Sistemático: Edição 1389 – 24/07/2008


Notícias



PORTAL MINHAUFMG ATINGE RECORDE DE ACESSOS

Desde a sua implantação, no início de 2007, o Portal minhaUFMG vem cumprindo o objetivo de ser uma interface integradora dos diversos serviços e sistemas de tecnologia da informação da Universidade. Gradativamente, toda a comunidade universitária tem se cadastrado e utilizado o portal.

Cada segmento, seja docente, discente ou técnico e administrativo, tem demandas específicas que passam a ser tratadas de maneira mais organizada e estruturada a partir da autenticação de seu acesso ao portal.

No final do ano passado, praticamente a totalidade dos técnicos e administrativos se cadastrou no portal em função, principalmente, da liberação das aplicações relacionadas à Avaliação de Desempenho e à Adesão ao Auxílio Saúde.

No segmento docente, o crescimento tem sido constante e estável à medida que avança o uso de sistemas, tais como, o Diário de Classe e o Moodle, e serviços como o Proxy.

O Proxy, inclusive, é o principal responsável por cerca de 50% dos alunos de pós-graduação já estarem vinculados ao portal, pois eles fazem uso intenso desse serviço para acesso ao Portal Capes, fundamental em suas atividades acadêmicas.

Os alunos da graduação, por sua vez, recebem informações sobre o portal e sua utilidade desde que se registram na Universidade e iniciam seus cursos. Assim, estão habituados a acessar sistemas, tais como, a Matrícula online, o IAG, a Avaliação de Disciplina, o Moodle e, a partir deste semestre, o Diário de Classe.

Com todo esse volume de acesso e a ocorrência de eventos concentrados no final do semestre, o Portal minhaUFMG atingiu recordes expressivos e indicou a necessidade de atenção especial da ATI à sua infra-estrutura de acesso. Afinal, o ritmo de crescimento que tem sido visto está além do esperado.

Nos gráficos ao lado, é possível ver aspectos chamativos, tais como:

– o total de acessos do mês de junho/2008 é o dobro do apurado em março desse mesmo ano;

– no mesmo período, o acesso por dia mais que dobrou e, em julho, mais que triplicou com relação ao mês de março;


 

ATI APOIA VIDEOCONFERÊNCIA PARA A EMBAIXADA AMERICANA

Nesta última quarta feira, dia 23, a ATI, através dos funcionários Adyr Rodrigues Nascimento, do CECOM, e Sérgio Maurício de Oliveira, do LCC, organizou uma videoconferência para a Embaixada Americana em São Paulo. A videoconferência com tecnologia ISDN, aconteceu na sala das sessões no prédio da Reitoria e envolveu três localidades: Washington, São Paulo e Belo Horizonte.

A Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com o ICBEU e Escola Americana, premiou os semi-finalistas do programa Jovens Embaixadores com uma semana de Imersão em Inglês e Cultura norte-amercana. A videoconferência na UFMG fez parte destas atividades e visou iniciar os jovens brasileiros em diplomacia americana. Estiveram presentes na UFMG 23 jovens de 8 cidades de Minas Gerais, 1 representante da Embaixada Americana, Sra.Tara Rougle, e 1 representante do ICBEU, coordenadora do programa, Sra. Judy Hardacre. Também participaram em São Paulo, 30 jovens do programa. Em Washington, participaram as Sras. Caryn Danz e Katherine Jarvis.

O evento foi uma boa oportunidade para os funcionários do CECOM envolvidos, resolverem todos os problemas de configuração dos equipamentos de videoconferência com a tecnologia ISDN. O aparelho de videoconferência, marca Polycom, usado no evento, foi doado à UFMG pela Embaixada Americana em São Paulo.


Os participantes da videoconferência na Sala das Sessões da Reitoria

 

DAC DÁ TREINAMENTO INTERNO EM LINUX

Desde a semana passada, a Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) está ministrando o curso “Suporte à Estação de Trabalho Linux”. O objetivo desse curso é mostrar as principais ferramentas e métodos utilizados na preparação, instalação e configuração de estações de trabalho baseadas em software livre, bem como possibilitar a transferência de conhecimento e experiências acumuladas aos demais membros da divisão. Seus participantes estão recebendo informações teóricas e práticas sobre o sistema operacional GNU/Linux, utilizando a distribuição Fedora. Participaram do treinamento funcionários e estagiários da DAA, DAC e DGE.

Esta semana, está sendo ministrado um treinamento mais específico e estão participando: Assahaf Gerçary Lescano de Oliveira, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Danilo Eduardo Fonseca Souza, Luiz Cláudio Ferreira Santos, Renato Machado Righi, Jader dos Santos, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira. Por ser um curso mais técnico, todos os seus participantes são da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), divisão responsável pelo apoio aos usuários.

Este treinamento acontece na sala de aula do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, e tem como instrutor Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC.


Os participantes do segundo dia de treinamento com Tereza Cristina, Maria Aeda, Maria Auxiliadora, Bruna, Diva e Márcia Regina

SAÍDA DE ESTAGIÁRIA

Bruna Maria Souza, estagiária da Divisão de Apoio Administrativo, pediu demissão no último dia 21. Bruna Souza foi admitida em setembro de 2007, lotada na DAA, onde participou de serviços relacionados às licitações, contratos preparados pela divisão, permissão de uso e contratos com fornecedores.


Bruna Souza


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Google abriu seu Knol para concorrer com o Wikipedia. Mais parece uma reunião de artigos e não enciclopédia. Por enquanto tem poucos artigos. Veja em http://knol.google.com/k. (Site em Inglês)

– Se você é daqueles que gosta de ler livros pela Internet, a Editora do Bispo disponibilizou alguns para que você se delicie no mundo da leitura. Não deixe de visitar o endereço http://www.editoradobispo.com.br/site/download.php.

