Sistemático: Edição 1369 – 21/02/2008


Notícias



CECOM VIABILIZOU MUDANÇA DAS REDES DA FACE PARA O CAMPUS

A Faculdade de Ciências Econômicas – FACE, mudou-se para sua nova sede, no Campus Pampulha, num processo que se iniciou em novembro de 2007 (biblioteca) e se encerrou em janeiro de 2008. Durante este período, com a utilização de recursos que só se tornaram possíveis com a interligação de todas as unidades, efetuada através da rede Giga, as diversas redes da escola funcionaram simultaneamente na antiga sede, na Rua Curitiba, e no novo prédio. Isto possibilitou que os computadores da escola fossem desligados num prédio e religados no outro sem necessidade de reconfiguração. A programação de uma rede em mais de um ponto é possível há anos, com a utilização da tecnologia de redes virtuais (“vlan”). Entretanto, nas mudanças anteriores, da Escola de Música, Faculdade de Odontologia e Faculdade de Farmácia, a conexão entre o Campus Pampulha e as escolas no centro era feita por circuitos de baixa velocidade da Telemar, que tornavam inviável sua utilização.

No caso da telefonia do novo prédio ela foi montada em central telefônica independente, totalmente integrada ao sistema de telefonia do CampusPampulha. Os números que estavam em uso no centro já tinham sido alterados para os que seriam utilizados no Campus Pampulha e foram divulgados na campanha “Os números vão mudar”. Isto permitiu que, como na rede de dados, a migração transcorresse da maneira quase suave, já que um erro de programação da operadora de telefonia atrasou em duas semanas a migração da faixa numérica da central antiga para a nova, o que fez com que a escola ficasse sem receber ligações durante este período.

 

CECOM SE PREPARA PARA MIGRAR PARA ORACLE 10g

O gerenciador de banco de dados ORACLE é adotado pelo CECOM para sustentar os sistemas de informação da Universidade acessados por aplicações cliente/servidor e Web, desenvolvidas pelo próprio CECOM ou por terceiros.

Visando dar condições para que sua equipe técnica possa não só estar capacitada a atender às necessidades cotidianas, mas também permanecer sempre atualizada, o CECOM vem promovendo a participação de seus funcionários em programas de treinamento externos.

Dando continuidade ao processo de capacitação da equipe da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) na administração de banco de dados Oracle e tendo em vista a futura migração para a a nova versão: Oracle 10g , o funcionário Márcio da Costa Viana está participando desde o dia 18 do curso Oracle Database10g: WorkShop Administration I.

O curso, que é um treinamento oficial da Oracle University, está sendo oferecido pela Casa de Software e será encerrado amanhã, dia 22.
Na semana de 03 a 07 de março, o mesmo funcionário participará do módulo Oracle Database10g: WorkShop Adminis-tration II.
No proximo mês, o funcionário Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC, também estará iniciando sua capacitação nesta área.

UFMG DIVULGA SEGUNDA CHAMADA DO VESTIBULAR 2008

A lista com o nome dos candidatos aprovados em segunda chamada no Vestibular 2008 da UFMG acaba de ser divulgada. A consulta deve ser feita no endereço http://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/2a.CHAMADAMG2008.pdf.

Os contemplados devem providenciar o registro acadêmico na sede do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), no prédio da Unidade Administrativa III, campus Pampulha, impreteri-velmente na próxima segunda-feira, dia 25, no horário das 13h às 16h e na terça, 26 de fevereiro, das 9h às 12h.

Para os candidatos classificados especificamente nos cursos de Agronomia e de Zootecnia, o registro deve ser feito no Núcleo de Ciências Agrárias (NCA), em Montes Claros, respeitando as mesmas datas e horários.

Para fazer o registro acadêmico é obrigatória a apresentação do original e uma cópia da seguinte documentação: Certificado de Conclusão do Ensino Médio; Histórico Escolar do Ensino Médio; Cédula de Identidade; Título de Eleitor; CPF próprio; Certificado Militar, quando for o caso; dois retratos 3×4, recentes.

Todos os documentos apresentados devem estar legíveis e sem rasuras. No caso da conclusão do Ensino Médio no exterior, não é necessária a apresentação do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Histórico Escolar. Os candidatos nessa situação deverão apresentar, em substituição a esses documentos, o Parecer de Equivalência de Estudos, emitido por Secretaria de Estado da Educação.

O não comparecimento do interessado no prazo fixado ou a não apresentação de todos os documentos exigidos neste edital, implica na perda do direito à vaga.
Mais informações pelo telefone (31) 3409-4162, ou através da página do DRCA http://www.ufmg.br/drca.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007824.shtml – 21/02/2008)


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JANEIRO/2008

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas.

Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de janeiro/2008, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
716.623
624
469.408
1.186.655
5.043.213
6.229.868


As médias diárias durante o mês de janeiro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
23.117
20
15.142
38.279
162.684
200.963

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Dê boas gargalhadas com a peça Muito barulho por nada. O nosso amigo Paulo Lessa, do CECOM/DRC está participando. Não deixe de ver os endereços:

Parte1:http://br.youtube.com/watch?v=DHlN7LSDs5Q e Parte 2:http://br.youtube.com/watch?v=gMvM__pA8KQ.

