Sistemático: Edição 1383 – 12/06/2008


Notícias



SYNERGIA NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Na última semana, teve início a primeira fase do Projeto do Sistema Acadêmico e do Sistema de Recursos Humanos da UFMG. O desenvolvimento dos novos sistemas ficará a cargo do Synergia – Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas do DCC, em parceria com a ATI.

Esta etapa do projeto, com duração prevista para três meses, tem por objetivo a especificação dos requisitos e a definição do modelo arquitetônico do novo sistema de controle acadêmico e gestão de recursos humanos da Universidade, bem como a modelagem dos processos referentes à área de gestão acadêmica da graduação.

O CECOM definiu as equipes de usuários que participarão deste processo de especificação dos novos sistemas. Com representantes de todas as áreas afins da administração da UFMG, estes usuários foram agrupados segundo os diversos temas a serem tratados. Na última sexta-feira, dia 06 de junho, foi realizada uma reunião geral da equipe do Synergia com estes usuários, onde foi apresentado o escopo e organização do projeto e a dinâmica prevista para as reuniões técnicas do projeto, denominadas oficinas. Estão previstas quatro oficinas semanais com três horas de duração cada uma.

Nesta semana, foram realizadas as duas primeiras oficinas com a participação dos pró-reitores da área acadêmica, ProRH, Proplan, ATI, LCC e CECOM. Foi feita também a primeira oficina com a equipe de modelagem dos processos da graduação.

O prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI, explica que este novo modelo de desenvolvimento de sistemas visa atender às demandas urgentes criadas pelo Projeto REUNI para desenvolvimento do Sistema Acadêmico da Graduação. Ele salienta que CECOM e LCC terão participação efetiva no desenvolvimento dos novos sistemas. “Synergia é uma palavra grega que significa: o somatório de esforços em prol de um mesmo objetivo. A intenção é criar uma parceria entre o Synergia e ATI que seja produtiva, duradoura e que viabilize o crescimento profissional de todos os analistas envolvidos.”

 

CECOM LIBERA PCA PARA DEMOLIÇÃO

O PCA – Pavilhão Central de Aulas, até poucos anos ocupado pelo ICEx e, ultimamente, pela Escola de Engenharia, estava destinado a ser reformado e anexado, através de uma passarela, ao novo prédio da Escola no Campus Pampulha. Para possibilitar esta reforma, o CECOM tinha feito uma previsão, junto com a equipe do Campus 2000 responsável pela obra, de fazer uma intervenção provisória visando manter em funcionamento a rede dos prédios atendidos pelo prédio em reformas, basicamente o SESMT – Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho, o Depto. de Engenharia Nuclear e os prédios do antigo CPDEE e do CPH-Centro de Pesquisas Hidráulicas.

Com a decisão posterior de demolir o PCA e construir no espaço dois novos prédios, os planos tiveram que ser mudados porque, além da intervenção prevista, foi necessário prever novos caminhos para fazer com que telefonia e rede de dados chegassem até o prédio do COLTEC e do Depto. de Química do ICEx, já que um dos prédios foi locado sobre a tubulação atualmente existente.

Durante 2007, aproveitando o término da construção do Centro de Microscopia, o CPH teve sua conexão à rede UFMG alterada do PCA para o novo prédio, onde foi instalado um roteador. Agora em 2008, as equipes da DRC e do Campus 2000, na pessoa do engenheiro Flávio Mattar Silva, definiram um novo caminho para os cabos, construído pela equipe da obra, que também providenciou a passagem de novas fibras e cabos telefônicos.

Durante esta semana, a DRC (Divisão de Redes de Comunicação) providenciou a migração das redes, possibilitando o desligamento do roteador instalado no PCA e sua liberação para demolição. Uma consequência desta mudança foi a migração do Depto. de Engenharia Nuclear para a Rede Giga UFMG, com sua conexão externa passando de 100Mb/s antigos para 1Gb/s.

Pela DRC, foram responsáveis por esse trabalho os funcionários Fernando Frota Machado de Morais, Paulo Couto Lessa e Antônio Carlos Soares.

 

O SISTEMÁTICO COMPLETA 31 ANOS

Na próxima segunda-feira, dia 16 de junho, O Sistemático completa 31 anos de existência. Nesta data, a Redação sempre agradece aos seus leitores e colaboradores pela sua existência. São 31 anos de carinho, apoio, compreensão, alegria, espera.

Foi no dia 16 de junho de 1977 que saiu o primeiro número do jornal do CECOM, ainda sem o nome que o acompanha até hoje. Por meio de um concurso entre os funcionários do CECOM, foi escolhido o nome sugerido por Cleuza Maria Bento, a QQ, que, além de ganhar um prêmio, teve a alegria de datilografá-lo em estêncil, por alguns anos.

