Sistemático: Edição 1393 – 04/09/2008


Notícias



ATI PARTICIPA DO UNISYS TECH FÓRUM 2008

A Unisys do Brasil realizou, de 27 a 30 de agosto, em Recife/PE, o evento Unisys Tech Fórum, com a participação de CIOs (Chief Information Officer) de várias empresas de todo o país. Os objetivos principais do encontro são o de promover a troca de experiências entre os profissionais da área e apresentar e discutir novas tecnologias e seus impactos nas organizações.

Representando a UFMG, estiveram presentes ao evento o prof. Paulo Fernando Seixas, diretor de Tecnologia da Informação, e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, diretor do Centro de Computação.

Segundo Carlos Alfeu, as principais atividades estiveram relacionadas a apresentações e debates relacionados aos rumos tecnológicos e impactos desses avanços no dia-a-dia das comunidades de clientes, fornecedores, colaboradores etc.

CONTINUA O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO CECOM

Conforme divulgado na edição anterior de O Sistemático, o CECOM organizou um programa junto com a ProRH e a FACE para reciclagem e complementação da formação de seus funcionários. Nesse segundo semestre de 2008, serão oferecidos dois cursos: o primeiro, Noções de Administração Pública, teve início no dia 18/08; e o segundo, Desenvolvimento Pessoal, terá início na próxima segunda-feira, dia 08/09.

O curso Desenvolvimento Pessoal terá carga horária de 90 horas, coordenado por Walter Alcântara de Matos Filho, e será oferecido às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de 15h30 às 18h40.

Estarão participando do treinamento os funcionários: Adyr Rodrigues Nascimento (CECOM), Alda Batista (CECOM), Cláudio Lima de Oliveira (DEMAI), Delma Nogueira de Souza Gurgel (Imprensa), Diva Corrêa Vieira (CECOM), Edmar Leão Guimarães (DSG), Élcio Batista Souza (DEMAI), Elizabeth Gomes Oliveira Clementino (CECOM), Elza Maria Guedes Rozinholi (CECOM), Emerson Henrique Kfuri Pererira (CECOM), Geraldo dos Reis (CECOM), Gilson Geraldo Motta (DEMAI), Helvécio Cossenzo Pinto (CECOM), Hildebrando L. Queiroz (Imprensa), Ildefonso Carrieri (Imprensa), Ismênia Pereira Bonaparte (DSG), Jader Santos (CECOM), Marcelo Eduardo Lacorte (DEMAI), Márcia Maria Fernandes França (CECOM), Marcus Aurélio Nunes de Oliveira (DSG), Maria da Penha de Souza (DSG), Nilson José Marinho Vale (CECOM), Paulo Inácio Sobrinho (CECOM), Rosa Amélia Santos Froeseler (ATI), Selma de Paoli Loureiro Damascena (CECOM), Shirley Tadeu Ponciano Gomes (DSG), Silvana Maria Martins (Imprensa),Tatiana Pereira Queiroz (COPI), Tereza Cristina Andrade Oliveira (CECOM) e Vicentina Maria Queiroz (CECOM).

Os dois cursos de capacitação serão encerrados em meados do mês de novembro de 2008.

 

APÓS AS FÉRIAS, VOLTA A SUBIR O ACESSO AO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de agosto/2008, foram registrados 5.501 usuários diferentes acessando o sistema, desde que ele foi implantado no início de abril/2006.
No gráfico abaixo, pode-se verificar um crescimento em relação ao mês anterior, devido ao fim do período de férias.

Para quem está fora da Rede UFMG, por exemplo, acessando a Internet de casa, o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária.

Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, ou diretamente no endereço proxy.

 

 

NOVOS ESTAGIÁRIOS NO CECOM

O CECOM está contando, desde o dia 1º de setembro, com dois novos estagiários.
São eles: Lucas Marcel Fernandes Goulart, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde participará de serviços relacionados às licitações, contratos preparados pela divisão, permissão de uso e contratos com fornecedores.

Douglas do Couto Teixeira, aluno do curso de Ciência da Computação, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde já está prestando serviços de apoio aos usuários administrativos.


Lucas Goulart


Douglas Teixeira


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A gigante Google lançou nesta terça-feira o seu navegador Chrome. Como todo produto novo tem problema, o melhor é você baixar e usar para tirar as dúvidas. Vá até o endereço http://www.google.com/chrome.

– Bacana é um twitter de música, no endereço http://blip.fm. Lá permite que você publique e ouça ao mesmo as músicas. E outra coisa, você ouve as músicas indicadas pelos seus amigos. Antes disso, tem que fazer o registro. (Site em Inglês)

– Mais um ano se passou e começa a 5ª edição do The BOBs – como sempre no dia 31 de agosto, o internacional Dia Mundial dos Blogs. “ Assim, aproveitamos para mostrar nosso apoio a outras formas de incentivo ao intercâmbio internacional entre blogueiros. Como a cada ano, o The BOBs pretende premiar, com a sua ajuda, os melhores blogs do ano – os mais bonitos, mais tocantes, mais inovadores, mais legais ou mais informativos que surgiram na blogosfera. Faça suas sugestões e veremos!” Veja em http://www.thebobs.com/index.php?l=pt.

