Sistemático: Edição 1359 – 01/11/2007


Notícias



"3409 – O NOVO PREFIXO TELEFÔNICO DA UFMG COMEÇA DAQUI A 14 DIAS

Conforme tem sido divulgado, a UFMG está efetuando um processo de unificação do prefixo telefônico. Praticamente toda a Universidade passará a utilizar o prefixo 3409, em substituição aos atuais prefixos 3499 (Campus Pampulha), 3248 (Campus Saúde), 3238 (Engenharia – centro e Centro Cultural), 3279 (FACE), 3269 (Arquitetura), 3217 (Direito) e 3218 (Conservatório). Além do novo prefixo, sofrerão ajustes os ramais internos de quatro unidades. Arquitetura, Direito e Conservatório passarão a ter seus ramais internos iniciados pelo dígito 8, ou seja, o número 3217-4600 mudará para 3409-8600. Já na FACE, os números passarão a começar com o dígito 7, ou seja, o número 3279-9084 mudará para 3409-7084.

Só não serão afetados pela mudança os números telefônicos da FUMP (centro), Teatro Universitário, Núcleo de Ciências Agrárias, Fazendas de Igarapé e Pedro Leopoldo, Casa da Glória e Fundação Rodrigo de Mello Franco.
Com exceção do Conservatório, FACE e Escola de Engenharia Centro, as ligações internas na UFMG já podem ser feitas digitando-se apenas os últimos quatro dígitos do número, sem necessidade de se discar o “0” para pedir linha. Ligações para Arquitetura e Direito deverão ser efetuadas utilizando-se os números de ramais já alterados (iniciados em “8”). As ligações efetuadas de fora da UFMG continuarão a ser feitas utilizando-se os prefixos e números atuais até o dia 15 de novembro, quando o novo sistema será ativado completamente. A partir desta data, os números antigos serão desativados e a Telemar interceptará todas as ligações feitas para os antigos números e fornecerá mensagem automática orientando a comunidade sobre a mudança.

Hoje, em contato com a Diretoria do CECOM, a empresa confirmou que adotará tratamento especial para a UFMG e manterá essa mensagem informativa por 180 dias, ou seja, até o dia 13 de maio de 2008.

SERVIÇOS TELEFÔNICOS DO CAMPUS ESTARÃO INDISPONÍVEIS NO DIA 2

Dando prosseguimento ao processo de atualização e ampliação do sistema de telefonia da universidade, será feita nova intervenção técnica.

Nesta sexta-feira, dia 02 de novembro, a central telefônica do Campus Pampulha será desligada, no período de 8h às 11h, para atualização do sistema operacional, necessária para que os equipamentos adquiridos para a FACE-Pampulha possam ser adicionados ao sistema. Assim, na segunda-feira, pequenos ajustes de programação serão necessários, como os comandos de Siga-me.

ATI PROMOVE REUNIÃO SOBRE O DIÁRIO DE CLASSE ELETRÔNICO

A ATI promoveu nesta terça feira, dia 30/10, mais uma reunião relativa à implantação do Diário de Classe. Desta vez, foram convocadas as secretárias de departamentos acadêmicos, secretárias dos colegiados de graduação e pós-graduação e chefes de seções de ensino. Na reunião foi feita uma apresentação do Diário de Classe e dos novos procedimentos de fechamento e reabertura das cadernetas eletrônicas. O Prof. Paulo Seixas também apresentou a campanha de implantação deste sistema, que premiará os departamentos onde, no mínimo, 90% dos professores utilizarem o novo Diário de Classe. Ao final da reunião, a Professora Zélia Falcão apresentou o calendário e as novidades do sistema de matrícula de graduação relativos ao primeiro semestre de 2008.

CECOM REFORÇA INFORMAÇÕES SOBRE CADASTRAMENTO NO PORTAL MINHAUFMG

Os usuários das redes locais dos órgãos da Administração Central receberam comunicado sobre a necessidade de se cadastrar no portal minhaUFMG para acessar as aplicações relativas ao Auxílio Saúde e Avaliação de Desempenho.

A Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) esclarece que, no caso dos usuários da rede local da Administração Central, o CECOM já faz esse cadastramento (antes era no Grude e agora é no minhaUFMG) quando da criação da caixa postal no correio Notes para o usuário. A folha de NIPs correspondente é entregue ao usuário cadastrado, sendo que nela vão anotados o login e a senha no Grude/minhaUFMG. Como, quando foi criado o portal minhaUFMG, todos os usuários que já eram cadastrados no Grude foram incluídos automaticamente nesse portal, a maioria dos usuários só vai precisar utilizar o login e a senha que estão anotados na sua folha de NIPs para acessar as aplicações de Auxílio Saúde e Avaliação de Desempenho.

Entretanto, existem alguns casos de usuários da rede local da Administração Central que não utilizam o correio Notes e, por isso, não foram cadastrados no Grude/minhaUFMG.

Esses usuários devem procurar o responsável pela informática do órgão em que trabalham, para que esse providencie o cadastramento.

Caso alguém tenha alterado sua senha no Grude/minhaUFMG (o login geralmente é o mesmo do Notes) e a esquecido, é possível trocá-la, desde que a pessoa esteja com sua folha de NIPs em mãos. Aqueles que esqueceram a senha e não tiverem a folha de NIPS deverão solicitar uma segunda via diretamente ao LCC. De acordo com a página do minhaUFMG, isso pode ser feito pelo telefone 4916.

A folha de NIPs é um documento importante para os usuários do Grude/minhaUFMG, devendo ser guardada com muito cuidado.
Mais esclarecimentos podem ser solicitados à Operação de Redes do CECOM, pelo telefone 4009.

TV UFMG INSTALA SERVIDOR DE COMPARTILHAMENTO DE PROGRAMAÇÃO

Na última terça feira, 30 de outubro, a RNP e a TV UFMG colocaram em funcionamento o servidor de programas da TV UFMG, possibilitando sua integração à Rede de Intercâmbio de TVs Universitárias (RITU), um projeto da RNP que consiste no desenvolvimento de solução para compartilhamento de conteúdo (vídeos digitais) entre as diversas TVs Universitárias do Brasil. A aplicação utilizada foi desenvolvida pelo LAVID – Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital do Departamento de Informática (DI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A partir de agora, a TV UFMG, TV PUC e TV UNIBH poderão utilizar este servidor para compartilhar sua produção, disponibilizando os programas produzidos por elas para todas as outras TVs Universitárias do Brasil, que poderão visualizá-los e, caso se interessem, colocar na sua grade de programação. Da mesma forma as três TVs Universitárias de Belo Horizonte terão acesso aos programas disponibilizados pelas outras Televisões Universitárias do Brasil para inclusão em sua grade local. As atividades foram desenvolvidas por Erick Augusto de Melo e Tiago Lima Salmito (LAVID-UFPB/RNP), Mário Lúcio Quinaud Pedron (TV UFMG) e apoiadas tecnicamente por Adyr Rodrigues Nascimento e Paulo Couto Lessa, da DRC (Divisão de Redes de Comunicação do CECOM).

ATI INSTITUI COMITÊ DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

O Comitê de Avaliação da ATI, que ficará responsável pelo processo de avaliação de desempenho dos funcionários do CECOM, LCC e da própria ATI, foi instituído pelo prof. Paulo Fernando Seixas, diretor de Tecnologia da Informação, sendo composto por: Márcia Regina Lemos, representante da Seção de Pessoal; Maria Auxiliadora dos Santos, representante do grupo de classificação C; Walter Guerra, representante do grupo de classificação D; e Aleixina Maria Lopes Andalécio, representante do grupo de classificação E.
Os trabalhos de cadastramento e composição de equipes pelo comitê, com orientação da Comissão de Avaliação do DRH, já estão sendo feitos. A fase de auto-avaliação, avaliação das chefias e dos grupos de trabalho terá início na próxima segunda-feira, dia 5, e deverá ser encerrada no dia 16 de novembro.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você quer encontrar uma loja no seu bairro ou um caminho numa região que você não conhece bem, procure o Google Maps, que pode ajudar você a não ficar perdido. E o melhor, é que tudo está em Português. O endereço é http://www.maps.google.com.br.

– Vai viajar para o Rio de Janeiro ou São Paulo e não sabe o que vai encontrar no trânsito? Então, fique de olho e acompanhe tudo pelo Livemaps, em http://livemaps.com.br. As informações de trânsito são atualizadas a cada quinze minutos.

