Sistemático: Edição 1360 – 08/11/2007


Notícias



“OS NÚMEROS VÃO MUDAR” DAQUI A 7 DIAS E AS NOVIDADES CONTINUAM

Dando prosseguimento à implantação dos novos serviços de telefonia da universidade, como parte da migração para o prefixo 3409, que cobrirá praticamente todas as unidades e órgãos a partir do dia 15 de novembro, já se encontra ativa, desde o início do mês, a interligação das centrais telefônicas do Campus Pampulha, Campus Saúde, Arquitetura e Direito.

Para a conclusão do projeto de interligação, que estará concluído até o dia 15/11, resta apenas o Conservatório. Assim, entre os locais citados acima, já é possível executar ligações gratuitas ramal a ramal. Os ramais da Arquitetura e Direito passam a ter a numeração iniciada por “8”. Até o dia 15/11, nessas duas unidades, a numeração antiga também poderá ser utilizada para chamadas, mas sem a vantagem da gratuidade.

A partir desse mês, a Arquitetura e a Direito passam a usar os padrões de descontos de tarifas do Campus Saúde e vão obter uma economia de mais de 80%. Na prática, isso significa que os valores a serem pagos passam a ser:

Ligações locais:
– para telefones fixos: R$0,01 por minuto
– para telefones celulares:
. quando o destino for um número Telemig Celular: R$0,08 por minuto;
. quando o destino for outra operadora: R$0,09 por minuto.

Ligações para DDD e DDI: As tabelas de tarifas por localidade podem ser visualizadas em http://www.cecom. ufmg.br/co_tele_tarifas.shtml#1

Todas as ligações para telefones celulares geradas pela Arquitetura e Direito, feitas através da nova infra-estrutura, indicarão no celular do destinatário o número 9982-9300. A sugestão da equipe do CECOM é que esse número seja guardado na agenda do aparelho, para possibilitar a identificação de chamadas, com o nome “UFMG – Centro”, pois ele atende também às unidades do Campus Saúde.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FOI ACESSADO POR 42% DOS INTERESSADOS

Já estão disponíveis, desde o último dia 05, no portal minhaUFMG, os formulários de Avaliação de Desempenho dos funcionários contratados via UFMG, através do PCCTAE.

Os funcionários terão prazo até o dia 16/11 para responder aos formulários online em que darão notas a suas próprias habilidades e produção; além disso, serão avaliados por seus chefes. Os funcionários contratados por outras instituições, que chefiam equipes nas quais existam servidores do PCCTAE, também participam como avaliadores no processo.

O processo faz parte do Programa de Avaliação de Desempenho (PAD) instituído pela Lei 11.091, de 2005, e vai determinar a progressão (ou não) na carreira por mérito. O programa prevê a ascensão para o vencimento imediatamente subseqüente, a cada dois anos, desde que o servidor apresente resultado fixado pelo PAD. A apreciação será anual para todos os servidores.

Segundo dados quantitativos sobre o preenchimento de formulários do processo, até as 14h dessa quinta-feira, 8/11, mais de 42% dos avaliados já preencheram suas auto-avaliações. Os dados são:

Total de Formulários esperados:

– Formulário de auto-avaliação servidor: 3982
– Formulário de avaliação chefia servidor: 3982
– Formulário de auto-avaliação gerencial: 339
– Formulário de avaliação chefia gerencial: 339

Total de Formulários preenchidos:

– Formulário de auto-avaliação servidor: 1680
– Formulário de avaliação chefia servidor: 268
– Formulário de auto-avaliação gerencial: 145
– Formulário de avaliação chefia gerencial: 28

A ProRH, através do Departamento de Recursos Humanos (DRH), é responsável pela coordenação geral do processo, e cada unidade ou órgão tem um comitê local para a supervisão das atividades. Na ATI, o Comitê de Avaliação é formado por Márcia Regina Lemos, Maria Auxiliadora dos Santos, Walter Guerra e Aleixina Maria Lopes Andalécio.
Participaram do processo de desenvolvimento do sistema: João Carlos Lages, Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Roberto Simone Maciel Júnior, do CECOM; e a equipe de suporte do minhaUFMG, chefiada por Paulo Henrique de Araújo Abreu, do LCC.

