Sistemático: Edição 1378 – 08/05/2008


Notícias



REDE ADMINISTRATIVA CONTINUA CRESCENDO

O primeiro órgão da Administração Central a utilizar rede local em suas instalações foi o CECOM, que o fez para testar as alternativas disponíveis. Uma vez definido o ambiente a ser utilizado (Novell Netware e Windows), foi montada a primeira rede local administrativa da UFMG, inaugurada em 1995, interligando o prédio da Reitoria. O serviço foi, posteriormente, estendido aos outros prédios ocupados por órgãos da Administração Central, e hoje atende aos prédios da BU, Campus 2000, DPFO, DSG, Imprensa, Unidade Administrativa II (apenas SAST e COEP/CETEA) e Unidade Administrativa III (exceto CRISP e Projeto Manuelzão).

É interessante notar que, mesmo depois de tanto tempo, o serviço continua crescendo, o que pode ser verificado no gráfico aqui apresentado. O número de usuários cadastrados tem crescimento contínuo e o aumento do número de micros conectados demonstra o investimento da administração na aquisição de microcomputadores, ferramenta hoje essencial à execução das tarefas que fazem parte do cotidiano da universidade. A relação usuários por micro hoje é muito próxima de 1, enquanto em 1996, quando esses dados começaram a ser registrados, era de quase 3 usuários por micro.


ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Desde o mês de agosto/2006, o CECOM começou a divulgar as estatísticas de uso do serviço de proxy HTTP da UFMG, que permite o acesso, de fora da Rede UFMG, a sites não públicos, como é o caso dos apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, ou diretamente no endereço proxy.

Até o dia 30 de abril/2008, foram registrados 4.513 usuários diferentes acessando o sistema, desde que ele foi implantado no início de abril/2006.

O gráfico abaixo, com o total de registros mensais de acesso, mostra como o serviço tem sido atraente para a comunidade acadêmica.


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

  Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A banda Nine Inch Nails lança seu novo álbum de graça na Internet. Com o nome “The Slip”, você pode ter as músicas. É só fornecer endereço de e-mail e em seguida você recebe um link para download. As opções são MP3 e Wave. Vá até http://dl.nin.com/theslip/signup. (Site em Inglês)

– O Desabafo de Mãe, em http://www.desabafodemae.com.br/, é um site de conteúdo que valoriza as pessoas. Todo leitor deste site pode ser colaborador. Basta fazer seu cadastro. O site precisa de leitores escrevendo desabafos, comentando e trocando informações de modo permanente.

– O Instituto de Estudos Brasileiros foi criado em 1962. É um centro multidisciplinar de pesquisa e documentação sobre a história e a cultura do país, abrigando estudiosos de formação variada que nele desenvolvem suas pesquisas, além de organizar e explorar as fontes primárias que compõem o acervo. Veja em http://www.ieb.usp.br.

– Se você é ligado em moda e gostaria de vestir pessoas famosas, aponte seu navegador para o Stardoll, em http://www.stardoll.com/pt e faça a festa.

– Concurso Universitário de Jornalismo CNN é um concurso nacional de cunho cultural, promovido pela Turner International e aberto exclusivamente a estudantes de jornalismo. O tema deste ano é a “Socialização por meio da arte” e o objetivo é incentivar o desenvolvimento do talento dos participantes e premiar o seu desempenho na elaboração de matérias jornalísticas televisivas.
Veja em http://www.concursocnn.com.br/2008/participe.php.

– Caso queira revelar foto online de celular, máquina digital e outros, a Fujifilmshop faz para você. Confeira no site https://www.fujifilmshop.com.br/web/home/default.asp.

– No site da Kodak você faz curso de fotografia, posição da fotografia e dicas para uma boa foto. Vale a pena conferir o endereço

http://www.kodak.com/BR/pt/consumer/fotografia_digital_classica/para_uma_boa_foto/para_uma_boa_foto.shtml?primeiro=1.


