Sistemático: Edição 1361 – 22/11/2007


Notícias



OS NÚMEROS MUDARAM E A UFMG AGORA É 3409

Já se encontra ativo o novo prefixo da UFMG, o 3409. No dia 15 de novembro, foram executadas as intervenções técnicas, coordenadas pela equipe do CECOM – Centro de Computação, que encerraram o processo de migração.

Conforme foi divulgado, praticamente toda a Universidade utiliza agora o prefixo 3409, em substituição aos antigos prefixos 3499 (Campus Pampulha), 3248 (Campus Saúde), 3238 (Engenharia-centro e Centro Cultural), 3279 (FACE), 3269 (Arquitetura), 3217 (Direito) e 3218 (Conservatório). Além do novo prefixo, foram modificados os ramais internos de quatro unidades. Arquitetura, Direito e Conservatório passaram a ter seus ramais internos iniciados pelo dígito 8, ou seja, o número 3217.4600 mudou para 3409.8600. Já na FACE, os números passaram a começar com o dígito 7, ou seja, o número 3279.9084 mudou para 3409.7084. Em breve, será instalada nova central telefônica no Museu de História Natural e Jardim Botânico, que também passará a usar o novo prefixo.

Só não foram afetados pela mudança os números telefônicos da FUMP (centro), Teatro Universitário, Núcleo de Ciências Agrárias, Fazendas de Igarapé e Pedro Leopoldo, Casa da Glória e Fundação Rodrigo de Mello Franco.

A ligação gratuita interna à UFMG, ramal a ramal, está disponível para o Campus Pampulha, o Campus Saúde, a Arquitetura, a Direito e o Conservatório. A FACE e a Engenharia-centro, apesar de também usarem o prefixo 3409, só poderão ligar gratuitamente para as demais unidades, e vice-versa, a partir de sua mudança para o Campus Pampulha, prevista, respectivamente, para o início dos anos de 2008 e 2009.

Nos próximos 180 dias, as pessoas que ligarem para os números antigos receberão mensagem informativa orientando-as sobre qual é o novo número a ser discado. As informações sobre a mudança também estão disponíveis no site http://www.ufmg.br/catalogo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3409.5000.

As atividades de migração para o novo prefixo, no dia 15 de novembro, foram executadas pelas equipes das empresas Telemar/Oi e TeleAlpha, sob a coordenação da equipe da DRC, com Fernando Frota Machado de Morais e Antônio Carlos Soares.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MOVIMENTA A UNIVERSIDADE

Publicados desde o último dia 5, no portal minhaUFMG, os formulários de Avaliação de Desempenho dos funcionários contratados pela UFMG, através do PCCTAE, estiveram disponíveis até as 17 horas do dia 16 de novembro.

Durante esses dias, o acesso à aplicação Web, desenvolvida pela equipe da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas do CECOM, esteve intensa em toda a Universidade. Ao final, combinada com um bem sucedido processo de cadastramento dos servidores que ainda não utilizavam o portal minhaUFMG, quase a totalidade dos envolvidos no processo preencheu seus formulários, fosse no papel de avaliados ou avaliadores.

Essa semana, os dados obtidos estão sendo trabalhados pela ProRH para processamento no SIAPE, o que deve refletir em efeitos financeiros para os servidores, que obtiveram a pontuação mínima necessária, no pagamento do mês de dezembro, que será creditado no início do mês de janeiro de 2008.

Ao final da semana, também no minhaUFMG, será publicado o formulário de avaliação de equipes, que deverá ser preenchido pela chefia de cada setor.

Na conclusão do processo de Avaliação, no dia 16, foram esses os quantitativos finais de preenchimento, considerando-se o total esperado:

– auto-avaliações preenchidas pelos servidores: 3.825 ou 96,35%
– auto-avaliações preenchidas pelos chefes: 348 ou 99,43%
– chefes avaliando os servidores a ele subordinados: 3.878 ou 97,68%
– chefes avaliando as chefias a ele subordinadas: 347 ou 99,14%

Todo esse trabalho de cadastramento e preparação do acesso, através do minhaUFMG, facilitará o uso futuro de outras aplicações publicadas para os servidores no portal. A próxima será a Adesão ao Auxílio Saúde, que em breve estará disponível.

