Sistemático: Edição 1382 – 05/06/2008


Notícias



CECOM PARTICIPA DE CURSO DA RNP

O diretor da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), Fernando Frota Machado de Morais, está em Porto Alegre/RS, participando do curso Gestão de Segurança da Informação. Esse curso é oferecido pela Escola Superior de Redes RNP – Rede Nacinal de Pesquisa e Ensino.

Fernando Frota está participando do curso desde o dia 02 e estará em Porto Alegre até o encerramento do curso marcado para amanhã, dia 06.


Fernando Frota

 

PROXY: O ACESSO TOTAL DE UM MÊS É O DOBRO DO QUE HÁ 1 ANO

Desde o mês de agosto/2006, o CECOM começou a divulgar as estatísticas de uso do serviço de proxy HTTP da UFMG, que permite o acesso, de fora da Rede UFMG, a sites não públicos, como é o caso dos apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, ou diretamente no endereço http://www.cecom.ufmg. br/proxy_http.shtml.

Até o dia 31 de maio/2008, foram registrados 4.743 usuários diferentes acessando o sistema, desde que ele foi implantado no início de abril/2006.

O gráfico abaixo, com o total de registros mensais de acesso, mostra como o serviço tem sido atraente para a comunidade acadêmica. Como exemplo, pode-se notar que o mês de abril/2008 continua em crescimento, revelando que ele é o dobro do que há 1 ano. Os meses em queda referem-se aos meses de férias escolares

 

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VAI IMPLANTAR SCDP

Visando a implantação do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), funcionários da Administração Federal Direta, Autárquica e Fundacional, envolvidos no processo de solicitação de passagens/diárias passarão por um treinamento ministrado pelo Ministério do Planejamento. O treinamento será realizado em Belo Horizonte, no período de 09 a 12 de junho.

Entre os funcionários das Unidades Gestoras da UFMG indicados para o treinamento está Ana Paula Fonseca de Almeida, da Divisão de Apoio Administrativo do CECOM.


Informativo


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MAIO/2008

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www. cecom.ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de maio/2008, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.098.058
406
716.692
1.815.156
6.435.824
8.250.980


As médias diárias durante o mês de maio foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
35.421
13
23.119
58.553
207.607
266.161

 

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Lynyrd Skynyrd, Bob Marley e Jimi Hendrix estarão juntos em breve. No site Wolfgang´s Vault, no endereço http://www.wolfgangsvault.com, já tem mais de 400 gravações disponíveis para downloads. Só que algumas são pagas. (Site em Inglês)

– Você que dar uma ovada no Steve Ballmer, executivo chefe da Microsoft? Vá até
http://www.egg-attack.com. (Site em Inglês)

– Apesar do nome ser estranho, o site Dedadarapida (http://www.dedadarapida.com.br) é para medir a sua digitação. É dedadarapida mesmo.

– Uma banda bacana, para quem gosta de rock é o Sangue da Cidade. Na estrada musical há muito tempo, surgiu na mesmo época do Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e outras. Ouça algumas músicas no site http://sanguedacidade.com.br/index.htm.

– O site Cubano faz uma homenagem ao grande Che Guevara pelos 80 anos, se estivesse vivo. Muita história e fotos. Vá até o endereço http://www.che80.co.cu. (Site em Espanhol)

– Muito bacana a idéia, mas será que no Brasil este dedo não taria mais briga no trânsito? Navegue no site http://www.au-my.com/product.aspx?lang=English& product_id=32 e saiba do que estou falando. Tem outras figuras bacanas e custa só $50 dólares. (Site em Inglês)

– Maravilhosas são as fotos de dez gigapixels que podem ser admiradas nos mínimos detalhes:
O quadro da Vita di Cristo: http://haltadefinizione.deagostini.it/en/santamariadellegrazie
A última ceia: http://haltadefinizione.deagostini.it/en/cenacolo/look.asp
Gloria di Sant’Ignazio, de Andréa Pozzo: http://haltadefinizione.deagostini.it/en/santignazio.

(Site em inglês)



UFMG DIVULGA GABARITO DE CONCUROS

Estão disponíveis, no site da UFMG , os gabaritos das provas do concurso público que vai preencher 142 vagas de servidores técnico-administrativos, distribuídas em 21 cargos dos níveis médio e superior. As provas foram realizadas no dia 1o de junho nos campi da Pampulha, em Belo Horizonte, e de Montes Claros. O resultados do concurso serão divulgados no dia 23 de junho.

As provas da etapa única do concurso tiveram participação de 6947 candidatos. Faltaram 1977 pessoas, ou 22,15% do total de 8924 inscritos. Segundo Sílvio Roberto Tavares, diretor de Recursos Humanos da UFMG, a ausência de número significativo de candidatos se deveu, provavelmente, a fatores como a realização de outros concursos no último domingo e à leitura desatenta do edital, que já previa a data de realização das provas. “Até hoje recebemos telefonemas perguntando sobre o dia da prova”, conta Silvio Tavares. Segundo ele, houve casos de eliminação de candidatos (o número ainda está sendo apurado) em virtude de porte de objetos eletrônicos como calculadoras, telefones celulares e controles remotos.