AUTORIZAÇÃO DO ACESSO À DECLARAÇÃO DE BENS TERMINA NO DIA 15

A partir de 2008, todos os Agentes Públicos (servidores, inclusive professores substitutos e pessoal em cargo de confiança por recrutamento amplo) deverão autorizar o acesso, via Internet, à respectiva Declaração de Imposto de Renda ou, então, apresentar uma Declaração de Bens e Valores. Essa determinação foi publicada pela Portaria Interminis-terial MP/CGU 298, de 11/09/2007.

O prazo máximo para entrega de um dos documentos na Seção de Pessoal da Unidade/Órgão de lotação do servidor é o dia 15 de maio de 2008, ou seja, até 15 (quinze) dias após a data-limite fixada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física.


PRORH EM PARCERIA COM A CASU NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Os servidores efetivos e ativos da UFMG que não possuem plano de saúde ou assistência médica também podem se beneficiar com a Campanha de Vacinação Gratuita contra a Gripe, realizada este ano através de uma parceria da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (CASU).

Vinculada ao Programa Integrado de Desenvolvimento (PROGRID), a campanha será realizada nos dias e locais abaixo:

Período: 06 e 07 de maio – 3ª e 4ª feira – Local: Faculdade de Medicina – Horário: 09h às 16h

Período: 08 e 09 de maio – 5ª e 6ª feira – Local: CEFET / Campus I – Horário: 09h às 16h

Período: 13 a 17 de maio – 3ª a sábado – Local: UFMG – Campus Pampulha – Horário: 09h às 16h

Mais informações podem ser consultadas na página da CASU.

(Fonte: http://www.ufmg.br/prorh/noticia_campanha_vacinacao.shtml)


INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DO VESTIBULAR ENCERRAM NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 12

Vai até 12 de maio o prazo de inscrições para o Programa de Isenção da Taxa de Inscrição para o Vestibular 2009 da UFMG. O programa destina-se a candidatos que não podem arcar com o pagamento da taxa.

Segundo balanço parcial divulgado pela Copeve na última segunda-feira, vendidos 8.732 kits de inscrição. Os dados se baseiam em informações apresentadas pelos Correios, até o dia 3 de maio. No ano passado, a Copeve recebeu mais de 26 mil pedidos de isenção. Destes, 12.500 candidatos obtiveram isenção total e 5.800 isenção parcial

Para se inscrever ao programa deste ano, o candidato deve adquirir o Kit-Isenção nas agências credenciadas dos Correios, ao custo de R$ 1,50, e enviar, à Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG, o formulário socioeconômico preenchido, com a documentação comprobatória solicitada.

O envio deve ser feito no Envelope de Retorno Obrigatório que integra o Kit-Isenção e que deve ser postado em uma das agências credenciadas dos Correios, até 12 de maio, ao custo de R$ 3,50. O candidato deve guardar o comprovante de postagem, devidamente carimbado, pois ele contém o número de inscrição no programa de isenção.

Todas as informações sobre procedimentos e documentação necessária, além da listagem da relação das agências dos Correios credenciadas para venda e postagem do Kit-Isenção, podem ser encontradas no site da Copeve (http://www.ufmg.br/copeve/vest2009/isencao.htm).

Mesma família – Candidatos do mesmo núcleo familiar – irmãos, pai, mãe e filhos ou, ainda, marido e mulher, que moram na mesma residência – devem, cada um deles, adquirir e preencher, individualmente, seu Kit-Isenção. No entanto, os formulários de todos deverão ser acondicionados, com apenas uma cópia de cada um dos documentos comprobatórios necessários, em um só envelope e, portanto, postados juntos.
Somente pode solicitar a isenção da taxa de inscrição no vestibular o candidato que já tenha concluído o ensino médio ou esteja cursando a última série; esteja inscrito no supletivo do ensino médio e possa comprovar aprovação em, no mínimo, quatro matérias; ou que esteja cursando o ensino médio via educação de jovens e adultos e possa comprovar a conclusão do primeiro ano desse curso.