No ano passado, ao completar 30 anos, a Redação fez uma Edição Especial, com direito a um pequeno encontro de confraternização, regado a bombons e refrigerantes, além de uma pequena exposição dos primeiros números de cada década.

Na comemoração de mais um aniversário, a redação espera continuar a contar com a preciosa e esperada colaboração de todos para a existência de O Sistemático.
Feliz Aniversário para todos nós do CECOM e também para os ex-ceconianos que muito fizeram por ele.


Criação de Luiz Carlos Campos

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Veja a lista de filmes que cometem erros cinematográficos que, na maioria das vezes, não percebemos, no endereço http://www.moviemistakes.com. (Site em Inglês)

– Ouça o clássico “1984”, de George Orwell, na internet. O Grande Irmão pode ser ouvido em Inglês ou baixado direto da internet, no endereço http://www.archive.org/details/George-Orwell-1984-Audio-book. (Site em Inglês)

– É estranho mas o site ManBabies está publicando fotos manipuladas de pais e filhos com os rostos trocados. Você envia as fotos e o site oferece um serviço gratuito de manipulação das fotos. Agora a principal regra é que a foto precisa ter tanto um homem como um bebê. Veja em http://manbabies.com. (Site em Inglês)

– Dica da Nathália Avelar (DRC): Um site com vários serviços para você fazer tudo em um só lugar é o Meadiciona, em http://www.meadiciona.com.br/users/index.php. Você cria seu perfil, insere os links (orkut, last.fm, msn etc.) e passa para seus amigos.

– Faça busca de fotos em 3D (três dimensões). É só escolher a palavra-chave e clicar em um planeta. Depois selecione View photo. Muito bacana. O endereço é http://taggalaxy.de. (Site em Inglês)

– Saiba dos últimos lançamentos e assista traillers de filmes no site Hollywood, no endereço http://www.hollywood.com. (Site em Inglês)

– A ProgBrasil é uma lista de discussão de música progressiva no Yahoogroups, que existe desde julho de 2000. Nestes anos, muita gente boa já passou por lá: músicos, lojistas, donos de gravadoras, produtores, webmasters, admiradores em geral desse estilo que não é bem visto por parte da mídia, mas é admirado por muita gente. Visite o endereço http://www.rockprogressivo.com.br.

– Se você gosta de cantar e quer soltar a voz, utilize seu computador para fazer dele um vídeokê. É só baixar o programa RealOrche, que está no site, e instalar. Depois baixe as músicas que estão no site. O endereço é http://www.karaokenet.com.br.


EMPRESA PODE ACESSAR E-MAIL CORPORATIVODE FUNCIONÁRIO, DIZ TST


Foi divulgada, no dia 9/06/2008, no endereço http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/51965.shtml, a notícia Empresa pode acessar e-mail corporativo de funcionário, diz TST, transcrita abaixo. A colaboração é de Aleixina Maria Lopes Andalécio, da DAC (Divisão de Atendimento e Consultoria).

A 7ª Turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho) rejeitou o recurso de um trabalhador e manteve a demissão por justa causa, por entender que, se ele utiliza o e-mail corporativo para assuntos particulares, seu acesso pelo empregador não representa violação de correspondência pessoal nem de privacidade ou intimidade, como alegou o empregado, pois se trata de equipamento e tecnologia fornecidos pela empresa para utilização no trabalho.

Com o objetivo de comprovar que havia motivo para demitir o empregado por justa causa, a MBM Recuperação de Ativos Financeiros acessou a caixa de e-mail do trabalhador e juntou ao processo cópias de mensagens e fotos por ele recebidas.
Segundo o relator do agravo, ministro Ives Gandra Martins Filho, o e-mail corporativo não se enquadra nas hipóteses previstas nos incisos X e XII do artigo 5º da Constituição Federal (que tratam, respectivamente, da inviolabilidade da intimidade e do sigilo de correspondência), pois é uma ferramenta de trabalho.

O ministro ressaltou que o empregado deve utilizar o correio eletrônico da empresa de forma adequada e respeitando os fins a que se destina – inclusive, conclui, “porque, como assinante do provedor de acesso à Internet, a empresa é responsável pela sua utilização com observância da lei”.

Segundo informa o TST, o trabalhador, analista de suporte da MBM entre junho de 2004 e março de 2005, foi demitido por justa causa, acusado de fazer uso impróprio do computador. De acordo com a empresa, ele utilizava o equipamento de trabalho para participação em salas de bate-papo, no site de relacionamentos Orkut e para troca e leitura de mensagens de correio eletrônico com piadas grotescas e imagens inadequadas, como fotos de mulheres nuas.

