Sistemático: Edição 1366 – 24/01/2008


Notícias



SERVIÇO VoIP É FINALMENTE HOMOLOGADO PELA RNPA

No dia 10 de janeiro de 2008, a UFMG finalmente foi homologada no projeto VoIP4All da RNP. A DRC (Divisão de Redes de Comunicação) estava há seis meses aguardando esta homologação, já tendo seus servidores configurados e prontos para a inclusão no serviço fone@RNP. A configuração dos servidores foi feita por Rui Cesar Andrade de Pinho e Paulo Couto Lessa, com a colaboração de Emerson Henrique Kfouri Pereira, da DAC (Divisão e Atendimento e Consultoria).

Desta feita, a UFMG deve ter redução de custos com ligações DDD que poderão ser realizadas a custo zero para outros órgãos participantes deste serviço (incluindo MEC, MCT, FINEP, CNPQ e outras IFES), assim como para as cidades onde estão localizados. Além disto, a UFMG cria uma facilidade de comunicação para os membros de sua comunidade, com a qual poderão se comunicar a partir de qualquer parte do mundo via telefone a custo zero. A campanha de divulgação do uso deste serviço será realizada no início letivo do primeiro semestre e está sendo montada pelo Cedecom, em parceria com o CECOM. Nesta data, todos os membros da comunidade serão orientados sobre como poderão utilizar os serviços VoIP a partir de qualquer ramal telefônico da UFMG ou até mesmo de seus computadores em casa, viajando ou no trabalho.

 

AUMENTA O NÚMERO DE ADESÕES AO PLANO DE SAÚDE

Desde o dia 10 de dezembro, os servidores Técnico-Administrativos em Educação, ativos, inativos, e os pensionistas puderam aderir ao Plano de Saúde Suplementar do Servidor, através do Portal minhaUFMG, utilizando o aplicativo “Adesão ao Auxílio Saúde. A princípio, o período de adesão/inscrição com isenção do período de carência iria até 8 de janeiro. Porém, devido ao recesso de fim de ano e à realização da segunda etapa do Vestibular 2008, a Universidade negociou junto à CASU a extensão do prazo, encerrado no último dia 22.

A Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (CASU) foi a entidade escolhida pela UFMG para operacionalizar o Plano de Saúde, com base nas diretrizes estabelecidas pela Portaria 1.983/2006, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento.
Até o momento, esses são os números totais do processo de adesão:

Ativos: 1.304 titulares e 1.572 dependentes

Aposentados: 305 titulares e 189 dependentes

Pensionistas: 66 titulares

Para que os servidores pudessem se inscrever no Plano de Saúde, o CECOM desenvolveu o processo de adesão, com a participação de João Carlos Lages, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Ronaldo Araújo Costa, Rogério Soares Pinheiro e Thiago Gabriel Diniz, todos da equipe da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS).

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Desde o mês de agosto/2006, o CECOM começou a divulgar as estatísticas de uso do serviço de proxy HTTP da UFMG, que permite o acesso, de fora da Rede UFMG, a sites não públicos, como é o caso dos apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessá-rias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço proxy.

Até o dia 31 de dezembro de 2007, foram registrados 3.668 usuários diferentes acessando o sistema, desde que ele foi implantado no início de abril de 2006. Conforme previsto, o mês de dezembro de 2007 registrou uma queda em relação aos meses anteriores, conforme já era previsto, devido ao período de férias letivas. A expectativa é ver como a curva de crescimento se comportará durante esse período e após o retorno às aulas.

O gráfico abaixo, com o total de registros mensais de acesso, mostra como o serviço tem sido atraente para a comunidade acadêmica.

PRIMEIRA EDIÇÃO DE 2008 DO SISTEMÁTICO

 


Hoje, está sendo editado o primeiro número de O Sistemático no ano de 2008. Mais uma etapa que esperamos vencer com bastante notícias, novidades, conquistas e alegrias.
Esperamos continuar contando com a colaboração de todos na divulgação dos trabalhos do CECOM e com o carinho que sempre recebeu de seus leitores.
Vamos continuar a jornada!

CECOM PROMOVE TREINAMENTO PARA A PROGRAD

A pedido da Pró-Reitoria de Graduação, o CECOM promoveu, nos dias 02, 03 e 04 de janeiro/2008, treinamento sobre Notes e Rede Novell para uma equipe de 10 pessoas, sendo 8 delas recém contratadas em função do Projeto REUNI da UFMG.

O treinamento foi realizado na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, em horário integral, e foi ministrado pelo funcionário Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria.

