcionários do CECOM no curso de Português – Redação Oficial e Gramátrica do DP, curso de Introdução ao Uso de Planilhas, dicas da Biblioteca, início do Torneio UFMG/Assufemg de Futebol de Salão, entre outras. A notícia que se destacou foi:

3º ERANUNI
O 3o Encontro Regional de Usuários Unisys está sendo realizado hoje no Centro de Computação desde as 14h, na Sala de Aulas do 8º andar.
O encontro tem a seguinte programação:
– Avaliação das respostas da Unisys às recomendações geradas no 28o Encontro Nacional;
– Palestra: “Aspectos da Integração Micro-Mainframe Unisys” por Luiz Ricardo de Faria e Silva;
– Avaliação dos serviços da Filial-MG e da performance do hardware e do software, como preparação para o
próximo encontro nacional.
Estão participando do encontro: Eduardo Henrique Lima, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Mário Luís Terenzi, Gilmar Lima Guimarães e Marcos Aurélio Nunes de Morais, além dos representantes de várias empresas: Fernando Eduardo Mendes Medeiros (CERBRAN), Pierre Marie Maurice Fillon (FMB), Afrânio Luiz Souza Coelho (Sindi), Humberto Geraldo da Costa Silveira e João Batista Pereira Ferreira (Ical), Lincoln Fiorini de Aguiar (Ima), Carlos Roberto Scalioni (Precon) e Sílvio Eduardo de Castilho Lages (Magnesita).

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gilmar Lima Guimarães e Vicentina Maria Queiroz, no dia 1º de novembro. Os parabéns para os ex-ceconianos: Margareth Alves de Almeida, no dia 27; Henrique Velloso Ferreira Melo, Nilza Magalhães Lara e Delfin Eduardo Michue Bendezu, no dia 29.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM


Max e Xina, na primeira fila; Márcia Lemos, Eugênio, Mário e Diogo, ao fundo


Bruna, Eugênio e Diogo


Max, Xina e Bruna, à frente; Márcia Lemos, Mário, Diogo e Eugênio, ao fundo