– Aprenda a fazer backup da agenda do seu celular em http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=581&id_coluna=2.

– Quer aprender Photoshop e fazer bonito? No site do PhotoshopBrasil tem cursos para todos: http://www.photoshopbrasil.com.br/aspxPhotoShopBrasil/index.aspx.

– O site http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2 é destinado aos estudantes do ensino médio e vestibulandos, atende também, em parte, às expectativas dos estudiosos de língua portuguesa.

– Cada vez mais crianças e adultos apresentam uma reação exagerada a certas comidas. E isso pode acontecer de uma hora para outra. Veja no endereço http://cienciaesaude.uol.com.br/medicina.

– Faça pesquisas acadêmicas no Google no endereço http://scholar.google.com.br.

– Vejas as palavras chaves mais pesquisadas no Google em http://www.google.com/intl/en/press/zeitgeist2007/.

Dica da Alda (DAA) e Elza (DCP):

– 212 Livros de graça: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/Pesquisa AutorForm.do?select_action=.

Dicas do Gabriel (DAA):

– Site para previsão do tempo de várias cidades. Veja no endereço http://www1.folha.uol.com.br/folha/tempo/br-belo_horizonte.shtml.

– Se você é homem e está à procura de um corte de cabelo e ainda não achou o seu, quem sabe dando uma passadinha no Haircuts For Men (http://haircutsformen.org/) você não encontre? Lá tem sugestões de cortes curtos/curtíssimos, médio ou quase isso, longos pero no mucho, curly – também conhecido como cacheados ou encaracolados, trendy hairstyles, opções para cabelos que estão escasseando e ficando mais finos, algumas transformações e sugestões para barba, cavanhaque e bigode. ( Site em inglês ).

– Se você quer um site para descontrair e ainda ficar por dentro de muita coisa, o Portal da Curisosidade é o lugar certo. Lá você encontra fórum de discussão sobre curiosidades, histórias bizarras, perguntas curiosas e ainda temas como: animais, comida, ciência, história, invenções, personalidades, recordes,e etc. Veja no endereço http://www.portaldascuriosidades.com/.

 


DICAS PARA ECONOMIA DE BATERIA DE LAPTOP

10 dicas para fazer a bateria do laptop durar mais

Precisa fazer a bateria do seu laptop render ao máximo? O site Friedbeef’s Tech ensina como. As dicas abaixo foram adaptadas, resumidas e complementadas:

1. Desfragmente o hard disk freqüente-mente – O computador gasta mais energia quando precisa de mais processamento. Assim, mantenha todas as operações básicas funcionando sem desperdícios. Como, por exemplo, desfragmentando o HD.

2. Diminua o brilho do monitor – Há laptops que permitem inclusive desligar manualmente o monitor quando você não o está usando. Já ajuda muito diminuir o brilho até o limite em que não atrapalhe seu trabalho.

3. Mantenha abertos somente os programas que você realmente está usando – Livre-se dos programas desnecessários que carregam logo que o computador é iniciado (MSN, por exemplo). É possível fazer isso via Winconfig do Windows ou nos próprios aplicativos. A recomendação é que só usuários avançados mexam nisso. Para os que conhecem menos as mumunhas do sistema da Microsoft, uma boa saída pode ser usar o Startup Manager.

Não esqueça de também passar um bom antispyware para livrar-se de aplicativos indesejados que consomem processamento sem que você os perceba. Usuários de Linux e Mac não precisam se precocupar muito com isso.

4. Desligue produtos conectados via USB – Não está usando o HD externo e o pendrive? Desligue-os. Pode se virar no trackpad em vez de usar um mouse USB? Faça isso.

5. Adicione mais memória RAM – E tudo o que puder ajudar a melhorar o desempenho geral do computador.

6. Limpe os conectores da bateria – É só removê-la e passar suavemente um papel toalha nos conectores de energia a cada 3 ou 6 meses. Não tente desmontar nada. É só evitar acúmulo de pó.

7. Hiberne o PC, em vez de deixá-lo no modo de espera – Há quem goste de deixar o micro ligado eternamente. Ou quem não saiba que standby é um vampiro de energia. O melhor é, se não está usando algo, tire até da tomada. A não ser que seja o Hal 9000.

8. Mantenha o sistema de refrigeração do laptop limpo – Basta usar um cotonete para tirar o pó das aberturas de ventilação. Tente usar o lap numa posição em que a refrigeração esteja sempre desobstruída.

9. Planeje seu consumo de recursos – Responder e-mails enquanto um jogo ou DVD está pausado pode ser uma péssima idéia. Recursos multimídia consomem muito processamento. Tente fazer uma coisa de cada vez.

10. Ajuste suas configurações de consumo de energia no Windows – Vá para o menu iniciar / Painel de controle / Opções de energia / Esquemas de energia. Lá, escolha a opção Maximizar bateria. Você pode inclusive personalizar alguns procedimentos do sistema para adaptá-lo melhor ao seu jeito de trabalhar.

