Sistemático: Edição 1367 – 31/01/2008


Notícias



ANIVERSÁRIO DE INAUGURAÇÃO DO CECOM

Amanhã, dia 1o de fevereiro, o CECOM estará completando 37 anos de sua inauguração. A Portaria no 569, de 04/11/1970, criou o Centro de Computação em substituição ao Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967. A inauguração do novo centro se deu em fevereiro do ano seguinte.

Os parabéns para todos os ceconianos e ex-ceconianos pela participação, ao longo desses anos, do desenvolvimento da área de informática na UFMG.


Foto tirada na cerimônia de inauguração do CECOM, aparecendo o prof. Macelo de Vasconcelos Coelho, Reitor da UFMG gestão 1969/1973, e o primeiro diretor do CECOM, prof. Antônio Mendes Ribeiro

REGISTRO ACADÊMICO EM NOVA LOCALIZAÇÃO

No período de 11 a 15 de fevereiro, o DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico – recepcionará os 4714 calouros aprovados no vestibular de 2008, que farão seu registro acadêmico na universidade.

Depois de um longo período utilizando o saguão do prédio da Reitoria para essa finalidade, o Registro Acadêmico deste ano será realizado no prédio ao lado da Unidade Administrativa III, no Campus da Pampulha, onde atualmente funciona o DRCA. O local escolhido passou por várias reformas e já está devidamente adaptado para sediar o evento.
Como nos anos anteriores, o registro acadêmico e a matrícula dos calouros serão realizados de forma unificada, o que evitará o deslocamento dos calouros para as unidades acadêmicas. A escala de atendimento aos diversos cursos, distribuindo-os ao longo da semana por dias e horários específicos, prevê a média de registro de 1.000 calouros por dia e está disponível no link https://www.ufmg.br/drca/escala_atendimento_ registro_2008.htm.

Para atender os calouros serão instalados no local de atendimento 20 computadores e 5 impressoras a laser.

Desde 2005, o DRCA disponibiliza o sistema que permite ao calouro preencher a ficha de registro acadêmico através da Internet, facilitando assim todo o processo. Calouros que não têm acesso a computadores e Internet poderão fazer o preenchimento utilizando 2 computadores instalados para este fim no DRCA. O link para esse serviço é https://urano.cecom.ufmg.br/formulario calouro/ e estará disponível a partir de 07/02/2008.

Todo esse trabalho de recepção aos calouros está sendo organizado por Roberto de Siqueira, sob a coordenação de Ana Lúcia Ribeiro Diniz, do DRCA, que conta com a colaboração, além do CECOM, da Copeve, da Cooperação Institucional, da Fump, do LCC e do DCE. Pelo CECOM, diversas pessoas estão envolvidas em tarefas relacionadas à preparação do registro acadêmico: Raimundo Natalino Chaves, Mário Magalhães Lara e Roberto Simone Maciel Júnior, da DAS, e toda a equipe da DAC.

Como já é feito há 3 anos, o LCC estará entregando aos calouros que confirmarem o seu registro um kit. Esse kit servirá para ele obter o seu login e senha de acesso ao Portal minhaUFMG. O kit é composto de um cartão plástico personalizado que terá impresso os números NIP e será acompanhado de um folder explicativo dos serviços que são disponibilizados pela ATI. O acesso ao portal será feito através do endereço minha.ufmg.br mediante login e senha. Lá os alunos terão a sua disposição serviços tais como correio, o diário eletrônico, um espaço específico para cada uma das disciplinas que o aluno estiver matriculado, acesso às informações do seu registro acadêmico, dentre outros. Na semana do registro estarão atuando Paulo Henrique de Araújo Abreu, Benício Alves de Souza, Hugo Santana, Danilo André, Bernardo Lopes Ferri, Paola Serafim Santos e Paula Helena dos Santos, todos da equipe técnica do LCC.

Na semana seguinte, de 18 a 20/02, o mesmo processo irá se repetir para o registro dos candidatos aprovados para as vagas de transferência e obtenção de novo título.

CECOM DUPLICA INFRA-ESTRUTURA PARA RECEBIMENTO DE E-MAILS

No dia 18 de janeiro, a DRC ativou um segundo servidor antivirus, que está atendendo a parte dos domínios pertencentes à Administração Central e ao “ufmg.br”. O servidor tem processador AMD Athlon 64 X2, com dois núcleos(dual core) e 2 Gbytes de memória e tem capacidade teórica de processamento equivalente a 50% do servidor principal. Neste período de férias, o novo servidor está atendendo a 20% dos e-mails que entram na UFMG, o que equivale a 10.000 mensagens válidas.

