Sistemático: Edição 1392 – 28/08/2008


Notícias



ICA SE INTREGA AO SERVIÇO RAMAL A RAMAL

A UFMG deu mais um passo no processo de integração dos seus serviços de telefonia. A partir de agora, é possível fazer ligações telefônicas entre o ICA – Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, e as demais unidades de Belo Horizonte, ramal a ramal, de forma gratuita, sem a necessidade de usar serviços de DDD. Essa integração engloba todas as unidades que utilizam o prefixo 3409, à exceção da Engenharia (centro) e Centro Cultural.

As ligações entre os ramais são gratuitas e a discagem deve ser feita sem a utilização do prefixo, teclando-se apenas os quatro números do ramal. Detalhe importante: apesar da novidade, o prefixo original do ICA não será modificado e continua sendo o (38)2101.
Assim, como as demais unidades interligadas, o ICA passa a contar com a possibilidade de uso do ramal 3333 (DDD – Facilitado), que permite completar ligações gratuitas para Instituições e localidades interligadas à RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).
Informações sobre o uso do 3333 estão disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/voip_3333.shtml.

Esse projeto, executado pela equipe da DRC, contou com a participação de Fernando Frota Machado de Morais e Antônio Carlos Soares, com a colaboração de Frederico Augusto G. P. do Lago, do ICA.

CECOM TEM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO APROVADO PELA PRORH

Com o objetivo de implantar um programa de treinamento próprio e específico, que permitisse a reciclagem e a complementação da formação dos seus funcionários, o CECOM organizou um programa junto com a ProRH e a FACE, para este segundo semestre de 2008, com o oferecimento dos cursos Noções de Administração Pública e Desenvolvimemnto Pessoal. Havendo a oportunidade, a Diretoria do CECOM convidou funcionários de alguns órgãos da Administração Central.

O curso Noções de Administração Pública, com carga horário de 120 horas, coordenado pelo Prof. Reynaldo Maia Muniz, está sendo oferecido, desde o dia 18 de agosto, às segundas, quarta e sextas-feiras, no horário de 15h30 às 18h40, na Sala de Aulas do DRH, na Unidade Admiistrativa III, composto pelos módulos:

– A formação histórico-cultural da máquina pública no Brasil

– Ética no Serviço Público

– Elemento de direito administrativo

– Noções de orçamento público

– Organizações receptivas no serviço público

– O RJU e as relações de trabalho no âmbito das organizações públicas.

Estão participando do treinamento os funcionários: Alcione Aguiar Souza (DSG), Antonino Rodrigues de Magalhães (DEMAI), Ari Eduardo da Costa (DEMAI), Arley Machado Scarpelli (DRCA), Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (CECOM), Célia Regina Delgado (DSG), Elizabeth Gonçalves Bastos (PRA), Fernando Frota Machado de Morais (CECOM), Flávio Silva de Castro (DEMAI).


Os participantes do curso Noções de Administração Pública

 

DAC OFERECE CURSO DE SOFTWARE LIVRE WRITER

Continuando com as ações relativas à implantação de software livre no CECOM, a Divisão de Atendimento e Consultoria ofereceu, no período do 12 a 22 de agosto, o curso de Editor de Textos do OpenOffice (Writer).

O curso foi ministrado por Eugênio Pacelli Pereira de Souza, na Sala de Aulas 2, do CECOM, no subsolo da Reitoria.

Esse primeiro treinamento foi oferecido para a equipe da DAA e DGE e participaram: Bárbara Coelho Alves Pereira, Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Gabriel Pinheiro Dutra, Michele Marie Ribeiro Perpétuo, Rubens Crispim da Silva, Vicentina Maria Queiroz, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Ana Paula Fonseca de Almeida e Cristina Maria de Queiroz.


