Sistemático: Edição 1370 – 28/02/2008


Notícias



DISPONIBILIZADO O DIÁRIO DE CLASSE ELETRÔNICO PARA O 1º SEMESTRE DE 2008

A ATI disponibilizou, esta semana, o Diário de Classe para o primeiro semestre de 2008. No segundo semestre de 2007, aproximadamente 1800 turmas da graduação utilizaram o Diário de Classe pela Internet.

Conforme divulgado na época do lançamento do Diário, os departamentos acadêmicos que obtiveram adesão maciça dos professores ao sistema, receberão um microcomputador para uso da secretaria. Serão entregues 18 computadores aos departamentos agraciados até o final do mês de março.

Na nova versão, estão sendo disponibilizados novos recursos para os docentes, como envio de e-mail para os alunos/professores da turma e exportação de dados para planilha Excel. Para as seções administrativas foram incluídas funcionalidades para atribuição do Diário aos professores e consulta ao relatório final da turma pelas Seções de Ensino e Colegiados.

A partir deste semestre, a pedido das Seções de Ensino, será mantida uma cópia impressa do relatório final de cada turma, nas unidades. Esta cópia deverá ser impressa pela Seção de Ensino.

Para que os professores possam utilizar o Diário, é necessário que os departamentos acadêmicos encaminhem o mais brevemente possível, as planilhas de distribuição de encargos para os respectivos Colegiados de Graduação e Pós-graduação, que lançarão estes dados nos Sistemas Acadêmicos devidos.

Nesta versão do Diário de Classe, duas novas funcionalidades estarão disponíveis para os docentes no item de Menu Utilitários :

1 – Mensagem: envio de e-mail para os alunos e professores.

2 – Exportação de Dados: exportação da lista dos alunos da turma (dados da turma, número de ordem, número de matrícula e nome) em formato CSV para planilha Excel.
Maiores detalhes estão disponíveis no Manual do Usuário do Diário.

Outra novidade diz respeito à totalização das avaliações das turmas práticas das disciplinas tipo T/P. A totalização das avaliações das turmas práticas não deverá, necessariamente, ser igual a 100. Após o fechamento do Diário da Prática, os valores serão ponderados e convertidos para a escala definida no Diário da teórica correspondente.

Nesta versão, os Colegiados terão como tarefa, ajustes na distribuição dos diários de classe de modo a atender as peculiaridades de cada unidade. Assim, será possível designar o(s) professor(es) que ficarão responsáveis pelo Diário da atividade/turma. Os professores devem procurar o Colegiado corresponde à sua turma para solicitar estas alterações.


IMPLANTADO SINGLE SIGN-ON PORTAL minhaUFMG

Muitas vezes, as pessoas se veêm embaralhadas em meio a inúmeras senhas de acesso a sistemas e serviços, úteis para a vida profissional ou pessoal. Assim, são tentadas a manter essas inúmeras senhas com um único conteúdo, com a intenção de tornar a memorização mais confortável. Mas esse procedimento possui alto grau de risco, caso a senha se torne conhecida.

Na intenção de simplificar esse problema, pelo menos no ambiente de trabalho da UFMG, a ATI tem procurado construir gradualmente novos sistemas e serviços que possam ser acessados de uma maneira unificada.

Desta forma, todos os sistemas e serviços disponíveis no portal minhaUFMG, para professores, técnicos e alunos são acessados por uma única e individual combinação de identificação do usuário e de sua senha. Isso ocorre há algum tempo e já simplifica a vida dos usuários da comunidade.

Entretanto, havia mais um estágio de conforto a ser atingido. Afinal, a senha precisava ser confirmada quando se acessava cada uma das opções de sistemas e serviços disponíveis no menu do Portal.

Esse passo que faltava foi cumprido esse mês. Com a cooperação das equipes de desenvolvimento e suporte, do CECOM e do LCC, foi implantando integralmente no Portal o recurso denominado Single Sign-On. Com esse recurso, é possível ao usuário acessar todos os serviços e sistemas entrando com a senha uma única vez, quando abrir o Portal.
A senha só será cobrada novamente se ele permanecer com o navegador aberto, por muito tempo, sem usar o sistema, ou quando ele sair de um dado serviço, ou sistema, e quiser retornar.