– Veja possível base de teste do Irã para lançamento de mísseis nucleares. Pura brincadeira! As imagens são feitas no Photoshop. Veja as fotos em http://thelede.blogs.nytimes.com/2008/07/10/in-an-iranian-image-a-missile-too-any/index.html?hp. (Site em Inglês)
Tem mais fotos no endereço http://digg.funniestclip.com/iran_photoshop.

– Easter Egg (Ovo de Páscoa) é como são chamados os jogos escondidos em alguns programas de computadores. Você sabia que no buscador Google tem alguns joguinhos? Veja em http://www.google.com/Easter/feature_easter.html.

– O Google tem outras utilidades, mesmo que não seja tão precisa. Entre no site http://www.google.com.br e escreva “100 dólares em reais”, valor que você terá próximo de quanto valem 100 dólares em real.

– Visite o Musem Penn da Pensilvania e veja obras culturais de civilizações visitadas pelas expedições arqueológicas do museu nos últimos 121 anos. No endereço http://www.museum.upenn.edu/index.php, você encontra uma herança cultural incrível. (Site em Inglês)


EM TRÊS ANOS, DOBRA NÚMERO DE BRASILEIROS COM INTERNET EM CASA

O G1.globo.com publicou no dia 24/07/2008, a notícia Em três anos, dobra número de brasileiros com Internet em casa, transcrita a seguir:

O número de brasileiros com algum tipo de acesso à Internet em casa dobrou no período de três anos, segundo levantamento do Ibope//NetRatings divulgado nesta quinta-feira.

Em junho de 2005, segundo a pesquisa, eram 18,3 milhões os brasileiros com acesso residencial à Web, número que em junho deste ano saltou para 35,5 milhões. O ano de 2005 também marcou o início dos incentivos fiscais do governo para a compra de microcomputadores, na chamada Lei do Bem.

Em relação ao tempo médio de navegação no mês, o salto foi de 39,8 por cento de 2005 para cá. O tempo médio mensal em junho daquele ano era de 16 horas e 54 minutos, mas no mês passado subiu para 23 horas e 12 minutos.

O número de junho de 2008, ainda que tenha representado uma queda de 36 minutos sobre o tempo registrado em maio, mantém o Brasil como país onde a população passa mais tempo conectada, com três horas à frente do segundo colocado, a Alemanha, cujo tempo médio de navegação foi de 20 horas e 11 minutos em junho.

A queda sobre maio, na avaliação do Ibope, se deveu ao fato de junho ter um dia a menos (30 dias). O número de usuários ativos, aqueles que acessam a Internet pelo menos uma vez no mês, cresceu para 22,9 milhões, ante os 18 milhões existentes em junho do ano passado e os 11,5 milhões em junho de 2005.

Os dados relativos ao primeiro trimestre de 2008 do Global Internet Trends – GNetT indicam que 41,565 milhões de pessoas com 16 anos ou mais declararam ter acesso à Internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escola, cybercafés, bibliotecas e outros locais).






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 25, de 21/07/1988, publicou notícias sobre controle dos microcomputadores e periféricos do CECOM, estatística do oferecimento do curso de Introdução a Microcomputadores no 1º semestre do ano, paradas do Sistema A-10, dicas da Biblioteca, entre outras. As notícia que se destacaram foram:

ESTRUTURA DO CECOM
Um dos primeiros passos realizados pela atual gestão da Diretoria do CECOM foi a reestruturação de seu organograma funcional. Há mais de dois anos a estrutura atual tem sido consolidada, fazendo parte inclusive do estudo global de reestruturação da UFMG. O organograma, assim como as atividades de cada célula da estrutura, fazem parte do Manual de Organização do Centro de Computação. Este manual encontra-se à disposição de todos para consultas no Setor de Treinamento e Divulgação, ou ainda, nas chefias de divisão.

Apesar das informações sobre a estrutura atual serem de conhecimento de todos, o Sistemático passará a apresentar, a partir deste número, detalhes do organograma, atividades, e distribuição do pessoal, com o objetivo de esclarecer dúvidas e apresentar de forma clara o funcionamento do CECOM.

EXPANSÃO DAS MEMÓRIAS DOS PCs
Esclarecendo a notícia publicada no Sistemático no 24 (Transporte do B6700) sobre a expansão das memórias dos PCs, o Setor de Suporte de Hardware/DTS tem a informar que a equipe vai tentar recuperar essas memórias uma vez que elas exigem um trabalho de dissoldagem. Isto implica que o ato de retirar as memórias das placas pode inutilizá-las. Dessa forma, se conseguir uma quantidade suficiente em bom estado, elas serão utilizadas para expansão das memórias dos PCs.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “No dia 19 de outubro/2007, aconteceu no LCC a cerimônia da criação da chave privada principal da AC (Autoridade Certificadora) da UFMG. Foi um marco importante do projeto ICPEDU (Infra-estrutura de Chaves Públicas – Educação) da RNP, do qual a UFMG participa. As fotos são de autoria de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca."

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 19 de outubro/2007, aconteceu no LCC a cerimônia da criação da chave privada principal da AC (Autoridade Certificadora) da UFMG. Foi um marco importante do projeto ICPEDU (Infra-estrutura de Chaves Públicas – Educação) da RNP, do qual a UFMG participa. As fotos são de autoria de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.


Gilmar Guimarães e estagiários do LCC


Walter Guerra, Jeroen van de Graaf e Gilmar Guimarães


Jeroen van de Graaf


Prof. Paulo Seixas, Gilmar Guimarães, Márcio Rodrigo Tei-xeira e estagiários do LCC


Fernando Frota e estagiários do LCC