Sistemático: Edição 1385 – 26/06/2008


Notícias



CECOM INICIA PROCESSO DE MONTAGEM DE REDE WIRELESS NA REITORIA

O CECOM iniciou o processo para montagem de uma rede wireless na Reitoria, que servirá de piloto para uma futura rede Wireless UFMG. A Divisão de Redes de Comunicação especificou os equipamentos para montagem da infra-estrutura da rede (access-points e switches), solicitando características que possibilitam a montagem de uma rede que faça a cobertura completa do prédio e atenda requisitos de segurança e disponibilidade de acesso de qualidade nos espaços em que pode acontecer concentração de clientes, como o auditório, mezzanino e saguão de entrada.

O modelo de equipamento utilizado suporta a criação de perfis de acesso (membro da comunidade UFMG, visitante, participante de eventos, “penetra”) e já está sendo testado na Faculdade de Medicina e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacio-nal. Os usuários da UFMG deverão se autenticar usando sua conta e senha do “MinhaUFMG” e visitantes e participantes de evento receberão chaves temporárias de acesso. Na Faculdade de Medicina, parceira do projeto, também estão sendo testados modelos de antena, visando restringir ou aumentar o alcance do sinal.

Neste momento, está prevista a utilização de equipamentos que possibilitam tráfego a uma velocidade de até 54 Mbps. Já existem no mercado equipamentos de uma geração mais nova, mas eles, além de não contarem com as características de robustez exigidas para uso profissional, pertencem a um padrão ainda não homologado e que está sofrendo atrasos constantes em sua definição final.

O projeto da futura rede sem fio de acesso à internet da UFMG terá como objetivo cobrir todos os pontos onde chega a Rede UFMG. Em Belo Horizonte isto significa que o Conservatório, a Escola de Arquitetura, a Faculdade de Direito, o Campus Saúde e o Campus Pampulha serão totalmente cobertos e, no caso dos campi, os usuários da rede poderão se locomover de um prédio para outro mantendo sua conexão.

 

ANA LÚCIA GAZZOLA SERÁ PROFESSORA EMÉRITA DA UFMG

Nesta sexta-feira, 27 de junho, Ana Lúcia Gazzola receberá o título de professora emérita da UFMG. A solenidade será realizada a partir das 20h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627). O título é concedido aos docentes que se distinguiram no exercício da atividade acadêmica por seus relevantes serviços à ciência e ao ensino.

Ana Lúcia Gazzola possui formação na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. É graduada em Letras pela UFMG (1973) e concluiu mestrado em Literaturas Luso-Brasileira e Hispano-Americana, em 1974, pela University of North Carolina at Chapel Hill (EUA); doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição, em 1978; e pós-doutorado pela Duke University (EUA), em 1994.

A professora Ana Lucia Gazzola foi reitora da UFMG de 2002 a 2006 e presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) na gestão 2004/2005. Atualmente, dirige o Instituto Internacional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (Iesalc), da Unesco.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009007.shtml – 24/06/2008)

 

NOVOS ESTAGIÁRIOS NO DESENVOLVIMENTO WEB

Desde o último dia 18, os alunos do Curso de Sistemas de Informação, Daniel Lemos de Morais e Caio Henrique Galli dos Santos, que já eram estagiários do CECOM na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, passaram a estagiar na DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, junto aos desenvolvedores de aplicações Web.

Dentre as suas principais novas atividades estão: análise de requisitos funcionais e, principalmente, de não-funcionais relativos a testes de aplicação; desenvolvimento e implementação de componentes de software; e montagem, execução e verificação de suítes de testes para componentes de software implementados.


Daniel Lemos e Caio Henrique

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

– Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dica

– Ouça a música mais antiga gravada por computador datada de 1951 na University of Manchester. Clique no play em “Hear the computer’s music. O endereço é http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/7458479.stm. (Site em Inglês)

– Dê um presente para sua segurança. Dê uma lingerie com GPS para saber por onde sua mulher anda. Os modelos são maravilhosos. Veja em http://www.lindelucy.com.br.