Com o aumento da capacidade de processamento de e-mails, o atraso que tem ocorrido no período de pico (11h às 15h) deve ser eliminado.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Quer fazer umas comprinhas e quer gostar pouco? Então, comece a fazer suas pesquisas por aqui, no endereço http://www.gastarpouco.com.

-Vai viajar? O guia Hotel in Site possui a mais completa base de dados sobre meios de hospedagem de norte a sul e de leste a oeste do Brasil. Reserva de hotéis, por cidade, por faixa de preços etc. Não deixe de visitar http://www.hotelinsite.com.br.

– Esta consulta permite listar quais as linhas e as respectivas empresas de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros que ligam duas localidades. Para consultar, informe a localidade de origem e a localidade de destino de seu roteiro em https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp.

– Verifique as condições das Rodovias Federais clicando sobre o estado desejado ou no mapa. Vá até http://www1.dnit.gov.br/rodovias/condicoes/index.htm.

– Tenha um catálogo telefônico on line. É só entrar no endereço http://www.02web.com.br/.

– Saiba a hora em todo mundo no endereço http://www.timeticker.com/. (Site em Inglês)

Dicas do Jacó: Utilidade pública – Sites Úteis:

– Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar documentos via internet:http:// www.cartorio24horas.com.br.

– Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por número, além de súmulas dos STF, STJ e TST: http://www.soleis.adv.br.

– Tenha a telinha do aeroporto de sua cidade em sua casa, chegadas e partidas: http://www.infraero.gov.br/.

– Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas telefônicas: http://sistemas.anatel.gov.br.

– Encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade ou entre duas cidades, sua distância, além de localizar a rua de sua cidade: http://www.mapafacil.com.br.

– Encontre o mapa da rua das cidades, além de localizar cidades:
http://mapas.terra. com.br/.

– Caso tenha seu veiculo furtado, antes mesmo de registrar ocorrência na polícia, informe no site http://www.dprf.gov.br o furto. O comunicado às viaturas da DPRF é imediato.

– Confira os melhores cruzeiros,datas, duração, preços, roteiros etc.:
http://www.bestpricecruises.com.

– Vacina anti-câncer (pele e rins). Obs.: Esta vacina deve ser solicitada pelo médico oncologista: http://www.vacinacontraocancer.com.br.

– Indexador de imagens do Google – captura tudo que é foto e filme de dentro de seu computador e os agrupa, como você desejar: http://www.picasa.com.

– Semelhante ao Internet Explorer, porém muito mais rápido e eficiente, e lhe permite adicionar os botões que desejar, ou seja, manipulado como você o desejar:
http://www.mozilla.org.br.

– Site de procura, semelhante ao Google: http://www.gurunet.com.

– Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros: http://www.a9.com.

– Site que lhe diz tudo do Brasil desde o descobrimento por Cabral:
http://www.historiadobrasil.com.br.

– Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas: http://www.verbix.com.

– Site de conversão de Unidades: http://www.webcalc.com.br/conversoes.

– Site para envio de e-mails pesados, acima de 50Mb: http://www.dropload.com.

– Site para envio de e-mails pesados, sem limite de capacidade: http://www.sendisvirtual.com.

– Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje, informando todos os índices disponíveis no mercado financeiro. Grátis para Pessoa Física: http://www.debit.com.br.

– Site que lhe permite falar e ver pela internet com outros computadores,ou lhe permite falar de seu computador com telefones fixos e celulares em qualquer kugar do mundo grátis – De computador para computador, voz + imagem. De computador para telefone fixo ou celular: http://www.skype.com.

– Site que lhe permite ler jornais e revistas de todo o mundo: http://www.indkx.com.

– Site de procura de pessoas e empresas nos EUA. Só para achar a pessoa ou a empresa com endereço e telefone-grátis. Se quiser levantamento completo de tudo o que a pessoa tem, como, patrimônio, tudo que teve de problema judicial e financeiro, e outras coisas mais, pode custar até US$80,00 com valores intermediários: http://www.ussearch.com/consumer.

– Site de câmaras virtuais, funcionando 24 hs por dia ao redor do mundo: http://www.earthcam.com.

– Site de mapas que identificam endereços do Brasil inteiro e dá sugestões de rotas: http://www.ondeestou.com.br.


