Sistemático: Edição 1387 – 10/07/2008


Notícias



NOVA VERSÃO DO PERGAMUM ENTRA EM PRODUÇÃO

Está em produção, desde a tarde da última terça-feira, a versão 7.4 do Sistema Pergamum, que gerencia o acervo bibliográfico da UFMG.

Novas funcionalidades foram incorporadas visando atender as atuais demandas do sistema de Bibliotecas, como também melhorar a performance da aplicação. Estas funcionalidades estão relacionadas aos módulos de circulação, consulta, catalogação, relatórios, usuários, parâmetros e diversos e já estão disponíveis para todas as Bibliotecas do Sistema.

A nova versão do acesso web também está sendo atualizada e deverá estar disponível para a comunidade universitária a partir da próxima semana.

As atividades relativas a esta atualização foram realizadas por Jacqueline Pawlowski Oliveira pela Biblioteca Universitária; Emerson Henrique Kfuri Pereira, pelo CECOM; e a equipe do Pergamum.

 

BLOQUEIO AUTOMÁTICO DE COMPUTADORES COMPROMETIDOS MELHORA GESTÃO DA REDE UFMG

A DRC implantou no final do mês de maio um sistema automático para monitorar e bloquear computadores da rede que estejam realizando atividades prejudiciais, como varredura à procura de vulnerabilidades e envio de SPAMs. O principal objetivo do sistema é identificar rapidamente computadores comprometidos na RedeUFMG e diminuir os incômodos que estas máquinas causam dentro e fora da UFMG, mas existem duas vantagens adicionais: computadores externos que estão fazendo varredura na RedeUFMG têm seu acesso bloqueado e o número de reclamações que a UFMG recebe sobre abusos cometidos a partir de sua rede caiu consideravelmente.

Computadores que tem seu número IP bloqueado devem ser examinados e “limpos”, com a utilização de antivírus atualizados que rodam a partir de pendrives. Em nenhuma hipótese, o número IP deve ser alterado, porque isto vai ter como consequência um outro endereço bloqueado, o que causa trabalho adicional ao administrador local da rede e pode prejudicar o usuário legítimo do IP roubado. A lista de IPs bloqueados pode ser obtida em http://blackhole.rede.ufmg.br.

 

TERMINA NESSA SEXTA-FEIRA PRAZO PARA MATRÍCULAS DE GRADUAÇÃO

Encerra-se nesta sexta-feira, dia 11 de julho, o período de matrículas para o segundo semestre letivo de 2008 e preenchimento de questionários de avaliação de disciplinas, via internet, pelos alunos veteranos de graduação. O acesso à página do sistema de matrícula na Internet deve ser feito 72 horas depois do pagamento da guia bancária do Fundo de Contribuição de Bolsas e do preenchimento dos questionários de avaliação.

Para ter acesso ao sistema é preciso utilizar o código de usuário (login e senha) do minhaUFMG. Os alunos que ainda não possuam esse código, que é o mesmo anteriormente usado no Grude, devem ter em mãos a carta de NIPs para realizar o cadastro segundo as instruções contidas no minhaUFMG. A carta de NIPs encontra-se na unidade acadêmica de origem do aluno e disponibilizada em locais específicos. A relação desses locais, em cada uma das unidades, também pode ser consultada no minhaUFMG.

A novidade do processo de matrícula para este semestre é que ele inclui os alunos dos cursos a distância (Química, Ciências Biológicas, Geografia e Normal Superior). As dúvidas devem ser dirigidas à Pró-Reitoria de Graduação, pelo telefone 3409-4514.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009173.shtml – 10/07/2008)


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Já pensou poder navegar pelo globo terrestre usando apenas as mãos? É coisa de filme de ficção científica e a música de fundo é linda. Não deixe de visitar o endereço http://www.vimeo.com/422742?pg= embed&sec=422742.

– A Pro Teste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor conta hoje com mais de 200 mil associados, constituindo-se na maior associação de consumidores de toda a América Latina. A Pro Teste é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e de empresas, e tem como objetivo A Defesa do Consumidor do Brasil. Saiba mais em http://www.proteste.org.br.

– Quer assistir filmes inteiros, trailler ou capítulos? O site Archive.org, em http://www.archive.org/index.php, tem tudo isso e muito mais. No campo “search” escreva o nome do filme ou no próximo campo clique na opção movies. Eu estava assistindo ao filme Flash Gordon cap. 12.

– Ajude o bichinho a jogar seu escremento no buraco. É um jogo feito na linguagem Flash e você usa as teclas seta para baixo, para cima e para os lados para levar o escremento até o buraco. Tem várias fases do jogo. O endereço é http://www.juegosjuegos.com/flash php?juego=3498.swf&titulo=Beetle_Run. (Site em Inglês e Espanhol)

– A coisa mais chata é ter que ir em um lugar e não saber como chegar lá. No Google Maps (http://maps.google.com.br) você pode traçar sua rota a pé e depois é só imprmir. Não se esqueça de clicar no link “Como chegar”.

– No site Moviemobz , eu me lembrei da Xina, do CECOM. Ela, que gosta de cinema, vai adorar esta idéia. É um site de relacionamento para cinéfilos, ou seja, se cadastra e convida amigos para assistir filmes. Os filmes são assistidos no Youtube ou Myspace. Saiba mais em http://www.moviemobz.com. Confira!

– Você pensa que a revista americana Forbes só fala sobre os famosos e milioná-rios? Está enganado. Veja a relação dos 10 mais procurados no mundo. Advinha quem é o primeiro? Veja em http://www.forbes.com/business/2008/04/25/crime-binladen-guzman-biz-cz_nv_0425 mostwanted_slide_2.html?thisSpeed=15000. (Site em Inglês)

– O site do Jockey Clube de São Paulo está de cara nova. Veja em http://www.jockeysp.com.br.