CECOM LIBERA NOVO SERVIÇO DE INTRANET

O CECOM colocou em produção, na última sexta-feira, a nova Intranet Administrativa, desenvolvida utilizando a plataforma Plone/Zope, uma das mais usadas para gerenciamento de conteúdo de páginas web. Inicialmente, ela foi liberada com os conteúdos do CECOM e da SODS, que são os órgãos que efetivamente usavam a versão anterior. Ela será, agora, divulgada para os demais órgãos da Administração Central.

Para preparar os usuários da nova Intranet, permitindo-lhes conhecer e usufruir de todas as vantagens do novo ambiente, o CECOM ofereceu, durante o mês de outubro, duas turmas de treinamento, do qual participaram funcionários da SODS e do CECOM.

A construção da nova Intranet foi feita pelo estagiário Samuel Almeida Cardoso, sendo a inclusão de conteúdos realizada pelos estagiários Luiz Cláudio Ferreira Santos e Érica Fernanda da Silva, com o apoio de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, que também foi o responsável pelos treinamentos.

A nova Intranet Administrativa pode ser acessada a partir da página do CECOM, no link Intranet e Extranet.

NOVA ESTAGIÁRIA DO CECOM

O CECOM contratou, no dia 1º de novembro, a estagiária Nathália Pereira Rocha, aluna do curso de Ciência da Computação.

Nathália está lotada na Divisão de Redes de Comunicação (DRC) e, inicialmente, vai atuar no monitoramento das atividades da Rede UFMG e no apoio a servidores Linux.

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Desde o mês de agosto/2006, o CECOM começou a divulgar as estatísticas de uso do serviço de proxy HTTP da UFMG, que permite o acesso, de fora da Rede UFMG, a sites não públicos, como é o caso dos apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.cecom. ufmg.br, ou diretamente no endereço proxy.

Até o dia 31 de outubro/2007, foram registrados 3.304 usuários diferentes acessando o sistema, desde que ele foi implantado no início de abril/2006.

O gráfico abaixo, com o total de registros mensais de acesso, mostra como o serviço tem sido atraente para a comunidade acadêmica.


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A proposta de lançamento do site minasembrasilia além de uma ferramenta de trabalho, a partir da informação objetiva e atualizada, surge para preencher uma carência há muito reclamada. A idéia é criar um canal de comunicação entre aqueles que querem e precisam se manifestar, protestar e expressar o que pensam sobre as coisas e das causas mineiras. Veja em http://www.minasembrasilia.com.br/.

– Quem gosta de comprar livros antigos ou usados e gosta de fazer economia, encontra na internet diversos endereços de sebos. Veja a relação: http://www.sebodobac.com, http://www.sebol.com.br, http://www.novafloresta.com.br, http://rsraridades.com.br/loja, http://www.livraria memorial.com.br, http://www.traca.com.br, http://www.artsys.com.br/bagdabooks, http://www.seboalianca.com.br, http://www.booklovers.com.br, http://www.espacoalberico.com.br/indice2.htm, http://www. sebo.com.br, http://www.bazardaspalavras.com.br, http://www.reler.com.br, http://www.bibliomania.com.br, http://www.livrariacalil.com.br, http://www.sebocru.com/loja, http://www.seboliberdade.com.br, http://www.lbusedbookshop.com.br, http://www.sebojosedealencar.com.br, http://www.sebocentral.com.br, http://www. metidoasebo.com.br, http://www.praiados livros.com.br, http://www.clicklojas.com.br/seboportaldolivro, http://www.ventania. com.br, http://www.sebolandia.com.br.

– Trabalhando em conjunto desde 1987 no escritório de engenharia e arquitetura Canto Projetos e Construções, Alberto Fuks e Eduardo Besen decidiram em 1998 fundar a galeria Gravura Brasileira com a proposta de mostrar a gravura histórica e contemporânea em toda a sua diversidade e qualidade com exposições temporárias e obras de acervo. Visite o endereço http://www.cantogravura.com.br/.

