Sistemático: Edição 1372 – 13/03/2008


Notícias



ATI TROCA IDÉIAS NA ODONTOLOGIA SOBRE O DIÁRIO DE CLASSE ELETRÔNICO

A pedido do prof. João Henrique Lara do Amaral, coordenador do curso de Odontologia da UFMG, foi realizada nesta última terça-feira, dia 11, na Escola de Odontologia, reunião para troca de idéias e de opiniões a respeito da aplicação Diário de Classe Eletrônico, implantada para toda a UFMG no 2o semestre letivo de 2007.

O intuito maior foi apresentar para a diretoria, chefias de departamento e coordenação de curso, os benefícios da aplicação frente ao modelo tradicional e verificar as possíveis dificuldades que os professores daquela unidade estavam encontrando na sua utilização.

Diversos aspectos foram discutidos, principalmente com relação à performance da aplicação e às especificidades do curso quanto à composição de turmas teóricas com as práticas correspondentes. No final, após um bom entendimento, a Escola ficou de incentivar internamente o uso da aplicação a fim de que o maior número possível de docentes passem a tirar proveito dessa nova ferramenta.

Pela Escola de Odontologia, participaram da reunião a profª Andréa Maria Duarte Vargas, vice-diretora; prof. João Henrique Lara do Amaral, coordenador do curso; prof. João Batista Novaes Júnior, chefe do Depto. de Clínica, Patologia e Cirurgia; prof. Luiz Thadeu de Abreu Poletto, chefe do Depto. de Odontologia Restauradora; profª Maria de Lourdes de Andrade Massara, chefe do Depto. de Odontopediatria e Ortondontia; e profª Elza Maria de Araújo Conceição, chefe do Depto. de Odontologia Social e Preventiva. Pela ATI, participaram o prof. Paulo Fernando Seixas, diretor; e Gilmar Lima Guimarães, vice-diretor do CECOM.

 

SOFTWARE CAUSA INSTABILIDADE NA REDE UFMG

Na última semana, a equipe da Divisão de Redes de Comunicação (DRC) a-tualizou o sistema operacional dos servidores utilizados no monitoramento da rede e nos computadores utilizados pelo pessoal da divisão. Entre estes servidores está o computador que controla o bloqueio de máquinas comprometidas ou sobre as quais pesam acusações de estar compartilhando material protegido por direitos autorais. O programa Quagga, que faz com que os bloqueios fiquem ativos, apresentou uma falha em seu funcionamento que prejudicou o tráfego entre os equipamentos principais da rede, os roteadores que formam a espinha dorsal do sistema e centralizam a conexão dos roteadores instalados em cada prédio.

Ao ser identificado o problema, diversas medidas paliativas foram tentadas, sem sucesso, tornando-se necessário substituir o programa por uma versão mais antiga porém estável, o que foi conseguido na última quarta-feira, dia 12.

O problema com o software Quagga (www.quagga.net) foi informado aos desenvolvedores, assim como foram enviados os arquivos de configuração e os registros das mensagens de erro.

CONVOCADA COMISSÃO DE DESFAZIMENTO DE BENS DO CECOM

Dando continuidade ao processo de inventário de bens patrimoniais do CECOM, o diretor da unidade convocou, na última semana, a Comissão de Desfazimento de Bens para analisar os itens inservíveis e sua destinação.

A comissão no CECOM é formada pelos funcionários Haroldo Alves, Elizabeth Gomes Oliveira Clementino e Ana Paula Fonseca de Almeida, todos da Divisão de Apoio Administrativo (DAA).

CONTINUA O TREINAMENTO DE CAPACITAÇÃO EM INFORMÁTICA PARA A PROGRAD

A ProRH, com apoio do CECOM, está promovendo, desde fevereiro, treinamento de Capacitação em Informática para a equipe contratada do Projeto REUNI da UFMG.