A compatibilização das ferramentas de software utilizadas pelas equipes e disponibilizadas no minhaUFMG não foi tarefa trivial e envolveu Diogo Freitas Duarte Magalhães, Thiago Gabriel Diniz, Roberto Simone Maciel Júnior, Josemar Pereira dos Santos, do CECOM, Daniel Borges de Figueiredo Santos, Soraya Jardim Neves Alves Ferreira, Fabiana Costa Pereira e Cláudio Costa, do LCC.

EQUIPE DA ATI VISITA A EMPRESA ATAN

Na última sexta feira, dia 22/02, a ATI fez uma visita de trabalho à ATAN – Sistemas de Automação e Informação. A ATAN é uma empresa com 20 anos de experiência na automação de grandes processos industriais nas áreas de cimento, mineração, siderurgia etc. Atualmente, a ATAN integra sistemas de automação e informação, abrangendo tanto o ambiente de produção como o corporativo.

Participaram da visita pela ATI, o Prof. Paulo Fernando Seixas, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães, Raimundo Natalino Chaves, Jeroen Antonius Maria van de Graaf, Soraya Jardim Neves Alves Ferreira, Diogo Freitas Duarte Magalhães e Fabiana Costa Pereira.

A ATI foi recebida pelo Diretor da ATAN e professor da UFMG, Constantino Seixas Filho, que fez uma apresentação sobre a ATAN e uma palestra sobre Desenvolvimento de Plano Diretor de TI para Empresas, uma das especialidades da ATAN. Em seguida, o Diretor de Tecnologia da Informação da ATAN, Engenheiro Marcelo Szuzter fez uma palestra sobre a metodologia de desenvolvimento de Software para os presentes.

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

Com a saída de Fabiano Teixeira Lana, a Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) contratou para a vaga de estagiário o estudante Danilo Eduardo Fonseca Souza, aluno do curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Danilo iniciou seu trabalho na DAC no dia 21 de fevereiro/2008.

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Para o pessoal das antigas e para aqueles que não conhecem a linguagem ASC e gostam de fontes malucas, uma boa pedida é o gerador de texto em ASC, que é muito bacana. Em Text escreva o que deseja. Escolha o tipo de Fonte (font), e logo abaixo aparecerá escrito em ASC. Consulte o endereço http://www.network-science.de/ascii/. (Dica da Nathália Avelar, da DRC)

– O livro “The Future of Reputation” que fala sobre privacidade, liberdade de expressão etc., está disponível na Internet. Veja em http://docs.law.gwu.edu/facweb/dsolove/Future-of-reputation/text.htm. (Site em Inglês)

– Se você não assistiu à entrega do Oscar, aponte seu navegador para o site http://www.oscar.com e veja todas as fotos da entrega dos prêmios da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood. (Site em Inglês)

– MofoTv, o canal retrô que homenageia artistas e resgata a memória pop da tv brasileira. Visite o endereço http://www.youtube.com/mofotv.

– Crie papéis de parede a partir de modelos ou fotos do computador. Veja em http://www.zedge.net. (Site em Inglês)

– Se você gosta de fazer roteiro, o Roteiro de Cinema (http://www.roteirista.com/open_pub/sobre/sobre.htm) é uma introdução, que desde 2001 vem atendendo a jovens roteiristas de todas as idades e do mundo inteiro.

– O site Estradas, no momento, não faz roteiros personalizados, nem calcula o valor do pedágio. Apenas disponibiliza as informações para que você possa pesquisar com mais facilidade. Para efetuar o planejamento da sua viagem utilize os guias de estradas, os links da seção info-estradas, os mapas na seção mapas e distâncias, pedágios e outros disponíveis no site. Veja em http://www.estradas.com.br.
Dicas do Ronaldo (DAS):

– A maior parte das emissões de carbono das casas provém da queima de combustíveis fósseis para geração de energia e aquecimento. Utilizando a energia de maneira mais eficiente em casa, você pode reduzir suas emissões e diminuir a sua conta de energia elétrica em mais de 30%. Além disso, uma vez que a agricultura é responsável pela emissão de cerca de um quinto dos gases causadores do efeito estufa, você pode contribuir para a redução simplesmente selecionando o que você come. Veja como em http://www.maniadeaventura.com.br/dicas.htm.

– Agora que acabou o horário de verão, podemos continuar a economizar energia e sentir os efeitos no bolso. Veja mais dicas para conseguir o uso eficiente da energia em http://casa.hsw.uol.com.br/como-economizar-energia-em-casa.htm.

