Sistemático: Edição 1365 – 20/12/2007


Notícias



MAIS DE 1.000 JÁ ADERIRAM AO NOVO PLANO DE SAÚDE DA UFMG

Desde o dia 10 de dezembro está disponível, no Portal minhaUFMG,o Formulário de Adesão/ Inscrição ao Plano de Saúde Suplementar do Servidor. Pelo minhaUFMG, usando o aplicativo “Adesão ao Auxílio Saúde”, podem aderir servidores ativos ou aposentados que estejam cadastrados no sistema. No caso de pensionistas, ou de aposentados não cadastrados no minhaUFMG, a adesão será efetuada em sistema específico, operado por funcionários lotados pela ProRH em dois postos de atendimento: no Campus Pampulha – sede da OAP, Praça de Serviços, segundo andar, ou no Campus Saúde – Faculdade de Medicina, sala 47, primeiro andar.

A Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (CASU) foi a entidade escolhida pela UFMG para operacionalizar o Plano de Saúde, com base nas diretrizes estabelecidas pela Portaria 1.983/2006, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento. A adesão ao Plano é voluntária.

O período de adesão/inscrição com isenção do período de carência se estende até 8 de janeiro de 2008. O período de adesão/inscrição para utilização dos serviços a partir de janeiro de 2008 é até 28 de dezembro de 2008. As informações sobre o Plano e os procedimentos de adesão estão disponíveis no site da ProRH.

Aqueles que aderirem ao Plano de Saúde deverão comparecer na Sede da CASU, a partir do dia 03/01/08, para apanharem a carteira de associado.

Até as 18h45 dessa terça-feira, 578 pessoas já haviam preenchido seu formulário de adesão e cadastrado 657 dependentes, totalizando 1.327 inscritos no. Dessas, 92 já validaram sua documentação junto à Seção de Pessoal de sua unidade.

O processo de adesão foi desenvolvido pelo CECOM e participaram desse processo: João Carlos Lages, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Ronaldo Araújo Costa, Rogério Soares Pinheiro e Thiago Gabriel Diniz, todos da equipe da DAS.

SEGUNDA ETAPA DO VESTIBULAR UFMG 2008 COMEÇA NO DIA 7 DE JANEIRO

De 7 a 14 de janeiro, serão realizadas, em Belo Horizonte e Montes Claros, as provas de segunda etapa do Vestibular 2008 da UFMG. Fazem provas 12.547 candidatos, entre os quais 613 treineiros, que participam do concurso mas não concorrem às 4.714 vagas oferecidas pela Universidade em suas 62 opções de cursos de graduação.

As provas começam às 9h e os candidatos têm prazo de três horas para concluí-las. Os candidatos devem chegar aos locais de exame às 8h30. As provas de habilidades específicas de Teatro, Artes Visuais e Música serão aplicadas apenas na capital mineira. No caso das provas de Música o horário é diferenciado: começa às 8h e os candidatos devem chegar até às 7h30.

Na segunda-feira, 7 de janeiro, os concorrentes fazem prova de Redação. Na terça-feira, 8 de janeiro, acontecem as provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Na quarta-feira, 9 de janeiro, acontecem as provas de Química e História. No dia 10 de janeiro, serão realizadas as provas de Filosofia, Língua Estrangeira e Matemática.

Mais informações podem ser obtidas por meio do site da Copeve (www.ufmg.br/copeve) ou pelos telefones (31) 3209-9000, 3409-4408 e 3409-4409.

Habilidades específicas – Os candidatos ao curso de Música fazem a prova de Percepção Musical na terça-feira, dia 8 de janeiro. Na quinta-feira, dia 10, acontecem as provas Prática de Música/ Licenciatura; Prática de Música/ Bacharelado– Composição; e Prática de Música/ Bacharelado – Canto/Instrumento/Regência.

Na sexta-feira, dia 11, às 9h, é a vez da prova de Habilidade Específica de Artes Visuais/ Observação; e no domingo, dia 13, ocorre a prova de Habilidade Específica de Artes Visuais/ Criação.

As provas de Atuação e de Audição Didática Coletiva serão realizadas de 10 a 14 de janeiro, conforme as orientações constantes no comprovante de cada candidato.

