Sistemático: Edição 1384 – 19/06/2008


Notícias



VESTIBULAR 2009 JÁ MOVIMENTA ESTRUTURA DE PRODUÇÃO DO CECOM

Desde segunda-feira, dia 16, foram iniciadas as atividades de digitalização dos dados coletados, via ICR, das fichas dos solicitantes de Isenção da Taxa de Inscrição ao Vestibular 2009. As atividades, que envolvem a leitura (via scanner), a preparação e a revisão do preenchimento das fichas, estão programadas para se encerrar até o dia 30 de junho. Além disso, durante esse período, serão também trabalhados dados de pesquisa coletados na semana da Mostra das Profissões.

Essas atividades deveriam ter sido iniciadas no início do mês, mas em função da prorrogação do prazo de solicitação da Isenção, encerrado definitivamente no mesmo dia 16, teve que ser montado um esquema especial, com equipes se revezando em turnos de trabalho das 7 às 22 horas. A prorrogação do prazo foi decidida pela UFMG a partir da aprovação, pelo Conselho Universitário, do bônus para alunos oriundos de escolas públicas e teve o objetivo de acolher um potencial crescimento de demanda por inscrições no concurso.

Para a execução das atividades foram montadas 5 equipes, cada uma delas com 5 verificadores e 1 supervisor. As atividades são monitoradas por um sistema de controle que acompanha o desempenho quantitativo de cada um dos verificadores. Posteriormente, será também verificado o grau (qualitativo) de precisão dos verificadores. As estatísticas colhidas nos três primeiros dias de trabalho mostraram que a meta de prazo estabelecida será atingida com segurança.

A coordenação das atividades da etapa de Isenção de Taxa está a cargo de Rogério Soares Pinheiro. Como supervi-sores dos turnos de ICR estão atuando: Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Erlon Charles Thomaz Ferreira, Márcio da Costa Viana, Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Helvécio Cossenzo Pinto. A equipe de verificadores é composta por funcionários do CECOM, Copeve e outros órgãos administrativos.

 

SISTEMA PERGAMUM JÁ ESTÁ COM NOVO HARDWARE

Desde 9 de junho, o PERGAMUM – sistema responsável pela infor-matização do acervo bibliográfico da UFMG – está utilizando o novo servidor e um novo gerenciador de Banco de dados (Oracle 10g) adquiridos no final do ano passado e entregues este ano.

A melhoria do equipamento era uma antiga reivindicação do Sistema de Bibliotecas da Universidade que, há muito tempo, planejava melhorar o desempenho do sistema.
Retornos de satisfação recebidos pelo CECOM e pelo setor de automação da BU mostram que a performance do novo equipamento – um Quad Core com 500GB de armazenamento e 16GB de memória RAM – obteve uma significativa melhora.

A próxima evolução será a atualização da atual versão do sistema Pergamum (banco de dados e web) para a versão 7. Para isso, o antigo servidor está sendo preparado para a realização de testes com a nova versão, bem como para a realização dos treinamentos necessários, que estão programados para agosto próximo.

As atividades relativas a migração da base de dados do PERGAMUM foram realizadas pelos servidores da DAC Emerson Henrique Kfuri Pereira e Márcio da Costa Viana.

DSG REALIZA TREINAMENTO SOBRE O SISTEMA DE PATRIMÔNIO

O Depto. de Serviços Gerais (DSG) está realizando treinamento com servidores de cada órgão da UFMG registrado no Sicpat (Sistema de Patrimônio).

Esse treinamento habilitará os servidores a proceder movimentações e transferências internas por meio do sistema, sem necessidade de preenchimento do formulário “Nota de

Movimentação de Material Permanente”, atualmente em uso, além de dar conhecimento aos servidores das normas de patrimônio existentes o que permitirá um uso mais consciente do bem patrimonial.

Os funcionários Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, da DAA, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC, e Rosa Amélia Santos Froeseler, da ATI, participaram do treinamento ontem, dia 18, e hoje.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RECEBE INSCRIÇÕES PARA ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISE DE SISTEMAS

O Departamento de Ciência da Computação (DCC) está com inscrições abertas para o curso de especialização em Análise de Sistemas. Os candidatos podem se inscrever até o dia 20 de junho e devem ser graduados em Informática ou áreas afins. Também é preciso ter conhecimentos de programação e inglês técnico.

