Sistemático: Edição 1395 – 18/09/2008


Notícias



DDDs PARA O MEC ESTÃO LIBERADOS VIA RAMAL 3333

Conforme tem sido divulgado, a UFMG é parceira da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) na utilização de recursos de VoIP (voz através da Internet).

Essa semana, a RNP comunicou que o problema técnico que vinha impedindo a realização de ligações de DDD gratuito para o MEC foi resolvido. Assim, através do ramal 3333 – DDD
Facilitado
, já é possível fazer ligações da UFMG para o Ministério da Educação.

O DDD Facilitado UFMG foi implantado e colocado à disposição da comunidade acadêmica em maio deste ano. Por meio da sequência numérica 3333, é possível realizar ligações de longa distância, dos ramais fixos da Universidade para instituições integrantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), tais como o MEC, o MCT, o CNPq, a Finep e a maioria das IFES. E o melhor: as ligações são gratuitas para as unidades e órgãos da Universidade.

Para utilizar o DDD Facilitado UFMG, basta seguir os passos:

– Discar para o ramal 3333;

– Assim que for iniciada a mensagem automática, discar o número desejado na seguinte forma: 0 + código DDD da cidade + número do telefone. Não é necessário o uso de código de operadora.

O uso de VoIP pela UFMG, através do ramal 3333, tem o objetivo de permitir maior agilidade, ampliar as opções de comunicação disponíveis e, principalmente, reduzir custos.

Ele não se propõe a substituir os serviços tradicionais de DDD, mas mostra-se como opção econômica na utilização do sistema telefônico da Universidade. Além disso, o DDD Facilitado UFMG está disponível para todos os ramais da Universidade. O CECOM orienta que ele deve ser usado sempre que possível e, em caso de dúvida, basta entrar em contato, através do e-mail voip@cecom.ufmg.br, ou do telefone 3409-4009. Há informações disponíveis também no site http://www.cecom. ufmg.br/voip_3333.shtml.

CECOM REALIZA PREGÃO ELETRÔNICO

O CECOM realizou, no último dia 11, pregão eletrônico para aquisição de 800 aparelhos telefônicos de mesa. Estes aparelhos destinam-se às novas instalações da Escola de Engenharia, que será transferida para o Campus em 2009, e para outras expansões e substituições.

Foi vencedora a empresa Startel Telecomunicações e Informática.

Participaram da comissão do pregão: Márcia Regina Lemos, como pregoeira; Fernando Frota Machado de Morais e Antônio Carlos Soares, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC); Ana Paula Fonseca de Almeida e os estagiários Lucas Marcel Fernandes Goulart e Bárbara Coelho Alves Pereira, da Divisão de Apoio Administrativo (DAA).


Fernando Frota, Bárbara Coelho, Lucas Marcel, Antônio Carlos e Márcia Lemos

 

 

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O CECOM realizou, no último dia 11, pregão eletrônico para aquisição de 800 aparelhos telefônicos de mesa. Estes aparelhos destinam-se às novas instalações da Escola de Engenharia, que será transferida para o Campus em 2009, e para outras expansões e substituições.

Foi vencedora a empresa Startel Telecomunicações e Informática.

Participaram da comissão do pregão: Márcia Regina Lemos, como pregoeira; Fernando Frota Machado de Morais e Antônio Carlos Soares, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC); Ana Paula Fonseca de Almeida e os estagiários Lucas Marcel Fernandes Goulart e Bárbara Coelho Alves Pereira, da Divisão de Apoio Administrativo (DAA).


Gustavo Campos

 

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Leia um excelente artigo do Reynaldo Polito sobre alguns dos gestos que apresentam diferenças de interpretação mais curiosas no endereço http://economia.uol.com.br/planode carreira/artigos/polito/2008/09/15/ult4385u82.jhtm.

– Divertida é a dica que a Natália Avelar, da DRC, enviou para criar uma animação com foto e ritmo de uma amigo ou a sua foto mesmo. Siga os passos descrito no site e divirta-se. O endereço é http://www.viralciencia paravida.com.br.

– Agora, a dica é da outra Natália, a Nathália Rocha, também da DRC, que acompanha as séries de tv como Prison Break, Monk, House entre outras que passam por aqui. No link http://www.pogdesign.co.uk/cat você acompanha a série em Inglês que passa na tv americana. No link http://blogseriesbr.blogspot.com você também acompanha a série em inglês com legenda em Português.

– Sabe aquele seu mouse de R$ 10 que parou de funcionar e só move o cursor para a esquerda? Não presta mais, vai para o lixo, obviamente. Mas que lixo? Você sabe para onde esse material será encaminhado? Sabe que tipo de problemas ao meio ambiente ele pode causar se for desconsiderado nas triagens do lixo comum? Saiba mais em http://tecnocracia.com.br/arquivos/inclusao-digital-vs-lixo-eletronico-vs-meio-ambiente.

– Outra dica da Natália Avelar. Para quem gosta de utensílios diferentes, bem diferentes daqueles que existem no mercado, está no lugar certo. Para quem cria gato, de 4 patas, tem uma almofada bacana. Mas para aqueles que gostam de uma rede e não tem onde pendurar a sua, tem um suporte bom demais. Veja no endereço http://www.euqueru.net.

