Sistemático: Edição 1386 – 03/07/2008


Notícias



USUÁRIO GANHA NOVA VERSÃO DO PERGAMUM

O Sistema PERGAMUM – Sistema Integrado de Bibliotecas que gerencia o acervo bibliográfico da UFMG migrará para sua mais nova versão com o objetivo de melhorar o acesso dos usuários.

No dia 01/07/08, a Biblioteca Universitária (BU) promoveu, no auditório da Reitoria, “Apresentação da nova versão do software Pergamum”. A apresentação foi ministrada pelo Sr. Marcos Rogério de Souza, da Pergamum, que apresentou todas as novas funcionalidades relacionadas aos módulos de circulação, consulta, catalogação, relatórios etc., que foram incorporadas ao sistema.

No período de 05 a 08 de agosto serão realizados treinamentos para os servidores do Sistema de Bibliotecas da UFMG nos módulos do sistema que tiveram atualizações.

A versão 7.4 do Pergamum entrará em produção no próxima quarta-feira, dia 09 de julho. As atividades relativas a esta atualização serão realizadas dia 08 e ficarão a cargo de Jacqueline Pawlowski Oliveira, pela Biblioteca Universitária; Emerson Henrique Kfuri Pereira, pelo CECOM; e a equipe da Pergamum.

 

PROXY PASSA DE 20 MIL ACESSOS POR MÊS

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

E o mês de junho foi um mês de recordes. Isso tem sido frequente, como demonstra o gráfico abaixo. A novidade é que foi atingido o patamar de 20 mil acessos em um único mês. Além disso, outra curiosidade é que, dos 5.024 usuários diferentes que já fizeram uso do serviço, desde o seu lançamento, mais de 50% o utilizaram no mês de junho. O total de usuários foi de 2.598 no mês passado.

Para quem está fora da Rede UFMG, por exemplo, acessando a Internet de casa, o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária.

Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, ou diretamente no endereço http://www.cecom.ufmg. br/proxy_http.shtml.

 

ROBERTO MACIEL DESPEDE-SE DO CECOM

Roberto Simone Maciel Júnior, da equipe de Desenvolvimento da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, pediu demissão do CECOM na última segunda-feira, dia 30 de junho. Ele entrou para o CECOM em junho de 2004, como estagiário, e depois de formado em Ciência da Computação retornou ao CECOM para compor a equipe de trabalho da DAS.

Na sua despedida, Roberto Maciel enviou o seguinte e-mail para todos do CECOM:

“Pessoal, como alguns já sabem, estou de saída do CECOM. Vou participar de outro projeto da Fundep, e a partir da semana que vem não estarei mais com vocês.
Gostaria de agradecer pelos 4 anos em que fui tratado com muita cortesia e muita receptividade por todos vocês.

No CECOM, comecei minha trajetória como estagiário, onde tive a oportunidade não só de me formar profissionalmente mas de conviver com pessoas de muito bom caráter e muito alegres, certamente uma das lembranças que vou levar comigo.

Àqueles com quem tive mais contato por razão das atividades do dia-a-dia, agradeço pela boa-vontade e pelo ambiente de trabalho descontraído e motivador.

Estou saindo muito feliz com o trabalho desenvolvido ao longo desses anos, e com as pessoas com quem tive e pretendo continuar tendo contato.

Desejando muito sucesso ao CECOM, e a todos vocês, fica meu abraço e meu agradecimento final por tudo.”


Roberto Simone Maciel Júnior

DCC PERDE PROF. CHRISTIANO BECKER

Faleceu no dia 27 de junho, o professor Christiano Gonçalves Becker, do Depto. de Ciência da Computação da UFMG, vítima de leucemia. Ele tinha 54 anos, era filho de Maurício de Faria Becker e Diva Viana Gonçalves Becker. Deixa viúva Márcia Lage Becker.

Christiano Becker era formado em Engenharia Civil pela UFMG e foi estagiário do CECOM, admitido em 1974. Em agosto de 1978, foi contratado pelo Depto. de Ciência da Computação.

Além de professor na UFMG e autor de vários livros, Becker era vice-presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec, Conselheiro da Sociedade Softex, fundador do FumSoft e GeneCria.

A Missa de Sétimo Dia será realizada hoje, dia 03/07, às 20h, na Igreja de São Bento.


Foto do Site do DCC


Informativo


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JUNHO/2008

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www. cecom.ufmg.br/se_redes.shtml.

No mês de junho/2008, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.164.083
2.357
716.692
1716.116
6.983.549
8.699.665


As médias diárias durante o mês de junho foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
38.803
79
18.323
57.204
232.785
289.989

 

 




DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A primeira pergunta que várias organizações sem fins lucrativos fazem é: devemos usar o Google Earth ou o Google Maps? A resposta é sim! Tanto o “Earth” quanto o “Maps” são comprovadamente úteis à comunidade de organizações sem fins lucrativos. E a boa notícia é que há várias ferramentas que permitem que você insira seus dados uma vez e depois crie superposições de conteúdo personalizado do Google Maps e Google Earth (arquivos KML). Como fazê-lo! Confira primeiro uma breve visão geral do Google Maps vs. Google Earth. Veja em http://earth.google.com/outreach/index.html.

