Sistemático: Edição 1398 – 09/10/2008


Notícias



MHNJB SE INTEGRA À REDE DE TELEFONIA DA UNIVERSIDADE

A partir dessa semana, o MHNJB – Museu de História Natural e Jardim Botânico – passa a se integrar plenamente ao sistema de telefonia da Universidade. Para que isso fosse possível, o CECOM, através de ações executadas pela equipe da DRC, com a participação especial do diretor Fernando Frota Machado de Morais e do engenheiro Antônio Carlos Soares, atualizou tecno-logicamente a antiga central telefônica que a FACE – Faculdade de Ciências Econômicas – utilizava quando ainda estava no centro da cidade. Agora, essa central e, por consequência, o MHNJB estão no mesmo nível de qualidade das demais centrais existentes no sistema de telefonia que atende os Campi, a Arquitetura, a Direito e o Conservatório.

Em função disso, o MHNJB passa a contar com as seguintes vantagens:

– uso do prefixo 3409, dentro da faixa de ramais 7600 a 7699;

– redução de custos de ligações locais;

– redução de custos de ligações para celulares;

– uso do ramal 3333 para a realização de DDDs gratuitos;

– ligações ramal a ramal dentro da rede UFMG (já implantada, mas em fase de ajustes);

– eliminação de custos de ligações internas, dentro do próprio Museu;

– uso dos recursos de uma central telefônica já conhecidos dos demais usuários, tais como:categorias de ramais; tarifação controlada; transferência e captura de ligações; conferências; siga-me; e outras programações.

A nova relação de ramais do Museu é a seguinte:

3409-7601: Recepção

3409-7602: Diretoria

3409-7603: Vice-Diretoria

3409-7604: Projetos Institucionais

3409-7605: Secretaria Administrativa

3409-7607: Comunicação

3409-7608: Biblioteca

3409-7609: Suporte Técnico – Informática

3409-7610: Cenex – Coordenação Atividades da Semana

3409-7611: Cenex – Coordenação Atividades de Final de Semana

3409-7612: Cenex – Recepção

3409-7613: Cenex – Cursos

3409-7614: Cenex – Agendamento

3409-7615: Museologia – Secretaria

3409-7616: Museologia

3409-7617: Compras

3409-7618: Financeiro

3409-7626: Serviços Gerais

3409-7627: Depto. de Pessoal

3409-7628: Almoxarifado

3409-7629: Motoristas

3409-7630: Coordenação das Áreas Verdes.

 

COMEÇA PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos, por meio do DRH – Depto. de Recursos Humanos – está iniciando a Avaliação de Desempenho dos Técnicos e Administrativos 2008. Para iniciar o processo, foi realizada reunião, no dia 30/09, com os responsáveis pelas equipes de cada órgão/unidade.

Na primeira fase, os responsáveis pelas equipes deverão atualizar o cadastro dos funcionários e suas lotações no Sistema PESPAD (Programa de Avaliação de Desempenho), que já se encontra disponível.

Na segunda fase, cada funcionário e sua respectiva chefia imediata deverão, através do minhaUFMG, acessar o Sistema de Avaliação de Desempenho 2008, com sua senha pessoal. Os servidores participantes da Avaliação de Desempenho, que tenham perdido ou esquecido a senha de acesso ao Portal minhaUFMG, devem comparecer pessoalmente no ICEx, Sala 2040.

A avaliação de Desempenho será realizada no período de 23 de outubro a 30 de dezembro de 2008, por meio dos formulários on line, que deverão ser discutidos e preenchidos por funcionários, chefias e equipes.

As avaliações concluídas até 06 de novembro de 2008, até às 23h59 poderão ser incluídas na folha de pagamento de novembro, e as concluídas até 26 de novembro de 2008 até às 23h59 poderão ser incluídas na folha de pagamento de dezembro.

O CECOM está envolvido nas atividades de preparação e implantação das aplicações/sistemas necessários para a estruturação das equipes a serem avaliadas (Sistema PESPAD) e na coleta dos formulários de avaliação a serem preenchidos via minhaUFMG. Está participando dessas tarefas o analista Rogério Soares Pinheiro, coordenado por João Carlos Lages, ambos da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS).


Museu de História Natural e Jardim Botânico

 


Informativo


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE SETEMBRO/2008

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www. cecom.ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de setembro/2008, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.250.260
364
399.082
1.649.706
7.623.295
9.273.001


As médias diárias durante o mês de setembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
41.675
12
13.303
54.990
254.110
309.100




DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Fique por dentro das bolsas femininas do momento que são usadas na Europa e Estados Unidos no endereço http://www.gerarddarel.com. São bolsas para todos os gostos. Apesar do site ser em Inglês e Francês, você vai gostar muito dos estilos que estão fazendo sucesso do lado de lá.

