Sistemático: Edição 1375 – 10/04/2008


Notícias



CAC TRANSMITE REUNIÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

A pedido do Reitor, prof. Ronaldo Pena, e com a devida autorização dos membros do Conselho Universitário, a Coordena-doria de Assuntos Comunitários (CAC), por meio de sua diretora Maria Célia Nogueira Lima, com o apoio do CECOM, viabilizou a transmissão, através da rede de dados da Reitoria, da última reunião do Conselho Universitário. Esse fato inédito permitiu que os estudantes que ocupam o auditório do prédio da Reitoria pudessem assistir à reunião de um telão existente no auditório.

A reunião extraordinária do Conselho Universitário da UFMG, que aconteceu na tarde e noite do dia 08, com mais de sete horas de duração, foi realizada para esclarecimentos dos fatos ocorridos no dia 3 de abril, que marcaram a ação da Polícia Militar, no IGC, a solidariedade aos estudantes atingidos e a reafirmação da necessidade de apurar os fatos e responsabilidades.

A transmissão da reunião foi executada pelos técnicos da CAC, Ivanildo Lúcio dos Santos e Felipe Rafael Santos Silva, com o apoio de Adyr Rodrigues Nascimento, do CECOM, gerando áudio e vídeo com qualidade além do esperado.
.

ATI E ENGENHARIA ELETRÔNICA ORGANIZAM EVENTO

Na última terça-feira, dia 08 de abril, foi realizado, no auditório 3 do ICEx, o “MSP430 Day”, da Texas Instruments. O evento, organizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (ATI), representada pelo prof. Paulo Fernando Seixas, e Depto. de Engenharia Eletrônica da UFMG, teve como objetivo divulgar os últimos desenvolvimentos da família de minicontroladores MSP430, da Texas, para estudantes e profissionais da área.

O seminário, com duração de 4h, foi proferido pelo engenheiro Hamilton Ignácio, gerente de aplicações e produtos da Texas Instruments na América do Sul.

Os 120 participantes do evento receberam um kit de desenvolvimento eZ430-RF2500 wireless. Este kit é conectado na interface USB de um computador, possui um microcomputador MSP430 e um transceiver, permitindo o desenvolvimento de redes wireless utilizando a pilha simplicity, também disponibilizada com o kit.


Prof. Paulo Seixas

CECOM FINALIZA INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE PEDIDOS

No panorama do software empresarial de gestão de tarefas e pedidos existe a necessidade de soluções de ticketing, que permitem organizar e dar resposta aos problemas, pedidos e necessidades das comunidades de usuários de uma orga-nizção. O Request Tracker (RT) da Best Practical (http://bestpractical.com) é um sistema aberto de gestão de pedidos e uma solução competitiva e dinâmica para “ticketing” disponível no mercado. As suas funcionalidades incluem desde a detecção de problemas de software até os inquéritos de serviço ao cliente, englobando também workflow interno e controle da manutenção de rede. A simplicidade e eficiência da sua utilização permitem criar ótimas respostas para as notificações e os pedidos recebidos pelas empresas.

Utilizado pela Divisão de Redes de Comunicação no registro de entrada e execução de serviços relacionados à telefonia e rede desde 01 de abril de 2002, o RT foi adotado em 28 de março de 2007 pela Divisão de Atendimento e Consul-toria e em 06 de junho de 2007 pela Divisão de Apoio Administrativo, usuárias do sistema CECSOL, desenvolvido internamente. Em 25 de outubro de 2007, a Divisão de Controle de Produção recebeu o primeiro pedido no RT e passou a efetuar a comunicação com seus usuários através deste sistema. Em todas as divisões foram necessários pequenos acertos de configuração, para adaptar o sistema a características específicas de cada setor, e um pequeno período de adaptação. Em 25 de março de 2008, a Divisão de Aplicativos e Sistemas adotou o RT para receber pedidos relacionados aos sistemas acadêmicos. Hoje, 10 de abril de 2008, a DAS passou a utilizar o RT também para tratar os pedidos referentes aos sistemas relativos a pessoal e patrimônio, fazendo com que todas as áreas do CECOM possam contar com uma base de dados contendo o histórico de pedidos e toda a comunicação posterior entre o usuário requisitante e as pessoas no CECOM encarregadas de executar a tarefa.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estudante Helder Monteiro Leite pediu demissão do quadro de estagiários do CECOM no final do mês de março/08.

Helder entrou para o CECOM em julho de 2007, lotado na Divisão e Atendimento e Consultoria (DAC), onde desenvolveu atividades de suporte aos usuários administrativos.


Helder Monteiro

MENOR DA CRUZ VERMELHA DESPEDE-SE DO CECOM

Pedro Henrique Silvestre dos Santos, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, despediu-se do CECOM no último dia 03, data em que completou 18 anos.
Pedro Henrique foi contratado em 1o de dezembro/2006 e foi lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA).


Pedro Henrique

UFMG/CRUZ VERMELHA CONTRATA MENOR PARA O CECOM

Com a saída de Pedro Henrique Silvestre dos Santos do CECOM, o Convênio UFMG/Cruz Vermelha contratou para ocupar a vaga o menor Peterson William Bueno de Oliveira.
Peterson iniciou as suas atividades hoje, dia 10 de abril, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA).


