Sistemático: Edição 1397 – 02/10/2008


Notícias



CECOM DEIXA DE USAR REDE NOVELL

Há algum tempo, o Centro de Computação da UFMG (CECOM) vem buscando uma alternativa em software livre para substituir o ambiente atualmente usado nas Redes Administrativas, que utilizam o sistema operacional de rede Novell Netware e o Microsoft Windows nas estações de trabalho.

Desde o último ano, o CECOM vem conduzindo um projeto de migração de sua Rede Administrativa para um servidor que utiliza o Linux (distribuição CentOS), com o programa SAMBA fazendo a interface entre o servidor e o Windows, usado nas estações.

Das divisões do CECOM, a DAA, a DAC, DCP e DGE já armazenavam seus arquivos de trabalho nesse novo ambiente.

No início do mês passado a Divisão de Redes e Comunicação (DRC) do CECOM, passou a compor o grupo de testes deste projeto.

Esta semana, foi a vez da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS) passar a utilizar a nova estrutura. Desde a última segunda-feira, dia 29/09, toda a DAS foi migrada para o novo ambiente. As atividades de migração da DRC e DAS para o novo ambiente foram realizadas por Emerson Henrique Kfuri Pereira, funcionário da DAC.

Com isso, o CECOM deixou, definitivamente, de usar a rede Novell para armazena-mento de seus arquivos de trabalho.

Tão logo o CECOM homologue o novo ambiente será preparado um cronograma para a migração das demais unidades da rede administrativa.

 

CECOM MONTA COMISSÃO INVENTARIAMENTE DE 2008

A UFMG está iniciando o processo de Inventário Anual de Bens Patrimoniais para o exercício 2008. Cada unidade/órgão deverá instaurar uma Comissão Inventariante para proceder ao inventário físico patrimonial cuja entrega do relatório terá data limite em 14/12/2008.

O CECOM já designou a Comissão Inventariante do órgão da qual fazem parte os seguintes funcionários: Adyr Rodrigues Nascimento, Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Pedro Begalli Rezende e Renato Machado Righi, sendo presidida pelo primeiro.

 

PRPq É EXEMPLO NO USO DO RAMAL 3333 – DDD FACILITADO

Desde maio/2008, a UFMG é parceira da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) na utilização de recursos de VoIP (voz através da Internet). Através do ramal 3333 – DDD Facilitado, é possível realizar ligações de longa distância dos ramais fixos da Universidade para instituições integrantes da RNP, tais como, MEC, MCT, CNPq, FINEP e a maioria das IFES. As ligações são gratuitas para as unidades e órgãos da Universidade.
Como muitos órgãos ainda não estão utilizando este serviço, O Sistemático procurou saber com Mariana de Alvarenga Carvalho, Chefe da Divisão de Bolsas de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa, o que anda acontecendo. Mariana é uma das funcionárias que mais ultiliza o serviço.

SIST: Como tomou conhecimento do ramal 3333?

MARIANA: Inicialmente, fui informada pelo Prof. Carlos Alberto, Pró-Reitor de Pesquisa, quando o serviço foi divulgado em uma reunião de equipe. Um tempo depois, recebi um adesivo “verde e amarelo” contendo as instruções de discagem. Coloquei-o em lugar visível para que não ficasse esquecido. Nas primeiras tentativas não obtive sucesso, pois estava discando o DDD com o “0”. Solicitei informações com o Sr. Antônio Carlos, da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM, que com muita atenção esclareceu todas as minhas dúvidas.

SIST: Acha fácil o serviço?

MARIANA: Sim, fácil e, a maior vantagem: econômico

SIST: Por que utiliza o serviço?

MARIANA: Porque todos os ramais da PRPq são bloqueados para realização de interurbanos. Todos que necessitam ligar para celular ou interurbano tem que fazê-lo do fax ou da sala do Pró-Reitor. Esta centralização dificulta a comunicação, quando temos que informar algum dado que encontra-se no computador. Com o serviço, posso realizar os interurbanos de graça, sem me deslocar de minha mesa de trabalho.

SIST: Para quais cidade já ligou?