O CÉU AO ALCANCE DE TODOS

No site www.hojeemdia.com.br, seção Info.com, de 30/01/2008, foi publicado o artigo O céu ao alcance de todos, transcrita a seguir. A colaboração é de Ronaldo Araújo Costa, da Divisão de Aplicativos e Sistemas.

O internauta já pode acessar pelo site do Google Earth (www.earth.google.com) a nova versão do Sky, uma função que permite visualizar mais de 100 milhões de estrelas e 200 milhões de galáxias, de forma bem detalhada, além de constelações e planetas. Lançado oficialmente em agosto de 2007, o software está disponível em 13 idiomas, incluindo o Português, e não exige grande capacidade de memória ou de processamento dos computadores domésticos. Essas características o tornaram tão popular que os engenheiros do Google decidiram criar uma segunda versão, repleta de funcionalidades. Entre as novidades estão:

– Podcasts exclusivos: Programas de áudio sobre estrelas, galáxias, planetas e eventos astronômicos. A produção dos podcasts será feita pela equipe do programa Earth and Sky, da National Public Radio (NPR) dos Estados Unidos.

– Últimos eventos astronômicos: Atualizações, em tempo real, sobre eventos cosmológicos, num serviço oferecido pela VOEventNet, uma rede de observação astronômica mantida por diversas universidades e órgãos públicos americanos, como o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), a Universidade de Berkeley e o National Optical Astronomy Observatory (NOAO).

– Mapas históricos do céu: Possibilidade de visualizar mapas históricos do pesquisador e colecionador David Rumsey alguns datados de 1792 , que ilustram como os conceitos sobre o céu mudaram com o tempo. Também está disponível a Constellations Art, uma galeria com 50 constelações baseadas em gravuras do ano 1690 feitas pelo astrônomo Johannes Hevelius.

– Imagens de observatórios: Feitas de satélites de diversos observatórios da Nasa, que incluem tomadas de imagens de raio-x enviadas pelo satélite Chandra, da Universidade Harvard, em infravermelho providas pelo Caltech e muitas outras.

– Passeio turístico: Os usuários são convidados a ver os cem lugares mais visitados no Sky pelos internautas.

– Comunidade Sky: São fóruns de discussão com conteúdo produzido pela própria comunidade de usuários do serviço, num componente de forte interatividade e troca de conhecimento.

Para acessar os novos recursos, os usuários precisam apenas clicar no botão “Sky” (um ícone em formato de planeta), localizado na barra de ferramentas do Google Earth 4.2.

Caso tenha uma versão mais antiga, será necessário uma atualização para ter acesso ao novo serviço. Os internautas podem arrastar os mapas, aproximá-los, buscar uma localidade e salvar seus locais preferidos em pastas personalizadas. Funcionalidades da primeira versão do Sky foram mantidas, como o Quintal astronômico, que oferece informações sobre estrelas, galáxias e nebulosas visíveis a olho nu, binóculos e pequenos telescópios; Constelações, um guia para conhecer melhor os grupos de estrelas; mais de 120 imagens, em alta resolução, capturadas pelo telescópio Hubble, da Nasa.

Poderá, ainda, conhecer animações de dois meses das posições da Lua, bem como suas fases, navegar por diferentes tipos de galáxias, da Ursa Menor até a Via Láctea, e apreciar o ciclo de vida de uma estrela em diferentes estágios.


FESTIVAL DE VERÃO TEM ABERTURA HOJE COM PALESTRA NO CONSERVATÓRIO UFMG

O 2º Festival de Verão da UFMG começa hoje, com palestra da consultora de moda e etiqueta Gloria Kalil, às 20h, no Conservatório da UFMG, e prossegue até o dia 5, com oficinas, espetáculos e filmes na Escola de Arquitetura. O Conservatório fica na avenida Afonso Pena 1534, centro de Belo Horizonte. A Escola de Arquitetura está localizada na rua Paraíba 697, bairro Funcionários.

Amanhã (sexta, dia 1º), a atração do evento é uma mistura original de show e aula sobre a formação do cancioneiro brasileiro, o artesanato de letra e música, bossa-nova e tropicalismo, entre outros temas. Os professores-artistas são Zé Miguel Wisnik, compositor, pianista e professor da USP, e Arthur Nestrovski, compositor, violonista e editor da PubliFolha.

A aula-show acontece às 20h, também no auditório do Conservatório UFMG, com entrada franca. Wisnik leciona literatura brasileira, é autor de livros sobre música, tem canções gravadas por grandes nomes da MPB e é palestrante muito requisitado dentro e fora do Brasil. Nestrovski, também autor de livros, foi professor titular da PUC-SP, tem feito direção musical para teatro e televisão e gravou o CD Jobim violão.