Primeira etapa – Nesta edição do concurso, 65.772 candidatos inscreveram-se para
concorrer à primeira etapa, realizada no dia 2 de dezembro de 2007. O percentual de ausentes nesta fase foi de 9,99%.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007441.shtml – 18/12/2007)

SERVIDORES DA UFMG DEVEM REALIZAR AVALIAÇÕES DE EQUIPES

Após a etapa de avaliações individuais dos servidores da UFMG, estão sendo realizadas as avaliações pelas equipes de trabalho. As avaliações devem ser lançadas pela chefia através da aplicação disponível no portal MinhaUFMG.
Todos os servidores, contratados pela PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação) ou não, participam desta etapa do processo de avaliação, que vai até 31 de dezembro, conforme data fixada pela Pró-RH.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007428.shtml – 17/12/2007)

EXPEDIENTE DO CECOM EM 20 DE DEZEMBRO

Devido à confraternização de fim de ano do Centro de Computação, o expediente neste centro, no dia 20/12, quinta-feira, será de 8h às 12h. Apesar disso, o serviço de atendimento telefônico (3409-4009) continuará até as 17h registrando normalmente as solicitações de serviço, que serão executadas na manhã do dia seguinte. Caso ocorram situações emergenciais, após as 17h, restritas à não disponibilidade de sistemas e serviços, estas serão atendidas normalmente pelo Plantão, através do celular 9313-0450.

ÚLTIMA EDIÇÃO DO ANO

Esta é a última edição do ano 2007. O Sistemático deseja a todos um Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso. Deseja também que o próximo ano seja ainda melhor do que este que está acabando. Que 2008 seja um ano de esperança, solidariedade, paz, consciência, amizade, amor, e muito trabalho para podermos conquistar tudo o que desejamos.
O Sistemático agradece a todos os seus leitores e colaboradores por mais um ano de existência e tarefa cumprida. E que ele possa continuar levando a todos as notícias desse mundo ceconiano que não para 1 minuto. Felicidades para todos!


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Bacana mesmo é o site Consultar Remédios, em http://www.consultaremedios.com.br/. Aqui você escolhe o seu estado, medicamento e a substância. Desse jeito, você confere o preço de quebra é informado o genérico e similares do medicamento.

– Depois das comemorações de Natal, relaxe, baixe alguns jogos, reúna a família, faça uma disputa e dê boas gargalhadas. São jogos simples e divertidos. Veja em http://eduardostuart.blogspot.com/2007/12/para-animar-ainda-mais-o-natal.html.

– Mais um joguinho de Natal para o seu divertimento no endereço http://www.joke.co.uk/publish.asp?what=santa_game&page=1. Tente distribuir os presentes pelas chaminés. (Site em Inglês)

– O Brasil é dono de uma das biodi-versidades mais ricas do mundo, possui as maiores reservas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam. E no site http://www.wwf.org.br/ tem a Casa Eficiente, que é um jogo virtual criado para conscientizar as pessoas do impacto do desperdício de energia nas mudanças climáticas. O desafio de quem visita a Casa Eficiente é encontrar maneiras de economizar energia e diminuir os danos ao meio ambiente.

– Se você tiver a fim de terminar um relacionamento e não sabe usar as palavras corretas, então utilize o site http://www.breakupemail.com/dump.php para enviar um e-mail para ele ou ela. Se ele não tiver email, não tem jeito! (Site em Inglês)

– Jornalismo 2.0, Como Sobreviver e Prosperar, é o título do livro lançando pelo Centro Knight Para o Jornalismo nas Américas. Com versão on-line, você pode fazer download em Português, Inglês e Espanhol. Veja em http://knightcenter.utexas.edu/journalism20.php.

– Como rede social virou moda na Internet, agora a criançada tem o seu lugar. Club Penguin

(http://www.clubpenguin.com/) é o lugar da meninada fazer amigos. (Site em Inglês)


MOVIMENTO INTERNET SEGURA COMEÇA A LEVAR SUA MENSAGEM AOS INTERNAUTAS

O artigo abaixo foi publicado no endereço http://www.internetsegura.org, numa colaboração de Adyr Rodrigues Nascimento, da Divisão de Redes de Comunicação.

Iniciativa de maior participação corporativa em prol da segurança na rede começa a levar sua mensagem aos internautas após um ano de discussões

O lançamento do site e da campanha publicitária, no dia 5 de abril de 2005, marca o início da fase externa do Movimento Internet Segura (MIS), dentro de seu objetivo de levar informações que permitam aos usuários da internet no Brasil uma navegação mais segura e com maior confiança pela rede. Para que isso se transformasse em realidade, porém, foram necessários vários meses de trabalho.

O ponto de partida ocorreu em dezembro de 2003, quando, reunidas na Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), empresas de diversos segmentos chegaram à conclusão de que havia a necessidade de tomar medidas para combater dois problemas que vinham prejudicando o mercado como um todo.

