Sistemático: Edição 1379 – 15/05/2008


Notícias



CECOM GERENCIA CADA VEZ MAIS SERVIDORES

Há cerca de 15 anos, o ambiente computacional gerenciado pelo CECOM, e colocado à disposição para acesso de seus usuários, era composto unicamente por um computador de grande porte (mainframe) Unisys, com seus periféricos (unidades de fita magnética, impressoras etc.).

Com o surgimento de novas plataformas, como o ambiente cliente/ servidor, as redes locais e a Web, houve a possibilidade de se utilizar equipamentos específicos para hospedar de forma descentralizada esses serviços. Em 1996, quando o CECOM começou a divulgar o número de servidores sob sua responsabilidade, eles eram apenas 13. Hoje, já são 90 os equipamentos instalados no sub-solo da Reitoria, na área da Divisão de Controle do Processamento (DCP), divisão responsável por mantê-los operacionais e disponíveis e pela execução de procedimentos de backup e segurança dos dados ali armazenados.

O gráfico aqui apresentado mostra a evolução do número de servidores administrados pelo CECOM. O grande crescimento verificado em 2006 se deveu ao acolhimento de equipamentos de projetos do Departamento de Ciência da Computação e à ampliação de redundância dos principais serviços do LCC.

CONTAS TELEFÔNICAS DA UFMG JÁ ESTÃO CUSTOMIZADAS

A Oi promoveu um treinamento para sanar dúvidas de seus usuários quanto ao sistema disponibilizado de Gestão de Contas Corporativas.

Com esse sistema, a UFMG passou a buscar diretamente no banco de dados da Oi o detalhamento das faturas dos telefones por ela utilizados.
Assim, contas de um mesmo tipo de serviço ou órgão, que antes podiam gerar até 16 faturas, como era o caso do Museu de História Natural e Jardim Botânico, geram agora uma única fatura.

O treinamento foi realizado na quarta-feira, dia 14/05, na sede da Oi, na parte da manhã.
Representando a UFMG, estiveram presentes Márcia Regina Lemos, diretora da DAA, e Ana Paula Fonseca de Almeida, da mesma divisão.

3333

 

 

3333

O que será isso?

Aguarde a proxima semana…

 

 

 


Informativo


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE ABRIL/2008

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas.

Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

O Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O site Guia do Casamento ajuda a noiva a se preparar para um dos dias mais felizes de uma pessoa. São dicas para a noiva não fazer feio. Veja no endereço http://www.guiado casamento.com.br.

– Jim Warren é um dos mais bem sucedidos e versáteis artistas da atualidade! Sua arte é apresentada em algumas das melhores galerias do mundo. Jim brinca com as imagens, funde e confunde, mostrando que sonhos surreais podem surgir das formas estáticas. Já Rob Gonsalves é uma espécie de mago das ilusões. De uma imagem, inexperadamente surgem outras como folhas de uma árvore. Visitem o site http://olavosaldanha.wordpress.com/rob-golsalves.

– Para quem gosta de nostalgia, o site de O Globo on line, em http://oglobo.globo.com/cultura/kogut/nostalgia/default.asp, é um prato cheio.

– Mais um telescópio virtual está na Internet. Dessa vez, é a Microsoft que lançou o site WorldWide Telescope (Telescópio Mundial). É um simulador on line que permite explorar imagens como se fosse um telescópio. Veja em http://www.world widetelescope.org. (Site em Inglês)

– Os caras não tem o que fazer. Um site com música composta somente com sons do Windows NT e 98, no endereço http://www.news.com/8301-13860_3-9890940-56.html. (Site em Inglês)

– BookletCreator é uma aplicação online para gerar aquivo em PDF. Você envia em formato PDF para o site e é devolvido no formato de livro para ser distribuído aos seus amigos. O melhor de tudo é que é gratuita e não exige registro. Saiba mais em http://bookletcreator.com. (Site em Inglês)

– Se quiser acompanhar tudo que vai rolar nas Olimpíadas de Pequim, o Pequim in blog é o melhor site, no endereço http://pequiminblog.wordpress.com.

 

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE E PNEUMONIA PROSSEGUE NO CAMPUS PAMPULHA

A VII Campanha de Vacinação contra Gripe e Pneumonia aberta no campus Pampulha, no dia 13, prossegue até sábado, 17 de maio. O horário de atendimento é das 9h às 16h. A iniciativa é uma promoção da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu), em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos.




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 15, de 12/05/1988, publicou notícias sobre demonstração no CECOM de uma leitora de marcas óticas da Hard e Soft Informática, participação de Eduardo Henrique Lima no XXX Encontro Nacional dos Usuários Unisys, palestra Intelecto, programa UFMG/Gerasumario, palestra sobre a planilha eletrônica Multiplan para a DAA, entre outras. A notícia que se destacou foi:

INFORMÁTICA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA

O CECOM vai oferecer, a pedido do DP, o treinamento “Informática: uma abordagem reflexiva” para funcionários de órgãos administrativos da UFMG. O responsável por esse treinamento será o Diretor do CECOM, Eduardo Henrique Lima, e o treinamento será realizado às terças e quintas-feiras, a partir do dia 24/06. Serão apresentados os pontos estratégicos do CECOM, para maior integração da informação na UFMG e o projeto MITO.



Eventos



SOCIAISO Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Paulo Nélio Lage Malvar, no dia 16; prof. Roberto da Silva Bigonha (DCC) e Eduardo Costa e Silva, no dia 19; e Wang Kui Ying, no dia 22."

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A despedida de Pedro Henrique Silvestre dos Santos rendeu vários encontros. No dia 09/05/2008, o pessoal da DAA resolveu sair para um último almoço com o Pedro. Desse almoço também participaram Eustáquio e Emerson, da DAC, sempre presentes em todas as reuniões. As fotos são de autoria de Ana Paula e Emerson.


Márcia Lemos, Pedro e Gabriel


À esquerda: Gabriel, Michele, Beth, Pedro e Peterson. À direita: Ana Paula, Márcia Lemos, Eustáquio e Rubens.


À esquerda: Rubens, Eustáquio, Márcia Lemos e Emerson. À direita: Peterson, Pedro, Beth, Michele e Gabriel.