Sistemático: Edição 1394 – 11/09/2008


Notícias



minhaUFMG TERÁ TROCA DE SERVIDOR

Na quarta-feira da próxima semana, dia 17/09/2008, o Portal minhaUFMG ficará indisponível de 06h às 10h para manutenção do servidor. Será realizada troca da máquina por uma com maior capacidade de processamento e armazenamento, apta a atender à crescente demanda da comunidade universitária pelo Portal. Essa mudança envolve atividades do CECOM, que serão realizadas pela Divisão de Redes de Comunicação, e do LCC. No LCC, a configuração da nova máquina está sendo realizada por Renato Antônio Veneroso da Fonseca e a migração da base de dados será feita por Wicrion Ferreira da Silva. As atividades de ativação do novo servidor estão sob a coordenação de Soraya Jardim Neves Alves, do LCC. O Portal minhaUFMG atingiu recordes expressivos no final do semestre passado, como pode ser visto no gráfico abaixo, e indicou a necessidade de atenção especial da ATI à sua infra-estrutura de acesso.

 

CECOM PARTICIPA DE TREINAMENTO DO SCOLD

A Auditoria Geral da UFMG, em parceria com o Laboratório de Computação Científica (LCC), desenvolveu uma ferramenta de trabalho denominada Sistema de Coleta de Dados online – SCOLD, que fornece de forma rápida e objetiva informações de caráter orçamentário, financeiro e patrimonial, tanto para os gestores das unidades, quanto para a auditoria. O Sistema visa também orientar as chefias ou responsáveis pelas áreas de execução e gerenciamento nas unidades, de forma a atender com maior segurança o cumprimento da legislação vigente as determinações dos órgãos de Controle Interno e Externo, respectivamente, Controladoria Geral da União – CGU – e Tribunal de Contas da União – TCU. No dia 09/09/2008, a Auditoria realizou um treinamento no LCC para as unidades gestoras da UFMG para apresentação do SCOLD. Representando o CECOM, estiveram presentes ao treinamento Márcia Regina Lemos, diretora da Divisão de Apoio Administrativo, e Ana Paula Fonseca de Almeida, da DAA.

 

NOVO FUNCIONÁRIO DO CECOM

O CECOM está contando, desde o dia 08/09, com um novo funcionário. Trata-se de André Mendes Garcia, Analista de Tecnologia da Informação, lotado na Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS). André Garcia é natural da cidade de Manhuaçu/MG e formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Vindo para Belo Horizonte, trabalhou na GVS – Global Value Soluções – de junho deste ano até a sua saída. Prestou concurso público na UFMG em junho/2008 e foi classificado em 1º lugar para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação, sendo logo chamado para assumir as suas funções na Universidade.


André Garcia

 

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Com o propósito de ajudar o eleitor na escolha de seu candidato a prefeito de Belo Horizonte, o Portal Uai desenvolveu o jogo,em http://sites2.uai.com.br/eleicoes2008_game, para comparar sua opinião sobre temas importantes para a cidade com a dos nove candidatos na disputa. Cada um deles teveque responder a um questionário de onze perguntas relativas a desafios enfrentados pela capital mineira e justificar suas respostas.

– A Associação Apostolado do SagradoCoração de Jesus – ASC – é uma instituição de natureza civil, sem fins econômicos, e de inspiração católica. Saiba mais no endereço http://www.asc.org.br.

– Um novo serviço de perguntas e resposta está no ar. Brasigo, em http://brasigo.com.br, aos moldes do Yahoo! Respostas,já teve mais de 2 mil usuários em seu lançamento. Para ser usuário do serviço tem que fazer cadastro.

– Uma dica do caderno de informática da Folha de São Paulo: Se você tem um blogou página da internet e quiser disponibilizar o download da página sob o formato PDFou então criar um documento PDF a partirde um endereço específico, uma boa dica é o programa Web2PDF Online. O software permite criar um arquivo PDF com o conteúdo de qualquer página da rede. Para usar o serviço, basta fazer um cadastro no site http://web2.pdfonline.com. Depois basta acessar o site e selecionar as configurações desejadas.

– Quer ouvir e ver vídeos que embalaram os anos 80? Aponte seu navegador para o site 80Music Vids (http://www.80smusicvids.com) e deixe sua imaginação voar. (Site em Inglês)

– Já que estamos falando de músicas, vai uma dica para os fãs da música popular brasileira. Além de notícias, você assiste vídeos e acompanha tudo que está rolando com bandas que não estão na mídia e bandas que estão fazendo maior sucesso. Veja no endereço http://showlivre.oi.com.br/programas.php.

– Eu gosto muito de músicas e, é claro, que nem todos os estilos. Indico mais um site de shows pra lá de bom, no endereço http://concerts.wolfgangsvault.com. Neste site tem todos os shows gravados por músicos e bandas que já fizeram apresentaçãoao vivo na Holanda. É só fazer o registro,que é gratuito. (Site em Inglês)


ESCOLA DE VETERINÁRIA SERÁ PONTO DE COLETA DE SANGUE

Na próxima terça-feira, 16, o Hemominas, em conjunto com o Diretório Acadêmico (DA) Professor Alberto Wilwerth, da Escola de Veterinária, realizará coleta de sangue,entre 8h e 11h, no andar térreo da Unidade.De acordo com o coordenador geral do DA, Danilo Cavalcanti Gomes, a meta é superar os 18 litros alcançados em março deste ano,quando foi firmada a parceria de coleta semestral.