– Se você quiser dicas de como usar alguns softwares, o site Digital Inspiration é o lugar certo para você.Vá até http://www.labnol.org/software/tutorials/cut-copy-paste-text-remove-formatting-styles/3607. (Site em Inglês)

– O Dinheirama, em http://dinheirama.com, é um site sobre economia, finanças pessoais e educação financeira.

– Na Internet tem doido para tudo. Este cara dança em vários países e é bem desengonçado. Veja no endereço http://www.wherethehellismatt.com/?fbid=n1qWt. (Site em Inglês)

– Teatro, cinema, restaurantes e todas as novidades do mundo da arte você lê no Guia da Folha on line, em http://guia.folha.com.br.

– Você quer usar um relógio no seu computador diferente do já manjado relógio do Windows? Aponte seu navegador para o site ClocX (http://www.clocx.net/download.php) e baixe o programa. Execute o programa para instalação, instale em Português, e logo depois será mostrado o relógio tradicional no alto da tela à direita. Clique sobre o relógio com botão direito do mouse e ache o modelo do seu gosto. Tem opção de alarme. Baixe esta versão: ClocX 1.5 beta 2 Full (9400 KB, contains Standard version + addtitional clock images) mirror1 (simtel.net) mirror2 (download.com).
Dica da Xina:

– Memória Roda Viva – Desenvolvido por uma parceria entre a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, e a Fapesp, disponibiliza a trasncrição de mais de 200 entrevistas realizadas ao longo dos quase 21 anos do programa Roda Viva. É uma material e tanto para pesquisa: http://www.rodaviva.fapesp.br/.

Dicas do Gabriel (DAA):

– Seu time do coração vai jogar e não vai ser transmitido pela TV? Não se desespere, confira seu jogo ao vivo pela internet em: http://www.eugeniosvirtual.com/tevirtual/jogos_vivo.html.

– Não achou aquela palavra ou expressão desconhecida nos tradicionais dicionários? No dicionário de português gratuito para internet, as palavras são definidas pelos usuários. Nele você pode encontrar gírias, novas expressões e até palavrões. Uma iniciativa de documentar on-line a evolução do português. Não deixe as palavras passarem em branco, participe definindo o seu português! Confira em:

http://www. dicionarioinformal.com.br/index.php.


UFMG, FUNDEP E SANTANDER ASSINAM PARCERIA QUE INCLUI BOLSAS DE ESTUDOS

A UFMG e a Fundação para o Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) firmaram, no dia 25/06, na Sala de Sessões da Reitoria, parceria com o Grupo Santander. O acordo prevê que o banco Santander vai assumir a folha de pagamentos de funcionários e bolsistas contratados pela Fundep.

Em contrapartida, o Santander Universidades, braço acadêmico do grupo, vai conceder bolsas de iniciação científica e mobilidade nacional e internacional a estudantes e criar cátedras de estudos ibero-americanos para professores. A parceria inclui ainda a implantação, no campus Pampulha, do Espaço Digital Santander Universidades, que pretende ampliar o acesso da comunidade acadêmica a recursos de informática.

Os convênios foram assinados pelo reitor da UFMG, Ronaldo Pena, o diretor-executivo da Fundep, Márcio Ziviani, o vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche, e o assessor especial da Divisão Global do Santander Universidades, Ignacio Berdugo.
Projetos – Na solenidade de assinatura do acordo, o reitor Ronaldo Pena destacou que caberá à UFMG definir os critérios acadêmicos da parceria. “A Universidade está no mundo, tem seus projetos, mas tem sua autonomia. A parceria vai ajudar a financiar esses projetos”, afirmou.