– Conversando sobre jardim e flores, achei o site http://marciapeltier.ig.com.br/flores.asp.e

 


JAPÃO GANHA INTERNET VIA SATÉLITE

O Boletim do Hardware 722, de 26/02/2008, www.clubedohardware.com.br, divulgou a notícia Japão ganha Internet via satélite, transcrita abaixo:

O Japão inovou ao lançar Internet via satélite para expandir o acesso para além das áreas populadas. O acesso em banda larga chegará a montanhas remotas e ilhas com web precária. O foguete com equipamentos de comunicação Kizuna foi lançado no fim de semana. Após 12 anos, o projeto finalmente deslanchou. Já havia ocorrido a tentativa de lançar outros foguetes, que explodiram no caminho. O projeto visa principalmente ajudar no resgate de desastres naturais em tais regiões.
(
Leia o artigo do Yahoo: http://uk.news.yahoo.com/rtrs/20080223/tot-uk-japan-space-satellite-566e283_1.html)


ÔNIBUS INTERNO VOLTA A CIRCULAR EM HORÁRIO NORMAL

Com a volta às aulas na UFMG, nesta segunda-feira, dia 25, o transporte coletivo interno do campus Pampulha retoma seu funcionamento normal. Gerenciado pela Divisão de Transportes (Ditra), ele atualmente abrange todos os prédios do campus e alguns no entorno, como o Centro Esportivo Universitário (CEU) e a moradia estudantil do bairro Ouro Preto.

O transporte interno está estruturado em linhas específicas, que funcionam nos dias úteis. A linha C circula somente nos períodos de férias e recessos da UFMG.

Os horários das linhas podem ser consultados no site do Depto. de Serviços Gerais (DSG) http://www.ufmg.br/dsg/transportes_ interno.shtml. Reclamações, dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas à Divisão de Transportes, pelos telefones (31) 3409-4601 e 3409-4606 ou pelo e-mail sfrota@dsg.ufmg.br.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007834.shtml – 25/02/2008)




OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DA UFMG ABRE AO PÚBLICO NESTE SÁBADO

Neste sábado, dia 1º de março, o Observatório Astronômico Frei Rosário, da UFMG, que fica na Serra da Piedade, estará aberto ao público com programação que inclui observação por telescópios profissionais e amadores, aulas com recursos multimídia e laboratório interativo, entre outras atividades.

O convidado especial deste sábado é Alaor Chaves, professor emérito do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, autor de livros científicos e de ficção e presidente da Sociedade Brasileira de Física. Ele dará aula com o tema “O muito pequeno, o muito grande e o complexo”.

A programação é a seguinte

Conhecer o Observatório – entrada entre 17h e 23h

Aulas com recursos multimídia
18h30: As Últimas Descobertas da Astronomia – Prof. Túlio Jorge dos Santos (UFMG)
20h: O Sistema Solar – Prof. Renato Las Casas (UFMG)
21h30: O Muito Grande; O Muito Pequeno e O Complexo – Prof. Alaor Chaves (UFMG, presidente da Sociedade Brasileira de Física)

Laboratório Interativo
Ondas e Espectros – Professores Carlos Heitor D. Fonseca e Fernando Augusto Batista (UFMG)

Mais informações no site do Observatório (http://www.observatório.ufmg.br/).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007872.shtml – 28/02/2008)


LIVRARIA UFMG FAZ PROMOÇÃO E ABRE À NOITE NA PAMPULHA

Durante duas semanas, de 3 a 14 de março, a Livraria UFMG fará promoção de volta às aulas, oferecendo descontos para pagamentos à vista em dinheiro, cheque ou cartão de crédito. Também a partir do dia 3, mas em caráter definitivo, a loja da Pampulha passa a funcionar até 21 horas, para atender os alunos de cursos noturnos.

Segundo o setor de marketing da Editora UFMG e a gerência da Livraria, a redução nos preços poderá chegar a 70%. Os descontos serão de no mínimo 30% para os livros de editoras universitárias e vão girar em torno de 20% (mínimo de 5%) para os de editoras comerciais. A promoção é aberta ao público externo à Universidade.

A extensão do atendimento da Livraria para o período da noite é uma idéia antiga que se concretiza em boa hora: a da chegada à Pampulha da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), que tem os cursos noturnos de Contábeis e Administração. A iniciativa, que beneficia também alunos do ICB, do ICG e da Fafich, se antecipa à criação, nos próximos anos, de novos cursos noturnos, prevista pelo Reuni, programa de expansão e reestruturação das universidades federais.