Peterson de Oliveira


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Nada mais chato do que estar em um cybercafé, na casa de amigos e não achar aquele programa que queremos usar. Mas no Portableapp (http://portableapps.com), você encontra tudo de graça. São dezenas de aplicativos em versões leves que podem ser executados a partir de pendrives, iPods ou HDs portáteis. (Site em Inglês)

– Leia a dica de como fabricar uma “mosquiteca”, inventada pelo Professor Mauleri Cabral, da UFRJ, e biólogos da Fiocruz para ajudar no extermínio do mosquito da dengue. É só uma garrafa pet, tesoura, alguns grãos de arroz, um pedacinho de filó e fita isolante. Não deixe de ver no endereço http://hippopotamo.blogspot.com.

– Quem quiser treinar o Inglês, é só ouvir os livros oferecidos de graça pelo site LoudIt (http://www.loudlit.org/collection.htm). São romances e poemas de Shakespeare, Charles Dickens, Alan Poe, Mark Twain, Irmãos Grimm e outros clássicos. Tudo em MP3. (Site em Inglês)

– O Prêmio New Holland de Fotojorna-lismo é um concurso cultural promovido pela New Holland, que tem como propósito valorizar o trabalho no campo e as novas tecnologias, que contribuam para o avanço da agricultura, destacando a importância dessa atividade para o desenvolvimento econômico, político, social e cultural brasileiro e argentino. O Prêmio New Holland de Fotojornalismo tem como principal objetivo selecionar um conjunto de 40 trabalhos que farão parte de uma Exposição Fotográfica que percorrerá as principais cidades pólos agrícolas do Brasil e Argentina. Saiba mais em http://www.premionewholland.com.br.

– Leia entrevistas de Lula e as reportagens da extinta revista O Cruzeiro no site Memória Viva em http://memoriaviva.zip.net.

– Dê boas risadas lendo o blog do cantor Falcão no endereço http://blogdo falcao.zip.net.
– Para os fãs do Zico, Flamengo até morrer e depois de morrer também, vai uma dica para ficar por dentro de tudo que rola na vida do Galinho de Quintino. O endereço é http://www.ziconarede.com/znrpub/pt_index_blog.htm.


CAMPUS SAÚDE LANÇA CAMPANHA CONTRA A DENGUE

A Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFMG lançaram no dia 8, campanha de combate à dengue no campus universitário. A iniciativa envolve atividades de educação e de prevenção, como a distribuição de cartazes, panfletos, realização de reuniões de esclarecimento e inspeções.

As equipes do Núcleo da Diretoria de Serviços Gerais no campus Saúde e das seções de Serviços Gerais nas unidades estão realizando levantamento para mapear os possíveis pontos de risco e, ao mesmo tempo, propor soluções para assegurar que o mosquito Aedes aegypti não se reproduza dentro do Campus. De acordo com o gerente do Núcleo Avançado do DSG/Campus Saúde, Márcio Alves da Silva, a equipe faz vistorias diárias no campus. As equipes do DSG e do Departamento de Obras e Manutenção da UFMG também realizam, constantemente, a limpeza dos telhados e das áreas de obras. As caçambas são retiradas a cada 48 horas. E a equipe de Engenharia Hospitalar tem tomado as mesmas providências.

Segundo o gerente, no entanto, é necessário apoio de toda a comunidade que freqüenta o espaço, especialmente no acondicionamento de lixo e de outros materiais em locais corretos. “Há uma grande quantidade de copos de plástico e papéis de balas jogados em todas as áreas verdes do campus, principalmente próximo à biblioteca e ao restaurante. Esses materiais podem abrigar o mosquito. Por isso, é necessário que sejam jogados dentro do lixo”, explica.

A responsável pela implementação de gerenciamento de resíduos do complexo hospitalar do Hospital das Clínicas, Elci de Souza Santos, também faz um alerta à comunidade: “Além dos copos descartáveis, temos encontrado pelo pátio marmitex abertos, ainda com restos de comida, latas abertas, tampas de refrigerante, garrafas, entulho e muito mais”.

Segundo ela, o entulho também é um ambiente propício à proliferação das larvas do mosquito. “As caçambas que ficam instaladas pelo pátio em função das obras em andamento estão servindo de local para descarte de lixo comum, apesar das lixeiras disponibilizadas, o que pode facilitar a reprodução do mosquito da dengue”, alerta. “Não jogue lixo comum nas caçambas”, ensina.

Elci reforça que é importante que toda a comunidade acadêmica fique alerta aos possíveis focos de dengue. Atitudes como jogar no lixo copos de plásticos, tampas de refrigerante, garrafas e restos de comida farão a diferença. “A dengue pode matar”, ressalta.

CD-Rom e seminário – As unidades do campus Saúde também estão ocupadas em difundir informação técnica sobre a dengue. O conteúdo de um cd-rom produzido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina, para distribuição a profissionais de saúde, já está disponível nos sites das três unidades do campus.

