Sistemático: Edição 1396 – 25/09/2008


Notícias



ATI APRESENTA DIÁRIO ELETRÔNICO PARA A MEDICINA

Desde o dia 26 de agosto/2008, a ATI – Diretoria de Tecnologia da Informação – está apresentando o Diário Eletrônico para secretárias de departamentos e professores da

Faculdade de Medicina. Como são muitas pessoas, elas foram distribuídas em grupos de, no máximo, 10 funcionários. O Sistema Diário de Classe Eletrônico foi concebido com o intuito de facilitar a relação dos professores com suas respectivas turmas, trazendo vantagens como o lançamento do cronograma das atividades previstas e da matéria lecionada, a inclusão e apuração da freqüência, criação dos critérios de avaliações para lançamento das notas e apuração dos resultados parciais e final. Possibilita, ainda a interação direta com os alunos atrávés de e-mail e a integração com a ferramenta Moodle.

As apresentações, que estão acontecendo todas as terças-feiras, estão a cargo do prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI; profa Zélia Maria Oliveira Falcão de Almeida e Thiago Tadeu Rodrigues Moreira, do CECOM. Até esta semana, já participaram das apresentações cerca de 40 secretárias e professores.

As primeiras apresentações foram realizadas na Sala de Reuniões do 7º andar e agora estão sendo realizadas na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, no horário de 14h às 17h, e deverão se estender até o final do mês de outubro.


Prof. Paulo Seixas em apresentação realizada no 7º andar

 

PRORH DARÁ INÍCIO À AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Tendo em vista a deliberação do Conselho Universitário, de se utilizar, em 2008, o mesmo procedimento adotado para a Avaliação de Desempenho realizada em 2007, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, por meio do DRH – Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, iniciará, ainda em setembro/2008, a execução do projeto, para que os servidores avaliados que obtenham a pontuação necessária à respectiva progressão tenham possibilidade de receber os valores correspondentes ainda no corrente exercício.

O CECOM estará envolvido nas atividades de preparação e implantação das aplicações/sistemas necessários para a estruturação das equipes a serem avaliadas (Sistema PESPAD) e na coleta dos formulários de avaliação a serem preenchidos via minhaUFMG. Estão participando dessas tarefas o analista Rogério Soares Pinheiro (PESPAD), coordenado por João Carlos Lages.

A Avaliação de Desempenho será realizada no período de 23 de outubro a 30 de dezembro de 2008, por meio de formulários on line, que deverão ser discutidos e preenchidos por funcionários, chefias e equipes.

Os servidores participantes da Avaliação de Desempenho, que tenham perdido ou esquecido a senha de acesso ao Portal minhaUFMG, devem entrar em contato com o Laboratório de Computação Científica – LCC (Grude), ramal 4916, para as devidas providências.

As avaliações concluídas até 06 de novembro de 2008, até às 23h59’ poderão ser incluídas na folha de pagamento de novembro, e as concluídas até 26 de novembro de 2008 até às 23h59’ poderão ser incluídas na folha de pagamento de dezembro.

 

PROF. MÁRCIO BUNTE É INDICADO PARA O CONSELHO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO

O prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, diretor do LCC – Laboratório de Computação Científica – foi indicado para compor a Câmara do Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais.

Seguindo todo o processo, o prof. Márcio Bunte passou por uma sabatina na Assembléia Legislativa, foi aprovado e na última terça-feira, dia 23, tomou posse no Conselho.


Prof. Márcio Bunte


Informativo


UFMG DIVULGA RELAÇÃO CANDIDATO/VAGA DO VESTIBULAR 2009

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) acaba de divulgar a relação candidato/vaga do próximo concurso, cuja primeira etapa acontece no dia 7 de dezembro.

O número de inscritos foi de 63.249, sendo 2.367 treineiros. Desse modo, as 5.880 vagas oferecidas em 63 cursos serão disputadas por 60.882 candidatos. O número geral de candidatos/vaga, excluídos os treineiros, foi de 10,23. Entre os 63.249 inscritos, 30.341 forneceram endereço de Belo Horizonte; 26.444 de cidades do interior de Minas Gerais; e 6.664 de outros estados.

Embora o Vestibular 2009 da UFMG ofereça 5.950 vagas em 65 cursos, os índices divulgados nesta quinta-feira, 25 de setembro, referem-se apenas a 5.880 vagas oferecidas em 63 cursos, já que as inscrições para os dois outros cursos – Licenciatura em Educação do Campo, com 35 vagas, e Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas, também com 35 vagas – elas continuam abertas até o dia 2 de outubro.

Mais concorridos – Entre os cursos oferecidos no Vestibular UFMG 2009, Medicina é, como nas três edições anteriores, o mais concorrido, com maior número de candidatos/vaga: 31,49. O curso de Engenharia Ambiental, diurno, oferecido pela primeira vez na UFMG, ocupa a segunda posição entre os cursos mais disputados, com 22,5 candidatos/vaga. Em terceiro, aparece outra novidade: o curso de Engenharia Química, com 21,78 candidatos/vaga.

