Sistemático: Edição 1380 – 23/05/2008


Notícias



FAÇA DDD FACILITADO, USE O RAMAL 3333

Ao longo dos últimos anos, grandes transformações e inovações foram incorporadas aos serviços e à infra-estrutura de comunicação da Universidade, especialmente no que se refere ao sistema de telecomunicações.

Ações como a implantação da Rede Giga e a criação do prefixo unificado 3409 foram os aspectos mais visíveis para a comunidade. Entretanto, outras decisões de gestão estratégica, tanto técnicas quanto administrativas, permitiram que o perfil de gastos com telefonia fosse reduzido em cerca de R$ 2milhões anuais.

A partir dessa semana, a ATI (Diretoria de Tecnologia da Informação) e o CECOM (Centro de Computação) estão divulgando mais uma novidade: o sistema VoIP da Universidade e a possibilidade de utilização da Internet para se comunicar por voz.

A primeira etapa de implantação deste serviço já foi colocada à disposição da comunidade acadêmica: o DDD Facilitado UFMG. Por meio da sequência numérica 3333, é possível realizar ligações de longa distância, dos ramais fixos da Universidade para instituições integrantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), tais como o MEC (em breve), o MCT, o CNPq, a Finep e a maioria das IFES. E o melhor: as ligações são gratuitas para as unidades e órgãos da Universidade.

Para utilizar o DDD Facilitado UFMG, basta seguir os passos:

– Discar para o ramal 3333;

– Assim que for iniciada a mensagem automática, discar o número desejado na seguinte forma: 0 + código DDD da cidade + número do telefone. Não é necessário o uso de código de operadora.

O serviço tem implantação em fase experimental pela RNP, que trabalha juntamente com as instituições associadas. A relação completa destas instituições pode ser acessada no endereço eletrônico: http://www.rnp.br/voip/instituicoes. Algumas instituições internacionais também estão conectadas, conforme relação existente em http://www.rnp.br/voip/instituicoes/internacionais. Nesse caso, a forma da discagem é diferente e está informada na página.

Há instituições que permitem que ligações locais para telefones fixos presentes em suas cidades-sede sejam completadas. Entretanto, tal possibilidade possui restrições de volume de tráfego e ocasionalmente pode não estar disponível para todas as localidades.

O uso de VoIP pela UFMG, através do ramal 3333, tem o objetivo de permitir maior agilidade, ampliar as opções de comunicação disponíveis e, principalmente, reduzir custos. Ele não se propõe a substituir os serviços tradicionais de DDD, mas mostra-se como opção econômica na utilização do sistema telefônico da Universidade. Além disso, o DDD Facilitado UFMG está disponível para todos os ramais da Universidade. O CECOM orienta que ele deve ser usado sempre que possível e, em caso de dúvida, basta entrar em contato, através do e-mail voip@cecom.ufmg.br, ou do telefone 3409-4009. Há informações disponíveis também no site https://www.ufmg.br/dti/cecom/voip_3333.shtml.

As novidades com relação ao serviço VoIP não vão parar por aí. Nos próximos meses será liberada a segunda etapa do serviço VoIP, que permitirá aos usuários do portal minhaUFMG utilizar números individualizados para suas conversações telefônicas originadas de computadores.

O projeto VoIP está a cargo da equipe da DRC. Estão participando dele, Fernando Frota Machado de Morais, Paulo Couto Lessa, além do diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. Foi peça importante nesse processo o estagiário Rui César Andrade de Pinho, que deixou o Centro de Computação em dezembro/2007, após concluir seu curso de graduação em Ciência da Computação.