Beth, Michele, Eugênio, Vicentina, Rubens e Ana Paula (escondida)

MORRE O EX-CECONIANO MARCELO CAETANO

Faleceu no dia 17 de agosto/2008, aos 68 anos, o ex-ceconiano Marcelo Caetano Baptista, em decorrência de câncer no baço.

Marcelo Caetano entrou para a UFMG em setembro de 1971, no cargo de Agente de Mecanização e Apoio. Durante anos trabalhou na Divisão de Produção, no Setor de Digitação, onde também ocupou o cargo de chefia. Com as mudanças que foram acontecendo ao longo dos anos, Marcelo ocupou o cargo de Auxiliar de Processamento de Dados e Auxiliar Técnico de Processamento de Dados.

No antigo Setor de Digitação teve início a amizade com a equipe que se manteria até a sua morte.

Em abril de 1992, Marcelo Caetano teve a sua aposentadoria publicada, mas não se desligou totalmente dos seus colegas e amigos do CECOM. Dava sempre um jeito de fazer uma visita e colocar a conversa e os casos em dia. Não se esquecia de ninguém e do abraço carinhoso que dava em todos.

Marcelo deixou viúva Elizabeth, dois filhos Jader e Luciana e o cunhado Benício. Jader e Benício são ex-ceconianos e, atualmente, o primeiro trabalha no ICEx e o segundo no LCC.
A missa de Sétimo Dia aconteceu no dia 23/08, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, do Bairro Cachoeirinha.

Com a morte de Marcelo Caetano, que foi uma supresa para todos, mais um pedaço da história do CECOM se vai, uma vez que ele fez parte do início da computação na UFMG, lá no escondido subsolo.

Fica a saudade! Ficam as lembranças!


Marcelo Caetano Baptista

   


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A Natália Rocha, da DRC, enviou uma dica sensacional. O site é sobre crônicas do livro “Provérbios prolixizados”, que Millôr reescreveu de forma erudita dez ditados populares. Quase meio século depois, Murilo Gun convidar a todos a dar continuidade ao trabalho de prolixização de provérbios iniciado por Millôr. Veja em http://www.eufalodificil.com.br.

– Se você gosta de criar efeitos mágicos em desenhos geométricos, então chegou no lugar certo. No site Myoats, no endereço http://www.myoats.com/create.aspx, você pode criar tudo online usando as ferramentas como se fosse um aplicativo instalado em seu computador. Além disso, pode salvar, fazer download do desenho e muito mais. (Site em Inglês)

– Instalada em São Paulo, a Interzone Futebol, vai lançar em breve o futebol on line. Então, não perca tempo e se cadastre logo porque eles pretendem reunir 11 pessoas de cada lado do gramado virtual. Não deixe de visitar o endereço http://www.interzonefutebol.com.

– Instale o Clipx, que é gratuito, e deixe ele fazer estas tarefas para você. Baixe e instale. Após a instalação, o ícone fica ao lado do relógio do Windows e clicando uma vez sobre o ícone com o botão esquerdo do mouse ele mostra as últimas cópias sejam elas texto ou imagens. O botão direito mostra um menu de opções com destaque para o item Search, para busca no histórico de cópias. Por padrão, o programa vem configurado para memorizar as últimas 25 cópias. Caso queira alterar é só clicar no ícone com o botão direito e vá em “Configure”, aba “General”, e altere o valor em “remember the last XX clipboards”. XX é o valor que você deseja. O endereço é: http://baixatudo. globo.com/Baixatudo/Categoria/Facilitar_ e_organizar/0,,DOA19676-7758-CLIPX,00.html.

