Sistemático: Edição 1363 – 06/12/2007


Notícias



AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: AGORA É A VEZ DAS EQUIPES

Concluída a etapa das avaliações individuais, agora é a hora das avaliações feitas pelas equipes, e que devem ser lançadas pela chefia na aplicação disponível no portal minhaUFMG.

Todos os funcionários, sejam servidores contratados pelo PCCTAE, ou não, participam desse processo de avaliação, que vai até o dia 28 de dezembro, conforme data fixada pela ProRH – Pró-Reitoria de Recursos Humanos.

No caso do CECOM, para agilizar e antecipar essas atividades, a Diretoria definiu o dia 14 de dezembro como data limite, pois o objetivo é concluir a atividade antes do período de recesso.

O Comitê Interno de apoio ao processo de Avaliação de Desempenho, na ATI, tomará as medidas para viabilizar a conclusão das atividades conforme previsto. Ele é formado por Márcia Regina Lemos, Maria Auxiliadora dos Santos, Walter Guerra e Aleixina Maria Lopes Andalécio.

CECOM REALIZA PREGÕES ELETRÔNICOS

O CECOM realiza hoje, dia 06, dois pregões eletrônicos. O primeiro, marcado para as 9h, será para aquisição de servidores de rede e outros equipamentos de informática. O segundo, marcado para as 15h, será para licenciamento do software Oracle.

Participam dos pregões: Márcia Regina Lemos, como pregoeira, Alda Batista, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Márcio da Costa Viana e a estagiária Bruna Maria Souza.

ACESSO AO SERVIDOR PROXY, EM UM ANO, É MAIS QUE O DOBRO

As estatísticas de acesso ao servidor Proxy continuam indicando uma curva em processo de crescimento. O gráfico abaixo, com o total de registros mensais de acesso, mostra como o serviço tem sido atraente para a comunidade acadêmica. A utilização do serviço Proxy cresceu tanto em 2007 que, se comparados os dois meses de novembro, desse ano e do ano passado, o volume atual de acesso já é mais que o dobro do que contabilizado no ano de 2006.

Quanto ao número de usuários que fazem uso do serviço, até o dia 30 de novembro de 2007, foram registrados 3.525 usuários diferentes acessando o sistema, desde que ele foi implantado no início de abril de 2006.

O serviço de proxy HTTP da UFMG permite o acesso, de fora da Rede UFMG, a sites não públicos, como é o caso dos apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, ou diretamente no endereço http://www.cecom.ufmg. br/proxy_http.shtml.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Com a chegada das festas de fim de ano, nada melhor do que algumas receitas e dicas para fazer aquela ceia. Aponte seu navegador para Cozinha da Márcia, em http://cozinhadamarcia.uol.com.br/home/index.html, e faça brilhar o seu Natal.

– Para quem frequenta o famoso Shopping Oi, agora tem mais um motivo para saber o que rola de oferta por lá. Foi lançado nesta semana o site do shopping. Apesar de está ainda em construção, dá para conferir algumas promoções. Vá até http://www.shoppingoiapoque.com.br/.

– Eu não sou saudosista não, mas me dá um saudade quando vejo algumas fotos de eletrônicos e programas que fizeram parte da minha vida profissional. No site http://www.maximumpc.com/article/the_100_greatest_tech_innovations_of_all_time?page=0%2C0 tem uma lista com as 100 melhores invenções de todos os tempos. Tem navegadores, como o Mosaic, o primeiro navegador da Web desenvolvido pelo Centro Nacional para Supercomputing Applications, jogos, processadores, aplicativos, PCs, teclados, impressoras etc. (inglês)

– Se você vai viajar para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rondônia, já pode viajar tranqüilo com o Guia da Cidade. De aluguel de automóvel a turismo e lazer. Não deixe de visitar o endereço http://www.guiacidade.com.br/.

– “O PEbodycount nasce da inquietação. Surge para transformar a perplexidade passiva, de um Estado de vidas abreviadas à bala, Pernambuco, em sentimento de que é possível construir saídas coletivas. Acreditamos que não basta indignação. Os caminhos existem e descobri-los é uma missão difícil. Mas possível. É preciso iniciar o percurso. O PEbodycount apresenta-se como uma ferramenta para ajudar a trilhar estes caminhos. Não queremos apenas contar cadáveres. Queremos também contar histórias e ajudar a mudar realidades.” O blog é uma organização apartidária e sem fins lucrativos e seu endereço é http://www. pebodycount.com.br/home/index.php.

– Com mais de 130 apresentações anuais em sua temporada de concertos, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo -Osesp – é considerada hoje a mais destacada orquestra da América Latina. Com uma programação abrangente – que mescla as grandes obras da literatura musical internacional com primeiras audições mundiais e compositores brasileiros -, a Osesp traz ao Brasil alguns dos maiores solistas e regentes da atualidade, como o maestro Kurt Masur, o compositor Krzysztof Penderecki, a soprano Barbara Hendricks, o barítono Sergei Leiferkus, os pianistas Stephen Kovacevich e Nelson Freire, o flautista Emmanuel Pahud, o violonista Pepe Romero, o violista Gerard Caussé, os violinistas Benjamin Schmid e Leonidas Kavakos, dentre mais de 60 convidados a cada ano. Veja o endereço http://www.osesp.art.br/.