– Maravilhosa é uma fotografia em alta definição da “A Última Ceia”. O afresco, que é de Leonardo da Vinci, tem a qualidade de 16 bilhões de pixels. Veja em http://www.haltadefinizione.com/en/. (Site em Inglês)

– No Overmixter você encontra músicas, samples, remixes e vocais sob licenças Creative Commons, que permitem a você ouvir, criar e recriar música de forma totalmente legal. Vá até o endereço http://overmundo.com.br/overmixter.

– Fique sabendo das últimas notícias de Harry Potter no site http://www.becodiagonal.com.br/. Não deixe de entrar no fórum de discussão e fazer amigos que gostem do Harry Potter.

– Ontem, assisti a indicação da Alemanha para sediar a Copa do Mundo feminina em 2011 e o Brasil como sede da Copa do Mundo masculino em 2014. A transmissão direta de Zurick para o mundo telesivo e pela internet. Assisti o vídeo no site http://www.fifa.com/. (Site em Inglês)

PRIMEIRA CÂMERA DIGITAL ESTÁ COMPLETANDO 32 ANOS

No dia 29/10/2007, foi publicada a notícia Conheça a primeira câmera digital da história, em http://z003.ig. com.br/ig/30/36/518052/blig/obutecodanet/2007_44.html#post_18987568, transcrita a seguir. A colaboração é de Ronaldo Araújo Costa, da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS).


Uma das maiores invenções tecnológicas está completando 32 anos. A máquina digital, hoje, está totalmente integrado ao dia-dia da população, aos poucos deixando de ser um artigo de luxo. Mas você sabia como tudo começou? Steve Sasson, o inventor da câmera digital, nomeado este mês para o Hall da Fama dos Eletrônicos de Consumo, conta como tudo começou.

“Em dezembro de 1975, depois de um ano juntando um monte de novas tecnologias num laboratório nos fundos do Centro de Elmgrove, em Rochester, nós estávamos prontos para testá-la. “Ela” era um estranho conjunto de circuitos digitais que nos tentávamos convencer de que seria uma câmera portátil. Tinha uma lente que pegamos de uma caixa de peças usadas da linha de produção de câmeras Super 8 logo abaixo do nosso laboratório no segundo andar do Prédio 4. Na lateral da nossa invenção portátil, nós prendemos um gravador de fitas cassete. Junte a isso 16 baterias de níquel-cádmio, um novo tipo de sensor CCD altamente temperamental, um conversor analógico/digital roubado de um voltímetro digital, algumas dúzias de circuitos digitais e analógicos conectados em aproximadamente meia dúzia de placas de circuito e você tem a nossa interpretação de como uma câmera fotográfica portátil totalmente eletrônica deve ser.

Ela demorava 23 segundos para gravar a imagem digitalizada na fita. A imagem podia ser vista removendo a fita da câmera e colocando-a em um aparelho de reprodução personalizado. Este dispositivo incorporava um toca-fitas e um sistema que recebia os dados da fita, interpolava as 100 linhas de captura para 400 linhas e gerava um sinal de vídeo NTSC que era, então, enviado para um televisor.

Depois de tirar algumas fotos das pessoas presentes na reunião e exibi-las na TV, as perguntas começavam a surgir. Por que alguém ia querer ver suas fotos na TV? Como você armazenaria essas imagens? Como seria um álbum de fotos eletrônicas?”

A partir dali iniciava-se um novo episódio no mundo da tecnologia.


FAFICH RECEBE EQUIPAMENTOS PARA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS

A Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG recebeu, no dia 26/10, uma impressora para converter textos comuns para o sistema Braille e uma lupa eletrônica de ampliação, para pessoas com visão subnormal. O equipamento agora faz parte do Centro de Atendimento aos Deficientes Visuais (CADV), órgão que dá suporte técnico aos alunos da UFMG que possuem deficiência visual.

Além da impressora e da lupa, foi instalado um programa de computador que permite “ouvir” os textos da tela. O software livre foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e dispensa o uso de manual de instrução. De acordo com Vilma Carvalho, bibliotecária-chefe da Fafich, todos esses equipamentos visam facilitar a inclusão dos deficientes visuais.

“Adquiri independência e acesso ao material didático com o CADV, e agora esse equipamento é mais uma conquista para todos os deficientes visuais”, relata Liliane Camargos, estudante de Mestrado em Psicologia e portadora de visão subnormal. A aluna acompanhou o início do projeto do Centro e hoje é representante discente na comissão de deficientes visuais.