– Esta dica é para todos aqueles que não tem cuidado com seu computador e a proteção do seus dados. A Cartilha de Segurança para Internet contém recomendações e dicas sobre como o usuário pode aumentar a sua segurança na Internet. O documento apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na Internet e fornece uma série de procedimentos que visam melhorar a segurança de um computador. Veja tudo isso nos endereços http://cartilha.cert.br e http://cartilha.cert.br/dicas.

– Quem nunca ouviu falar em algum caso ou não conhece alguém que passou pela experiência de ter um bebê que nasceu prematuro? Uma situação delicada e, na maior parte das vezes, inesperada. O endereço é http://www.prematuro.com.br.

– Meia é um item que atordoa muitos homens. Além de se desgastarem com muita rapidez, desaparecem sem nenhuma explicação e comprá-las é sempre desperdício de tempo. Inspirado em iniciativas de sucesso na Europa, o eMeias (http://www.emeias.com.br/principal/default.aspx) foi criado para resolver esse problema! Através de planos de assinatura, o eMeias propicia uma melhor administração de suas meias sociais pretas. As entregas são graduais, de acordo com seu perfil de uso. De nada adiantaria receber muitos pares de meia de uma só vez, pois nós sabemos que elas simplesmente desaparecem!

– Assista ao vivo as Webcams pelo mundo em http://www.webcammy.com. É só escolher o local e esperar. Depende muito da velocidade da Internet a mudança de paisagem. (Site em Inglês)

– Agende e fique ligado no festivel Youtube no dia 22 de novembro de 2008. Akon, Planet B-Boy, Beardyman, LisaNova entre outros estarão ao vivo pelo site do Youtube.com no endereço http://br.youtube.com/live. Aproveite e clique no nome dos convidados para ouvir suas músicas. (Site em Inglês)

 




DRCA PERDE O FUNCIONÁRIO LUIZ ANTÔNIO

Faleceu no dia 22 de setembro, o funcionário Luiz Antônio Almeida de Oliveira, diretor da Divisão de Registro de Diplomas do Depto. de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

Funcionário da UFMG há mais de 30 anos, Luiz soube conquistar muitos amigos tanto no DRCA quanto na Reitoria. Como disse Cristina Miranda, da Prograd, “quem nunca precisou do Luiz nesses anos todos? E ele sempre estava lá, muito prestativo, sempre sorrindo, a atender quem quer que fosse, a qualquer hora! Poucos amaram tanto esta instituição como ele, poucos trouxeram o orgulho que ele lhe trouxe através de seu trabalho impecável e de sua extrema generosidade no atendimento às pessoas dentro e fora da UFMG..”

Sendo um dos funcionários mais antigos do DRCA, Luiz foi homenageado no ano passado, durante as comemorações do 80 anos da UFMG, recebendo uma placa comemorativa do Reitor Ronaldo Pena.

Na ocasião, os amigos e colegas do DRCA fizeram uma homenagem para ele escrevendo o seguinte texto, resumindo o que ele foi como pessoa e como profissional:

“Luiz Antônio Almeida de Oliveira é formado em Engenharia de Agrimensura pela SEAMIG. Sua carreira profissional na UFMG mistura-se com a própria história do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), órgão criado na década de 1970. Nos idos de 1973, precisamente no dia 26 de fevereiro, foi admitido nesta Universidade, no cargo de

Agente Administrativo, e lotado na Divisão de Registro de Diplomas, o setor do DRCA responsável pelo registro dos diplomas expedidos por Instituições de Ensino Superior localizadas em toda a região central de Minas Gerais. Em 29 de agosto de 1979, ele assumiu a função de Diretor da mesma divisão, função que exerce até hoje.

Luiz destaca-se pela irrepreensível regularidade naquilo que sempre faz. Há quase quatro décadas, vem realizando um inestimável trabalho, marcado pela coerência com os valores básicos do servidor público. Alguns números podem comprovar o produto do trabalho que desenvolve em prol de toda a sociedade brasileira – já são 470.000 (quatrocentos e setenta mil) registros de diplomas realizados por ele ou sob sua orientação, trabalho que exigiu a utilização de 235 (duzentos e trinta e cinco) Livros de Registros.

Dono de uma fé inabalável, seja nos momentos alegres, seja nos tristes, Luiz tem sempre um sorriso estampado no rosto e, no coração, muita bondade. Diariamente, o Luiz nos ensina – a todos os seus colegas do DRCA – os valores da amizade, da sensibilidade, da alegria, do profissionalismo e do cuidado no trato das pessoas.”

No dia do seu enterro, seu filho Thiago, deixou um texto, distribuído para todos que foram vê-lo pela última vez. Em um trecho, ele escreveu: “Viveu de forma muito simples, sem se importar em ter qualquer coisa. Ainda assim, tinha quatro casas. A dele, onde descansava entre uma ocasião e outra, cuidando do prédio como se fosse todo seu. A nossa, onde ouvia com indisfarçável satisfação qualquer bobagem que disséssemos. A de seus pais, onde tinha a sempre presente companhia das irmãs, mais que queridas. E o trabalho, onde foi mais feliz.