Já os cursos menos concorridos foram: Aquacultura, diurno, com 1,36 candidato/vaga; Análise de Sistemas e Serviços de Saúde, noturno, 1,76 candidato/vaga; seguido por Música Licenciatura, noturno, 2,23 candidatos/vaga. Aquacultura e Análise de Sistemas e Serviços de Saúde estão entre os 16 novos cursos oferecidos este ano pela UFMG.

Bônus – Entre os inscritos, 24.260 optaram pelo Programa de Bônus e, destes, 14.643 se autodeclararam negros ou pardos. “Os treineiros não puderam optar pelo programa”, destaca a Coordenadora Geral da Copeve, professora Vera Lúcia Silva Resende, ao explicar que, assim, o percentual dos candidatos que fizeram a opção foi 39,84% (24.260 de 60.882). Entre os candidatos que se inscreveram para os cursos oferecidos no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, 554 optaram pelo bônus e, destes, 347 se autodeclararam negros ou pardos.

A coordenadora da Copeve ressalta que, para concorrer efetivamente ao Programa de Bônus, o candidato que, no ato da inscrição, optou pelo Programa, deve enviar à Copeve, até esta sexta-feira, 26 de setembro, cópia dos documentos que comprovem a trajetória escolar exigida. Antes da realização das provas da 1ª etapa, será divulgado, no endereço www.ufmg.br/copeve, a relação dos candidatos contemplados com o Programa de Bônus.

O candidato aprovado no Vestibular UFMG 2009, deve apresentar os originais dos documentos na data do Registro Acadêmico. Caso tenha optado pelo Programa de Bônus, mas não comprove ter cursado as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em escola pública, o candidato perderá direito ao bônus e concorrerá ao Vestibular nas mesmas condições dos demais candidatos não-optantes.

Provas – As provas da primeira etapa serão realizadas em 16 cidades de Minas Gerais: Araçuaí, Barbacena, Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Januária, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Salinas, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. Em 2008 houve provas em 14 cidades, e este ano o Vestibular também acontecerá em Salinas e Januária.

Na segunda etapa, as provas serão apenas em Belo Horizonte e Montes Claros.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009908.shtml – 25/09/2008)



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Numa parceria, o YouTube e Pulitzer Center, lançou neste segunda-feira um desafio internacional de jornalismo. Patrocinado por Sony Vaio e Intel, o desafio “Project: Report” dará chance amadores e aspirantes de mostrar seu talento e revelar personagens, histórias e lugares que ainda não aparecem na grande imprensa. Veja em http://www.youtube.com/projectreport. (Fonte: www.odia.com.br)

– No Oriente, o signo de alguém corresponde ao animal regente do ano em que a pessoa nasceu. Astral, torpedo, tarô e numerologia e muito mais no site http://www.chacras.com.br.

– Para presentear e mesmo para a sua casa, a loja Watch Cellar tem soluções interessantes para relógios mecânicos, relógio de bolso, relógios a quartzo, canetas etc. Visite o endereço http://www.watchcellar.com.br/index.html.

– O Programa de Residência LABMIS tem por objetivo as ações de fomento aos processos artísticos voltados às linguagens contemporâneas que vêm sendo desenvolvidas de forma plena em várias instituições internacionais. Hoje, elas constituem uma tendência salutar que pode fazer frente às possíveis distorções que a cultura sofre no mundo globalizado. Em 2009, o LABMIS selecionará 3 artistas residentes. A duração do programa de residência será de três meses. As inscrições ocorrerão de 15 de setembro de 2008 a 17 de outubro de 2008. Veja em http://www.mis-sp.org.br/icox.php?mdl=mis&op=selecao_e_editais e http://www.mis-sp.org.br.

– Fica sabendo de tudo que rola no mundo dos games e conheça a história dos primeiros vídeos games em http://www.classicgaming.com.br.

– No site http://crackle.com, você assiste filmes, e séries de tv da Sony Entetrenimentos. (Site em Inglês)

– Conheci uma gerente que amava o gerundismo. E muitas empresas investiram dinheiro no treinamento de funcionários. E até hoje tem pessoas falando assim: “Vou estar confirmando” etc. Uma boa dica é o site http://www.portugues.com.br/naofale.htm.

– O EcoBlogs tem uma dica legal para fazer sabão ecológico a partir do óleo de cozinha. Veja como no endereço http://www.ecoblogs.com.br/index.php/2008/03/09/sabao-ecologico/.

Dicas do Gabriel, da DAA:

– Sexy People! Isso mesmo! Entre no site e veja que se trata na verdade de uma propaganda enganosa. Confira em: http://renz-o.blogspot.com/search/label/Mexico.

– Portal dedicado à divulgação e promoção do vegetarianismo e veganismo, nas suas vertentes éticas, de saúde, ecológicas e econômicas. Confira em http://www.centrovegetariano.org/.

 




LULA INSTITUI DATAS FIXAS PARA HORÁRIO DE VERÃO

No endereço http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3169936-EI306,00.html foi publicada a notícia “Lula institui datas fixas para Horário de Verão”, transcrita a seguir:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto em que institui datas fixas para o início e o fim do horário de verão, quando parte da população do País adianta o relógio em uma hora.