Folia de arte e cultura – Do sábado à terça de Carnaval, na Escola de Arquitetura, uma série de espetáculos, com entrada franca, tem início às 19h e são:

dia 2 – Modinhas e lundus no Brasil colonial, concerto do grupo Música Figurata

dia 3 – Lançamento do CD Planos, show de Patrícia Lobato e Renato Motha

dia 4 – Histórias de mulheres em Guimarães Rosa, com narração do grupo Tudo Era Uma Vez

dia 5 – Música instrumental brasileira, com o Célio Balona Quinteto

Cinema – A série Cine 0800, muito conhecida da comunidade universitária, também estará presente no festival. Estes são os clássicos que serão exibidos na Escola de Arquitetura, sempre às 12h30, também com entrada gratuita:

dia 2 – Roma, cidade aberta, de Roberto Rossellini, com Aldo Fabrizi e Anna Magnani (Itália, 1945, 97 minutos, P&B)

dia 3 – A morte passou por perto, de Stanley Kubrick, com Jamie Smith e Frank Silvera (EUA, 1955, 67 minutos, P&B)

dia 4 – Manhattan, de Woody Allen, com Diane Keaton, Meryl Streep e W. Allen (EUA, 1979, 95 minutos, P&B)

dia 5 – Depois de horas, de Martin Scorsese, com Griffin Dunne e Rosana Arquette (EUA, 1985, 95 minutos, cor)

Outras informações estão no site do Festival de Verão ou podem ser obtidas pelo telefone 3409-4220.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/007677.shtml – 31/01/2008)

 

EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Devido ao Carnaval, O Sistematico não circulará na próxima semana, retornando no dia 14 de fevereiro/2008.

HORÁRIO DE VERÃO

Não se esqueçam de que o Horário de Verão termina à zero hora do dia 16 de fevereiro.

 

 




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, no 02, de 28/01/1988, publicou notícias sobre apuração da primeira etapa do Vestibular da UFMG 1988, funcionamento da linha discada, contratação do office-boy do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, Wesley Augusto Araújo Ribeiro, novos valores das mensalidades da Unimed. A notícia que se destacou foi:

PALESTRA

Luiz Ricardo de Faria e Silva, chefe do Setot de Suporte de Software da DTS, vai apresentar amanhã, dia 29, a palestra “COMS e MARC”. A palestra está marcada para as 10h, na Sala de Aulas do 8o andar, e é importante a participação de todos os analistas, programadores e estagiários do CECOM, poois o assunto diz respeito à parte mais nova do A10.

 



Eventos



CARNAVAL

Descansem ou caiam na folia!

UM BOM CARNAVAL PARA TODOS !

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Márcia Maria Fernandes França, no dia 02; Helder Monteiro Leite, no dia 04; e Gildete de Jesus, no dia 06. Os parabéns para os ex-ceconianos: João Eduardo de Resende Dantas, no dia 1o de fevereiro; Afonso Correia Domingues e Mauro Siqueira Lopes, no dia 02; Marcos Augusto dos Santos (DCC), no dia 03; Denise Spira Cardoso e Osmundo Santana Filho, no dia 06; Márcio Antônio do Carmo Ferreira, no dia 07; Maria Ivana da Mata Machado Fernandes, no dia 09; Alri Gonçalves de Oliveira, no dia 10; Maria Alice Capobianco de Vasconcellos, no dia 12; Antônio Roberto Lana Chaves, no dia 13; Cristiane Maria Nunes e Newton José Vieira (DCC), no dia 14.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais um lote de fotos da Festa de Natal dos funcionários do CECOM, ocorrida no dia 20 de dezembro/2007. As fotos são de autoria de Fernando Frota, Lelé e Gabriel Pinheiro.


Marcos, Sérgio, Cristina Andrade, Carlos Alfeu, Selma, Stefany, Carolina, Vanessa e Alice


Yolanda, Luiz Temponi, Gabriel, Carlos Alfeu, Ana Paula Lobato e sua mãe Márcia


Prof. Paulo Seixas, profa. Zélia, Sofia, Max, Carlos Alfeu e Antônio Carlos


Márcia Lemos recebendo a sua pequena cesta no sorteio


Rosa foi sorteada com um panetone


Xina foi sorteada com a sua própria contribuição: uma agenda