Os equipamentos foram adquiridos via pregão eletrônico, realizado pelo Centro de Computação (Cecom) da UFMG. Os recursos para a compra vieram do Edital Incluir 2006, do Ministério da Educação, por meio da Comissão Permanente de Apoio ao Portador de Necessidades Especiais.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006985.shtml – 26/10/2007)


Os equipamentos disponíveis para deficientes visuais


II SEMINÁRIO DO ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO SERÁ NA UFMG

A UFMG estará realizando o II Seminário Internacional do Arquivo Público Mineiro, nos os dias 5 a 8 de novembro, no auditório da Faculdade de Direito da UFMG. O objetivo do seminário é reunir especialistas nacionais e internacionais para expor e debater as estratégias de preservação digital de documentos. Entre os participantes da UFMG estão a professora da Escola da Informação (ECI), Marta Melgaço; o professor Luiz Souza, vice-diretor da Escola de Belas Artes (EBA); o professor Arnaldo Albuquerque Araújo, professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC), além de representantes de Portugal e Canadá.

Segundo o professor Paulo Seixas, diretor de Tecnologia da Informação da UFMG, a Universidade tem dado constante apoio ao Arquivo Público Mineiro, inclusive na organização do evento. Para ele o seminário é um evento multidisciplinar, já que conta com a participação de representantes de várias unidades da UFMG. O público alvo são profissionais de Ciência da Informação, Administração Arquivística e Biblioteconomia que atuem em instituições públicas, agências governamentais e empresas. Também são esperados professores e estudantes das áreas interessados em discutir o tema.

De acordo com o professor, existe uma grande expectativa para o evento, por se tratar de um seminário internacional sobre um tema tão importante. “Preservar documentos no formato digital é uma preocupação de todos atualmente. É muito importante discutir estratégias e meios para fazê-lo”, conclui.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006907.shtml – 24/10/2007)

FERIADO


Amanhã, dia 02 de novembro, é Finados. Como é sexta-feira, um bom fim-de-semana prolongado para todos!




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 42, de 12/11/1987, publicou notícias sobre participação do CECOM no XXIX ENANUNI em Recife, curso para a Cia. Brasileira de Projetos Industriais, curso de Introdução a Microcomputador e Editores de Texto, vestibular simulado do Método Pré-Vestibular, entre outras. A notícia que se destacou foi:

INTRODUÇÃO AO USO DE PLANILHAS:

Foi realizado, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, para funcionários do CECOM o curso de Introdução ao Uso de Planilhas, ministrado por Luiz Henrique Loureiro dos Santos, chefe do SAU/DTS.
Os participantes do curso foram: Célio Casemiro de Souza, Cristiane Maria Nunes, Dalmo Chagas Ligeiro, Eduardo José Tostes Barbosa, Efigênio Vieira Ataíde, José Eduardo Valle Santos, Luciano de Errico, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, Maria de Lourdes Moreira Braga, Maria Laura Baptista Rodrigues, Mário Magalhães Lara, Rômulo Chaves Mendes e Solange Guimarães.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gilmar Lima Guimarães e Vicentina Maria Queiroz, hoje, dia 1o de novembro; e o CECOM, no dia 04. Os parabéns para os ex-ceconianos: Marcelo Henriques Vieira, no dia 02; Ângelo de Moura Guimarães e Helton Fábio de Matos (DCC), no dia 03; Euclídia Leopoldina de Macedo Vale (Editora), no dia 04; Rafael Braga Soares Righi e Hélio Marques Sobrinho, no dia 05; Marcelo Caetano Batista, Efigênio Vieira Ataíde e Maria Tereza Camargo Diniz França de Abreu, no dia 07.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 20 de agosto/2007, aconteceu o lançamento oficial da Campanha de Implantação do Diário de Classe Eletrônico. O evento foi realizado no Auditório da Reitoria e foram convidados diretores das unidades acadêmicas, chefes de departamentos, chefes de colegiados de cursos de graduação e de pós-graduação. As fotos são de autoria de Bruno Santos.


A mesa foi composta pelos professores Mauro Mendes Braga, Zélia Falcão e Paulo Fernando Seixas


A apresentação do prof. Paulo Seixas, diretor da ATI


Os participantes assistindo à palestra do prof. Paulo Seixas


As recepcionistas do evento: Márília, Cristina e Michele