– O DriverMax ajuda você a fazer o backup de todos os drivers instalados no seu PC. Com esse software instalado na máquina, fica fácil restaurar o sistema quando ocorre algum problema, já que essa ferramenta faz uma cópia dos seus drivers atuais, salvando-os em uma outra pasta. Assim, é possível recuperá-los e reinstalá-los para que que tudo volte a funcionar normalmente. Ideal para quem não tem mais os CDs de instalação do computador ou deletou algum driver original por acidente, por exemplo. Voltado para iniciantes e usuários experientes. Ao instalar o aplicativo, será perguntado se você quer rodar a versão de demonstração (trial) ou solicitar uma chave de registro (registration key). Essa chave é gratuita, bastando que preencher seu nome e e-mail para recebê-la e começar a usar o DriverMax. Veja tudo iss em http://baixatudo.globo.com/Baixatudo/Categoria/Seguranca_e_performance/0,,DOA 34837-7648-DRIVERMAX,00.html.

– Recebi um email da minha amiga Alcione, do DSG/Resíduos, que é super criativo. Abra o site e espere um pouco. Não mexa em nada… Nem na barra de rolagem… É provavelmente uma das publicidades mais interessantes dos últimos tempos. Criatividade é isso! Então, vá até o endereço http://producten.hema.nl/.

– O que é a rubéola? A rubéola é uma doença aguda causada por vírus, muito contagioso, que se transmite com extrema facilidade. A pessoa doente pode apresentar manchas avermelhadas na pele, começando no pescoço, que depois se alastra para o tronco, pernas e braços. Saiba mais em http://www.brasillivredarubeola.com.br.


CICLO DE PALESTRAS




REGRA VAI FOMENTAR WEB PELA REDE ELÉTRICA

O Plantão Info, de 22/08/2008, publicou a notícia Regra vai fomentar web pela rede elétrica, transcrita a seguir:

Anatel vai criar regras para incentivar investimentos em banda larga pela rede elétrica.

A transmissão de banda larga pela rede elétrica, que é testada e estudada no país há anos, ganhou um impulso importante nesta semana, depois que o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a criação de uma consulta pública sobre o assunto.

Ainda não há data para que a consulta pública seja realizada, mas esse é o primeiro passo para que o Brasil tenha uma regulamentação para essa nova modalidade de conexão, que usa a infra-estrutura de redes elétricas em conexões que podem chegar a 200 Megabits por segundo (Mbps). Hoje, a velocidade mais alta disponível no país não passa de 30 Mbps.
Pedro Luiz de Oliveira Jatobá, presidente da Associação de Empresas Proprietárias de Infra-Estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações (Aptel), defende a adoção da tecnologia Power Line Communication (PLC) no Brasil há anos e comanda testes que a entidade realiza em locais de baixa renda.

Agora, ele afirma, em entrevista à Reuters, já ter “uma expectativa concreta” de que o sistema se massifique no Brasil em cerca de um ano.

De acordo com o executivo, que também atua na Eletrobras, “há vários grupos interessados com investimentos previstos só aguardando essa regulamentação”.
Jatobá afirmou estar acompanhando de perto o desenrolar do assunto na Anatel e lembra que, no caso da conexão conhecida como “indoor” – só dentro de um determinado ambiente – já existem exemplos de uso em hotéis e edifícios comerciais porque essa modalidade não depende de regras da agência.

“Agora isso poderá se massificar nas residências”, acredita o executivo, já que a popularização pode baratear os custos dos equipamentos e se tornar uma opção a mais de conexão.

O presidente da Aptel prevê a união entre as operadoras de telefonia e as concessionárias de energia elétrica para levar essa nova opção aos clientes. “Eu acredito no modelo das parcerias”, afirmou.

Ele lembra que “está aumentando muito a demanda das elétricas por recursos de telecomunicações” para a instalação de medidores eletrônicos e sistemas de acompanhamento remoto do consumo de energia nas casas.

Tal demanda poderá aproximar os dois grupos de empresas, na avaliação de Jatobá, já que as teles e os provedores de Internet podem ter na infra-estrutura elétrica uma forma de ampliar seu escopo de atuação. “Vai haver uma convergência natural das redes”, espera.
Jatobá também informou que a japonesa Panasonic está participando dos testes de banda larga pela rede elétrica que a Aptel realiza em Barreirinhas (MA) e que, além de modems, fabrica para outros países equipamentos com a tecnologia PLC embutida, como televisores, câmeras de vigilância e sistemas de portão eletrônico.

