Sistemático: Edição 1373 – 27/03/2008


Notícias



SERVIDOR DE APLICAÇÃO É SUBSTITUÍDO PARA MELHORAR O DESEMPENHO DE SISTEMAS DA UFMG

Dentro da política adotada pelo CECOM de manter uma constante atualização dos equipamentos que sediam os principais serviços disponíveis para seus usuários, no último dia 18, foi implantado um novo servidor para responder pelas aplicações cujo acesso é feito via WEB. Trata-se de um servidor IBM com processador Intel XEON E5310 Quad Core de 1.6 Ghz, memória de 8 Gb e 2 discos SCSI de 73 Gb, com espelhamento, que tem como objetivo principal diminuir o tempo de resposta das aplicações tornando os acessos mais ágeis e confiáveis.

Estão disponíveis neste servidor o Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, o Diário de Classe Eletrônico, as Informações para Alunos de Graduação (IAG), o Programa de Avaliação de Desempenho (PAD), o Requerimento Promoção de Saúde Bucal para os Servidores da UFMG, o Portal UFMG Conhecimento e Cultura (ufmgCC), a Avaliação de Disciplinas de Graduação e os sistemas relativos à Confirmação de Registro de Alunos (Vestibular, EAD, Obtenção de Novo Título eTransferência).

A performance do novo servidor estará sendo acompanhada de perto por toda a equipe responsável.

As atividades de instalação e configuração do novo servidor de aplicações Web estiveram a cargo de Emerson Henrique Kfuri Pereira, pela DAC, Diogo Freitas Duarte Magalhães e Thiago Gabriel Diniz e Josemar Pereira dos Santos, pela Equipe de Desenvolvimento do Sistema Acadêmico – DAS.
.

CECOM CONTRATA LINK DE DADOS PARA HANGAR DA UFMG

O reitor da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena, inaugurou no dia 8 de março, em Conselheiro Lafaiete, o hangar do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da Universidade. A solenidade teve a participação de autoridades, acadêmicos e atraiu a população local. Doado à UFMG pelo município, o terreno, de 1 mil metros quadrados, fica em área próxima ao aeroporto, no bairro Bandeirinhas, a seis quilômetros do Centro da cidade.

O hangar abrigará as cinco aeronaves do CEA, três das quais em condições de operação, uma em reforma e uma em processo final de construção. No espaço, será instalado o Laboratório de Ensaios e Operações em Vôo do CEA. Segundo o reitor Ronaldo Pena, embora desenvolva pesquisas aeronáuticas desde a década de 1960, a UFMG “ainda se ressentia da falta de espaço físico próximo a uma pista de decolagem”. Os experimentos do CEA sempre foram realizados em pistas e aeroportos de Lagoa Santa, Carlos Prates e Confins. Desde que o último voltou a ter atividade intensa, o problema se agravou.
Infra-estrutura – O professor Paulo Iscold, do CEA, lembra que o centro projeta e constrói protótipos e agora conta com a devida infra-estrutura para operá-los. O hangar também é a garantia de melhores condições para o funcionamento do curso de graduação em engenharia aeroespacial, que deverá ser oferecido a partir do Vestibular 2009 da UFMG.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007951.shtml – 10/03/2008)

As pessoas que utilizarem o hangar, terão à disposição serviço de Internet. Para isso, o CECOM assinou contrato com a empresa Via Real Internet Ltda. para prestação de seviços de conexão à Internet por meio de um acesso rápido suportado por rede de transporte via rádio, com velocidade de 300 Kbps, disponível 7 dias da semana, 24 horas por dia, sem utilização de uma linha telefônica.

O serviço de contratação foi solicitado pela ATI, ficando sob a responsabilidade da Divisão de Apoio Administrativo do CECOM.


Paulo Iscold (Site da UFMG)

DAC FAZ MANUTENÇÃO DA BASE DE FORMULÁRIOS INSTITUCIONAIS

Desde 02/01/2003, o Centro de Computação disponibilizou na plataforma Notes a base de Formulários Institucionais, em substituição aos formulários utilizados no Hermes (Sistema residente no Mainframe). Como a utilização desses formulários é alta, o tamanho da base cresce rapidamente e a grande quantidade de documentos pode gerar lentidão nas buscas realizadas pelos usuários.

Rotineiramente, a base deve sofrer manutenção com a retirada de documentos não mais utilizados . Seguindo essa política e repetindo os procedimentos dos anos anteriores, os documentos relativos aos anos de 2005 e 2006 foram retirados das suas respectivas visões/pastas, no dia 06/03/2008.