– Ele tinha tudo. Menos limite. João Guilherme Estrella era um típico jovem da classe média, que viveu intensamente sua juventude. Inteligente e simpático, era adorado pelos pais e popular entre os amigos. Com espírito aventureiro e boêmio, mergulhou em todas as loucuras permitidas. E também nas não permitidas. No início dos anos 90, se tornou o rei do tráfico de drogas da zona sul do Rio de Janeiro. Em breve nos cinemas. Veja no endereço http://www. meunomenaoejohnnyfilme.com.br/.

HACKERS "INFECTAM" PÁGINAS DE BUSCA NA INTERNET

A BBC publicou, no dia 29/11/2007, a notícia Hackers “infectam” páginas de busca na Internet, transcrita a seguir:

Uma operação organizada por hackers para interferir com buscas na internet e levar os usuários a sites com armadilhas foi descoberta por empresas de segurança digital dos Estados Unidos.

As páginas apareciam quando o internauta digitava palavras como “presente de Natal” ou “abrigo”, entre outros.

Segundo a companhia de segurança digital Sunbelt Software, dezenas de milhares de domínios – muitos baseados na China e estabelecidos há apenas alguns dias – eram usados nos ataques.

As páginas carregadas nestes domínios continham armadilhas com softwares que procuravam por pontos vulneráveis em cópias do Explorer da Microsoft.

Os usuários do Windows que caíssem na armadilha poderiam ter o computador “seqüestrado” para que os hackers conseguissem suas informações pessoais.

Pesquisadores do setor de segurança na internet já viram tentativas, em pequena escala, de interferir com mecanismos de busca. Mas a escala deste ataque foi sem precedentes.
“Isto foi épico. Se o seu computador não estivesse totalmente protegido, você teria sido pego”, disse Alex Eckelberry, diretor da Sunbelt Software.
Os hackers que compraram os direitos dos domínios convenceram sites de buscas como Google, MSN e Yahoo que suas páginas eram fontes de informações populares. Segundo Eckelberry, eles conseguiram isso usando comentários falsos em blogs para fazer com que estas páginas falsas aparecessem nos primeiros lugares dos rankings de buscas.
“Você poderia estar procurando por coisas inofensivas e ser pego. (Eles) tinham coisas bem perigosas. E, se há alguma mensagem que posso passar é para que as pessoas tenham certeza que seus computadores estão protegidos”, acrescentou Eckelberry.
E, para o especialista, este ataque pode ser o precursor de muitos outros.
“Isto não vai acabar”, afirmou.
As páginas com armadilhas teriam ficado em operação durante cerca de 24 horas antes que o Google retirasse de seus índices de buscas. Mas algumas destas páginas podem ainda estar em operação para os usuários que fazem buscas pelo MSN Live ou Yahoo.
Outra empresa de segurança digital que também descobriu os ataques, a americana Trend Micro, encontrou uma série de páginas de internet com armadilhas que pretendiam pegar pessoas procurando por informações sobre presentes de Natal online.
“Alguns dos sites melhor colocados nas buscas estão levando a páginas com armadilhas”, disse Raimund Genes, da Trend Micro.
Segundo Genes os sites com armadilhas descobertos por sua empresa tentavam explorar vários pontos vulneráveis no navegador da Microsoft.
Estas páginas também tentavam impedir que programas que invadem computadores fossem descobertos.
Genes afirma que esta operação pode ter sido organizada por uma quadrilha de crimes tecnológicos conhecida como Russian Business Network.


MAIORIA DOS USUÁRIOS DE LINUX ESTÁ NA EUROPA, DIZ ESTUDO

O Plantão Info
publicou, em 23/11/2007, a notícia Maioria dos usuários Linux está na Europa, diz estudo, transcrita abaixo:

Saiu o resultado parcial da pesquisa que a Linux Foundation está fazendo este ano com os usuários do sistema operacional de código aberto. Dos 20 mil que responderam à pesquisa, a maioria (51%) está na Europa, contra 35% nos Estados Unidos. A maioria das distribuições Linux é usada em pequenas empresas e escritórios caseiros (68%). As distribuições preferidas dos usuários Linux são Ubuntu (54%) e Red Hat (50%).

HACKERS ‘INFECTAM’ PÁGINAS DE BUSCA NA INTERNET

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Programa de Gestão de Resíduos do Departamento de Serviços Gerais (DSG) da UFMG iniciaram no dia 5 campanha de mobilização contra a dengue no campus Pampulha. O mutirão, que tem a participação da Gerência de Zoonoses e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) da prefeitura, vai até 15 de dezembro, com uma série de ações educativas e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A campanha dá seqüência às atividades iniciadas em agosto, quando as unidades do campus Pampulha começaram a ser visitadas por biólogos e agentes da Gerência de Zoonoses da prefeitura, junto com a equipe do Programa de Gestão de Resíduos do DSG. Esse trabalho foi até novembro e resultou num diagnóstico da dengue no campus.