Na ATI, o Comitê de Avaliação foi formado por Márcia Regina Lemos, Maria Auxiliadora dos Santos, Walter Guerra e Aleixina Maria Lopes Andalécio.

Participaram do processo de desenvolvimento do sistema: João Carlos Lages, Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Roberto Simone Maciel Júnior, do CECOM. A equipe de suporte do minhaUFMG, chefiada por Paulo Henrique de Araújo Abreu, do LCC, atuou no apoio aos usuários.

PÓS-GRADUAÇÃO DO LATO SENSU MIGRA PARA SISTEMA WEB

Desde esta última quarta-feira, dia 21/11, os usuários administrativos dos cursos de especialização da UFMG já estão tendo acesso aos seus respectivos dados por meio das funcionalidades implementadas no novo sistema da pós-graduação, que foi totalmente desenvolvido com interface baseada na Web.

O novo Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação foi implantado, para todos os cursos stricto sensu da Universidade, em setembro do ano passado. Já os cursos lato sensu, devido aos calendários acadêmico e administrativo, tiveram a sua implantação adiada para agora, o que foi plenamente executado conforme planejamento estabelecido entre a PRPG, DRCA e CECOM.

Durante o 1o Fórum de Especialização da UFMG, realizado em 26/09/2007, no auditório 3 do ICB, o prof. Jaime Arturo Ramirez , pró-reitor de pós-graduação, apresentou para os coordenadores de cursos de especialização, os benefícios que o novo sistema trará, não somente para a gerência da Administração Central, como também para todos aqueles envolvidos administrativamente com atividades de cursos lato sensu da Universidade. O treinamento do novo sistema, conduzido pelo DRCA e pela PRPG, foi realizado nos dias 12 e 14 deste mês, na sala de sessões do 4o andar da Reitoria, e contou com presença maciça dos representantes dos cursos de especialização.

Pelo CECOM, trabalharam ativamente na execução desse serviço de migração os analistas Mário Magalhães Lara, Denise Cristina de Assis Moreira, Raimundo Natalino Chaves e Diogo Freitas Duarte Magalhães.

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A 1ª ETAPA DO VESTIBULAR 2008 DA UFMG

A primeira etapa do Vestibular 2008 da UFMG, para todos os candidatos, será realizada apenas no dia 2 de dezembro de 2007, em 14 cidades de Minas Gerais. Os estudantes terão quatro horas e meia para responder 64 questões de biologia, física, geografia, história, língua estrangeira, língua portuguesa e literatura brasileira, matemática e química. A segunda etapa ocorrerá entre 7 e 11 de janeiro de 2008.

Dos cerca de 66 mil inscritos no Vestibular da UFMG, 2,2 mil declararam-se treineiros (candidatos que participam do concurso mas não concorrem a vaga na universidade, geralmente por ainda estarem cursando a segunda série do ensino médio).

Modalidade a distância – Também em 2 de dezembro, a UFMG realiza o Vestibular 2008 para cursos na modalidade a distância, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os 1.967 candidatos fazem provas em dez cidades-pólo de Minas e disputam 1.050 vagas em quatro cursos.

Mais informações sobre o Vestibular 2008 da UFMG podem ser obtidas no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) ou pelos telefones (31) 3209-9000, 3409-4408 e 3409-4409.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007161.shtml – 19/11/2007)


Informativo


     
     

ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE OUTUBRO/2007

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas.

Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de outubro/2007,os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.000.194
788
475.356
1.476..388
4.809.304
6.285.642

As médias diárias durante o mês de outubro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
32.264
25
15.334
47.624
155.139
202.763



     

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você é novo na informática e não sabe como eram as coisas naquele tempo, tem uma bela oportunidade de ver fotos rarissímas de computadores de grande porte, XT, unidades de disquetes de 5 e 1/4, monitores monocromáticos, DOS, e arquivos como config.sys e autoexec.bat etc. Veja tudo isto no endereço http://funtasticus.com/20071116/dawn-of-the-computer-era/. (Site em Inglês)

– Você conhece todas as personalidades? Caso a resposta seja sim, faça um teste com este quebra-cabeça e veja se você consegue identificar todos na foto. Vou logo falando, vai gastar um tempo para ver todos em http://dl.ziza.ru/other/112007/13/famous/1.jpg.

– É chegado em jogos? Vai nessa! No endereço http://www.armorgames. com/games/motocrossfmx_popup.html existem mais de 2000 mil jogos on line à sua escolha. (Site em Inglês)

– Quase todos os brasileiros são viciados em futebol. Eu gosto, mas será que conheço todos os escudos dos times? Do Flamengo eu tenho certeza. É muito divertido! Vá até http://www2.uol.com.br/flashpops/jogos/escudos.shtml.

– A palavra negócio vem de nec-otium, ou negação do ócio. Logo, pode parecer contraditório associar um produto como o Microsoft Office 2007 – que em sua essência foi concebido e desenvolvido para tornar negócios mais produtivos – com o termo ócio. Mas aqui, ócio é mais que descanso ou lazer. Significa uma fusão criativa entre as atividades pessoais, profissionais e acadêmicas. Veja em http://www.ocio2007.com.br/.

– Best Blogs Brazil é uma forma de reconhecer o trabalho de quem bloga no Brasil, selecionando os melhores em cada área que contribuíram para o crescimento da blogosfera como um todo e que no ano de 2007 forneceu conteúdo de boa qualidade. Saiba mais http://www.bestblogsbrazil.com/2007/.

– Agora você pode ver as corridas do Jockey Club de São Paulo ao vivo pela Internet. Basta fazer o cadastro no endereço http://www.jockeysp.com.br/.


     

DAP SOLICITA ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS DOS SERVIDORES

O Depto. de Administração de Pessoal comunica que, caso algum servidor esteja com o CPF desativado junto à Receita Federal ou tenha alterado o nome sem a devida comunicação à Receita Federal e ao DAP, deve fazê-lo o mais rápido possível. Isto se deve ao fato da impossibilidade do DAP de lançar na folha de pagamento e no cadastro do SIAPE vantagens pecuniárias tais como: Progressão por Avaliação de Desempenho, Férias, Abono de Permanêcia, Endereço etc.


     

UFMG APRESENTA 80 ANOS INVENTANDO

Teve início na segunda, dia 19, e se estenderá até 30 de novembro a exposição 80 Anos Inventando, do Centro de Difusão da Ciência da UFMG. O evento, que integra as comemorações dos 80 anos da Universidade, traz inventos desenvolvidos por professores e alunos.

80 Anos Inventando visa divulgar projetos e pesquisas da Universidade que geraram patentes ou resultados signicativos para a sociedade, destacando o impacto e a relevância das diferentes descobertas no cotidiano das pessoas. Haverá também a exibição de documentários sobre os trabalhos e debates com a participação dos pesquisadores sobre tecnologia, ética, patentes, educação, genética e perspectivas para o futuro.

A exposição interativa foi montada no hall e no mezanino da Reitoria da UFMG, no campus Pampulha.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007178.shtml – 21/11/2007)


     

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PEDIDO DE BOLSAS EM CURSOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Estão abertas, até 1º de fevereiro de 2008, as inscrições para pedido de bolsas nos cursos de língua estrangeira do Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Cenex/Fale) da UFMG. As bolsas são válidas para o primeiro semestre do ano que vem. Os interessados precisam preencher formulário no site do Cenex, que tem mais informações sobre os critérios para concessão do benefício.