Já foram realizados os módulos Excell Básico, no período de 18 a 26/02, e Excell II, no período de 27/02 a 12/03. O módulo Word II, previsto para início hoje, dia 13, foi adiado para o mês de abril, devido à mudança das instalações do REUNI do 6o andar para o 2o andar.

As aulas são ministradas pelo funcionário Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).

Estão participando do treinamento: Ana Mirtes Cardoso Chaves, Aurora Dias dos Anjos, Bárbara Valsechi Carneiro, Beatriz Coelho Pinto Domingues, Eduardo Leão de Almeida Magalhães, Fernanda Octávia Valsechi Carneiro, Francys Silva Araújo, Irma Nick, Karine Cristina Manini Santos e Maria da Glória Miranda.


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você é ligado na Fórmula 1, não deixe de visitar o site http://oglobo.globo.com/esportes/f12008/default.asp e ficar por dentro de tudo que rola neste fantástico esporte. Fique de olho na contagem regressiva para Fórmula 1/2008.

– Assista festival de filmes online em http://www.babelgum.com. (Site em Inglês)

– Estudos mostram que as nações que promovem os direitos das mulheres têm menores taxas de pobreza, crescimento econômico mais rápido e menos corrupção, além de constatarem que o aumento da renda da mulher produz um grande impacto positivo para a família. As mulheres se envolvem mais com os assuntos comunitários, que vão desde a ajuda às pessoas vizinhas até as reivindicações por creches, escolas e postos de saúde. E, além de se preocuparem com as pessoas, as mulheres têm muita sensibilidade e capacidade técnica e administrativa. Saiba mais no endereço http://www.redemulher.org.br.

– A revista Viração nasceu em março de 2003 com o objetivo de unir jovens e adolescentes de todo Brasil em torno de princípios como a defesa dos direitos humanos, à educação, à paz, à solidariedade entre os povos e à pluralidade étnica e racial. Veja em http://www.revistaviracao.com.br.

– Fernando Frota, da DRC, enviou a dica do WeShow Video Widget. É um jeito simples de disponibilizar seus vídeos preferidos na web ou no seu computador. Disponível em Inglês, Francês, Alemão e Espanhol. É só clicar na bandeira do país e escolher o idioma. Tem vídeos de mímicas e dublagem até TV. São muitas opções para você escolher em http://www.weshow.com/br/index.

– Se você tem uma sogra bacana daquelas que pega no pé o tempo todo, então você chegou no site certo, que é http://www.antisogras.hpg.ig.com.br. Frase da semana: “Sogra é como carro a álcool, você ainda vai ter uma.”

– O site http://www.wavelit.com mostra ao vivo animais da África. É só clicar em Wildlife e depois Africam. Mas não é só. Tem músicas, filmes e desenhos clássicos como Superman, Popeye, Pernalonga e outros além de esportes etc. (Site em Inglês)


FUNCIONAMENTO DA UFMG NA SEMANA SANTA

O funcionamento administrativo básico em todos os setores da Universidade deverá ser mantido, no dia 20 de março de 2008, quinta-feira, mediante rodízio dos funcionários.

LIVROS DOADOS PELA UFMG À BIBLIOTECA PÚBLICA ESTARÃO DISPONÍVEIS JÁ NESTA SEXTA-FEIRA

Na última terça-feira, dia 11, foi realizada a solenidade de entrega de exemplares de obras do Vestibular 2009, por parte da UFMG, à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) doou 52 kits com as cinco obras indicadas ao Vestibular 2009.

No evento, estiveram presentes a diretora da Copeve, Vera Resende, a pró-reitora adjunta de graduação da UFMG, Carmela Polito Braga, e a superintendente do sistema estadual de bibliotecas, Maria Augusta Cesarino. A doação dos livros à Biblioteca Pública, que acontece desde 2003, sempre no segundo semestre, foi antecipada este ano.

As obras estarão à disposição do público já a partir desta sexta-feira, dia 14 de março. A biblioteca hoje conta com um acervo de mais de 300 mil livros, com o acesso de mais de 400 usuários por mês.