De acordo com o Decreto 6.558, o horário de verão começará a partir de 0h do terceiro domingo de outubro de cada ano até 0h do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Se a data final do horário de verão coincidir com o domingo de Carnaval, o prazo final será estendido para o domingo seguinte, conforme o decreto publicado no Diário Oficial da União.

O horário valerá para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O horário de verão começa a vigorar este ano no dia 19 de outubro e vai até dia 15 de fevereiro de 2009. A previsão do Operador Nacional do Sistema, para o horário de verão, é de uma redução de 4% a 5% no consumo de energia elétrica no horário de pico, o que representa economia de aproximadamente 2 mil megawatts, volume semelhante ao registrado no ano passado, de 2,027 mil megawatts. Em 2007, a medida significou redução de custos em R$ 10 milhões.


DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Segundo comunicado da ProRH, a comemoração alusiva pelo dia do Servidor Público, será no dia 27 de outubro, ponto facultativo.

O dia 15 de outubro, data comemorativa do dia do professor, será de expediente normal.

 


CONSERVATÓRIO PROMOVE MAIS UMA EDIÇÃO DO DOMINGO NA FEIRA

O projeto Domingo na Feira, promovido pelo Conservatório UFMG, traz neste domingo, 28 de setembro, à feira de artesanato da avenida Afonso Pena, o Coral Waldemar Batista, da Sabará, regido por Flávia Campanha. A apresentação, gratuita, tem início previsto para as 10h.

O conjunto, que tem participado de festivais dentro e fora de Minas Gerais, foi fundado em 1971 por pessoas ligadas ao movimento musical de Sabará e lideradas pelo médico e poeta Waldemar Gomes Baptista e pelo regente e professor José Guilherme Alves. Versátil, o coral tem em seu repertório peças importantes do clássico, do barroco mineiro, da música popular e da contemporânea.

O projeto, realizado no último de cada mês, divulga a produção cultural da Grande Belo Horizonte, trazendo à capital grupos musicais das cidades vizinhas. O palco é montado nos jardins do Conservatório (avenida Afonso Pena, 1.534) e o público da feira é formado por milhares de pessoas de todo o Brasil. Domingo na Feira tem apoio das prefeituras municipais da Grande Belo Horizonte.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009914.shtml – 25/09/2008)

 




DIA DA SECRETÁRIA

Na próxima terça-feira, dia 30 de setembro, é o DIA DA SECRETÁRIA.

Os parabéns à Michele, secretária da Diretoria do CECOM, e à Rosa, secretária da ATI.

 




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 34, de 22/09/1988, publicou notícias sobre palestras Novo SCP e DMS II, paradas do A10, Vestibular Simulado do Sistema Pitágoras, dicas da Biblioteca, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REFORMA DO PRÉDIO DA REITORIA
Foi realizada ontem, dia 21, reunião entre o CECOM (Eduardo Henrique Lima e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca) e DPFO (arquitetos envolvidos) onde foi confirmada por eles o início das obras de reforma do prédio da Reitoria. A reunião esteve restrita a um primeiro contato com o assunto. Os pontos interessantes apresentados na reunião foram: ainda não há cronograma definido; o Depto. de Racionalização descerá para o 7º andar; o CECOM permanecerá no 8º andar, ocupando o espaço do DR; DP sairá para a Unidade Administrativa III, a distribuição de pessoal do prédio será refeita; a escada interna de incêndio será reconstruída em cerâmica com alvenaria no lugar do vidro e com corrimão adequado; a escada principal não será mais aberta, sendo instaladas portas corta-fogo entre os andares; em todos os andares será desobstruída a área do hall dos elevadores (no caso do CECOM irão sumir as salas da Racionalização e a antiga Sala de Reuniões); será instalado verticalmente um para-peito interno paralelo ao primeiro nível de vidraças; serão retiradas as cortinas; serão tapados os buracos das antigas luminárias; as janelas terão protetores fixos no estilo Prefeitura, ICB, BC etc.; será construída uma saída de emergência das salas do Setor de Suporte de Software e Setor de Suporte de Hardware, no subsolo.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para Gino Ottoni Durante, no dia 29; e Rosa Amélia Santos Froeseler, no dia 30. Os parabéns para os ex-ceconianos: Janer Olinto de Andrade, no dia 26; Antônio Carlos Souza Lima Júnior, no dia 27; Aléxia Maria Müller de Gouveia, no dia 29; Alexandre Francisco Fonseca de Morais, Allan Ibrahim Perón e João Carlos Bretas Leite, no dia 01 de outubro; e Geraldo José Coelho Ribeiro, no dia 02.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A chuva de granizo, que atingiu a região metropolitana de Belo Horizonte na quarta-feira da semana passada, dia 17 de setembro, deixou estragos em toda a cidade, principalmente na UFMG. Além dos prédios, muitos carros foram atingidos pelas pedras de gelo do tamanho de uma bola de tênis. Foi um dia realmente inesquecível para todos e O Sistemático só quis deixar registrado o estado dos carros de alguns ceconianos. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro Dutra e João Carlos Lages.