Um dos problemas era convencer as pessoas desconfiadas da segurança da rede que fazer transações pela internet pode ser tão seguro como numa loja comum, desde que sejam tomadas algumas precauções simples. O outro era o de orientar as pessoas sobre como evitar as fraudes na rede.

A reunião decidiu pela elaboração de um anteprojeto, que refletiria um consenso entre as empresas participantes sobre quais seriam as melhores práticas para prevenir as fraudes e como agir para levar estas informações ao usuário da web.

O documento ficou pronto na metade do ano passado. A conclusão foi a de que a iniciativa precisava de recursos próprios e de uma organização destinada a dirigir as estratégias definidas pela entidade.

Em setembro de 2004, American Express, Banco do Brasil, e-Consulting, Extra.com.br, Ipdi, Microsoft, Redecard, Serasa, Submarino e Symantec, decidiram patrocinar a entidade e destinar os recursos necessários para suas atividades. Foi o nascimento oficial do Movimento Internet Segura. A atitude do grupo inicial ganhou logo a adesão da McAfee e, mais recentemente, da Visanet.

Outras organizações optaram por aderir como endossantes ou apoiadores de mídia, mas assumindo o compromisso de difundir as mensagens do MIS. São elas Americanas.com , Magazine Luiza, Livraria Cultura, Saraiva, Siciliano, Shoptime, Tok&Stok, Somlivre.com, UOL, Terra, IG, MSN, Yahoo!, AOL e Folha de S. Paulo.

O presidente da Camara-e.net e líder do MIS, Gastão Mattos, sublinha que a diversidade do segmentos representados no movimento permite uma atenção constante aos acontecimentos ligados à segurança em praticamente todas as atividades econômicas realizadas na internet.

“Os membros do Movimento incluem bancos, bandeiras de cartões de crédito, lojas de comércio eletrônico, fabricantes de softwares e equipamentos de segurança e portais de acesso, além de outras organizações,” destacou.

“As experiências de todos formam um consenso importante sobre os cuidados que o usuário deve tomar para evitar cair nos golpes aplicados pela internet,” prosseguiu. “Este consenso esta disponível no nosso site, www.internetsegura.org

Os 10 mandamentos do Movimento Internet Segura

1) Protegerás teu computador.

2) Jamais fornecerás senhas

3) Ficarás atento aos endereços em que navegas

4) Conferirás sempre teus pagamentos

5) Manterás sempre atenção ao fornecer dados pessoais

6) Nunca participarás de sorteios fáceis

7) Resistirás a ofertas tentadoras

8) Terás cuidado com programas de invasão

9) Prestarás sempre atenção aos e-mails que recebe

10) Em movimentações financeiras, seguirás sempre as regras para o internet banking

 


ÔNIBUS INTERNO DA PAMPULHA CIRCULA COM HORÁRIO DE FÉRIAS

Até o dia 23 de fevereiro de 2008, o ônibus Circular Interno do campus Pampulha vai rodar de acordo com o quadro de horá-rios de férias. A mudança, em vigor desde sábado, dia 15, atende ao calendário escolar, segundo a Divisão de Transportes do Depto. de Serviços Gerais.

O itinerário e os horários (correspondentes à linha C) podem ser consultados no site da UFMG (http://www.ufmg.br/servicos/onibus.shtml). O retorno ao horário normal ocorrerá no dia 25 de fevereiro de 2008.

Horário: Manhã – 5h40 – 6h20 – 7h – 7h50 – 8h35 – 9h35 – 10h20 – 11h05 – 11h50

Tarde: – 12h35 – 13h20 – 14h05 – 14h50 – 15h50 – 16h50 – 18h

Itinerário: Belas Artes – Letras – Ciência da Informação – Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Reitoria – Unidade Administrativa III (Pessoal, RH, Registro e Controle Acadêmico, Comissão de Vestibular, Projeto Manuelzão, Educação a Distância, Estudos Transdisciplinares, Estudos de Crimi-nalidade e Segurança Pública, Estudos sobre Ensino Superior e Políticas Públicas) – Unidade Administrativa II (Atendimento à Saúde do Trabalhador, Fundep) – Centro Esportivo – Veterinária – Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Odontologia – Veterinária – Farmácia – Setorial II – Física – Engenharia Elétrica – Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) – Engenharia Mecânica – Colégio Técnico – Química – Ciências Exatas (ICEx) – Geociências (IGC) – Almoxarifado Central (Setorial I) – Educação (FaE) – Centro Pedagógico – Creche – Belas Artes.