– Visões e curiosidades do mundo tecnológico da interessante você encontra em http://chipado.com.

– Um fórum para quem gosta de computação gráfica se encontra em http://www.archpro.com.br/forum/index.php. Tem que fazer registro para perguntas.

– Arquiteturas maravilhosas. Desenhos e fotos incríveis. Veja o desenho de um prédio em Dubai, chamado Wave Tower. Não deixe de ver em http://www.arquiteturando.com.

– Nesse site você transforma facilmente qualquer foto digital em um Cubo Mágico. Infelizmente você só consegue fazer o cubo, e não interagir com ele, o que seria bem bacana. Para entrar, acesse http://www.dumpr.net/rubik.php.

– Esse vídeo não é recente, mas só ontem fui ver e achei o comercial extremamente divertido e criativo. Para quem ainda não viu, acesse http://www.youtube.com/watch?v= dybqpM7eC2k .

– Nostalgia pura. Veja como estão hoje os atores que protagonizaram uma das séries de TV mais cultuadas dos últimos tempos, “Anos Incríveis”. Acesse http://www.sedentario.org/imagens/os-atores-da-serie-anos-incriveis-hoje-2000/.




URNAS COM LINUX TERÃO BIOMETRIA ESTE ANO

O Plantão Info, de 17/09/2008, publicou a notícia Urnas com Linux terão biometria este ano, transcrita a seguir:

TSE terá 100% das urnas eletrônicas rodando Linux nestas eleições. Algumas cidades vão testar biometria.

As urnas eletrônicas que serão usadas no pleito de 2008, que escolhe os novos prefeitos e vereadores de todo o Brasil, inauguram o uso de sistema operacional Linux e, em três municípios escolhidos para teste, também o recurso da biometria para identificação do eleitor.

As iniciativas fazem parte da estratégia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de “melhorar a segurança e a transparência do processo”, segundo Giuseppe Dutra Janino, secretário de tecnologia da informação do TSE.

Segundo Janino, em entrevista à Reuters, “há várias campanhas no sentido de macular esse processo”, mas, nos 12 anos em que o Brasil se utiliza de urnas eletrônicas, “nenhuma fraude foi comprovada”, afirmou.

A decisão de substituir os sistemas operacionais VirtuOS e Windows CE pelo Linux em 100 por cento das 480 mil urnas do país terá três vantagens, de acordo com o secretário.
“Uma delas é a economia”, segundo ele, já que o órgão de governo não terá mais de comprar licenças dos antigos sistemas proprietários.

Ele reconhece que foi preciso desenvolver todos os softwares novamente para a troca ao sistema Linux, mas ressalta que “o custo do desenvolvimento se paga na medida em que não se pagará mais pelos sistemas nas próximas contratações”.

O ciclo de contratação de novas urnas é de dois anos, de acordo com o crescimento demográfico. O Brasil tem atualmente 130 milhões de eleitores, número que cresce em média 6 por cento a cada dois anos, segundo o executivo.

Outra vantagem da escolha do Linux, segundo Janino, “é a transparência do processo”. Segundo ele, com os antigos sistemas proprietários, o TSE tinha dificuldade em abrir os códigos de programação das urnas a entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e mesmo aos partidos políticos.

A 180 dias de cada pleito, o TSE abre todas as linhas de códigos para esses órgãos para que atestem sua legitimidade, antes das urnas serem lacradas digitalmente.
A terceira vantagem, de acordo com o secretário, é a segurança. “O software (Linux) é robusto e reconhecidamente seguro”, afirmou Janino.

Outra inovação tecnológica do processo eleitoral deste ano será a presença de uma auditoria externa. Em toda eleição, uma comissão capitaneada pelo juiz eleitoral sorteia algumas urnas para acompanhar seu desempenho no dia da eleição.

Neste ano, entretanto, o processo, que já conta com câmeras que filmam a operação da urna, também terá a presença da auditoria Moreira e Associados, selecionada para acompanhar o processo.

O Brasil tem 27 regionais e, em cada uma delas, quatro urnas são sorteadas para a auditoria, como explicou Janino.

IMPRESSÃO DIGITAL

Em outra iniciativa para garantir a segurança do processo, o TSE vai implantar a identificação biométrica do eleitor em três municípios, como parte de um teste piloto.
“Na medida em que eliminamos a intervenção humana, ampliamos a credibilidade do processo”, afirmou Janino.

A biometria se caracteriza por identificar o usuário através de alguma característica única de seu corpo. O TSE fará, neste piloto, identificação pela impressão digital, mas está apto também a identificar os eleitores pela face.

Neste ano, as cidades de Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado do Oeste (RO), que juntas concentram em torno de 45 mil eleitores, serão as primeiras a adotar a identificação pelas digitais.

“Eliminamos a possibilidade de um eleitor votar pelo outro”, destacou Janino, além de ressaltar que, nessas cidades, o processo de identificação fica a cargo do próprio eleitor, e não mais do mesário.