MARIANA: Para Brasília, CNPq.

SIST: Para quem repassou o serviço? Essas pessoas tinham conhecimento desse serviço? O que acharam?

MARIANA: Já repassei a várias pes-soas de diversas Unidades que precisavam resolver problemas no CNPq e que também tinham limitações relativas a bloqueio de ramal. Todos acham o máximo. Tem uma pesquisadora, que me agradece todas as vezes que se encontra comigo.

SIST: Você sabe das vantagens em utilizar o ramal 3333?

MARIANA: Sim, redução de custos. É uma pena que não permite a rediscagem em caso do telefone estar ocupado.

SIST: Foi uma boa medida de economia e facilitou a ligação para outras cidades?

MARIANA: Acho que foi uma ótima medida. Acho também que foi mal divulgado. Se houver maior ênfase na divulgação, acho que poderá atingir uma economia representativa.

 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 30 de setembro/2008, foram registrados 5.789 usuários diferentes acessando o sistema, desde que ele foi implantado no início de abril/2006.

No gráfico abaixo, pode-se verificar que, após o período de férias em julho, está havendo um crescimento cada vez maior.

Para quem está fora da Rede UFMG, por exemplo, acessando a Internet de casa, o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária.

Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, ou diretamente no endereço proxy.


 

NOVO FUNCIONÁRIO DO CECOM

O CECOM está contando, desde ontem, dia 1º de outubro, com um novo funcionário. Trata-se de Edgard Eustáquio de Morais, Técnico em Telefonia.

Edgard foi lotado na Divisão de Redes de Comunicação.


Edgard de Morais


Informativo


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE AGOSTO/2008

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www. cecom.ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de agosto/2008, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.089.372
257
437.165
1.526.794
8.255.829
9.782.623


As médias diárias durante o mês de agosto foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
35.141
8
14.102
49.251
232.785
289.989





DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Está na Internet as edições do Diário Oficial do Estado de São Paulo desde 1º de maio de 1891. Gratuitamente, você fazer consultas em http://www.imesp.com.br/PortalIO/Home_1_0.aspx.

– O YouTube e a Band criaram um canal, no endereço http://br.youtube.com/eleicoes, para estimular o debate eleitoral e a troca de informações entre candidatos e eleitores. Para participar, basta postar um vídeo-pergunta com o que você quer saber do futuro prefeito da sua cidade.

– Google contribuindo com os eleitores na hora da votação disponibilizou uma ferramenta para facilitar a chegada dos eleitores e a votação dos candidatos. Acesse o site http://www.google.com.br/eleicoes2008/, preencha os campos e saiba como chegar ao seu local de votação.

– A série “A Internet”, o “O Futuro Digital”, que trata das redes sociais, do conteúdo criado pelos usuários, além de compartilhamento de arquivos e de informação termina hoje no canal Discovery. Assista no endereço http://www.discoverybrasil.com/internet/show.shtml ao primeiro documentário e saiba como nasceu a Internet. Vale a pena assistir.

Dicas da Natália Avelar (DRC):

– O propósito desta homenagem a Machado de Assis, mais que lembrar o centenário de sua morte, é fazer com que a sua obra completa chegue a qualquer usuário internet, em edições confiáveis e gratuitas. Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público – a biblioteca digital do MEC – e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis. Não deixe de visitar o endereço http://portal.mec.gov.br/index. php?option=com_content&task= view&id= 11300&Itemid=1338&sistemas=1.

– Táxi para todos os gostos e incre-mentados. Uma boa idéia para o seu carro. Veja em http://www.provehicles.co.uk/top-15-most-crazy-taxis-from-around-the-world. (Site em Inglês)

Dica do Gabriel (DAA):

– Na dúvida de como conjugar aquele verbo? Basta digitar o verbo e veja todas as possíveis conjugações em http://www.fpepito.org/utils/conjugue.php.

As dicas de sites publicadas em O Sistemático, podem ser lidas no blog do Adyrus: http://adyrus-cacadordesites.blogspot.com.