Segundo o trabalhador, que ajuizou ação para reverter a justa causa com pedido de indenização por danos morais, o chefe o expôs a situação vexatória ao dizer, diante de todos os colegas, que o empregado acessava páginas pornográficas. O analista alegou que a caixa de correio eletrônico que utilizava era pessoal, e não corporativa, e que não havia conteúdos inadequados. Para comprovar a justa causa, a MBM vistoriou seus e-mails e anexou cópias de mensagens ao processo.

A 55ª Vara do Trabalho de São Paulo julgou improcedentes os pedidos do analista, por considerar seu comportamento negligente e irresponsável, ao utilizar, indiscriminadamente, o computador da empresa e o tempo de trabalho com mensagens pessoais “de conteúdo fútil e de extremo mau gosto, inclusive com conotações de preconceito e discriminação”.
Mais ainda, entendeu que a MBM não violou a privacidade ou agiu de forma arbitrária ao vistoriar sua caixa de correio eletrônico.

Recursos – O analista recorreu ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região (São Paulo) alegando utilização de prova ilícita, pois a MBM não teria autorização para vasculhar seu e-mail, que, segundo ele, era conta particular e não corporativa. Para o Regional, as provas apresentadas pela empresa não foram obtidas de forma ilícita, nos termos do artigo 5º, inciso LVI, da Constituição Federal.

Ao buscar o TST, o analista não conseguiu reverter a decisão, pois o TRT-SP registrou expressamente que o acesso foi ao conteúdo do e-mail corporativo, fornecido ao empregado para o exercício de suas atividades. Desta forma, a alegação de que o acesso foi a seu correio eletrônico pessoal esbarra na Súmula nº 126 do TST, pois pretende o revolvimento de fatos e provas, procedimento incompatível com a natureza extraordinária do recurso ao TST.


 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 19, de 09/06/1988, divulgou notícias sobre doenças profissionais, indisponibildade do Sistema A10, viagem de Dilma Sandrin à São Paulo, instalação do equipamento Epson PC-AT a pedido da Faculdade de Medicina, concurso Residência Médica, curso Introdução a Microcomputadores, seleção de bolsistas, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

ÁREA DE INFORMÁTICA DA FIEMG
Eduardo Henrique Lima, Diretor do Centro de Computação, foi indicado para integrar a Comissão de Assessoria da Área de Informática da Federação das Indústrias do Estado de MG. A posse foi realizada no último dia 07.

LEITORA ÓTICA
Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Fernando Frota Machado de Morais estarão em São Paulo, nos dias 15 e 16 de junho, visitando o Senai e a Fundação Carlos Chagas. O objetivo da visita é o de conhecer e examinar uma leitora ótica fabricada por uma empresa paulista.

PALESTRAS
Foram realizadas ontem e hoje, palestras sobre as diferenças existentes entre o MS Cobol versão 2.1 e o Cobol utilizado no A10. As palestras foram proferidas por João Cartlos Lages, chefe do Setor de Sistemas C, para analistas, programadores e estagiários da DDS (Divisão de Desenvolvimento de Sistemas).



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Lísia Rocio de Abreu, hoje, dia 12: Maria Aeda Viveiros, no dia 14; e O Sistemático, no dia 16. Os parabéns para os ex-ceconianos: Aléxia Loureiro Araújo, nia 12; Antônio Carlos Cortez e Silva e Ignez Amorim de Almeida, no dia 13; Maria Lúcia Valadares e Silva, no dia 14; Adriana Lima Leonel, no dia 15; Rui César Andrade de Pinho e Antônio Pedro Lima Santos, no dia 16; Carlos Farina e Fernando Iran Fonseca de Souza, no dia 17; Sílvio Nascimento de Abreu Bueno e Maria Aparecida Faria (Nina), no dia 18.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A foto desta semana foi tirada do site da Mostra das Profissões UFMG 2008, em http://www.ufmg.br/mostradasprofissoes/, de autoria do Foca Lisboa. A Mostra das Profissões foi realizada no Campus Pampulha no período de 28 a 30 de abril/2008
Na apresentação de um dos novos cursos da UFMG, o de Gestão Pública, foi colocada uma foto de uma sala da Reitoria com seus funcionários. O Foca Lisboa esteve no CECOM para fotografar salas que tivessem bastante funcionários trabalhando. Bem que ele tentou colocar todos os 8 funcionários da sala 8038, da DAA. Como não conseguiu, foram clicados somente 4. E todos se surpreenderam ao ver a foto no site da Mostra das Profissões.


À frente: Alda e Beth. Atrás: Lelé e Gabriel.