Em caso de necessidade, formulários relativos a este período poderão ser solicitados pelo setor interessado, através do endereço opr@cecom.ufmg.br ou pelo ramal 4009.


Informativo


GOOGLE QUER USAR "ESPAÇO OCIOSO" DAS TVS PARA INTERNET SEM FIO

A Folha Online publicou, no dia 25/03/2008, a notícia Google quer usar “espaço ocioso”das TVs para Internet sem fio (http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ ult124u385484.shtml), transcrita a seguir. A colaboração é de Ronaldo Araújo Costa, da Divisão de Aplicativos e Sistemas.

O Google pretende empregar freqüências de TV dos Estados Unidos para fornecer acesso à internet sem fio em alta velocidade. Segundo a companhia, trata-se de “espaço ocioso”. A empresa enviou uma carta aberta à agência reguladora do país na segunda-feira (24) informando que as freqüências representam uma “oportunidade única”.

Na carta enviada ao FCC (Federal Communications Commission), a companhia de internet pede que o governo abra os espaços em branco como forma de difundir o acesso à internet por uma maior área.

“Diferentemente de outros recursos naturais, não há benefício em manter estes espaços sem utilização”, afirma a mensagem do Google.

No passado, as emissoras de TV já se colocaram contra à utilização das freqüências ociosas. O argumento era de que isto poderia causar interferências nos sinais das transmissões.

Porém, na carta, o Google afirma que pretende adotar uma série de tecnologias para prevenir que os sinais interfiram entre si.

Rick Whitt, do conselho de mídia e telecomunicações do Google em Washington, afirmou que o tipo de conexão sem fio proposto pode oferecer transmissões com velocidade de bilhões de bits por segundo – mais velozes do que os milhões de bits por segundo disponíveis na maioria das conexões em alta velocidade atuais.

As freqüências ociosas nos EUA devem se tornar disponíveis a partir de fevereiro de 2009, quando as transmissões de TV serão alteradas dos sinais analógicos para sinais digitais.

Segundo Whitt, a expectativa é que o Google possa fornecer conexão sem fio por estas freqüências até o fim do ano que vem.

A empresa também vê as freqüências ociosas de TV como um local natural para operar seus novos celulares e serviços sem fio baseados na plataforma Android. A maior parte das fabricantes planejam usar a tecnologia do Google para projetar telefones com acesso à internet.

(Com informações das agências Reuters e BBC)


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se voce quer conhecer o trabalho do compositor e cantor Carlos Lyra, esta é uma boa oportunidade. Não deixe de visitar o endereço http://www.carloslyra.com.

– Como estamos falando de músicas e músicos, vai uma dica bacana para quem gosta de viajar neste mundo mágico das notas. Estou falando do blog Leronix Music From Brazil. Apesar de estar em Inglês, para baixar é só clicar na opção “Flac virtuals are also available here as part One, Two and Three”. Veja Jacó do Bandolim, Elis Regina, Caubi Peixoto, Wilson Simonal, Marco Antonio Araújo etc. no endereço http://loronix.blogspot.com.

– Músicas raras do grande Tim Maia da época do Racional, considerada uma das melhores do cantor, estão para ser baixadas em http://rapidshare.com/virtuals/93397133 /Tim_Maia_Racional_3.rar.html.

– Clique na opção Free e aguarde o pedido para salvar os arquivos. My Jazz Network está na versão beta, mas promete. Para quem gosta (eu gosto muito), é uma boa pedida para ver e ouvir jazz de qualidade. Você escolhe a opção On demand ou Live. E se delicie com jazz de qualidade. Estou ouvindo a canção Moon River, artista Cassandra Wilson. Simplesmente maravilhosa. Veja em http://www.myjazznetwork.com. (Site em Inglês)

– Música é tudo de bom e o site http://rraurl.uol.com.br é o bicho. Além de ouvir, você fica por dentro de tudo que rola neste mundo dançante. Demais!!

– Veja as maravilhosas fotos do Rio de Janeiro em http://www.almacarioca.com.br/lucas. O fotografo é Lucas Landau.

– Vamos ver se você é bom de ping-pong mesmo. Terapia exclusiva para os seus dias de problemas no endereço http://infonetnews.com/gamenow/archives/ping-pong/.

Dicas do Gabriel Pinheiro:

– Site de roteirização utilizando transporte coletivo (ônibus e metrô) na região de Belo Horizonte, Contagem e Betim. Itinerários, horários de ônibus e outros meios de como se chegar em qualquer local.Confira em http://www.busonline.com.br.

– Saiba seu ip, endereço e latitude e exata acessando http://www.ip2location.com/ default.aspx.