A partir de 2010, metade dos livros que forem adotados pelas instituições de ensino federais (Ifes) de Minas Gerais, mais a Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros), serão da lista de obras da UFMG.

A determinação visa facilitar o acesso das obras aos vestibulandos, diminuindo custos para quem vai fazer mais de um processo seletivo. Esta resolução foi aprovada no dia 7 de março, em fórum realizado pela UFMG com os coordenadores de vestibular das Ifes mineiras (universidades e Cefet’s).

As obras indicadas para o Vestibular 2009 são: A alma encantadora das ruas, de João do Rio, Meus poemas preferidos, de Manuel Bandeira, São Bernardo, de Graciliano Ramos, Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna e O conto da mulher brasileira, organizado por Edla Van Steen.

As datas do Vestibular UFMG 2009 já estão definidas. A primeira etapa será no dia 7 de dezembro de 2008, e a segunda, ocorrerá de 5 a 9 de janeiro de 2009.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007972.shtml – 11/03/2008)




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, no 08, de 17/03/1088, publicou notícias sobre gerenciamento de packs, participação da estagiária Maria Auxiliadora da Silva no curso Programação de Computadores do DCC, saída do estagiário Ênio Fernando Vilela, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

MIGRAÇÃO B6700 – A10

O status da migração de mainframes até a data de hoje é o seguinte:
. Sistemas já totalmente convertidos: Contabilidade, Vestibular, Coltec, VestColtec, Mapeamento, Pagamento, Cadastro, DIRF e RAIS;
. Sistemas em fase de conversão: Material, SiFump, Mendes, Acadêmico, Freqüência e Pagamento Prefeitura.

CURSO MODELAGEM FUNCIONAL E MODELAGEM DE DADOS

Terá início na próxima segunda-feira, dia 21, o curso Modelagem Funcional e Modelagem de Dados, sob a supervisão do professor Ângelo de Moura Guimarães, do Depto. de Ciência da Computação. Estarão participando do curso analistas do CECOM e DR, funcionários do DP, DCF e DRCA, além dos diretores do CECOM, DR, DP, DRCA e DCF. O Pró-Reitor de Administração, prof. Rodrigo Andrade, fará a abertura do curso no dia 21. …

RELOTAÇÃO DE PESSOAL

O digitador Jader de Freitas Batista foi relotado, esta semana, no Setor de Suporte de Hardware da Divisão de Tecnologia e Suporte. Jader Batista já estava no SSH desde outubro/87 realizando um estágio.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Michele Marie Ribeiro Perpétuo, no dia 18; e Maximiliano Luiz Souza Guimarães, no dia 19. Os parabéns para os ex-ceconianos: Jane Pires Camargos Lemos e Daniela Maria Miranda, no dia 13; Gláucia Maria Fantoni, no dia 14; Messias Emanoel Chaves, Roberto Márcio Ferreira de Souza e Mônica Ataíde Silva, no dia 16; Odilon Gonçalves de Castro, no dia 17; Rodrigo Torres Assumpção, no dia 18; Rafael Alves de Souza, no dia 19; Samuel de Freitas, Maria Luciene Diniz Ferreira e Gladson de Oliveira, no dia 20.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Como acontece todos os anos, a Xina comemora seu aniversário em casa e no CECOM. No dia 17 de dezembro de 2007, ela convidou ceconianos, ex-ceconianos e amigos para um encontro à tarde. É claro que a participação na comemoração foi maciça, com todos cantando o Parabéns para a Xina. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Denise verificando a mesa com o bolo e os salgados


Xina apagando a vela. Ao fundo: Lourdinha, Alda, Denise e Vicentina


Vamos servir o bolo?


Rogério (ao centro), Max, Charles e Mário (todos de costas)


Cristina Andrade, Denise e Alda


Vicentina, Eliane Paw e Bárbara


Lourdinha, Tatiana, Roberto e Rui