(Fonte: http://magaiver.blig.ig.com.br/ – 01/02/2008 – Colaboração de Ronaldo Araújo Costa, da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS))

PORTAL TRAZ MAIS DE 2 MIL CURSOS

O novo portal Cursos (http://cursos.universia.net/br/index.jsp), da Universia Brasil, está divulgando mais de 2 mil oportunidades de cursos on-line e presenciais de extensão, especialização e pós-graduação lato sensu, oferecidos por universidades parceiras da entidade. São oportunidades nas áreas de arquitetura, ciências, direito, educação, engenharia, idiomas, informática, meio ambiente, entre outras.

Os cursos do portal agora estão divididos por área, modalidade, formas de acesso, países, título e instituição. As fichas técnicas contêm informações sobre custo, duração, prazo da inscrição, requisitos e público-alvo.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007817.shtml – 20/02/2008)

DAC DIVULGA PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA MARÇO NA PAMPULHA

Com o retorno às aulas na UFMG voltam os projetos da Diretoria de Ação Cultural (DAC) ao campus Pampulha. Vários espetáculos já estão programados para o mês de março nas séries Quarta Doze e Trinta, Uma Tarde no Campus e Cine 0800, entre filmes, peças teatrais e espetáculos musicais.

O projeto Quarta Doze e Trinta apresenta em março quatro opções para a comunidade acadêmica. No dia 5, o Duo Rodapião apresenta o espetáculo cênico-musical Nigun, no auditório da Reitoria. Dia 12 é a vez da peça Circo do Lixo, dirigida por Chico Aníbal e Eduardo Moreira, na pracinha entre o ICEx e o ICB.

O musical Labirinto em Linha Reta, apresentado por Mila Conde e banda, será a atração do dia 19, novamente no auditório da Reitoria. Fechando a programação de março, a peça O Guesa Errante, com dramaturgia e direção de Antônio Hildebrando, acontece dia 26, também na Reitoria. O projeto acontece toda as quartas, sempre às 12h30.

A programação de março do Cine 0800 terá dois filmes em cartaz. O primeiro, que será exibido na terça, dia 4, é o longa Nina, com Guta Stresser, Myriam Muniz e participação especial de Wagner Moura, Selton Mello, Lázaro Ramos, Matheus Nachtergaele e Renata Sorrah. O segundo filme, no dia 18, é Amarelo Manga, dirigido por Cláudio Assis e estrelado por Leona Cavalli, Jonas Bloch, Matheus Nachtergaele, Chico Diaz e Dira Paes. Os filmes do projeto Cine 0800 são exibidos no auditório da Biblioteca Central, no campus Pampulha, duas vezes por mês, sempre às terças-feiras, às 17h30.

Também duas vezes por mês, nas quintas-feiras, às 17h30, o projeto Uma Tarde no Campus traz à Pampulha outras atrações para a comunidade acadêmica. Dois espetáculos teatrais estão programados para o mês de março. No dia 13, a Viajantes Companhia de Arte apresenta A Rádio dos Palhaços, na Praça de Serviços. No dia 27, o espetáculo O Guesa Errante, de Antônio Hildebrando, será apresentado no auditório da Reitoria.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007802.shtml – 19/02/2008)

QUALIDADE DE VIDA 2008




Há 20 anos…

O Sistemático nº 05, Ano XII, de 25/02/1988, publicou notícias sobre participação do estagiário Ronaldo Araújo Costa, da DDS, no curso de Análise de Sistemas do DCC, atualização da versão PC do TVA , entre outras. A notícia que se destacou foi:

CURSO DE INTRODUÇÃO A MICROCOMPUTADORES
O CECOM dará início, no dia 29, ao treinamento de funcionários da UFMG na utilização de microcomputadores e editor de textos. Esse treinamento tem a participação do DSA/DP no recebimento de inscrições e seleção do pessoal participante.
Introdução a Microcomputadores terá a duração de cinco dias e o instrutor será Rômulo Chaves Mendes, do SAU/DTS. Esse será o primeiro de vários treinamentos que o cECOM promoverá junto com o DP.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Blair Bianchini, no dia 25; e Maria das Graças Melo e Almada (Mariinha), no dia 27.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Como foram tiradas mais de 160 fotos durante a realização da Festa de Natal do CECOM, O Sistemático publica nesta edição mais um lote de fotos do churrasco de confraternização dos funcionários.
As fotos são de autoria de Fernando Frota, Lelé e Gabriel Pinheiro.


Leão e Marcelo Novaes


Prof. Paulo Seixas e profa. Zélia Falcão


Haroldo e família: seu pai, Carlos, e sua esposa, Hyvelaine


Helvécio e sua esposa Regina


Lelé, Marcelo Novaes, Eustáquio e Márcia Lemos


Tatiana, Carlos Alfeu e Cláudia Galinkin


Yolanda, Ana Paula Lobato, Gabriel, Daniel Galinkin e Márcia Lobato


Cláudia Galinkin, Daniel e Tiago Frota e Xina