– Música é tudo de bom. E ouvir música com os cantores prediletos é melhor ainda. No site Tinysong você digita o nome da música, banda ou cantor(a) e logo depois clica na relação que aparece abaixo, copia e cola o endereço na barra de endereços do seu navegador. É so escolher a música e desfrutar em http://tinysong.com. (Site em Inglês)

– Um canal de TV da Suécia disponibilizou o jogo final da Copa de 1958 na Internet. A qualidade da imagem não é grande coisa, mas vale a pena recordar. Afinal estão Pelé, Garrincha e companhia em campo. O endereço é http://www.svt.se/content/1/c8/01/18/18/27/080628SVEBRAVM58.asx.

– Tudo que rola nos vídeos games agora vira realidade nas pinturas de Paul The Wine Guy. Veja no endereço http://www.flickr.com/photos/paulthewineguy/sets/72157603830429382.

– Para quem gosta de animações em Flash, veja um site super bacana em http://www.thefwa.com. (Site em Inglês)

– Já que estamos falando em animações Flash, o Google já permite você procurar jogos. Veja este que achei na Internet. É o Indiana Jones, no endereço http://indianajones.lego.com/en-us/games/default.aspx. (Site em Inglês)

– Quem sabe você consegue divulgar seu trabalho, falar com amigos ou ficar famoso? É fácil. Basta ter uma webcam e se conectar em um dos serviços liveblogging:
http://live.yahoo.com, http://ustream.tv e http://mogulus.com.

 




BRASIL É 2º EM LISTA DE PAÍSES QUE MAIS RECEBEM SPAM

Transcrita abaixo, a notícia “Brasil é 2º em lista de países que mais recebem spam”, publicada no dia 02/07/2008, pela BBC.

“O Brasil ficou em segundo lugar em uma lista de países mais afetados por spam feita a partir dos resultados de um experimento realizado pela empresa de segurança na internet McAfee.

Em abril, a empresa convidou 50 voluntários de dez países – inclusive o Brasil – para participar de uma pesquisa na qual os participantes teriam que passar um mês navegando na internet sem filtro ou proteção contra spam.

A empresa forneceu um computador limpo para cada voluntário e analisou a quantidade de spams recebidos no final dos 30 dias de teste.

Os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar na lista dos países que mais receberam emails indesejados durante o experimento. Os participantes norte-americanos receberam um total de 23.233 spams nos 30 dias de teste.

Já os brasileiros ocuparam o segundo lugar da lista dos países alvo dos spams. Os cinco voluntários brasileiros receberam 15.856 emails indesejados durante o mês.

Em terceiro lugar ficou a Itália, seguida pelo México e Reino Unido. Entre os países analisados, a Alemanha ficou com a última colocação, com cerca de 2 mil mensagens indesejadas.

Ao analisar os dados de todos os países, a empresa estima que um usuário convencional da internet recebe uma média de 70 emails indesejados por dia.
“O spam não é apenas uma chateação. É uma ferramenta usada por criminosos do espaço cibernético para roubar informações pessoais e comerciais”, disse Christopher Bolin, diretor de tecnologia da McAfee.
Crime – A empresa compilou ainda uma lista dos tipos de spams enviados durante o experimento.

Segundo a McAfee, os emails com propostas financeiras foram os mais comuns, seguidos daqueles com propagandas e anúncios.

Em terceiro lugar ficaram os emails sobre saúde e medicina e em quarto, aqueles com conteúdo adulto.

Do total, cerca de 8% dos emails recebidos nos 10 países durante a pesquisa foram classificados como phishings – quando fraudadores tentam obter dados bancários e outras informações importantes de consumidores como senhas, fazendo-se passar por bancos ou outras empresas financeiras.

O relatório dos resultados divulgado pela empresa destaca ainda o número deste tipo de email recebido por usuários no Brasil.

“É possível que exista uma relação entre os altos níveis de phishing no Brasil com os altos índices de crimes cibernéticos no país. Isso porque o Brasil introduziu internet banking (transações bancárias realizadas online) antes de outros países e atraiu mais criminosos nessa área”, disse Jeff Green, da equipe de pesquisadores da McAfee.

A McAfee ressalta uma mudança no padrão de envio dos emails indesejados, que antes eram enviados de maneira massiva e atualmente são transmitidos através de campanhas mais direcionadas para o perfil dos usuários.

De acordo com o diretor da empresa, Dave De Walt, é preciso aprender como lidar com os spams, já que as mensagens estão relacionadas com o crime cibernético.

“É um problema tão imenso que nunca irá desaparecer. Já não se trata mais de tentar resolvê-lo, mas de gerenciá-lo”, disse.”

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil.

© British Broadcasting Corporation 2006.