NÚMERO DE COMPUTADORES DA UNIVERSIDADE PASSA DE 12 MIL

Anualmente, o INEP realiza o Censo da Educação Superior, no qual são levantadas informações relacionadas aos cursos, aos recursos humanos, às atividades de ensino, pesquisa e extensão e à infra-estrutura das Universidades. Esse Censo, na UFMG, tem sua coleta de dados planejada e executada pela DAI (Diretoria de Avaliação Institucio-nal), que é coordenada pela Profa Maria do Carmo Lacerda Peixoto. Uma parte das questões do Censo se relaciona à Infra-estrutura de Tecnologia da Informação que é colocada à disposição da comunidade acadêmica.

Para realizar o levantamento do número de computadores da Universidade, no curto prazo que foi dado para as respostas, o CECOM contou com o fundamental apoio dos Agentes de Informática e dos Administradores de Rede das unidades acadêmicas e dos órgãos administrativos. Praticamente todos responderam dentro do prazo. Os poucos que não o fizeram tiveram seus números coletados, de forma aproximada, em função dos números

IPs definidos nos roteadores da rede UFMG.

Os números finais apurados foram os seguintes:

– Computadores utilizados em atividades administrativas: 3.950

– Computadores utilizados em atividades acadêmicas: 8.610

– Total geral de computadores: 12.560

– Total de computadores ligados à Internet: 12.345

Esse levantamento de dados foi coordenado no CECOM por Fernando Frota Machado de Morais, da DRC, e Antônio Eustáquio Rodrigues, da DAC.

 

ATENDIMENTO A USUÁRIOS CRESCE NOVAMENTE

A Para prestar um melhor serviço a seus usuários, o CECOM criou, em 1994, a DAC (Divisão de Atendimento e Consultoria), uma equipe capaz de apoiá-los na utilização dos sistemas que disponibiliza e, especialmente, oferecer suporte aos funcionários da Administração Central no uso de micro-computadores e redes. Esse serviço é concentrado na Operação de Redes, da DAC, que oferece atendimento telefônico (ramal 4009), para problemas mais urgentes, e atende solicitações de serviços abertas por meio de formulário existente na página do CECOM ou mesmo por mensagens de e-mail.

O gráfico apresentado essa semana mostra os números relativos a esse serviço. É interessante observar que a maioria dos usuários parece preferir usar o atendimento telefônico à abertura de solicitações. Isso pode ser explicado pelo fato de muitos dos problemas serem resolvidos diretamente nesse atendimento, sem gerar uma solicitação de serviço.

O crescimento acentuado que se percebe em 2007 deve-se à liberação de novos sistemas, como o Diário de Classe e o Sistema Acadêmico da Pós-Graduação.

PUBLICADA A APOSENTADORIA DE ALFREDO VENTURA

Foi publicada no Diário Oficial da União, de 19/05/2008, a aposentadoria do Assistente Técnico da Informação Alfredo Ventura dos Anjos, lotado na Divisão e Controle de Produção do CECOM.

Após concurso, Alfredo foi contratado pela UFMG em dezembro de 1976. Foi lotado no Setor de Digitação, onde permaneceu até o ano de 1979, quando passou para a equipe da Operação. Ficou como Operador durante uns 6 meses e foi convidado para trabalhar no Setor de Controle de Produção, onde ficou até a sua saída.

Além do trabalho no Controle, Alfredo foi, por várias vezes, instrutor e monitor de vários cursos de Informática promovidos pelo CECOM junto ao DRH.
Agora, com a aposentadoria, Alfredo pretende se dedicar mais ao seu sítio, localizado na região de Jaboticatubas.

O Sistemático, em nome de todos os seus colegas e amigos, deseja tudo de bom para ele e BOA SORTE!


Alfredo Ventura


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Você conhece as histórias das predras preciosas? Então, aponte seu navegador para http://www.joiabr.com.br/curiosidades/index.html e navegue pra valer neste site.

– Se você se acha um bom digitador e que provar que é mesmo, acesse o site Typeracer (http://play.typeracer.com) e dispute com os campeões que estão lá relacionado. (Site em Inglês)

– Você já ouviu falar em Personal Nerd? Visite o site http://www.fubap.org/nerd e saiba o que é.