– Uma fantástica mostra sobre a Rembrandt em http://www.metmuseum.org/special/se_event.asp?OccurrenceId=%7BEC10158E-6C96-4277-831A-9D4CC8.

– Informações, notícias, esporte e tudo que acontece você encontra no site do JB (Jornal do Brasil) no endereço http://jbonline.terra.com.br/.

– Que dia é hoje? Quer saber o que significa Aniversário? O que significa o ano, o dia ou a semana? É só clicar em Curiosidades. Visite o endereço http://www.quediaehoje.net/.

– Uma dica super legal do Nilson,da DCP/CECOM: útil para o dia a dia é o Misterbus. É um site para você ficar por dentro de tudo. Os horários de ônibus municipais e inter-municpais, trens, mapas, via de acesso e muitas outras facilidades. Vale a pena conferir. em http://www.misterbus.com.br/.

– Muito bacana é o Brasil visto do espaço. Leia sobre a interpretação dos mosaicos para saber identificar as áreas.Vá até http://www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br/.

– Teste os tipos de letras que fica melhor para o texto em http://typetester.maratz.com/. (Site em Inglês)

ATÉ 2010, TODO O PAÍS TERÁ INFRA-ESTRUTURA PARA BANDA LARGA

O Plantão Info publicou, no dia 06/11/2007, a notícia Até 2010, todo o país terá infra-estrutura para banda larga, transcrita a seguir:

“A diretoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou no dia 06/11 a proposta de alteração no programa de universalização das telecomunicações. A agência decidiu trocar a instalação de orelhões por redes de banda larga. Com a proposta, até 2010 todas as cidades do país terão infra-estrutura para banda larga. Na prática, 3.570 municípios terão a infra-estrutura. Outros dois mil já a possuem. Além disso, o programa prevê uma segunda fase de universalização, em que distritos e povoados também receberão rede de banda larga. As empresas de telefonia fixa ficarão responsáveis apenas pela infra-estrutura: a oferta do serviço ao consumidor final poderá ser feito por outras empresas.

– Isso já foi negociado com as empresas e será mantido o equilíbrio econômico e financeiro das metas de universalização. Acreditamos que todo este programa custará cerca de R$ 1 bilhão – afirmou Pedro Ziller de Araújo, consultor da Anatel.

Antes desta proposta, as empresas haviam se comprometido em instalar em todo o país 8.461 terminais que contêm, cada um, quatro orelhões e um terminal de acesso à Internet. A nova meta, contudo, não desobriga as empresas de telefonia a instalar telefones em comunidades rurais.

A proposta aprovada pela Anatel prevê que municípios de até 20 mil habitantes tenham uma rede de 8 megabytes, contra proposta inicial do Ministério das Comunicações de 2 MB. A proposta vai a consulta pública entre 8 e 19 de novembro. A proposta deve ser aprovada na reunião da diretoria da agência, no dia 12, e no dia seguinte seguirá para a Casa Civil, que deve publicar o novo decreto presidencial de universalização.”

 


ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA TRANSFERÊNCIA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

Pela primeira vez, os candidatos à ocupação de vagas na UFMG pelas modalidades Transferência e Obtenção de Novo Título se submeterão a provas que têm como base o

Programa do concurso Vestibular. A mudança tem por objetivo uniformizar e dar maior transparência ao processo de seleção. Outra alteração é que, a partir de agora, as vagas serão abertas anualmente e não mais a cada semestre.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas a partir de hoje, dia 8 de novembro. O prazo se encerra em 6 de dezembro de 2007. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela Internet. A taxa de inscrição é de R$ 80,00.

A listagem de vagas remanescentes nos cursos de graduação da UFMG para 2008 já está disponível no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). Há 191 vagas em 36 cursos de graduação, abertas para as modalidades Transferência e Obtenção de Novo Título.

Os programas das provas a que se submeterão os candidatos das duas modalidades serão os mesmos estabelecidos para o Concurso Vestibular 2008 da UFMG, com exceção do Programa de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, que não vai exigir dos candidatos a leitura das obras literárias indicadas para o Vestibular 2008.