Participaram do treinamento: Beatriz Coelho Pinto Domini, Francys Silva Araújo, Maria da Glória Miranda, Eduardo Leão de Almeida Magalhães, Ana Mirtes Cardoso Chaves, Aurora Dias dos Anjos, Bárbara Valsechi Carneiro, Fernanda Octávia Valsechi Carneiro, Irma Nick e Karine Cristina Manini Santos.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

Os estagiários Fabiano Teixeira Lana e Rui César Andrade de Pinho se desligaram do CECOM no final do ano de 2007.

Fabiano Lana entrou para o CECOM em abril de 2006, atuando na Divisão de Atendimento e Consultoria, onde permaneceu até a sua saída.

Rui César foi admitido em janeiro de 2007, lotado na Divisão de Redes de Comunicação, onde atuou até o final do mês de dezembro/2007.


Rúi César


Fabiano Lana


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as primeiras dicas do ano:

– A Voz do Cidadão, no endereço http://www.avozdocidadao.com.br/, prioriza os direitos coletivos dos cidadãos enquanto moradores, eleitores, contribuintes e consumidores, acerca dos temas respectivos da justiça, da segurança, do meio ambiente, dos mandatos políticos, dos orçamentos públicos e do consumo coletivo, dentre outros. Para a Voz do Cidadão, os direitos coletivos, assumem papel fundamental, pois é somente organizando em coletivos que damos voz aos cidadãos.

– Outra aposta do Google para pesquisar vídeos, blogs e imagens é o Searchmash. No resultado, caso pesquise música, já vem apontado onde está o clip da música e a página oficial do cantor, entre outras informações. Veja em http://www.searchmash.com. (Site em Inglês)

– O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientínfico e Tecnológico (CNPQ) oferece um site de pesquisa pelo nome do pesquisador ou por assunto. Pode ser pesquisado na base de dados doutores, pesquisadores, mestres, graduados etc. Em alguns casos, você poderá saber o e-mail. Faça seu cadastro em http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp.

– “Ao inaugurarmos a Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional, temos em mente que este dispositivo indispensável à nossa contemporanei-dade informacional comporta mais cuidados do que aqueles normalmente privilegiados pelas políticas tecnocientí-ficas da memória. A digitalização do impresso implica, de fato, para além da sua dimensão puramente técnica, o tornar visível de toda uma crise das estruturas culturais tradicionalmente centradas no livro e na leitura individualizada.” Consulte o endereço http://www.bn.br/bndigital.

– Muito bacana é o Blinkx. Lá você encontra vídeos, clips, documentários, filmes e programas de tv. Eu fiz uma pesquisa sobre a Jovem Guarda e do filme O Túnel do Tempo e, para minha surpresa, encontrei vários vídeos. Não deixe de visitar o endereço http://www.blinkx.com. (Site em Inglês)

– Já que estamos falando sobre vídeos, filmes, clips e outros entretenimento, vai mais um site bacana. O endereço é http://www.seeqpod.com/. (Site em Inglês).

– O SimplesCidade é o blog criado pela Philips para ajudar a tornar a vida na cidade mais simples, menos burocrática. Basta escolher a sua cidade e entrar nesta comunidade. É… cadê Minas Gerais (MG)? Veja em http://www.simplescidade.philips.com.br.

– Dica do Jacó:

“Dê voz e ouvidos ao seu computador” – Você sempre quis “conversar” com seu PC? Pedir para ele abrir o Word ou ler seus e-mails enquanto você faz outra coisa? Pois bem , existem softwares que são acionados por comando de voz e que transformam textos em áudio. O UOL Tecnologia selecionou dez programas que fazem essa tarefa. Infelizmente, a maioria é em Inglês, mas não é difícil decorar alguns comandos e de quebra aprender um pouco do idioma. Que tal experimentar? Entre no site para conhecê-los: http://tecnologia.uol.com.br


CECOM SE SOLIDARIZA COM ROGÉRIO PINHEIRO

Os colegas do CECOM se solidarizam com Rogério Soares Pinheiro pelo falecimento de seu pai, o reitor da UFMG Celso de Vasconcelos Pinheiro, gestão 1978-1982, ocorrido no dia 13 de janeiro/2008.

 


CRUZ VERMELHA ABRE INSCRIÇÕES PARA 2008

A Cruz Vermelha Brasileira – FMG, através do Centro de Apoio ao Adolescente, estará com inscrições abertas para o Programa Ação Jovem 2008 no período de 11 a 15 de fevereiro/2008.

Poderão se inscrever adolescentes com idade máxima de 16 anos e 3 meses e mínima de 15 anos e 4 meses. É necessário estar cursando, no mínimo, a 8ª Série e apresentar declaração escolar (recente – mês janeiro ou fevereiro/08 – original, sem rasuras com o carimbo da escola e assinatura), Carteira de Identidade (original), CPF (original) e Carteira de Trabalho (original).