Em Barreirinhas, o PLC é usado como canal de retorno da TV digital, o que garante a interatividade imaginada pelo governo nesse novo sistema de TV. “Nossa intenção é que isso aconteça também em outras localidades”, afirmou.

O bairro Restinga, na periferia de Porto Alegre (RS), também vive um teste da tecnologia para conexões de locais públicos, como postos de saúde e escolas.

A tecnologia permite conexões em até 200 Mbps e, nos testes já realizados até agora, a Aptel conseguiu, “em condições normais”, 60 a 70 Mbps. Jatobá explica, entretanto, que “várias medidas podem melhorar o desempenho da rede” e elevar a velocidade possível, como a segregação de circuitos.

Ainda não é possível mensurar o preço ao usuário final, segundo ele, porque isso vai depender “do mercado e do tipo de aplicação” que vai se dar a essa modalidade de conexão.


 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 30, de 25/08/1988, publicou notícias sobre treinamento SADS, paradas do A10, instalação de terminal no Setor de Pagamento do DP, apresentação da estrutura da Divisão de Tecnologia e Suporte, remanejamento de Marlene de Almeida Marques para o Setor de Treinamento e Divulgação, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

EXPANSÃO DA REDE
Dentro do processo de expansão da rede de comunicação do A-10, o Setor de Suporte de Hardware/DTS instalou mais uma linha para a DDS, que estava com a linha antiga congestionada.
A partir do dia 26/08, a DDS passará a contar com duas linhas TDI diretas ao A-10: uma englobando o SSC e o SSB e outra com o SSA, SDS e chefia da divisão.

STD CONECTADO AO A-10
Desde ontem, quarta-feira, o STD/DAA está conectado à rede de teleprocessamento do A-10, podendo então, receber notícias via Hermes.
E a partir de amanhã, sexta-feira, estarão conectados ao A-10 os dois micros do Setor de Documentação de Sistemas da DDS.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ Como “O Sistemático” não foi publicado nas duas últimas semanas, os parabéns atrasados para Peterson William Bueno de Oliveira, no dia 18; Yolanda Vieira de Castro, no dia 25; e os ex-ceconianos: David Lan Kwai Pan, no dia 16; Heitor Mota Belisário de Moraes, no dia 18; Eduardo Henrique Lima e Zélia Miranda Kiliminik, no dia 21; Tarcísio Antônio Lopes, no dia 22; Paulo Maia da Costa Ribeiro, no dia 23; Luciano de Errico, no dia 24; e prof. Nívio Ziviani, no dia 27. Os parabéns, em dia para: Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, hoje, dia 28; Edir Cabral de Lacerda Ferreira e Fabrício Duarte Nogueira, no dia 02; e os ex-ceconianos: Francimara Teixeira Garcia, no dia 29; André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Mércia Aparecida Lemos, no dia 31; Roberto Simone Maciel Júnior e Elizângela de Souza Prado, no dia 1o de setembro; Cláudia Machado Valente, no dia 03; Vânia Márcia Paiva Pacheco, Leandro Souza Costa e Glaura da Conceição Franco, no dia 04..

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No último dia 18, Peterson William Bueno de Oliveira completou 17 anos. Como na DAA ninguém deixa passar nada, Peterson teve a surpresa de ganhar bolo e refrigerantes. Bem que ele tentou fugir da festa, mas não conseguiu e teve que escutar todos cantando o Parabéns prá você! As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro Dutra.


Peterson e seus presentes


A mesa com o bolo e os refrigerantes


Beth, Ana Paula, Rosa e Emerson


Ana Paula, Assahaf, Gilmar, Denise, prof. Paulo Seixas, Eugênio e Márcio Viana