Após a divulgação dos resultados, os candidatos contemplados devem dirigir-se à Secretaria do Cenex, que fica na sala 1000A do prédio da Fale, no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627), a fim de obter a autorização de matrícula. É preciso levar os documentos que comprovam os dados informados no formulário. O candidato que não apresentar a documentação completa perde o direito à bolsa.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007131.shtml – 13/11/2007)


         
         
     

CRECHE ALAÍDE LISBOA RECEBE INSCRIÇÕES PARA O ANO DE 2008



     

CAMPANHA DE NATAL

O ex-estagiário do CECOM, Thiago de Souza Ribeiro, enviou o seguinte e-mail para a Redação, para divulgar uma campanha de Natal:

A Domínio Comunicação & Design está lançando sua Campanha de Natal. A empresa, que tem seu foco de atuação voltado para web, está incentivando a iniciativa dos Correios, disponibilizando cartinhas de crianças carentes para serem apadrinhadas on line. É prático e rápido. Adote a sua. Acesse: http://www.dominiocomunicacao.com.br.


Há 20 anos…

O último número editado no ano de 1987 ocorreu em 12/11/1987, em decorrência de greve dos funcionários da UFMG. O jornal semanal do CECOM retornou no início de janeiro de 1988.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como “O Sistemático” não foi editado na semana passada, os parabéns atrasados são para: Thiago Tadeu Rodrigues Moreira, no dia 16; Fernando Frota Machado de Morais, no dia 18; Ana Paula Lobato Ribeiro, no dia 19; Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (Leão), no dia 20. Os parabéns, em dia, para Caio Henrique Galli dos Santos, hoje, dia 22; Vinícius Henrique Aguilar Silva Teixeira, no dia 23. Agora, os parabéns para os ex-ceconianos: Marco Túlio da Silva, no dia 16; Maria Cristina Lima Borges, no dia 18; Solange Guimarães e Renato Mintz, no dia 19; Vinícius de Souza Santo, no dia 21; Igor Campos Leal e José Monteiro da Mata (DCC), no dia 22; Alex Alves de Souza e Nei Renato Koetz, no dia 24; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, no dia 25; Frederico Torres Fonseca, no dia 27; Pedro Schettini Cunha e Maria Laura Baptista Rodrigues, no dia 28; e Clélia Camargo Cardoso, no dia 29.

FORMATURA:
A colação de grau dos formandos em Ciência da Computação da UFMG será realizada no dia 30 de novembro, às 20h, no Auditório da Faculdade de Direito. Entre os formandos, Gustavo Moreira da Fonseca e Juliano Dantas Santos, estagiário e ex-estagiário do CECOM, respectivamente.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Lembranças, lembranças, lembranças. Ainda bem que todos nós, do CECOM, vivemos muitas e muitas coisas juntos. Foi uma época muito boa. Depois da Redatora do Sistemático se encontrar com o ex-ceconiano José Monteiro da Mata, hoje professor do Depto. de Ciência da Computação, ele se prontificou em enviar algumas fotos da época de ouro de todos nós, recém-formados na UFMG. Com um lembrete, ele contou a história da foto:

A foto é do 1º Motocando, organizado pelo jornalista Dirceu Pereira. A data é entre 1975 e 1980. O local é a fábrica da Brahma, em Juatuba. O passeio foi da Praça da Liberdade em BH até a Brahma, em Juatuba, onde havia sanduíche, refrigerante e cerveja à vontade! Foi o Leão quem me convidou a participar; eu tinha uma Honda CG 125. Passei na casa de meus pais em Betim e peguei minha irmã, que aparece na foto. Legal, não? Leão motoqueiro! Eu me lembro de que o meu capacete parecia de entregador da “Zinho Autopeças” ! Todo dia o Clarindo escrevia “Zinho” no meu capacete e eu tive que acabar trocando de capacete.”


A irmã do Monteiro, Monteiro e Leão