O curso é oferecido a distância, com encontros presenciais de uma a duas vezes por semestre. As aulas começam em agosto a duração total é de três semestres.

A seleção será feita por currículo, títulos acadêmicos e histórico escolar dos candidatos. Mais informações estão disponíveis no edital, no site do DCC ou pelo telefone (31) 3409-5831.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/008336.shtml – 17/06/2008)


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

– Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A Homeopatia Ação Pelo Semelhante é uma organização social civil de interesse público, fundada no Rio de Janeiro em 15 de março de 1999 por um grupo de médicos homeopatas. A missão da instituição é divulgar e consolidar a homeopatia como uma alternativa para as políticas públicas de saúde. Saiba mais em http://www.semelhante.org.br.

– Está chegando as férias e já é hora de planejar o seu descanso. Que tal apontar seu navegador para o site Viajeaqui, em http://viajeaqui.abril.com.br/vt, e ler umas dicas de lugares e onde se hospedar?

– Comprar um automóvel não é tão fácil assim. Quando perguntamos para alguém qual é o melhor e o menor preço, são tantas as opniões que acabamos comparando um automóvel do gosto daqueles que perguntamos. No site da revista QuatroRodas, em http://quatrorodas.abril.com.br/QR2, você fica por dentro de tudo do mundo das quatros rodas.

– O site da Claro está cadastrando pessoas interessadas no tão cobiçado iPhone 3G. Mas não é pré-venda. Veja no endereço http://www.claro.com.br/portal/home.do?method=showHome&idlocal=44.

– Disponível para baixar a nova versão do navegador Firefox 3. Aconselho a ter sempre instalado um navegador alternativo. Veja em http://pt-br.www.mozilla.com/pt-BR/firefox.

– Não passe aperto. Um site muito bacana onde você pode encontrar milhares de manuais que vão de câmeras fotográficas a máquinas de lavar louça, de GPS a aparelhos de TV, de equipamentos de som a playstations, celulares e muitíssimo mais está no endereço http://safemanuals.com. Este site vou guardar com carinho. (Site em inglês)

– Veja seu corpo por dentro. Faça uma viagem fantástica por dentro do corpo humano e as várias reações do corpo quando fumamos, osteoporose etc. É muito interessante. Vale a pena conferir o endereço http://www.argosymedical.com.

– No site The Simpsons Park (http://www.simpsonspark.com/refs_tableaux_list.php) você conhecerá as novas versões para pinturas de Bosch, Rockwell, Hopper, Escher, Andy Warhol, Heffner, Van Gogh, Monet e outros. (Site em Inglês)


OS DEZ MANDAMENTOS DA INTERNET

 

O jornal Estado de Minas de 19/06/2008, publicou “Os Dez mandamentos da Internet”, de B. Piropo (bpiropo@uai.com.br), transcrita abaixo. A contribuição para O Sistemático desta vez foi dupla, por meio de e-mail de Aleixina Maria Lopes Andalécio e Geraldo Correia de Moura Baptista.

 


Não sei de onde veio. Não sei quem é o autor. Não sei quando foi feito. Sei que é uma dessas coisas que correm pela internet e cuja autoria se perdeu ao longo do percurso. Mas achei interessante e resolvi traduzir do inglês (idioma no qual recebi o original) e compartilhar com vocês. São os dez mandamentos da internet. Aqui vão eles:

1) Não comprarás mercadoria anunciada em pop-ups e spams.

2) Não transmitirás pela internet vosso endereço de correio eletrônico ou residencial, nem vosso número de telefone, nem vosso CPF nem os do próximo.

3) Não esquecerás de atualizar Windows toda segunda terça-feira de cada mês.

4) Não vos conectarás à internet sem haver instalado um programa antivírus nem começarás uma varredura sem atualizar o dito programa.

5) Não vos conectarás à internet sem haver instalado um programa firewall.

6) Não cobiçarás o número do cartão de crédito do próximo, nem sua senha bancária, nem seu número de CPF.

7) Não digitarás vosso número de cartão de crédito sem que o pequeno cadeado esteja visível na barra de estado.

8) Não responderás mensagens de correio eletrônico do Banco Nigeriano.