Em todos esses lugares, e nos lugares entre esses lugares, deixou amigos. Tudo eram intervalos, rodeios ao fato que lhe bastava: ver-nos felizes.”

Luiz era natural da cidade de São Roque de Minas/MG, tinha completado 59 anos no dia 22 de agosto, e deixa os filhos Thiago e Thaís, pai e irmãos. E uma centena de amigos como nós.


Foto publicada no Site da UFMG – 01/11/2007

 




DSG IMPLANTA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE CORRESPONDÊNCIAS

O Depto. de Serviços Gerais (DSG) está introduzindo, dentro de seu Programa de Desenvolvimento Institucional, uma série de novos procedimentos para as rotinas de seu serviço de recebimento e entrega de correspondências da Universidade, com vistas a sua melhor estruturação e produtividade, adequando esta atividade às competências institucionais e à legislação em vigor.

Como sua infra-estrutura não comporta a distribuição de encomenda de caráter pessoal ou com grande peso e/ou volume, caberá ao destinatário sua retirada no Setor de Correspondências e Reprografia. O destinatário será comunicado sobre a chegada da encomenda no DSG e terá um prazo de 5 (cinco) dias úteis para providenciar sua retirada. Após este prazo, o setor devolverá a encomenda ao remetente.

 




UFMG RECEBE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DO CENTRO PEDAGÓGICO, COLTEC E TEATRO UNIVERSITÁRIO

Estão abertas, desde o dia 6, as inscrições para o processo seletivo da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, visando à admissão em 2009. Até o dia 10 de outubro, poderão se inscrever candidatos ao primeiro ano do ensino fundamental do Centro Pedagógico (CP), à primeira série dos cursos técnicos de nível médio do Colégio Técnico (Coltec) e ao primeiro ano do curso técnico de ator do Teatro Universitário (TU).

Os interessados devem ficar atentos, pois este ano as inscrições só serão feitas via internet, na página da Comissão permanente do Vestibular da UFMG (Copeve), até as 17h do dia 10 de outubro. Para aumentar a disponibilidade e o acesso, serão criados postos de atendimento no Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro de Belo Horizonte) e na sede da Copeve, no campus Pampulha.

Nos postos de atendimento, além de esclarecer dúvidas, os candidatos que não dispuserem de computador ou acesso à Internet podem preencher o Requerimento de Inscrição, o Formulário Socioeconômico e imprimir o boleto bancário para pagamento da
taxa de inscrição no valor de R$ 50.

Mais informações no endereço da Copeve. (Com Assessoria de Comunicação da UFMG)

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/009877.shtml – 6/10/2008)

 






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 36, de 06/10/1988, publicou notícias sobre treinamento sobre DMS II, Brigada de Incêndio, relatórios finais do Simulado do Pré-Vestibular do Sistema Pitágoras de Ensino, saída das estagiárias Ruth Marina L. Ribeiro e Maria Aparecida da Silva, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

RELOTAÇÃO
O funcionário Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Assistente em Administração da Biblioteca Central, foi relotado no Centro de Computação a partir de hoje, dia 06/10.
Eugênio Pacelli já iniciou suas atividades no Setor de Compras e Finanças da Divisão de Apoio Administrativo.

CURSO INTRODUÇÃO A MICROCOMPUTADORES
O CECOM está promovendo, desde o dia 03, mais um curso de Introdução a Microcomputadores e Editor de Textos para funcionários da Universidade. O curso está sendo ministrado por Rômulo Chaves Mendes, da DAA, para seis funcionários da Pró-Reitoria de Planejamento, utilizando os micros da Proplan.

NOVA CHEFIA DA DTS
Desde o dia 28, o analista Rogério Soares Pinheiro assumiu a chefia da Divisão de Tecnologia e Suporte do CECOM, em substituição a Mário Luís Terenzi.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para Adyr Rodrigues Nascimento, no dia 11; Ana Paula Fonseca de Almeida, no dia 13. Os parabéns para os ex-ceconianos: Marcelo Marcos da Silva Nery e Jorman Bernardino Soares, no dia 11;Maria Cristina de Mello Souza, no dia 12; Mário Fernando Montenegro Campos (DCC), no dia 14; Adriana Aparecida de Melo, Geraldo Robson Mateus (DCC) e Rômulo Chaves Mendes, no dia 15; e Wesley Augusto Araújo Ribeiro, no dia 16.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Rubens Crispim da Silva foi remanejado da DAA para a Divisão de Controle do Processamento no dia 04/08/2008. Antes da sua saída do 8º andar, seus colegas e amigos fizeram a sua despedida com um almoço no dia 17 de julho, no Restaurante Jardim de Minas, no Jaraguá. Antes de irem para o almoço, todos se reuniram na porta da Reitoria para uma foto, de autoria de Gabriel Pinheiro.


Matheus, Beth, Rubens, Bruna, Márcia Lemos, Ana Paula e Michele