As inscrições serão realizadas na Cruz Vermelha Brasileira, localizada à Alameda Ezequiel Dias n° 427, no horário de 08h30 às 11h30h e de 13h30 às 16h30.


UFMG OFERECE ENSINO GRATUITO DE 1ª A 4ª SÉRIE PARA JOVENS E ADULTOS

O Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos (Proef) da UFMG oferece vagas de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental para maiores de 18 anos que nunca estudaram ou que querem voltar à escola. As aulas são gratuitas e acontecem na Faculdade de Educação (FaE), de segunda a quinta-feira, das 15h30 às 18h ou das 19h às 21h30.

O Programa é desenvolvido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), ligado à FaE, e se divide em Proef-1 (1ª a 4ª série), Proef-2 (5ª a 8ª), coordenado pelo Centro Pedagógico, e Penja (ensino médio), coordenado pelo Colégio Técnico, o Coltec.
As inscrições para o Proef-1 podem ser feitas até 21 de fevereiro. Os candidatos devem comparecer pessoalmente à Faculdade de Educação (sala 530), entre 14h e 18h. Além de duas fotos 3×4, devem levar originais e cópias da carteira de identidade, do CPF e de um comprovante de endereço.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007616.shtml – 23/01/2008)




Há 20 anos…

O Sistemático no 01, de 15/01/1988, divulgou notícias sobre Vale Transporte, novos manuais da Unisys, dicas da Biblioteca, distribuição e O Sistemático, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PALESTRA NO CECOM
A Unisys Eletrônica Ltda. vai promover no CECOM, na próxima quarta-feira, dia 20, uma palestra sobre LINC.A palestra está marcada para o horário de 14h, na Sala de Aulas do 8o andar, e é aberta aos analistas e programadores do CECOM

SAÍDA DE BOLSISTAS
O bolsista Carlos Alberto Moreira dos Santos, lotado na Divisão de Núcleos Computacionais, pediu emissão do quadro do CECOM em 30 de novembro.
E os bolsistas Jacqueline Matarelli e Rinaldo Carlos de Freitas também pediram demissão do CECOM no início de janeiro. Jacqueline pertencia ao Setor de Suporte de Software da DTS e Rinaklo fazia parte da equipe do Setor de Documentação da DDS.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como esse é o primeiro número de “O Sistemático” deste ano, os parabéns atrasados para: Djim de Andrade Martins, no dia 21; e para o ex-ceconianos: Rodolfo Sérgio Ferreira de Resende (DCC), no dia 12; Adriana Heloísa Lima Bittencourt, Lindaura Rosa dos Santos e Luiz Flaviano dos Santos, no dia 14; prof. José Nagib Cotrim Árabe e Joaquim Lopes Júnior, no dia 15; Helen Lan Kwai Wah, no dia 16; Maria de Lourdes Moreira Braga e Marli de Freitas Gomes, no dia 17; Simone Valéria Borges e Ilza Maria Morais Diniz, no dia 18; Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo, no dia 20; Geraldo Correia de Moura Baptista, André Nogueira Sousa e Edson Barbosa Duarte, no dia 21; Renato Baumgratz Viotti e Ana Paula Lima Figueiredo, no dia 22. Os parabéns, em dia, para os ceconianos Selma de Paoli Loureiro Damascena, no dia 26; e Helvécio Cossenzo Pinto, no dia 28; e para os ex-ceconianos: Izilda Costa Chaves, no dia 26; Ismênia Carvalho Moreira e Margarida Maria Santos, no dia 28; e Marângela Fontes Figueiredo, no dia 30.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa de Natal dos funcionários do CECOM foi realizada no dia 20 de dezembro/2007, com um churrasco de confraternização, no Clubinho, região da Pampulha. Foram tiradas muitas fotos durante o churrasco e na edição de hoje são publicadas as fotos tiradas durante o sorteio das cestas de guloseimas entre os funcionários que colaboraram para a sua realização. Essa participação bateu recorde com a arrecadação de 135 itens, podendo assim, serem sorteadas três cestas grandes, três pequenas, caixas de bombons, panetones e agendas. As fotos são de autoria de Fernando Frota.


João Vítor, filho do Haroldo, ajudando a Lelé no sorteio


Gildete, o feliz ganhador da cesta nº 1


Gabriel recebendo a cesta nº 2


Lelé entregando a cesta nº 3 para Luiz Temponi


Leão recebendo uma das cestas pequenas


Charles reebendo um dos panetones