 




PROFESSORES DA UFMG COORDERNAM EVENTOS EM CONGRESSO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO

Os professores Roberto da Silva Bigonha e Wagner Meira Jr., do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, coordenarão eventos que integram o 28º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que será realizado em Belém do Pará, entre 12 e 18 de julho. Roberto Bigonha será responsável pelo Seminário sobre Computação na Universidade e Wagner Meira vai coordenar o Curso de Qualidade.

Sob o tema “Grandes desafios da computação”, o evento vai reunir cientistas, técnicos, profissionais e estudantes para troca de informações e discussões sobre avanços na área.

O congresso ajuda a definir diretrizes da política de tecnologia da informação no país, assim como a direção de financiamentos de agências como CNPq e Finep.

A expectativa é de que 3 mil pes-soas participem do congresso, que é organizado pela Empresa de Processamen-to de Dados do Estado do Pará (Prodepa), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade da Amazônia (Unama) e o Centro Universitário do Pará (Cesupa).

Inscrições on line podem ser feitas até 8 de julho, no site do congresso, onde estão também outras informações.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/009091.shtml – 01/07/2008)

 




CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS DE EXTENSÃO

Estão abertas as inscrições para os cursos de extensão do segundo semestre no Departamento de Ciência da Computação da UFMG (DCC). São oferecidos cursos nas áreas de linguagens de programação, internet e tecnologias, três deles na modalidade a distância. Os prazos para inscrição e os períodos de realização são variados.

Outras informações estão no site do DCC, e as matrículas podem ser feitas a partir do link de cada curso. Podem ser feitas consultas também pelo telefone 3409-5831 ou pelo endereço divulg@dcc.ufmg.br.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/009098.shtml – 02/07/2008)

 




ÔNIBUS INTERNO CIRCULA COM HORÁRIO DE FÉRIAS A PARTIR DE JULHO

Entre 7 de julho e 1º de agosto, período de férias na Universidade, o ônibus interno do campus Pampulha vai circular com quadro especial de horário. Segundo a Divisão de Transportes do Departamento de Serviços Gerais (DSG), o itinerário e os horários serão os correspondentes à linha C, descritos abaixo e que também podem ser consultados no site do DSG.

O retorno ao horário normal será em 4 de agosto. Quaisquer dúvidas, sugestões ou reclamações poderão ser encaminhadas à Divisão de Transportes, pelos telefones 3409-4601 e 3409-4606 ou pelo e-mail sfrota@dsg.ufmg.br.

Linha C – Horários:

Manhã – 5h40 – 6h20 – 7h – 7h50 – 8h35 – 9h35 – 10h20 – 11h05 – 11h50

Tarde – 12h35 – 13h20 – 14h05 – 14h50 – 15h50 – 16h50 – 18h

Itinerário: Belas Artes – Letras – Ciência da Informação – Filosofia e Ciências Humanas –

Praça de Serviços – Biblioteca Central – Ciências Biológicas – Reitoria – Unidade Administrativa III (Pessoal, Recursos Humanos, Registro e Controle Acadêmico, Comissão de Vestibular, Projeto Manuelzão, Educação a Distância, Estudos Transdisci-plinares, Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, Estudos sobre Ensino Superior e Políticas Públicas) – Unidade Administrativa II (Atendimento à Saúde do Trabalhador, Fundep) – Centro Esportivo – Veterinária – Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Odontologia – Veterinária – Farmácia – Setorial II – Física – Engenharia Elétrica – Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) – Engenharia Mecânica – Colégio Técnico – Química – Ciências Exatas – Geociências – Almoxarifado Central (Setorial I) – Educação – Centro Pedagógico – Creche – Belas Artes.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/009020.shtml – 01/07/2008)

 






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, no 22, de 30/06/1988, publicou notícias sobre palestra sobre o software Ergo, curso Introdução a Microcomputadores e Editor de Textos, Vestibular Simulado do Sistema Pitágoras de Ensino, Festival de Inverno, dicas da Biblioteca, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REDE DE COMUNICAÇÃO DE DADOS DA REITORIA
Já foram instaladas as primeiras caixas conversoras que vão permitir a ligação dos microcomputadores pertencentes aos órgãos da Reitoria ao A-10. Os primeiros órgãos que tiveram seus micros ligados foram o DRCA e o DP. E até o final da próxima semana todos os demais micros serão conectados ao A-10.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Geraldo dos Reis, no dia 06; Euler Xavier de Oliveira, no dia 07; e Elza Maria Guedes Rozinholi, no dia 10. Os parabéns para os ex-ceconianos: Luiz Carlos Campos, Diarley Rone Silva e Paulo César Marciano de Oliveira, no dia 03; Vânia Maria de Menezes, no dia 05; Ana Lúcia Ribeiro Diniz (DRCA) e Carlos Gonçalves da Cruz (Coró), no dia 07; Dante Grapiúna de Almeida, no dia 08; Bernadete Marques Gontijo Oliveira e Maria Manuela Martins Tavares Reyes, no dia 09. "