Jamil Hannouche classificou a UFMG como a melhor universidade federal brasileira e a Fundep como a principal fundação de apoio à pesquisa no país. “São duas instituições que compartilham conosco a crença de que a pesquisa e a educação são os alicerces do desenvolvimento sustentável”, disse ele. Ignácio Berdugo, que foi reitor da Universidade de Salamanca (Espanha) entre 1993 e 2000, afirmou que uma educação superior forte deve ser preocupação de qualquer país ou instituição. Segundo ele, essa diretriz orienta as ações do Santander no campo acadêmico.

Márcio Ziviani anunciou que os convênios assinados hoje são apenas o começo da parceria e que novas propostas de cooperação já começaram a ser discutidas com o grupo.

O Santander mantém convênios com 650 universidades em diversos continentes, entre as quais 260 no Brasil. O grupo também é responsável pela Universia, rede que integra on line 1.070 instituições de ensino no mundo.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009028.shtml – 25/06/2008)

 






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, no 21, de 23/06/1988, publicou notícias sobre avaliação de leitora ótica em São Paulo, recadastramento da biblioteca do CECOM, atualização da ficha cadastral dos funcionários, dedetizacão do prédio da Reitoria, curso Introdução a Microcomputadores, entre outras. As notícias que de destacaram foram:

NOVO VICE-DIRETOR
Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, chefe da Divisão de Apoio Administrativo do CECOM, é o novo Vice-Diretor do Centro de Computação.

ANIVERSÁRIO DO SISTEMÁTICO
O O Sistemático” recebeu o seguinte cartão por ocasião do seu 11º aniversário:
“A Diretoria do Centro de Computação parabeniza a Redação do Sistemático por mais um ano de serviços prestados a este Centro e espera contar sempre com sua presnça.”
Eduardo Henrique Lima



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Carlos Roberto Alves Rodrigues, no dia 28; e Pedro Henrique Begalli Rezende, no dia 29. Os parabéns para os ex-ceconianos: Angela Lage Ribeiro, José Eduardo Valle Santos (Zédu) e Ambrósio Alves Moreira Filho, no dia 26; Juliano Dantas Santos e Bruno Vieira dos Santos, no dia 27; Vicente Tadeu Lopes Buono, no dia 28; Rafael Viegas de Carvalho Carlos Gomes, no dia 30; Regina Helena Moura Brandi e Jader de Freitas Batista, no dia 1o de julho; Norberto de Souza Lage, no dia 02; Diarley Rone Silva, Luiz Carlos Campos, Paulo César Marciano de Oliveira e Joaquim Coelho da Fonseca Neto, no dia 03.

MENSAGEM RECEBIDA:
A Redação recebeu o seguinte e-mail de Eduardo Henrique Lima, ex-diretor do CECOM: “Parabéns Lelé e muito obrigado! Parabéns pelo aniversário de 31 anos do Sistemático e muito obrigado pela lembrança amiga que abraço toda vez que leio. Quando recebo aquele envelope pardo sei que é momento de lembranças, reflexões e alegria, fica sempre um desejo de retribuir mas o mar agitado do dia a dia adia. Mas hoje é São João aqui na Bahia, um dia pra lá de especial para os nordestinos e aproveito a tranqüilidade do feriado para transmitir muito Axé (que é a energia vital) para você e todos os amigos do CECOM. Que esta perseverança serena, como um rio que não tem pressa pois que tem certeza que vai chegar, continue a provocar nos que ficam a mesma emoção que provoca nos que navegam em outros mares. Saudações Náuticas.”

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mês de Junho é sinônimo de Festa Junina. Como já foram realizadas várias festas no CECOM, existem inúmeras fotos no arquivo da redação, comprovando que todos gostam desse tipo de comemoração. Mas quem sempre gostou de participar das festas com traje a rigor foram Xina, Rubens e Lelé. As fotos desta semana foram tiradas nos anos de 2003 e 2004, provavelmente pelo Rubens e Lelé.


Em 2003: Xina, Ana Gabriela (filha do Rubens) e Lelé


Ana Gabriela na festa de 2003


Ana Gabriela na festa de 2004


Os anfitriões Gardênia e Rubens. A Festa Junina do CECOM de 2004 foi realizada na casa deles.