De 31 de outubro a 2 de novembro, a bióloga da prefeitura, Cristina Lisboa, ministrou palestras sobre a doença a todos os chefes de serviços gerais, líderes e encarregados de limpeza do campus.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007322.shtml – 05/12/2007)

UFMG SE MOBILIZA CONTRA A DENGUE NO CAMPUS PAMPULHA

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Programa de Gestão de Resíduos do Departamento de Serviços Gerais (DSG) da UFMG iniciaram no dia 5 campanha de mobilização contra a dengue no campus Pampulha. O mutirão, que tem a participação da Gerência de Zoonoses e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) da prefeitura, vai até 15 de dezembro, com uma série de ações educativas e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A campanha dá seqüência às atividades iniciadas em agosto, quando as unidades do campus Pampulha começaram a ser visitadas por biólogos e agentes da Gerência de Zoonoses da prefeitura, junto com a equipe do Programa de Gestão de Resíduos do DSG. Esse trabalho foi até novembro e resultou num diagnóstico da dengue no campus.

De 31 de outubro a 2 de novembro, a bióloga da prefeitura, Cristina Lisboa, ministrou palestras sobre a doença a todos os chefes de serviços gerais, líderes e encarregados de limpeza do campus.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007322.shtml – 05/12/2007)



Há 20 anos…

O último número editado no ano de 1987 ocorreu em 12/11/1987, em decorrência de greve dos funcionários da UFMG. O jornal semanal do CECOM retornou no início de janeiro de 1988.

 



Eventos



FESTA DE NATAL DOS FUNCIONÁRIOS DO CECOM

Como todos já estão sabendo, a Festa de Natal dos funcionários do CECOM será realizada no dia 20 de dezembro, com um churrasco, a partir das 12h. O local escolhido foi o Clubinho, localizado na Enseada das Garças, na região da Pampulha, local das últimas festas de final de ano do CECOM.

Este ano, estão surgindo novas idéias e a primeira foi lançada hoje pela Rosa, que é a realização de um Amigo Oculto diferente. Ela enviará comunicado a todos do funcionamento desse Amigo Oculto.

Outra sugestão é a velha cesta de guloseimas, que será sorteada no dia da festa entre aqueles que ajudarem a montá-la. A partir da amanhã, uma cesta estará disponível na DAA para recebimento das contribuicões. Cada contribuição dará direito a um número para o sorteio.

A lista de adesão já está sendo passada e os funcionários têm até o dia 11/12/2007 para confirmar e pagar a participação na festa.

Quanto à decoração de Natal deste ano, o 8o andar foi enfeitado com algo bem diferente. Na recepção do andar todos se deparam com uma árvore de Natal estilizada, encobrindo uma cozinha em miniatura. Essa é uma cozinha rústica mediterrânea do princípio do século XX, com todo o tipo de pormenores, desde o clássico fogão-a-lenha ao armário de especiarias, e todos os acessórios de uma cozinha: móveis, louça, caçarolas, talheres, cachorro e gato. A cozinha está se preparando para a Ceia de Natal. Abaixo da cozinha em miniatura, se encontra uma sala com os convidados para a ceia. Vale dar uma paradinha e verificar todos os detalhes da decoração.

O subsolo já estava enfeitado desde o dia 21 de novembro, trabalho da Elza.

Agora, é continuar passando a lista de adesão, receber as confirmações e aguardar a festa.


A decoração de Natal do 8º andar

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Natália Costa Guilhelmelli Avelar, no dia 08; e Cláudia Galinkin, no dia 09. Os parabéns para os ex-ceconianos: Marco Antônio de Oliveira, no dia 08; e Sílvio Leonardo Teixeira de Souza Cruz, no dia 13.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Os aniversariantes do mês de novembro comemoraram os seus aniversários no dia 29/11/2007. A iniciativa partiu da Vicentina, que organizou toda a festa, desde a arrecadação até a decoração das mesas. Assim, Ana Paula Lobato, Caio, Frota, Gilmar, Gustavo Moreira, Josemar, Leão, Márcia Lemos, Thiago Moreira, Vinícius e Vicentina ofereceram aos seus colegas do CECOM e convidados uma senhora festa. Foi uma festa para não colocar defeitos e todos gostaram muito. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


A mesa dos salgados


Thiago Moreira, Rosa, Natália Rocha, profa. Zélia Falcão, Eugênio, Paulo Lessa e Caio


Euler, Fabrício, Gustavo Moreira, Thiago Moreira, Emerson, Rui e Caio


Paulo Lessa, Xina, Leão, Rosa, prof. Baracat e Regininha


O Parabéns prá você com Leão, Caio, Márcia Lemos, Josemar, Gustavo Moreira e Vicentina


Eugênio e Vicentina, a organizadora da festa