Dicas do Gabriel, da DAA:

– Vai comprar uma máquina digital e está em dúvida de qual levar? Que tal um lugar onde você pode fazer comparações técnicas entre os diversos modelos de máquinas disponíveis do mercado. Acesse http://www.dpreview.com/reviews/sidebyside.asp. (Site em Inglês)

– Você é concurseiro? Está pensando em fazer algum concurso público? Que tal um lugar que disponibilize provas de diversos cargos. Veja no endereço: http://www.pciconcursos.com.br/provas/.


PLANO DE ASSITÊNCIA A SAÚDE COMPLEMENTAR SOFRE ALTERAÇÕES

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) informa que o convênio entre a UFMG e a Casu sofreu alterações e que novo plano de saúde suplementar, denominado Ifes III, vai atender a cobertura estabelecida pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

De acordo com nota divulgada em 4 de julho pela Universidade, a mudança ocorreu para atender orientações sobre Assistência à Saúde Suplementar definidas na Portaria Normativa nº 1, editada em 27 de dezembro de 2007, pela Secretaria de Recursos Humanos do Minsitério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Conforme esclarece o ofício circular 014/2008 da ProRH, enviado à comunidade universitária, com o Ifes III, caberá ao funcionário definir o padrão de acomodação de seu plano – enfermaria ou apartamento. Ele não contempla, contudo, cobertura odontológica. “O servidor interessado em ter a cobertura odontológica deverá comparecer a Casu/UFMG para celebrar o contrato. O custo mensal do plano odontológico é de R$ 16 por pessoa”, informa o comunicado.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009132.shtml – 07/07/2008)




UFMG PUBLICA EDITAL DE PROGRAMA DE ISENÇÃO DO CP,COLTEC E TU


Está disponível, no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), o edital do programa de isenção da taxa de inscrição no processo seletivo da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Os requerimentos de isenção serão recebidos entre 11 e 21 de agosto. O programa refere-se ao processo seletivo para o primeiro ano do ensino fundamental do Centro Pedagógico (CP), a primeira série do curso técnico de nível médio do Colégio Técnico (Coltec) e o primeiro ano do curso técnico de ator do Teatro Universitário (TU).

O programa de isenção é destinado a candidatos de baixa renda. A inscrição será feita pela internet, no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). Os candidatos também deverão postar a documentação comprobatória necessária pelos Correios, até o dia 25 de agosto.

Os interessados que não tiverem acesso à internet poderão preencher o formulário socioeconômico e imprimir o material na sede da Copeve, na Unidade Administrativa III, 2º andar, que fica no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e de 13h às 17h .

O resultado final do programa de isenção será divulgado a partir de 30 de setembro, no site da Copeve, pelo telefone (31) 3409-6700 e na sede da Comissão Permanente do Vestibular.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009136.shtml – 07/07/2008)






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº’ 23, de 07/07/1988, publicou notícias sobre paradas do Sistema A10, licitação para aquisição de leitoras óticas, iluminação do CECOM, dicas da Biblioteca, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PALESTRA
Será realizada amanhã, sexta-feira, uma palestra sobre o Software ERGO, que será apresentada por Mário Luís Terenzi, chefe da DTS. A palestra está marcada para às 9h30, na Sala de Aulas do 8o andar, aberta à participação de analistas, programadores e estagiários do CECOM.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Elza Maria Guedes Rozinholi, no dia 10; e Paulo Couto Lessa, no dia 12. Os parabéns para os ex-ceconianos: Carlos Alberto Ribeiro Silva, no dia 13; e Alfredo Ventura dos Anjos, no dia 14.

VISITA AO CECOM
: Na última terça-feira, dia 08, o CECOM recebeu a visita de Ana Maria, esposa do ex-ceconiano Romildo Monte, que há anos se radicaram em Campinas/SP. Ana está a passeio em Belo Horizonte, esteve na casa da Xina e esta a trouxe ao CECOM para rever os antigos amigos. Os casos foram muitos, principalmente a viagem que ela e Romildo fizeram ao Canadá e ficaram hospedados na casa da ex-ceconiana Dilma Trivelli Pimenta Sandrin (Didi). Assim, Ana pode matar as saudades que eram muitas."


Leão, Lelé, Ana Maria, Vicentina e Rosa

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Relembrando as festas juninas do CECOM, O Sistemático publica fotos do Primeiro Arraiá do Byte Coxa, realizado em 03 de julho de 1981, no Clube XV Veranistas. Teve Casamento na Roça, Quadrilha, e tudo o que uma festa junina tem. Muitos que aparecem nas fotos já saíram do CECOM, mas vale a pena lembrar. Lembrar também que o nome Arraiá do Byte Coxa foi idéia de Aldemar Lopes de Souza, que hoje se encontra no DPFO. Como as fotos são bem antigas, a Redação não tem idéia do seu autor.


O convite para o Arraiá do Byte Coxa


O mapa da festa


Lúcia e Bárbara, a noiva, iniciando a quadrilha


Essa foto foi tirada quando a noiva Bárbara desmaiou, amparada por seus pais Zédu e Bel, vendo-se ao fundo: Ricardo Bueno (Juiz de Paz), Adriana Figueiredo (madrinha), Luiz Ricardo (noivo), Marcelo Novaes (pai do noivo), Manuela (mãe do noivo), Mário Terenzi (padrinho), Margarida (madrinha), Caetano (delegado) e Lelé


Manuela, Margaria, Luiz Diniz (padre) e Joãozinho (sacristão)