A promoção acontece nas duas lojas da Editora, localizadas na Praça de Serviços do campus Pampulha (Av. Antônio Carlos, 6.627) e no Conservatório UFMG (Rua dos Guajajaras, 100). Mais informações podem ser obtidas, respectivamente, pelos telefones (31) 3409-4561 e 3409-8346.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007855.shtml – 27/02/2008)


FAFICH LANÇA CAMPANHA PARA ESTIMULAR ADOÇÃO DE GATOS

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG promove, a partir de segunda-feira, 3 de março, uma campanha de adoção de gatos que atualmente vivem e circulam no prédio da unidade. Durante as férias, a diretoria da Fafich encaminhou os animais para tratamento veterinário, castração e vacinação. A iniciativa busca contemplar tanto as pessoas que se sentem incomodadas com a presença dos gatos no prédio quanto aquelas que defendem sua permanência.

A campanha será permanente. Ela envolve, no primeiro momento, a possibilidade de adoção de filhotes com dois a três meses de idade ou de gatos adultos dóceis. Durante o ano, os animais continuarão a ser monitorados e, caso tenham escapado à castração, serão encaminhados à Escola de Veterinária da UFMG.

O lançamento da campanha de adoção de gatos será na segunda-feira, entre 9h e 9h40 (intervalo das aulas), no 2º andar da Fafich, perto da cantina. No local, serão divulgadas informações sobre a iniciativa e sobre a posse responsável de animais. A Fafich fica no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007863.shtml – 27/02/2008)


CLASSIFICADOS

Vende-se Ford Escort ano 97/98, direção hidráulica, motor Zetec, trava elétrica, alarme. Tratar com Bárbara, 9959-4200.




Há 20 anos…

O Sistemático no 06, Ano XII, de 04/03/1988, publicou notícias sobre o funcionamento do Sistema A10 com 3 filas para execução de jobs, identificação e distribuição de listagens, funcionamento do almoxarifado do CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CURSO DE INTRODUÇÃO A MICROCOMPUTADORES
O CECOM está promovendo, esta semana, um treinamento para funcionários da UFMG na utilização de microcomputadores e editor de textos. O treinamento tem a participação de funcionários da Reitoria, Centro Pedagógico, ICB, DMP, Engenharia, Farmácia e Letras e será encerrado hoje, dia 04.

VISITA AO CECOM
Na próxima terça-feira, dia 08, a turma do 8o período do curso de Administração de Empresas do Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira, estará visitando as instalações do CECOM no subsolo.
Os alunos estarão acompanhados do professor da cadeira Processamento de Dados, Walter Guerra.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistematico” envia os parabéns para Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, no dia 04 de março. Os parabéns para os ex-ceconianos: Tiago Alisson Xavier da Silva, no dia 1o de março; Erliene Duque Loubaque, no dia 04; prof. Antônio Mendes Ribeiro (DCC), no dia 05; Luiz Henrique de Araújo Vecchio e Paulo José dos Santos, no dia 06.

FORMATURA: A colação de grau dos formandos em Sistemas de Informação da Faminas-BH será no dia 08 de março/2008, às 16h, no Auditório da Faminas, à Av. Cristiano Machado 12.001, Bairro Laranjeiras, Venda Nova. Entre os formandos, Erlon Charles Thomaz Ferreira, da Copeve/Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS).

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O aniversário de Maria Helena Rodrigues, responsável pela limpeza do 8o andar, foi no dia 21 de fevereiro. Após o almoço, antes que ela fosse embora, seus amigos do CECOM fizeram uma surpresa para ela com presentes, bolo de aniversário e refrigerantes. Muito tímida, Maria Helena não acreditou quando chegou na sala de café do andar, com todos cantando o Parabéns prá você! As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


O Parabéns prá você com Cristina Andrade, Maria Helena, Antônio Carlos e Diva


Vamos apagar a vela?


Maria Helena, Beth, Michele e Cristina Andrade


Maria Helena, Beth e Cristina Andrade


Pedro, Beth, Márcia Lemos e Eugênio


Rubens, Diva, Gilmar, Cristina Andrade, Beth, Selma, Edir, Maria Helena e Lelé


Márcia Lemos, Eustáquio, Gilmar, Fabrício, Pedro, Rubens e Maria Helena