O processo seletivo constará de uma prova de redação e das provas específicas determinadas para o curso de opção do candidato, todas constituídas de questões discursivas específicas para cada curso ou conjunto de cursos.

As provas serão realizadas em Belo Horizonte e em Montes Claros, de 7 a 14 de janeiro de 2008.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007097.shtml – 8/11/2007)


NOVA SEDE DA OAP E CAMARIM DE APOIO DA PRAÇA DE SERVIÇOS SERÃO INAUGURADOS NESTA QUINTA

A UFMG estará realizando o II Seminário Internacional do Arquivo Público Mineiro, nos os dias 5 a 8 de novembro, no auditório da Faculdade de Direito da UFMG. O objetivo do seminário é reunir especialistas nacionais e internacionais para expor e debater as estratégias de preservação digital de documentos. Entre os participantes da UFMG estão a professora da Escola da Informação (ECI), Marta Melgaço; o professor Luiz Souza, vice-diretor da Escola de Belas Artes (EBA); o professor Arnaldo Albuquerque Araújo, professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC), além de representantes de Portugal e Canadá.

Segundo o professor Paulo Seixas, diretor de Tecnologia da Informação da UFMG, a Universidade tem dado constante apoio ao Arquivo Público Mineiro, inclusive na organização do evento. Para ele o seminário é um evento multidisciplinar, já que conta com a participação de representantes de várias unidades da UFMG. O público alvo são profissionais de Ciência da Informação, Administração Arquivística e Biblioteconomia que atuem em instituições públicas, agências governamentais e empresas. Também são esperados professores e estudantes das áreas interessados em discutir o tema.

De acordo com o professor, existe uma grande expectativa para o evento, por se tratar de um seminário internacional sobre um tema tão importante. “Preservar documentos no formato digital é uma preocupação de todos atualmente. É muito importante discutir estratégias e meios para fazê-lo”, conclui.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006907.shtml – 24/10/2007)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 42, de 12/11/1987, publicou notícias sobre vestibular simulado do Método Pré-Vestibular, curso para a Cobrapi, curso de Introdução a Microcomputador e Editores de Texto para funcionários da Universidade, participação de Eduardo Henrique Lima, diretor do CECOM, e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, chefe da Divisão de Apoio Administrativo, no XXIX Encontro Nacional dos Usuários Unisys, a participação de Aleixina Maria Lopes Andalécio no curso de Atualização de Pessoal/Relações Humanas, entre outras.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Josemar Pereira dos Santos, no dia 11; Márcia Regina Lemos e Gustavo Moreira da Fonseca, no dia 12. Os parabéns para os ex-ceconianos: Thiago Souza Ribeiro, no dia 09; Benjamin Pinto Neto e Hilmes Almeida Pinhos Caldeira, no dia 11; e Danilo Pinheiro Soares Guimarães e Maria de Fátima Rego de Souza, no dia 13; Cyntia Guimarães de Carvalho, no dia 14; e Valmir Costa Cruz, no dia 15.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG recebeu, no dia 26/10, uma impressora para converter textos comuns para o sistema Braille e uma lupa eletrônica de ampliação, para pessoas com visão subnormal. O equipamento agora faz parte do Centro de Atendimento aos Deficientes Visuais (CADV), órgão que dá suporte técnico aos alunos da UFMG que possuem deficiência visual. Os equipamentos foram adquiridos via pregão eletrônico, realizado pelo Centro de Computação (CECOM) da UFMG.
As fotos são de autoria de Aleixina Andalécio.


Profa. Elizabeth Spangler (Pró-Reitora de Recursos Humanos), Vilma Carvalho de Souza (Bibliotecária da Fafich), prof. Marcelo de Faria (Presidente da Comissão Permanente de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais), prof. Francisco Vinhosa e prof. Paulo Fernando Seixas (Diretor da ATI)


Profa. Elizabeth Spangler, Vilma Carvalho, Maria Célia Nogueira Lima (Coordenadora da CAC), prof. Marcelo de Faria, prof. Francisco Vinhosa e prof. Paulo Seixas


Kennedy Fontana de Souza (Agente de Informática da Fafich), Vilma Carvalho e prof. Paulo Seixas