– Quer deixar seu mecanismo de busca personalizado? Saiba em http://www.pimpmysearch.com. (Site em Inglês)

– Quer ler as obras de Paulo Coelho? Acesse o Pirate Coelho, em http://public.box.net/piratecoelho, e baixe. Segundo informações foi o próprio Paulo Coelho que criou o site. As obras estão em vários idiomas.

– Visite os hologramas criado MIT Museum. São maravilhosos. O endereço é http://webmuseum.mit.edu/info.php?&v= 1&s=7&type=exh&t=exhibitions. (Site em Inglês)
Dica do Gabriel Pinheiro (DAA):

– Centenas de apostilas sobre inúmeros programas como Word, Excel, Power Point e vários outros relacionados a webdesign, programação, webmaster, sistemas operacionais etc., podem ser encontrados no site http://www.apostilando.com/. E tudo grátis, basta cadastrar-se.

 


DCC RECEBE INSCRIÇÕES PARA ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISE DE SISTEMAS

O Departamento de Ciência da Computação está com inscrições abertas para o curso de especialização em Análise de Sistemas. Os candidatos podem se inscrever até o dia 20 de junho e devem ser graduados em Informática ou áreas afins. Também é preciso ter conhecimentos de programação e inglês técnico.

O curso é oferecido a distância, com encontros presenciais de uma a duas vezes por semestre. As aulas começam em agosto, às sextas à noite e aos sábados, no Instituto de Ciências Exatas da UFMG, no campus Pampulha. A duração total é de três semestres.

A seleção será feita por currículo, títulos acadêmicos e histórico escolar dos candidatos. Mais informações estão disponíveis no edital ou pelo telefone (31) 3409-5831.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/008336.shtml – 20/05/2008)

 

REABERTO O PROGRAMA DE INSENÇÃO DA TAXA DE VESTIBULAR 2009

A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da UFMG reabriu o Programa de Isenção da Taxa de Inscrição para o Vestibular 2009 da UFMG. O programa destina-se a candidatos que não podem arcar com o pagamento da taxa. O novo período de inscrições vai até 16 de junho.

A reabertura se deve à aprovação do bônus de 10% nas notas finais da primeira e da segunda etapa do concurso, que favorece alunos de escolas públicas em todo o período da 5ª série ao 3º ano. Os estudantes das instituições públicas de ensino que se auto-declararem negros vão ter um acréscimo total de 15% (5% além do bônus recebido pelos demais alunos de escolas públicas).

No primeiro período de inscrições, encerrado no dia 12 de maio, 33 mil Kits-Isenção foram vendidos. A Copeve ainda não tem o número de pedidos de isenção feitos.
Procedimento – Para se inscrever no programa, o candidato deve adquirir o Kit-Isenção nas agências credenciadas dos Correios, ao custo de R$ 1,50, e enviar, à Copeve da UFMG, o formulário socioeconômico preenchido, com a documentação comprobatória solicitada. O envio deve ser feito no Envelope de Retorno Obrigatório que integra o Kit-Isenção e que deve ser postado em uma das agências credenciadas dos Correios, até 16 de junho, ao custo de R$ 3,50. O candidato deve guardar o comprovante de postagem, devidamente carimbado, pois ele contém o número de inscrição no programa de isenção.

Todas as informações sobre procedimentos e documentação necessária, além da listagem da relação das agências dos Correios credenciadas para venda e postagem do Kit-Isenção, podem ser encontradas no site da Copeve.

Mesma família – Candidatos do mesmo núcleo familiar – irmãos, pai, mãe e filhos ou, ainda, marido e mulher, que moram na mesma residência – devem, cada um deles, adquirir e preencher, individualmente, seu Kit-Isenção. No entanto, os formulários de todos deverão ser acondicionados, com apenas uma cópia de cada um dos documentos comprobatórios necessários, em um só envelope e, portanto, postados juntos.