" Nesta segunda experiência, nosso estímulo é ainda maior, já que os bancos de sangue sofreram queda nas últimas quatro semanas em conseqüência da vacinação contra a rubéola, que inviabiliza o doador por 28 dias?, explicou.

A expectativa é que compareçam cercade 70 pessoas, como na primeira vez,mas nem todos possam efetivamente doar sangue por não atenderem a todos os pré-requisitos. Para se certificar de que está habilitado à doação, o voluntário deve se informar no site do Hemominas. Os interessados devem comparecer à Escola de Veterinária portando documento com foto. Outras informações pelo telefone 3409-2072.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009755.shtml – 10/09/2008)




OBRA ALTERA TRAJETO DAS LINHAS INTERNAS B E B1, NA PAMPULHA

Devido à retomada das obras para instalação do coletor de esgotos em frente ao prédio da Reitoria, que interrompeu o trânsito na avenida Mendes Pimentel, no campus Pampulha, as linhas de ônibus internas B e B1 sofrerão pequenas mudanças em seus trajetos.

A partir de agora, os pontos que ficam em frente à Fafich, à Face, à Praça de Serviços, à Biblioteca Central, ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e à Reitoria estão temporariamente desativados.

Esta situação deve durar aproximadamente 40 dias. Os pontos mais próximos são os da Escola de Ciência da Informação (ECI) e da rua Professor Eduardo M. Guimarães, em frente à escadaria da Reitoria. Mesmo com essa mudança, os horários das linhas não sofreram alteração alguma.

Mais informações pelo telefone (31) 3409-4600.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009753.shtml#topo – 10/09/2008)


DSG PESQUISA DEMANDA POR ÔNIBUS INTERNO NO CAMPUS PAMPULHA

A Divisão de Transportes do Departamento de Serviços Gerais (DSG) iniciou nesta segunda-feira, dia 8, um estudo para identificar a demanda da comunidade universitária por transporte interno no campus Pampulha. Durante 30 dias, os ônibus internos circularão com uma catraca para quantificar sua utilização, o que exigirá que a entrada seja feita sempre pela porta dianteira e a saída pelas demais.

A partir do estudo, a UFMG pretende melhorar o quadro de horários dos ônibus e verificar a necessidade de aumento da frota.

A instalação das catracas não trará modificações nos horários ou percursos dos coletivos.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009707.shtml – 8/09/2008)

 




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 32, de 09/09/1988, publicou notícias sobre estrutura da Divisão de Núcleos Computacionais, paradas do Sistema A10, dicas da Biblioteca, programação de férias, contratação da bolsista Maria Lúcia Adorno Anconi, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CURSO INTRODUÇÃO A MICROCOMPUTADORES
O CECOM vai promover, no período de 12 a 16 de setembro, um curso de Introdução a Microcomputadores e Editor de Textos para funcionários do Colégio Técnico da UFMG. O curso será realizado no próprio colégio e será ministrado pelo analista Rômulo Chaves Mendes, da DAA.

RELOTAÇÃO
O analista Luiz Henrique Loureiro dos Santos, do setor de Banco de Dados da DTS, foi relotado na Escola de iblioteconomia da UFMG.

TELEGRAMA
O Setor de Pessoal e Patrimônio, com a finalidade de atender instruções do Depto. de Racionalização, informa que o formulário de telegrama utilizado pela Universidade foi tirado de circulação. O formulário a ser adotado é o impresso padrão da EBCT.
O Depto. de Racionalização solicita que os telegramas sejam expedidos preferencialmente por esse meio, evitando os telegramas fonados que saem até o triplo do preço do telegrama simples.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático envia os parabéns para Rogério Soares Pinheiro, hoje, no dia 11. Os parabéns para os exceconianos: Aldemar Lopes de Souza, Diego Amadeu Duarte de Morais Santana e Arnaldo José de Oliveira, no dia 13; Haroldo Cançado Rolfs, no dia 17; Luiz Henrique Loureiro dos Santos, Carla Oliveira Bechelane e Ricardo Yokoyama, no dia 18.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Teve início nesta segunda-feira, dia 08 de setembro, o curso Desenvolvimento Pessoal do Programa de Capacitação organizado pelo CECOM, ProRH e FACE, para funcionários do próprio CECOM e de alguns órgãos da Administração Central. Esse curso, com carga horária de 90 horas, está sendo realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de 15h30 às 18h40, nas dependências do DRH.

O primeiro módulo, Relações Interpessoais no Trabalho, está sendo aplicado pela profª Maria Vicentina Braga. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


A instrutora Vicentina apresentando o primeiro módulo do curso


Os alunos do treinamento


Os alunos do treinamento


Outra vista da sala de aulas