– As coisas como são! Já parou pra observar a diferença entre fotos de alimentos fast-food e o que você realmente come? Veja em http://www.thewvsr.com/adsvsreality.htm. (Site em Inglês):



Há 20 anos…

O Sistemático nº 09, de 30/03/1988, publicou notícias sobre lançamento da versão 3.7 do software operacional para máquinas da linha 6000, 7000 e A da Unisys, novos bolsistas do CECOM, saída do estagiário Pedro Luiz Caetano Filho, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CURSO INTRODUÇÃO AO USO DE PLANILHAS
As inscrições para o curso Introdução ao Uso de Planilhas, com ênfase a Lotus, já se encontram abertas no Setor de Treinamento e Divulgação.
Esse curso será oferecido no mês de abril para os funcionários do CECOM e o instrutor será o analista Luiz Henrique Loureiro dos Santos, chefe do Setor de Apoio ao Usuário.

NOVA CHEFIA DO SCF
Maria das Graças Santa Bárbara assumiu a chefia do Setor de Compras e Finanças da Divisão de Apoio Administrativo do CECOM, em substituição a Sálvia Maria de Figueiredo Moreira.

II FENASOFT
Mário Luís Terenzi, chefe da Divisão de Tecnologia e Suporte, esteve participando, de 22 a 25 de março, da II FENASOFT – Feira Nacional do Software, realizada no Rio de Janeiro.
A razão básica da visita foi verificar in loco o lançamento de um novo equipamento de leitura de marcas óticas nacional com vistas a estudar a viabilidade de utilização pelo Centro de Computação da UFMG.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como “O Sistemático” não foi publicado na semana passada, os parabéns atrasados para Mário Magalhães Lara e Emerson Henrique Kfuri Pereira, no dia 22; Erlon Charles Thomaz Ferreira, no dia 25; Maria José Cortezzi (Lelé), no dia 26; e os ex-ceconianos: Maria Luciene Diniz Ferreira, Samuel de Freitas e Gladson de Oliveira, no dia 20; William Andalécio, Robson Nogueira Barreto e Rômulo Vieira de Faria, no dia 24; Ilka Ildefonso Ramos, Eduardo Moreira da Costa e Maria do Perpétuo Socorro Almeida Siqueira Lopes, no dia 26.

Os parabéns em dia para Alda Batista, no dia 31; Assahaf Geçary Lescano de Oliveira, no dia 1º de abril; Elizabeth Gomes Oliveira Clementino e Pedro Henrique Silvestre dos Santos, no dia 03. Os parabéns para os ex-ceconianos: Augusto Pinho Gomes, no dia 27; Renato Vaz de Melo Espeschit, no dia 29; Célio Casemiro de Souza, no dia 30; Maria Eugênia Melo da Cunha e Milton Pifano Soares Ferreira, no dia 31; Hélio Teixeira da Costa e César de Almeida Correia, no dia 1º de abril.
CASAMENTO: A ex-estagiária da Divisão de Redes de Comunicação, Natália Martins, casou-se no último dia 22, com Pablo Marcondes. O Sistemático, em nome de todos, envia as felicitações.


MÃE DE CECONIANO RECEBE HOMENAGEM ESPECIAL DA PREFEITURA DE CLÁUDIO/MG:
Na semana em que se comemorou a Semana Internacional da Mulher 2008, em solenidade realizada no Automóvel Clube de Cláudio, no dia 5 de março, a Sra. Maria de Araújo Costa, 86 anos, mãe de Ronaldo Araújo Costa, da DAS, e mais quatro ex-professoras primárias, receberam na ocasião diplomas e placas comemorativas ao evento, sendo também homenageadas pelos seus familiares e ex-alunos. Dona Zizinha (como é chamada carinhosamente a mãe do Ronaldo pelos seus conterrâneos) e suas amigas lecionaram para as crianças daquela cidade nas décadas de 30/40. Também foi homenageada na ocasião a Sra. Ângela Gregório Prado, que é madrinha do Ronaldo. Na foto, D.Zizinha é a 4a pessoa da esquerda para a direita, ladeada pela Secretária de Educação do município e pelos Prefeito e Vice-Prefeito, bem como pelas suas colegas.


Foto cedida porRonaldo

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 25 de março/2008, os ceconianos torcedores do Atlético, chegaram muito animados para trabalhar. Todos só pensavam na comemoração dos 100 anos de fundação do clube, nas festas, no jogo de quarta-feira, na alegria de ser atleticano.
Apesar da redação de O Sistemático ser 50% cruzeirense e 50% atleticana, nada mais justo do que marcar a data para todos os atleticanos do CECOM com a foto tirada por Gabriel Pinheiro.


Fabrício, Assahaf e Luiz Claúdio