Pode solicitar a isenção da taxa de inscrição no vestibular somente o candidato que já tenha concluído o ensino médio ou esteja cursando a última série; esteja inscrito no supletivo do ensino médio e possa comprovar aprovação em, no mínimo, quatro matérias; ou que esteja cursando o ensino médio via educação de jovens e adultos e possa comprovar a conclusão do primeiro ano desse curso.

O resultado geral do programa será divulgado a partir de dia 4 de agosto de 2008, pela Internet, no endereço www.ufmg.br/copeve, ou pelo telefone (31) 3409-6700, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As inscrições para o Vestibular 2009 acontecem de 10 de agosto a 12 de setembro deste ano.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/008596.shtml – 20/05/2008)


 

ÔNIBUS INTERNO CIRCULA COM HORÁRIO DE FÉRIAS NA SEXTA-FEIRA

Nesta sexta-feira, 23 de maio, o ônibus circular interno, do campus Pampulha, vai circular de acordo com o quadro de funcionamento do serviço em período de férias. As informações podem ser consultadas no site da Divisão de Transportes do Departamento de Serviços Gerais (DSG) da UFMG (www.ufmg.br/servicos/onibus.shtml).

O horário e itinerário correspondem à linha C, que vão vigorar na sexta-feira:

Horário: Manhã 5h40 – 6h20 – 7h – 7h50 – 8h35 – 9h35 – 10h20 – 11h05 – 11h50

Tarde 12h35 – 13h20 – 14h05 – 14h50 – 15h50 – 16h50 – 18h

Itinerário: Belas Artes – Letras – Ciência da Informação – Fafich – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Ciências Biológicas – Reitoria – Unidade Administrativa III – Unidade Administrativa II – CEU – Veterinária – Educação Física – Odontologia – Veterinária – Farmácia – Setorial II – Física – Engenharia Elétrica (CPDEE) – Energia Nuclear (CNEN) – Mecânica – Colégio Técnico – Química – Ciências Exatas – Geociências – Almoxarifado Central (Setorial I) – Faculdade de Educação – Centro Pedagógico – Creche – Belas Artes.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/008614.shtml – 20/05/2008)




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, no 16, de 20/05/1988, publicou notícias sobre implementação de menu de utilitários, visita de médicos do HC ao CECOM para avaliação das condições de trabalho dos funcionários, seminário Padrão de Correspondência da DAA, entrega do resultado da apuração do Vestibular Simulado do Sistema Pitágoras de Ensino, Inforuso 88, entre outras. A notícia que se destacou foi:

EXPANSÃO DA REDE DE COMUNICAÇÃO DO A-10

Dentro do plano de interligação de toda a Reitoria ao A-10, foram passados para a Prefeitura da UFMG os cabos de comunicação de cada andar ao subsolo.
Este trabalho foi supervisionado pelo Setor de Suporte de Hardware, da DTS, que está aguardando a chegada de material para construção de conversores de comunicação que vão permitir ligar os diversos micros da Reitoria ao A-10. O prazo previsto para essa ligação é julho/88.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos Jonas Fernandes Campos, no dia 23; Adeise Lucas Pereira, no dia 26; Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho e Luís Fernando Terenzi, no dia 25; Walter Guerra (LCC) e Ana Maria da Rocha, no dia 28; e Avair Eustáquio, no dia 29.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da despedida do prof. Roberto Baracat do 8º andar, realizada no dia 06 de maio/2008. O prof. Baracat promoveu um café da tarde para todos, com direito a queijos, biscoitos, roscas e doce de leite. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Leão


Prof. Baracat


Emerson, Selma, Beatriz, Carolina e Tatiana


Carlos Alfeu, Leão e os meninos da Cruz Vermelha da COPI


Rogério, Frota, Rosa, prof. Baracat e Carlos Alfeu