Sistemático: Edição 1371 – 06/03/2008


Notícias



PARCERIA CAC, CEDECOM e CECOM VIABILIZA INFRA-ESTRUTURA DE INAUGURAÇÃO DA FACE

A UFMG inaugurou, na quarta-feira, dia 05, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, o novo prédio da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha. O edifício de 16.743 metros quadrados fica em frente ao prédio da Reitoria.

O reitor Ronaldo Tadêu Pena recebeu ainda o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, o vice-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. Participaram também da solenidade a vice-reitora da UFMG, Heloísa Starling, o diretor da Face, José Alberto de Carvalho, o vice-diretor, Reinaldo Muniz, e os professores João Antônio de Paula e Clélio Campolina Diniz, ex-titular da Unidade que acompanhou todo o processo de construção.

O prédio já estava sendo utilizado, desde o início do ano, por funcionários, professores e alunos. Ele tem sete blocos, um conjunto de cinco anfiteatros com capacidade para 650 pessoas e conta com 170 gabinetes de professores, 27 salas de aula, 11 salas para laboratórios e biblioteca com 926 metros quadrados, 410 lugares e um acervo de 65 mil livros e 853 títulos de periódicos. O nova biblioteca é resultado da fusão das bibliotecas da Face e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar).

O prédio se destaca, ainda, pelos recursos de acessibilidade e de economia de energia e água.

A Face foi fundada em 1941 e funcionava desde 1954 no prédio da rua Curitiba, 832, no Centro de Belo Horizonte.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/– 5 de março de 2008)

Para viabilizar a realização do evento, que contou com a utilização de um auditório principal no qual estavam as autoridades e principais convidados e mais três auditórios auxiliares, nos quais ficaram distribuídas platéias que não puderam ser comportadas no auditório principal, a CAC, o CEDECOM e o CECOM instalaram equipamentos de áudio e vídeo que permitiram a transmissão integrada para o conjunto de auditórios, bem como para a Internet. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes nas instalações inauguradas. As equipes dos três órgãos contaram também com o apoio de funcionários da FACE. Pelo CECOM, as atividades ficaram a cargo de Adyr Rodrigues Nascimento, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC). Durante o evento, o delay de transmissão entre os auditórios foi de apenas 8 segundos.

 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Desde o mês de agosto/2006, o CECOM começou a divulgar as estatísticas de uso do serviço de proxy HTTP da UFMG, que permite o acesso, de fora da Rede UFMG, a sites não públicos, como é o caso dos apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, ou diretamente no endereço http://www.cecom.ufmg. br/proxy_http.shtml.

Até o dia 29 de fevereiro/2008, foram registrados 3.893 usuários diferentes acessando o sistema, desde que ele foi implantado no início de abril/2006.

O gráfico abaixo, com o total de registros mensais de acesso, mostra como o serviço tem sido atraente para a comunidade acadêmica.

 

PRORH PROMOVE TREINAMENTO PARA A PROGRAD

A ProRH, com apoio do CECOM, está promovendo, desde fevereiro, treinamento de Capacitação em Informática para a equipe contratada do Projeto REUNI da UFMG.
As aulas estão sendo realizadas na própria Prograd, ministradas pelo funcionário Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consuiltoria.

Foi realizado o módulo Excell Básico no período de 18 a 26/02 e o módulo Excell II teve início no dia 27/02 com encerramento no dia 12/03. A partir do dia 13/03 será oferecido o módulo Word II.

Estão participando do treinamento: Ana Mirtes Cardoso Chaves, Aurora Dias dos Anjos, Bárbara Valsechi Carneiro, Beatriz Coelho Pinto Domingues, Eduardo Leão de Almeida Magalhães, Fernanda Octávia Valsechi Carneiro, Francys Silva Araújo, Irma Nick, Karine Cristina Manini Santos e Maria da Glória Miranda.