– A TV do futuro será fininha e dura? Engano seu. A TV do futuro, lançada pela SONY, é flexível e tem a tecnologia OLED. Assista o vídeo e confira em http://br.youtube.com/watch?v=NcAm3KihFho.

– Você sabia que o técnico Ney Franco tem um site e além disso é cantor? Confira no site oficial http://www.neyfranco.com.br a vida e obra dele.

– Vai votar? Clique aqui e veja os candidatos com a ficha de todo Brasil. Noooooosa! Como tem gente com ficha suja! Não deixe de ver em http://www.amb.com.br.

– Quer usar o Photoshop on line? Primeiro, faça o cadastro clicando no link join now. Preencha os campos com nome, e-mail e ano de nascimento e um e-mail válido. Aguarde que será enviado e-mail com seu acesso. Vá até o endereço http://www.photoshop.com/express. (Site em Inglês)


GOOGLE ANUNCIA NAVEGADOR E DESAFIA MICROSOFT

O Globo Online publicou , no dia 02/09/2008, a notícia Google anuncia novo navegador e desafia Microsoft, transcrita a seguir:

O Google lança nesta terça-feira, dia 02, um navegador próprio e gratuito, em um claro desafio à Microsoft, que domina o mercado dos browsers, informou hoje a gigante da Internet. O navegador do Google, que se chamará Chrome, estará disponível nesta terça em sua versão beta (de teste) em 100 países, incluindo o Brasil, segundo os diretores da empresa em seu blog oficial.

Você pretende testar o Chrome?

O cartunista Scott McCloud, convocado pelo Google, fez uma história em quadrinhos de 38 páginas explicando as principais inovações do navegador. O resultado pode ser visto no link http://www.google.com/googlebooks/chrome/ind.

ex.html. (em inglês)

O anúncio foi interpretado pela imprensa como a entrada do Google nos domínios da Microsoft, uma empresa que cresceu até se transformar em um gigante graças à liderança de seu sistema operacional, o Windows, e de seu navegador, o Explorer. Atualmente, a Microsoft conta com 72% do mercado de navegadores com o IE. Em segundo aparece o Firefox, da Mozilla, com 20%.

Qual programa você usa para navegar na rede?

“Todos passam muito tempo em um navegador. Fazemos buscas, conversamos, enviamos mensagens, compramos e lemos notícias. Por isso, começamos a pensar seriamente em como seria se criássemos um navegador”, asseguraram no blog Sundar Pichai, vice-presidente para a gestão de produtos, e Linus Upson, diretor de engenharia do Google.
“A rede evoluiu tanto, com os novos aplicativos e programas, que nos demos conta de que não necessitamos somente de um navegador, mas de uma nova plataforma moderna”, afirmaram.

Uma das funções do Chrome será isolar cada site que abre, para evitar que, em caso que de um erro, tudo seja perdido. Essa função também foi anunciada na versão beta 2 do Internet Explorer 8, lançado na última semana.




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 31, de 01/09/1988, publicou notícias sobre estrutura da Divisão de Produção, paradas do Sistema A10, organização da Biblioteca do CECOM, dicas da Biblioteca, dicas do SADS, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

REMANEJAMENTO DE PESSOAL
O analista Cantídio Lelis Pereira, do Setor de Sistemas B da DDS, será remanejado, a partir da semana que vem, para o Setor de Banco de Dados da Divisão de Tecnologia e Suporte.

PALESTRA DA SUCESU-MG
A Sucesu-MG promoveu, no dia 31, uma palestra para seus associados e interessados sobre “ Segurança Física e Proteção de dados do CPD”. Do Centro de Computação estiveram assistindo à palestra Benjamim Pinto Neto, Avair Eustáquio e Célio Casemiro de Sousa.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para Renato Machado Righi, no dia 08; e Rogério Soares Pinheiro, no dia 11. Os parabéns para os ex-ceconianos: Vânia Márcia Paiva Pacheco, Leandro Souza Costa e Glaura da Conceição Franco, no dia 04; Laertes Junqueira, no dia 05; Paulo Vianna Affonso e Hélio Chachan, no dia 07; Henrique Pacca Loureiro Luna, no dia 08; Elidimar Sérgio Soares, no dia 09; Rodrigo Fontes Ribeiro e Aloísio Furbino Gualberto, no dia 10.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Desde o dia 18 de agosto/2008, o CECOM junto com a ProRH e a FACE estão oferecendo um programa de capacitação para funcionários do próprio CECOM e de alguns órgãos da Administração Central, com o curso Noções de Administração Pública. As aulas estão sendo realizadas na sala de aulas do DRH, na Unidade Administrativa III, às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de 15h30 às 18h40.
As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Os alunos do curso Noções de Administração Pública


Carmem Maia está sendo a instrutora do módulo Ética no Serviço Público