As cidades foram escolhidas por já disporem de urnas equipadas com scanner de digitais e por serem localidades que fariam o recadastramento eleitoral. No processo de recadastramento, os eleitores já colheram suas digitais e foram fotografados para garantir a identificação biométrica.

Janino explica que mesários e eleitores já passaram por simulados nessas regiões. “A cultura digital já se disseminou nessas três cidades”, disse ele.

O secretário explica que, desde 2006, todas as urnas adquiridas são equipadas para permitir a identificação biométrica. Por isso, de acordo com o ritmo de renovação do parque de equipamentos, ele estima que “em um período de cinco a dez anos” o recurso seja estendido para todo o país.

O TSE já firmou “acordos de cooperação” com vários países, como Paraguai, Argentina, México, Venezuela e Honduras para o empréstimo das urnas brasileiras, mas não tem planos, segundo Janino, de “vender a tecnologia ou o equipamento”.

A idéia, segundo ele, é apenas “transferir conhecimento de uma solução bem sucedida”. Ele acredita que a imagem do país se beneficia. “Nossa imagem é bem destacada no âmbito internacional”, afirmou.


AMANHÃ É O ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÕES DO VESTIBULAR UFMG 2009

As inscrições ao Vestibular UFMG 2009 terminam nesta sexta-feira, 19 de setembro. Até a manhã desta quinta-feira, 18 de setembro, a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) registrou 61 mil inscrições. Estudantes que ainda têm interesse em se inscrever para concorrer a uma das 4.950 vagas, em 65 cursos, devem preencher formulário disponível na página da Copeve (www.ufmg.br/copeve).

A inscrições só podem ser feitas pela internet e, para confirmar a inscrição, os candidatos precisam fazer o pagamento da taxa, no valor de R$ 125, até 19 de setembro. Já os beneficiados pelo Programa de Isenção da Taxa de Inscrição devem fornecer o código de isenção.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009840.shtml – 18/09/2008)


PREJUÍZOS DA CHUVA PODEM ULTRAPASSAR R$ 1 MILHÃO NA UFMG

A chuva de granizo ocorrida ontem, 17, causou grandes estragos no campus Pampulha. De acordo com a diretora do Departamento de Manutenção e Operação de Infra-estrutura (DEMAI), Rute Maria Martins, os reparos devem ultrapassar R$ 1 milhão.

Foram várias salas inundadas, vidros quebrados, jardins e carros danificados. Os mais prejudicados, no entanto, foram os prédios de telha de amianto: eles não resistiram ao impacto das pedras de gelo que abriram espaço para a água invadir o interior dos prédios.

Funcionários do DEMAI, da Pró-Reitoria de Administração da Universidade, iniciaram hoje visitas a todas as unidades para levantar os danos de cada unidade e providenciar soluções, como obtenção de materiais para os telhados.

Enquanto as novas telhas não são adquiridas e instaladas, um paliativo será a colagem de mantas asfálticas nos rombos provocados pela chuva e a compra de mais lonas para proteção de equipamentos e livros. “Disponibilizamos uma equipe para resolver os problemas, mas até mesmo para fazer a colagem o local precisa estar seco e limpo para evitar acidentes com os trabalhadores. Não é um processo rápido”, informou a pró-reitora de Administração, Ana Motta Rodrigues.
{
Parceria entre o Departamento de Serviços Gerais (DSG) e a divisão de áreas verdes, do Departamento de Planejamento Físico e Obras (DPFO), irá acelerar a limpeza das vias públicas do campus.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009841.shtml – 18/09/2008)






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 33, de 15/09/1988, publicou notícias sobre progressão por titulação, manutenção dos equipamentos Itautec, recadastramento da Biblioteca do CECOM, paradas do Sistema A10, dicas da Biblioteca, contratação do novo esta-giário Helder Antônio Medina Ávila. A notícia que se destacou foi:

CURSO PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
O Depto. de Ciência da Computação concedeu uma bolsa do curso de Programação de Computadores – PROCOM VI – para o estagiário Carlos Alberto Barbosa França, da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas do CECOM. A bolsa foi concedida após o teste realizado no dia 28/08.
O curso terá início no dia 19 de setembro, com término previsto para abril de 1989. As aulas serão realizadas de segunda a quinta, no horário de 19h às 22h, no ICEx.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Luiz Henrique Loureiro dos Santos, Carla Oliveira Bechelane e Ricardo Yokoyama, no dia 18; Ênio Fernando Vilela e André Luís Cioffi, no dia 19; Gustavo Campos Ferreira Guimarães, Edésio Costa e Silva e Maria do Carmo Viegas, no dia 20; Heloísa Helena Pimenta e Marlene de Almeida Marques, no dia 21.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 18 de agosto/2008, foi comemorado o 17º aniversário de Peterson William Bueno de Oliveira, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha. A surpresa para Peterson teve bolo e refrigerantes e contou com a presença de muitos ceconianos. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Bolo de maracujá


Peterson e Gabriel


Carlos Roberto, Beth e Gilmar


Adriana Bittencourt e Michele


Márcia Lemos, Adriana Bittencourt e Bárbara


Beth, Ana Paula, Adriana (ao fundo), Rosa e Vicentina