Informativo


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE FEVEREIRO/2008

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas.

Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de fevereiro/2008, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.484.388
643
526.061
1.484.388
4.165.872
5.650.260


As médias diárias durante o mês de fevereiro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
33.024
22
18.140
51.186
143.651
194.837


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Treine seu controle em um joguinho bacana que a Nathália Avelar, da DRC/CECOM, deu a dica. Clique no quadrado vermelho, fuja dos azuis e não deixe encostar na borda preta. Junte seus amigos para ver quem fica mais tempo fugindo. O endereço é: http://www.acidezmental.com/escape.html.

– Outra dica da Nathália é Desenhando o Gmail em http://www.sedentario.org/galerias/desenhando-o-gmail.

– A gigante Google lançou um serviço de sites. É um recurso para criação de sites bem simples. Só tem um problema. Os recursos são somente para quem já tem um domínio próprio (endereço www). Se você deseja criar um, é só preencher o formulário no prórpio site e pagar aproximadamente $10 dólares. Veja em http://sites.google.com. (Site em Inglês)

– Tudo em um. O Bebo (http://www.bebo.com) é uma rede social que mistura músicas, vídeo e amizades. (Site em Inglês)

– Para o pessoal que quer postar vídeo de alta qualidade, existem três sites para consulta: http://www.dailymotion.com/hd, http://www.vimeo.com e http://www.vuze.com/app. Lembrando que em todos os sites tem que fazer o registro de usuário.(Site em Inglês)

– Ouça a cantora paulistana de apenas 15 anos, Mallu Magalhães, que está famosa e recebendo convites para shows só porque divulgou vídeo no MySpace. Ela está no Orkut também. Visite o endereço http://www.myspace.com/mallumagalhaes.

– O MeAdiciona.com (http://www.meadiciona.com/users/index.php) é uma ferramenta desenvolvida com o intuito de facilitar sua vida. Com ela não será mais necessário explicar passo-a-passo como encontrar seu Orkut e como informar seu e-mail do MSN para seus amigos. Tudo que você precisa dizer é meadiciona.com/seuusuario. Em primeiro lugar, você deverá efetuar seu cadastro através do link registrar.

Dica da Denise (DAS): BibVirt (Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa em http://www.bibvirt.futuro.usp.br): desde 1997, o site disponibiliza gratuitamente vasta quantidade de informação qualificada, atualizada e facilmente acessível, proporcionando auxílio às pesquisas escolares, e servindo como subsídio para o desenvolvimento de atividades curriculares e extra-curriculares.

Dica da Bruna (DAA): Site da Câmara dos Deputados “Acessssibilidade no Portal” : é um site que disponibiliza a constituição e outros materiais em arquivo de áudio para download.
É bem legal e útil. O endereço é http://www2.camara.gov.br/acessibilidade/constituicaoaudio.html.

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL ESTÁ DE NOVO ABERTO AO PÚBLICO

Depois de permanecer fechado para manutenção em fevereiro, o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG já recebe visitas individuais e, a partir do dia 11, receberá também turmas escolares e outros grupos de visitantes. As exposições Natividade e A capitania das Minas Gerais: mapas e minerais, que integram a programação Verão no Museu, podem ser visitadas até 16 de março.

A entrada no Museu de História Natural custa R$ 3 por pessoa. O Museu abre de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3461-5805 e o MHNJB fica na rua Gustavo da Silveira, 1035, bairro Santa Inês, em Belo Horizonte.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007928.shtml – 06/03/2008)

FACULDADE DE DIREITO SEDIA EXPOSIÇÃO QUE MARCA OS 150 ANOS DE CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS CIVIS

Para comemorar os 150 anos da Consolidação das Leis Civis, primeiro instrumento jurídico brasileiro em direito privado, o Centro de Estudos em Direito Privado da Faculdade de Direito da UFMG realiza, de 11 a 18 de março, a exposição Faça-se Ordem.