Os gabaritos podem consultados também na Diretoria de Recursos Humanos da UFMG, na Unidade Administrativa III do campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627). Mais informações pelo telefone (31) 3409-4485.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/008756.shtml – 2/06/2008)


SAGUÃO DA REITORIA ABRIGA EXPOSIÇÃO SOBRE HISTÓRIA DO FESTIVAL DE INVERNO

Está aberta ao público, até 4 de julho, a exposição Festival de Inverno da UFMG – 40 encontros entre a arte e o conhecimento. Aberta durante o lançamento da programação do evento, no último dia 2, a exposição traça espécie de relato histórico do Festival, contado por meio de reportagens publicadas desde 1967.

Segundo o curador da mostra, professor Fabrício Fernandino, a mostra propõe “uma visitação pelos anos das 40 edições do Festival” e foi elaborada a partir de pesquisas nos arquivos do evento, com o apoio do Projeto República da UFMG. “Com base em levantamento no vasto acervo da cobertura jornalística de todas as edições, selecionamos duas matérias de cada ano”, explica Fernandino. Os textos foram fotografados e reproduzidos no formato 30cmx40cm.

A exposição se compõe de dois painéis para cada edição do Festival de Inverno. Neles, constam a reprodução de textos jornalísticos selecionados, o cartaz com a logomarca relativos ao ano do evento em foco, e duas imagens que ilustram atividades culturais, como oficinas, eventos, performances e exposições. “Ao contrário das matérias jornalísticas, as imagens que compõem a mostra não obedecem a uma ordem cronológica nem têm relação com cada ano de edição do Festival. São ilustrações da potencialidade do evento”, comenta o curador.

A exposição será também montada no mercado velho de Diamantina, onde poderá ser visitada de 13 a 26 de julho, durante o período de realização do 40º Festival de Inverno da UFMG.

(com Assessoria de Imprensa do Festival)

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/008812.shtml – 5/06/2008)


CAFÉ COM LETRAS


CLASSIFICADOS

Vende-se uma casa no Bairro Milionários, com 152 m2, 4 quartos, 3 banheiros, sala, copa, cozinha, área de serviço completa, estrutura para construir 2 andares. Lote de 360 m2. Valor R$ 200 mil. Tratar com Alri, 3381-1724, celular 8883-1552, e-mail: alrigo@oi.com.br.




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 18, de 03/06/1988, divulgou notícias sobre visita dos médicos do Ambulatório de Doenças Profissionais do Hospital das Clínicas ao CECOM, utilização do SCP, realização de palestras para analistas, programadores e estagiários da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, saída da estagiária Mércia Aparecida Lemos, entre outras. A notícia que se destacou foi:

DESLIGAMENTO DO B6700
Conforme foi divulgado na semana passada, o Sistema Burroughs 6700, que estava instalado na UFMG desde agosto de 1975, foi desligado na última terça-feira, às 8h30, pelo Magnífico Reitor, prof. Cid Veloso.
Antes do ato de desligamento, o prof. Cid Veloso visitou as instalações do subsolo, acompanhado pelo Diretor do CECOM, Eduardo Henrique Lima e do Pró-Reitor de Planejamento, Tarcísio Ribeiro de Campos, quando conheceu os equipamentos que compunham o B6700 e o novo Sistema Central da UFMG, o A-10.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Nathália Pereira Rocha, hoje, dia 05; Wilton Campos, no dia 09; e Lísia Rocio de Abreu, no dia 12. Os parabéns para os ex-ceconianos: Marília Pereira Martins, no dia 05; Rosana de Melo Faria e Rainer Brockerhoff, no dia 06; Natália Cristina Martins, no dia 07; Maria Tereza de Melo Carvalho, no dia 08; Sílvio Eduardo de Castilho Lages, no dia 09; Marco Antônio Vasconcelos, no dia 10; e Aléxia Loureiro Araújo, no dia 12.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O aniversário de Tereza Cristina Andrade Oliveira, a Cristina telefonista da DAA, foi no último dia 03. No dia seguinte, dia 04, suas colegas de divisão resolveram fazer uma surpresa para ela cantando o Parabéns prá você, com direito a bolo e refrigerantes. As fotos são de autoria da Lelé.


O bolo de chocolate


A mesa com o bolo e os refrigerantes


O Parabéns prá você com Carlos Alfeu, Edir e Cristina


Vamos soprar uma vela virtual?


O abraço da Edir, vendo-se Carlos Alfeu e Daniel Lemos


Edir, Cristina e Aeda