Sistemático: Edição 1388 – 17/07/2008


Notícias



ESTATÍSTICAS APONTAM AVANÇO DO DIÁRIO ELETRONICO DE CLASSE

O Sistema Diário de Classe Eletrônico, que foi concebido com o intuito de facilitar a relação dos professores com suas respectivas turmas, demostrou nesse semestre um maior interesse entre a classe.

Nesse 1º semestre de 2008 houve um número maior de diários fechados via sistema do que no semestre anterior quando o mesmo começou a ser utilizado. Algumas faculdades como, por exemplo, a Medicina, uma grande parte dos professores aderiu ao diário por estímulo das seções de ensino.

Abaixo um gráfico que demonstra o número de diários eletrônicos fechados no semestre anterior e no atual semestre.

 

DUPLICADA VELOCIDADE DE ACESSO À INTERNET DO ICA

O link de dados que atende o ICA (Instituto de Ciências Agrárias) em Montes Claros, conectando-o com a Internet, teve sua capacidade ampliada de 1Mbps para 2Mbps nesta quarta-feira. Com esta ampliação, toda a comunidade terá o beneficio do aumento da velocidade de acesso a Internet, tornando mais leve e agradável o acesso aos sistemas da UFMG, como o Pergamum, VoIP e minhaUFMG. Além disto, este aumento de capacidade tornará possível a interligação da central telefônica do ICA com o Sistema de Telefonia da UFMG em Belo Horizonte, onde em um futuro bem próximo todos os usuários de ambos os sistemas de telefonia poderão se comunicar ramal a ramal sem custos.

Os equipamentos necessários já foram adquiridos e instalados e atualmente estão em fase de configuração e testes.

 

CECOM REALIZA TREINAMENTO INTERNO PARA USO DE LINUX

Como parte das atividades de implantação do uso de estações Linux no CECOM, a Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) oferecerá nos dias 17, 18 e 21/07/2008, de 14h às 17h, o “Treinamento para Suporte em Estação de Trabalho Linux” para funcionários e estagiários da DAA, DAC e DGE.

Os instrutores serão Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC, e Daniel Lemos de Morais, da DAS.

Hoje, dia 17, estão participando do treinamento: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Gabriel Pinheiro Dutra, Michele Marie Ribeiro Perpétuo, Rubens Crispim da Silva, Selma de Paoli Loureiro Damascena.

Amanhã, dia 18, estarão participando: Bruna Maria Souza, Diva Corrêa Vieira, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Maria Aeda Viveiros, Maria Auxiliadora dos Santos, Peterson William Bueno de Oliveira e Vicentina Maria Queiroz.

No dia 21, serão treinados: Aleixina Maria Lopes Andalécio, Assahaf Geçary Lescano de Oliveira, Carolina Santos Alves, Danilo Eduardo Souza Fonseca, Jader Santos, Luiz Cláudio Ferreira Santos e Renato Machado Righi.

O treinamento está sendo realizado na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Você é um daqueles que fica nervoso quando seu time perde? Envie boas vibrações para seu time do coração no Orkut. No Futebol Social Clube você escolhe o time e acompanha a clasificação dele no Brasileirão, além de selecionar grupo de amigos e enviar mensagem. Vá até http://www.orkut.com.br/Application.aspx?appId=619706812932.

– Vai viajar? Já traçou o seu roteiro? O Decolar.com (http://www.decolar.com) é a maior agência de viagens online da América Latina. No site, o usuário pode desfrutar uma experiência completa e gratificante, organizando todos os detalhes da sua viagem, desde o planejamento inicial até o momento em que sobe ao avião para viver a viagem dos seus sonhos.

– Muçarela, mozarela ou mussarela? Descubra em http://www.gramaticaonline.com.br.

– Quer matar o Batman e postar sua foto e ser coringado? Coringado? É sim, é ter sua foto deformada pelo Coringa. Evidente que é uma estrátegia para divulgar o novo filme do Batman. Veja em http://www.porquetaoserio.com.br.

– Um bom programa para programar para fazer manutenção no Windows 2000/XP e Vista é o Advanced-windowscare. Além disso, ele procura por programas malware que são uma peste hoje na Internet. Eu usei e o micro ficou mais leve. Outra é que liberou 81MB de arquivos temporários. Vá até o endereço http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_11/2008/06/19/em_noticia_ interna,id_sessao=11&id_noticia=67918/em_noticia_interna.shtml. (Site em Inglês)

– Para a meninada que gosta do Bob Esponja, um site para colorir e imprimir é o http://criancas.uol.com.br/atividades/ult6124u29.jhtm.