9) Não usarás como vossa senha a palavra “senha”, nem a data de vosso aniversário nem os nomes de vossos filhos.

10) Não encaminharás correntes a vossos parentes e amigos.

A maioria dos mandamentos não necessita de comentário ou explicação. O “Banco Nigeriano” a que se refere o oitavo mandamento é um banco fictício que se tornou muito popular há alguns anos quando começou a percorrer o mundo uma mensagem de correio eletrônico de um suposto político corrupto daquele país. O autor alegava ter grande quantia depositada no referido banco e estava impedido de sacar por questões legais. A bolada poderia ser transferida para a conta, destinatário, desde que este se dispusesse a ficar somente com uma (polpuda) porcentagem, devolvendo a ele o restante em outra conta.

Para isto bastava fazer um pequeno depósito, da ordem de algumas centenas de dólares, em uma terceira conta e coisa e tal, dinheiro que, evidentemente, o incauto jamais veria novamente (e teve gente que fez…).

O “pequeno cadeado” a que se refere o sétimo mandamento é o ícone que indica que a conexão está protegida por um protocolo de transação segura, que criptografa os dados que estão sendo trocados entre vossa máquina e o servidor. Todo site bancário, assim como outros que exigem nível semelhante de segurança e sigilo, usa este tipo de protocolo.

A menção à segunda terça-feira do mês no terceiro mandamento deve-se ao fato de ser este o dia escolhido pela Microsoft para liberar as atualizações de seus sistemas operacionais. Somente são liberadas fora deste dia as atualizações cuja instalação é considerada urgente.

O resto se explica por si mesmo: é perigoso usar senhas fracas, acessar a internet sem a devida proteção contra vírus e programas invasores e enviar para desconhecidos dados que, em princípio, devem ser mantidos em sigilo (afinal, de posse de seu CPF e mais alguns dados pessoais, qualquer um pode, por exemplo, mandar instalar um telefone em seu nome e gastar uma fortuna em ligações internacionais. A artimanha só será descoberta quando o usuário desejar efetuar uma transação a crédito e seu nome estiver na lista negra do serviço de proteção).

Pois aí estão vossos mandamentos. Siga-os. Do contrário, a ira dos deuses da internet poderá desabar sobre vós e lançar-vos às chamas da inadimplência. Assim seja.






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, no 20, de 16/06/1988, publicou notícias sobre aniversário do Sistemático, relotação de Sálvia Maria de Figueiredo Moreira na Fafich, curso de Introdução a Microcomputadores, curso de Programação de Computadores, gerência de pack, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REUNIÃO
Eduardo Henrique Lima, Diretor do CECOM, participou ontem de uma reunião da Comissão do Conselho Universitário encarregada de estudar e propor uma nova estrutura para todos os órgãos da Universidade. Na oportunidade, Eduardo apresentou a atual estrutura do CECOM reivindicando a necessidade urgente de sua oficialização. Essa comissão está se reunindo com todos os diretores de órgãos e unidades da UFMG para fazer um estudo de toda a Universidade.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, no dia 20; Mílvia Batista de Miranda, no dia 21; Rosângela Martins de Matos, Marcos Aurélio Nunes de Morais (Escola de Belas Artes) e Celso de Souza Lima, no dia 22; Maria Tereza Gonçalves Diniz, no dia 23; José João Teixeira, no dia 24; Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, no dia 25; Angela Lage Ribeiro, José Eduardo Valle Santos e Ambrósio Alves Moreira Filho, no dia 26.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Na última sexta-feira, dia 13/06/2008, a ex-ceconiana Maria Helena Caldeira dos Reis (Timé) esteve no CECOM para o lanche da tarde. Seus amigos do CECOM estiveram presentes saboreando pão de canela, broa de fubá, pão de queijo e suco. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Márcia Lemos, Timé e Beth


Timé


Eliane Paw, Vicentina, Bruna, Eugênio e Ronaldo. De costas: Márcia Lemos e Ana Paula


Da esquerda para a direita: Michele, Ana Paula, Márcia Lemos, Timé, Beth, Denise, Mariinha, Alda, Eliane Paw, Vicentina e Bruna


Eugênio, Rubens, Michele, Ana Paula e Márcia Lemos