Professores da equipe que criou o cd-rom, em parceria com a Cátedra Unesco de Formação Docente na Modalidade Ensino à Distância, com o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina, vão oferecer um seminário aberto ao público dia 17 de abril, de 16h às 18h, no salão nobre da Faculdade de Medicina. (Com assessorias da Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina)

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/008209.shtml – 9/04/2008)

ESTUDANTES DA FACULDADE DE FARMÁCIA CONVIDAM COMUNIDADE A DOAR SANGUE EM TROTE SOLIDÁRIO

 A equipe da Farmácia Júnior Consultoria UFMG promove na próxima terça-feira, dia 15, seu tradicional trote solidário, com a coleta de sangue no campus Pampulha. Toda a comunidade está convidada a participar.

Equipe do Hemominas fará a coleta em posto montado na Faculdade de Farmácia, das 8h às 11h. É necessário apresentar documento de identidade para participar da doação. De acordo com os organizadores, os colaboradores que fizerem a doação após o almoço devem esperar um período de três horas para que seja feita a coleta.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/008211.shtml – 9/04/2008)


SERVIÇO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO REINICIA ATIVIDADES

 O Serviço de Plantão Psicológico dirigido a alunos, funcionários, professores e prestadores de serviço da UFMG reiniciou suas atividades. Oferecido pelo Departamento de Psicologia da Fafich, o atendimento ocorre das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os interessados devem realizar pagamento de taxa de manutenção de R$1 e, de acordo com os organizadores, não é necessário agendar consultas.

Os atendimentos são realizados por estagiários do curso de Psicologia e supervisionados pelo professor Miguel Mahfoud, coordenador do serviço. O serviço deve ser solicitado diretamente na secretaria, localizada na sala 2062 da Fafich, no campus Pampulha da UFMG.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/008212.shtml – 9/04/2008)


PROJETO QUARTA CRESCENTE ABRE PROGRAMAÇÃO DE 2008

O Parque Ecológico da Pampulha recebeu ontem, dia 9, a primeira edição do projeto Quarta Crescente em 2008. O projeto é uma parceria entre o Observatório Astronômico Frei Rosário da UFMG, e a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. As atividades são realizadas nas quartas-feiras de lua crescente, de abril a setembro.

Entre as atrações do primeiro Quarta Crescente do ano, estão a observação de planetas e estrelas, aula multimídia e laboratório interativo. A abertura dos portões será às 18h30 e o encerramento às 21h30.

A programação é aberta ao público. Apenas para as sessões do planetário é necessário realizar agendamento prévio, pelo telefone (31) 3277-7439, do Parque Ecológico.

O endereço do parque é avenida Otacílio Negrão de Lima, 6.061, no Marco Zero da Lagoa da Pampulha.

Mais informações nos sites do Observatório Astronômico (http://www. observatorio.ufmg.br/Quarta%20Crescente.htm) e da Fundação Zoo-Botânica
(http://portal1.pbh.gov.br/pbh/index.html?cod_ noticia=8302&ver_servico=N)

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/008204.shtml – 9/04/2008)




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 11, de 14/04/1988, publicou notícias sobre manual do emulador TVA, credencial de veículos, palestras do curso Modelagem Funcional e Modelagem de Dados, programação de férias, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SEMINÁRIO DE RECURSOS HUMANOS
Eduardo Henrique Lima, Diretor Geral do CECOM, esteve em Brasília, nos dias 12 e 13 de abril, participando do Seminário de Recursos Humanos para o Setor de Informática.

CURSO DE INTRODUÇÃO AO USO DE PLANILHAS
Será oferecido no período de 25 a 29 de abril um curso de Introdução ao Uso de Planilhas, com ênfase a Lotus, para o pessoal do CECOM. O instrutor do curso será o analista Luiz Henrique Loureiro dos Santos, do SAU/DTS, e as aulas estão marcadas para o horário de 14h às 16h30, na Sala de Micros, do SAU, 8o andar.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Prof. Paulo Fernando Seixas, Nilson José Marinho Vale e Dioberto César dos Reis, hoje, dia 10; e Carolina Santos Alves, no dia 11. Os parabéns para os ex-ceconianos: Benício Alves de Souza (LCC) e Nair Vieira Sales, no dia 10; André de Paula Dias Couto, no dia 12; Aline Serrão de Filippo, no dia 14; Marcelo Bassoli Campos, no dia 16

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 03 de abril/2008, foi organizada uma despedida e comemoração do aniversário de Pedro Henrique Silvestre dos Santos, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha. Outro aniversariante do dia foi a Beth. Muito tímido, Pedro soprou a vela de 18 anos e recebeu os parabéns de todos do CECOM. As fotos são de autoria de Lelé e Gabriel Pinheiro.


Pedro soprando a vela


Max, prof. Paulo Seixas, Beth e Pedro


Rosa e ao fundo: Carlos Alfeu, Gilmar, Michele e Alda


Os aniversariantes dos meses de março e abril: Rubens, Beth, Max, prof. Paulo Seixas, Alda, Pedro, Denise, Carlos Alfeu e Lelé


Beth e seus presentes