– Você está falando em público e tem o vicio do ããããã..,ééééé…, né… ou entende? Leia o ótimo artigo do consultor Reynaldo Polito em http://economia.uol.com.br/planodecarreira/artigos/polito/2008/07/07/ult4385u72.jhtm. Não tem coisa pior do que ouvir alguém falando com estes vícios.

– O João Carlos/Cecom/DAS enviou esta dica super bacana de fotos em panorama de 360 graus. Explore bem o site http://www.inaball.com porque as fotos são maravilhosas e tem também do Brasil. Para ver as fotos e navegar em qualquer ângulo, basta dar dois cliques sobre a foto e rotacionar com o mouse para onde quer ou deixar ir sozinho. (Site em Inglês)


UFMG PUBLICA EDITAL DO VESTIBULAR 2009

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG acaba de publicar o Edital do Vestibular 2009 (http://www.ufmg.br/copeve/vest2009/EditalVest2009.pdf), que define todas as regras do concurso. As inscrições estarão abertas de 10 de agosto a 12 de setembro deste ano, exclusivamente pela internet, e a taxa de inscrição será de R$ 125.

As provas do Vestibular 2009 da UFMG serão realizadas em duas etapas, sendo a primeira de 7 a 9 de dezembro de 2008 e a segunda de 5 a 8 de janeiro de 2009.

Além da inscrição apenas pela Internet, entre as novidades do Vestibular 2009 está o programa de bônus para alunos que cursaram as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escola pública, e para alunos que têm essa mesma trajetória escolar e se autodeclararem pardos ou negros. Para concorrer ao bônus, o candidato deve enviar à Copeve, até 26 de setembro de 2008, cópia dos documentos que comprovem a trajetória escolar exigida pelo programa. Caso o estudante seja aprovado no Vestibular, ele deve apresentar os originais dos documentos no ato do registro acadêmico.

Outra novidade é a ampliação de vagas. Serão oferecidas 5.950 vagas em 63 cursos, enquanto no Vestibular 2008 foram 4.714. A ampliação se deve à criação de 16 cursos e à expansão de vagas em cursos antigos, em decorrência da adesão da UFMG ao Reuni, programa federal de reestruturação do ensino superior.

 






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 24, de 14/07/1988, publicou notícias sobre paradas do Sistema A-10, desenvolvimento do programa UFMG/COPY, preparação do material para aplicação de prova do Sistema Pitágoras de Ensino em todos os estabelecimentos da rede no mundo, dicas da Biblioteca, entre outras. A notícia que se destacou foi:

TRANSPORTE DO B6700
O Sistema B6700 foi transportado para o galpão do DMP, sendo que seus componentes que podem ser aproveitados pelo SSH/DTS ficarão no CECOM. Outros componentes que serão utilizados pela Escola de Engenharia e Oficina de Micros do Depto. de Manutenção serão retirados, sendo o restante leiloado.
O Setor de Suporte de Hardware está fazendo um estudo para expansão das memórias dos PCs utilizando os chips do Burroughs. Aguardem…



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos Ivan Pereira Prado e Kátia Lisboa Macedo, no dia 18; Simone Lopes de Moura e Adelaide Maria Coelho Baeta, no dia 19; Márcio Benedito Baptista, no dia 20; Fátima Daniel de Sales, Roberto Gadelha Pinheiro e Luiz Fernando Costa, no dia 21; Marcus Vinicius Duarte Teixeira, no dia 22; e José Eduardo Azevedo Carvalho (Zédu Desenhista), no dia 23.

FOTO DO CANADÁ: Após a visita da semana passada de Ana Maria, esposa do ex-ceconiano Romildo Monte, a Redação recebeu a foto tirada durante a viagem que eles fizeram ao Canadá e visitaram a ex-ceconiana Dilma Trivelli Pimenta Sandrin (Didi). Bateu uma saudade!

Daniel (filho do Romildo e da Ana), sua esposa Cami-la, Didi e seu marido Beto, e Romildo.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Na última sexta-feira, dia 04 de julho/2008, Rubens, Beth e Ana Paula promoveram um caldo julino na casa do Rubens e da Gardênia. O evento contou com a participação de ceconianos e seus familiares. Durante a festa, foi realizado um Bingo e todos puderam provar das delícias feitas pela Beth.

As fotos são de autoria de Matheus Perdigão e Gabriel Pinheiro.


Beth preparando os caldos na cozinha


Gilmar e Beth


Rubens


Adyr e Bruna


Uma vista da festa, vendo-se Xina conversando com Carlos Alfeu e Tatiana


Eugênio e família


Joãozinho, Max e sua filha Sofia