O resultado geral do programa será divulgado a partir de dia 4 de agosto de 2008, pela Internet, no endereço www.ufmg.br/copeve, ou pelo telefone (31) 3409-6700, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As inscrições para o Vestibular 2009 acontecem de 10 de agosto a 12 de setembro deste ano.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/008427.shtml – 8/05/2008)


9ª FEIRA DE ARTESANATO DO VALE DO JEQUITINHONHA

Visite a 9ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG, no pe-ríodo de 5 a 10 de maio de 2008 – Praça de Serviços

Artesanato, oficinas e apresentações musicais

Maiores informações no Portal de Cultura – www.ufmg.br/cultura

Promoção: Diretoria de Ação Cultural, Pró-Reitoria de Extensão/UFMG e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais – SEC/MG




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, no 14, de 05/05/1988, publicou notícias sobre XXX Encontro Nacional dos Usuários Unisys, apresentação da palestra Introdução ao Intelecto, relatório de atividades do CECOM, desligamento da rede elétrica da UFMG, seminário na DAA, entre outras. A notícia que se destacou foi:

APRESENTAÇÃO DO CECOM NO CONSELHO DIRETOR
O Diretor do CECOM, Eduardo Henrique Lima, apresentou hoje, às 14h, uma palestra para o Conselho Diretor da UFMG sobre o CECOM e as estratégias de informatização da Universidade defendidas e planejadas pelo Centro.
Para essa palestra, foram especialmente instalados dois microcomputadores SID 501 para que pudesse ser feita uma demonstração prática do APC, módulo de teste do SADS, desenvolvido durante o projeto TS.
A apresentação contou com todo o suporte e apoio dos setores de Hardware, Software e Banco de Dados da Divisão de Tecnologia e Suporte do CECOM.



Eventos



DIA DAS MÃES

O Sistemático deseja um FELIZ DIA DAS MÃES para essas mulheres ceconianas que ostentam o título de “Mães”, não se esquecendo do “Pães”, que são pai e mãe ao mesmo tempo. Um abraço para essas maravilhosas mulheres com seus diversos predicados: bravas, orgulhosas, faladeiras, contadoras de histórias, seguras, sensíveis, risonhas, graciosas, preocupadas, eternas mães.


As mães Alda, Xina, Edir e Márcia Lemos


As mães Cristina Andrade e Beatriz


As mães Denise, Elza, Selma, Beth e Márcia França

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para João Carlos Lages, hoje, dia 08. Os parabéns para os ex-ceconianos: (atrasados) Sérgio Maurício de Oliveira (LCC) e Paulo Sérgio Moura Brandi, no dia 04; Iremar Nunes de Lima, Reuber Luiz Neves Koury e Cristina Campos Brasil da Fonseca, o dia 05; Eduardo Miguel Raposo, no dia 08; Maria das Graças Santa Bárbara (Editora UFMG) e Carolina Lauriano da Silva, no dia 11; e Maria de Fátima Vaz de Oliveira, no dia 13.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Durante dois anos, o prof. Roberto Baracat, Assessor do Reitor da Área Agroveterinária, ocupou uma sala no 8º andar. No mês passado, com a reforma do 4o andar da Reitoria, ele se mudou para a COPI. Na sua despedida dos amigos que fez no CECOM, o prof. Baracat promoveu um café da tarde para todos, com direito a queijos, biscoitos, roscas e doce de leite. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


O discurso do prof. Baracat, vendo-se Gilmar, Tatiana, Rosa e Carlos Alfeu


Pedro Silvestre, Josemar, Emerson, Leão e Gilmar


Frota, Xina, Rosa, prof. Baracat e Carlos Alfeu


Gilmar, prof. Baracat e Carlos Alfeu


Prof. Baracat