 




PRIMEIRA PARTE DAS OBRAS DA COPASA NO CAMPUS DA PAMPULHA SE APROXIMA DO FINAL

A primeira parte das obras realizadas pela Copasa no campus Pampulha, concentradas recentemente na região próxima à Reitoria e à Praça de Serviços, começa a chegar ao final. Essa fase corresponde à instalação de interceptores que correrão paralelos ao córrego Engenheiro Nogueira, evitando que o esgoto seja despejado no córrego. De acordo com o engenheiro Fausto Persia, do Departamento de Manutenção e Operação de Infra-estrutura (Demai) da UFMG, a previsão é de que esses trabalhos terminem em cerca de 60 dias, se não ocorrerem surpresas, segundo ele muito comuns quando se trata de instalações no subterrâneo.

As obras foram definidas por acordo de cooperação entre UFMG e Copasa que tem o objetivo de viabilizar programa de adequação das redes de coleta de esgotos do campus Pampulha, como parte de um projeto mais amplo, envolvendo os bairros próximos. O Córrego Engenheiro Nogueira, afluente do Ribeirão do Onça, recebe aproximadamente 1.500 metros cúbicos de esgotos despejados diariamente sem tratamento. Com a instalação dos interceptores, todo o esgoto produzido na Universidade será coletado, diminuindo ao máximo a carga poluidora e seguindo para a Estação de Tratamento de Esgoto do Onça.

A próxima etapa, que será licitada em breve, será de construção de interligações que vão adequar o sistema de coleta da UFMG ao novo interceptor. O contrato inicial já previa essa outra fase, mas as escavações em áreas próximas ao campus revelaram interferências na rede que mudaram as necessidades e encareceram as obras. Esse problema chegou a interromper a instalação do interceptor no campus da UFMG, mas a Copasa providenciou aditivos ao contrato para a conclusão da primeira etapa.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/009956.shtml – 30/09/2008)

 






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 35, de 29/09/1988, publicou notícias sobre paradas do A10, palestra sobre DMS II, utilização das linhas telefônicas, dicas da Biblioteca, entre outras. A notícia que se destacou foi:

LEITORA ÓTICA
Foi encerrado hoje o processo de avaliação técnica das propostas para aquisição da Leitora de Marcas Óticas para utilização nos sistemas da UFMG.
O CECOM enviou ao DMP – Depto. de Material e Patrimônio -, relatório técnico elaborado pelos analistas Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, indicando a firma vencedora do processo de tomada de preço. Foram utilizados para avaliação critérios que consideraram: qualidade, robustez, atualização tecnológica, desempenho, ergonomia, preço, custo global, condições de pagamento, condições de manutenção, prazo de entrega e, por último, adequação aos sistemas existentes.
A firma que atendeu melhor aos critérios estabelecidos foi a PICSIS Informática Ltda. O equipamento desta empresa já havia sido testado em São Paulo pelos analistas Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Fernando Frota Machado de Morais, em junho deste ano.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para Paulo Inácio Sobrinho, no dia 03; Thiago Gabriel Diniz, no dia 04; Jader Santos, no dia 05; Luiz Cláudio Ferreira Santos e Érica Fernanda da Silva, no dia 06; e Gabriel Pinheiro Dutra, no dia 08. Os parabéns para os ex-ceconianos: Patrícia Lúcia Pereira Ferri, no dia 03; Bruna Maria Souza e Rosilene Terra Zeferino, no dia 04; Igor de Carvalho Ferreira e José Ribeiro da Silva, no dia 06.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A ex-ceconiana Maria Helena Caldeira dos Reis (Timé) já se encontra aposentada há alguns anos. Mas nunca se desligou dos amigos de 30 anos do CECOM. De vez em quando ela prepara algumas broas e marca um café da tarde com os amigos ceconianos. O último encontro foi realizado no dia 13 de junho/2008 e seus amigos puderam saborear pão de canela, broa de fubá, pão de queijo e suco. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Da esquerda para a direita: Michele, Ana Paula, Márcia Lemos, Timé, Beth e Denise


Eliane Paw, Vicentina, Bruna, Rubens, Michele, Ana Paula e Márcia Lemos.