Dúvidas, sugestões ou reclamações devem ser encaminhadas à Divisão de Transportes, através dos ramais 4601 e 4606 ou do e-mail sfrota@dsg.ufmg.br.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007336.shtml – 18/12/2007)

 


 

RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS TÊM HORÁRIO ESPECIAL DE FUNCIONAMENTO DURANTE AS FÉRIAS

Os restaurantes universitários do sistema Bandejão, administrados pela Fundação Mendes Pimentel (FUMP), não vão funcionar de 24 de dezembro a 6 de janeiro, com exceção do restaurante do campus Pampulha, que deixa de funcionar apenas nos dias 24 a 26, 29 a 31 de dezembro e 1º de janeiro.

No restante do período de férias, o restaurante do campus Pampulha vai funcionar apenas no horário de almoço. A partir do dia 7 de janeiro, as outras unidades, incluindo o self-service Ocre, voltam a funcionar no mesmo horário. Os restaurantes retomam suas atividades normais após o período de férias da UFMG..

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007434.shtml – 17/12/2007)


VOCÊ É UM E-MALA?

O Caderno Informática, do jornal Estado de Minas publicou, no dia 06/12/2007, “Você é um e-mala?”. Contribuição da Xina.

Que o e-mail já se firmou como um meio de comunicação eficiente, ninguém tem dúvidas, mas algumas pessoas extrapolam essa função e podem acabar se transformando, em seu ambiente de trabalho, no que o especialista em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal e empresarial Christian Barbosa classifica como um e-mala. Já parou para pensar nisso? Então aí vão os sintomas clássicos de um mala virtual: sempre mandar e-mails com urgência, ou melhor, para ontem, e ligar desesperado para perguntar se o destinatário os recebeu; possuir mais de 100 e-mails na caixa de entrada e nunca conseguir responder a nenhum; não resistir a clicar no botão de responder a todos sempre que recebe um e-mail; enviar e-mails com assuntos bizarros que não descrevem o conteúdo da mensagem; mandar correntes; e escrever e-mails com mais de quatro parágrafos. Você se encaixa?




Há 20 anos…

O último número editado no ano de 1987 ocorreu em 12/11/1987, em decorrência de greve dos funcionários da UFMG. O jornal semanal do CECOM retornou no início de janeiro de 1988.

 



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

Tudo organizado para a Festa de Natal do CECOM, que será realizada hoje, dia 20, a partir das 12h, com um churrasco de confraternização no Clubinho.

Os mapas já estão sendo distribuídos, mas a maioria dos participantes já conhece o local da festa.

Durante o churrasco, serão sorteadas cestas de guloseimas. Estas cestas foram confeccionadas graças à contribuição de todos os ceconianos, tanto daqueles que irão participar da festa como também daqueles que não irão.

A Rosa, secretária da ATI, está coordenando o Amigo Oculto. As pessoas que forem participar, devem procurá-la.

Além do churrasco de confraternização, os participantes poderão utilizar o campo de futebol e as quadras de peteca e futebol de salão.

Agora, é aguardar a festa e esperar que não chova!


As contribuições para as cestas de guloseimas

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, no dia 24; Raimundo Natalino Chaves, no dia 25; Fabiano Teixeira Lana, no dia 02 de janeiro; Ronaldo Araújo Costa, no dia 03; e João Cloves Coelho, no dia 10. Os parabéns para os ex-ceconianos: Esdras Viggiano de Souza e Dimas Afonso de Souza, no dia 22; Grace França Versiani, no dia 23; Sueli de Jesus Ferreira, no dia 25; Luís Diniz Ferreira, no dia 26; Romildo Monte e Matheus Moreira dos Santos, no dia 27; Cláudio Antônio Mussi, no dia 29; Carlos Ferreira de Vasconcelos, no dia 30; José Antônio de Faria e Pedro Luiz Caetano Filho, no dia 1o de janeiro; Rodrigo Gazetta, no dia 02; Luís Antônio Soares, no dia 03; Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06; e prof. João Carlos Pires Bauer, no dia 08.

MENSAGEM DE BOAS FESTAS DA ATI

A ATI deseja que o espírito do Natal desperte em todos os sentimentos mais puros.
Desta forma, conseguiremos enxergar o mundo com os olhos de uma criança e perceberemos que a beleza da vida se esconde por trás de cada gesto, cada palavra, cada abraço. Um feliz Natal e um Ano Novo repleto de alegrias!