A mostra é composta de banners, edições históricas da Consolidação das Leis Civis e livros que tratam do tema. A curadoria é do professor João Baptista Villela, diretor do Centro de Estudos em Direito Privado.

A exposição, que esteve em Brasília no final de 2007, pode ser visitada na Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100 – Centro). A solenidade de abertura acontece no dia 11, às 10h, no Panteão dos Sábios, junto ao auditório Alberto Deodato. A mostra será levada também à Faculdade Milton Campos (Rua Milton Campos, 202, bairro Vila da Serra, Nova Lima), de 25 a 28 de março. Em abril, seguirá para São Paulo e Rio de Janeiro.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007932.shtml – 06/03/2008)

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO DO TEATRO UNIVERSITÁRIO

Estão abertas, desde o dia 25 de fevereiro/2008, as inscrições nos cursos de extensão do Teatro Universitário da UFMG. Os interessados devem acessar a página da FUNDEP, www.fundep.ufmg.br, para se matricularem e obterem maiores informações.

Os cursos ofertados são:

“Um, Dois, Três… tente outra vez!” Oficina de Clown – Cícero Silva

Oficina de Teatro: Do Conto à Cena – Glicério Rosário

Oficina de Iluminação: Poéticas da Luz – Geraldo Octaviano

Desinibição e Interpretação para a Câmera – Myriam Campas de Faria

Oficina de Teatro para Educadores – Dimir Viana

Oficina Conta-Contos: Uma Introdução à Arte de contar Histórias – Elisa Alméida

O Treinamento Físico do Ator – Fábio Furtado

Oficina do Brincar: O Baú de Leontiev – Aroldo Dias Lacerda

Iniciação Teatral – Ana Haddad

Curso de Áudio: Sonorização e Gravação – Sérgio Limae




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, no 07, de 11/03/1988, publicou notícias sobre Sistema Burroughs 6700 e Sistema A10 funcionando em paralelo, curso Introdução a Microcomputadores, seleção de estagiários, saída dos estagiários Aléxia Maria Möller de Gouvêa e Emílio Carlos Barreto Murta, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REGISTRO DE PROJETOS NO A10

Tendo por objetivo permitir que os chefes de projeto possuam uma forma mais centralizada e genérica de controlar oa parâmetros dos seus projetos, o Setor de Suporte de Software/DTS reuniu em um único programa as funções dos utilitários UFMG/ACCESSLIST e UFMG/CHARGELIST. O novo programa se chama UFMG/PROJETO e só pode ser executado pelos chefes de projeto. Além de permitir a modificação das listas de ACCESSCODEs e CHARGECODEs, o programa permite ainda a modificação da família default, da linguagem default, de utilização ou não (Inglês ou Português) de password no projeto, e da alteração do chefe de projeto pelo próprio chefe.
Quaisquer reclamações e/ou sugestões podem ser encaminhadas ao SSS.

 



Eventos



DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

No sábado, dia 08 de março, é o Dia Internacional da Mulher.

PARABÉNS PELO SEU DIA!

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Marcos Antônio Silvestre, no dia 09; e José Efigênio de Oliveira (Alemão), no dia 11. Os parabéns para os ex-ceconianos: Paulo José dos Santos e Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06; Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08; Jane Pires Camargos Lemos e Daniela Maria Miranda, no dia 13.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No período de 11 a 15 de fevereiro/2008, o DRCA recepcionou os 4.714 calouros aprovados no Vestibular da UFMG de 2008. Este ano, o registro acadêmico foi realizado no prédio ao lado da Unidade Administrativa III, onde funciona o DRCA. O trabalho teve a coordenação do DRCA, com a colaboração do CECOM, da Copeve, da Cooperação Institucional, da Fump, do LCC e do DCE. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Roberto Siqueira e Ana Lúcia Diniz, do DRCA


A identificação digital


O apoio do CECOM com Fabrício e Helder