Sistemático: Edição 1399 – 16/10/2008


Notícias



CECOM DISPONIBILIZA NOVA VERSÃO DO DIÁRIO ELETRÔNICO

O Centro de Computação irá liberar nesta sexta-feira, dia 17/10, a partir das 14h, a nova versão da aplicação Diário de Classe Eletrônico. Essa nova versão (v.2.3) traz diversas novas funcionalidades sempre objetivando facilitar a utilização da ferramenta pelos docentes. Há algum tempo, a ATI vem recebendo críticas e sugestões de melhorias e, a partir de uma análise criteriosa dos reais benefícios a serem atingidos, repassa ao CECOM todas as alterações a serem implementadas. O prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI e coordenador da comissão dos usuários do Diário Eletrônico, enviará e-mail para todos os docentes explicando as melhorias dessa nova versão.

As principais melhorias implementadas nessa nova versão são:

– Homologação de browser: todas as funcio-nalidades do Diário estão testadas para os browsers Mozilla Firefox e Internet Explorer (os mais comumente utilizados). Não há, porém, impedimento para utilização de outros browsers, apenas um aviso será emitido ao usuário. Já estão em fase de testes os browsers Chrome, Opera e Safári – este último para máquinas Macintosh.

– Expansão de todas as telas do Diário, que passam a ocupar a tela por completo, com adaptação das mesmas para resoluções de 800 x 600 e 1024 x 768.

– Através do menu Utilitários, Disponi- bilização de Dados, o docente responsável por uma turma poderá disponibilizar dados de suas avaliações e cronogramas para outro professor de qualquer outra turma da Universidade. Caso mude de idéia, a qualquer tempo, o docente poderá tornar indisponível aqueles dados e apenas ele volta a ter acesso aos mesmos.

– O Diário Eletrônico possui agora a possibilidade de fechamentos antes e após o Exame Especial. O professor deverá fechar o Diário de sua turma antes da aplicação do Exame Especial. Caso não haja Exame Especial para aquela turma, o Diário já estará fechado não sendo necessário um segundo fechamento. Caso contrário, o docente, poderá criar a avaliação do tipo Exame Especial (se ainda não tiver feito) e lançar as respectivas notas dos alunos. Após o lançamento dos dados referentes ao Exame Especial, o docente fará um novo fechamento para que essas notas sejam consideradas.

– Na reabertura do Diário por 24 horas, os professores poderão agora criar, caso não definida anteriormente, uma avaliação do tipo Exame Especial.

– A cada fechamento o professor receberá um e-mail com o respectivo recibo.

– Ao gerar as datas do cronograma, o Diário automaticamente retirará os feriados e recessos escolares. Todavia, caso necessite, é possível que o professor insira uma aula num feriado ou recesso e ela passará a ter características de uma aula normal.

– Diversas outras alterações também foram implantadas visando aspectos de usabilidade (alterações em botões, tabelas, layouts, etc) e de novas funções (cálculo de notas, textos expositivos, lógicas do negócio, etc), tornando o Diário de Classe Eletrônico mais agradável, funcional e atual.

Os trabalhos de implementação da versão 2.3 estiveram a cargo dos analistas Pedro Henrique Begalli Resende, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e André Mendes Garcia, da DAS, sob a coordenação de Gilmar Lima Guimarães.

 

UFMG REALIZA SEMANA DO CONHECIMENTO E CULTURA

A Semana do Conhecimento e Cultura UFMG 2008 abre as portas da UFMG para a comunidade. De 20 a 24 de outubro, cerca de 2.060 trabalhos (de pesquisa, extensão e graduação) produzidos pela Universidade, ao longo do ano, serão apresentados e avaliados.
Durante toda a semana serão realizadas palestras, mesas-redondas, apresentações artísticas e culturais, conferências, debates e seminários. Temas como diversidade humana e sociedade, assistência estudantil e diversidade biológica e ambiental serão discutidos. Todas as atrações são gratuitas. Entre os convidados estão nomes como o da professora da USP e filósofa Marilena Chauí, que participará das atividades da quinta-feira (23), o do diretor científico da Fapemig, professor Mário Neto Borges, e o do diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq, professor José Osvaldo Siqueira. Os dois últimos estarão presentes no encerramento.

Os melhores projetos de Extensão, Graduação e Iniciação Científica de 2008 serão premiados na sexta-feira (24), quando serão entregues, por categoria, as placas de menção honrosa.

Ao longo da semana, entre 12h30 e 14h, haverá atividades artísticas e culturais, incluindo os grupos Sarandeiros e Gerais Big Band, dois projetos de Extensão da Universidade. Além deles, também serão atrações o Teatro Científico, o Trio Amadeus e a banda do show Medicina.

A programação completa da Semana do Conhecimento da UFMG pode ser acessada no endereço www.ufmg.br/conhecimentoecultura.

Sobre a Semana – A Semana do Conhecimento e Cultura UFMG 2008 – composta pelo XI Encontro de Extensão, pela XVII Semana de Iniciação Científica e pela XII Semana da Graduação – integra a V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem por objetivo a mobilização da população, sobretudo crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, além de frisar a importância dessas para a vida de cada um e o desenvolvimento do país. (Assessoria de Comunicação da Proex) (Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010097.shtml – 16/10/2008)

O sistema UFMG Conhecimento e Cultura foi desenvolvido pela empresa Adok, em parceria com o Centro de Computação. A partir desse ano, todas as atividades de suporte ao uso, além da manutenção do software estão a cargo da equipe da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, já que o sistema foi desenvolvido com metodologia e padrões técnicos adotados pelo CECOM. Esse ano, estão responsáveis pelo sistema os analistas Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Pedro Henrique Begalli Resende, ambos coordenados por Diogo Freitas Duarte Magalhães. O sistema está disponível para uso da comunidade acadêmica no portal minhaUFMG.

 

CECOM REALIZA PREGÃO ELETRÔNICO

O CECOM realizou, no dia 14/10, pregão eletrônico para aquisição de switches, no-breaks e unidade de fita. Os preços finais foram vantajosos para a instituição uma vez que foram conseguidos preços menores do que os estimados.

Participaram do processo a diretora da DAA, Márcia Regina Lemos, como pregoeira; Márcio da Costa Viana, da DAC; e os estagiários da DAA Bárbara Coelho Alves Pereira e Lucas Marcel Fernandes Goulart.


Lucas Gou-lart, Bárbara Coelho, Márcio Viana e Márcia Lemos

 

FUNCIONÁRIAS DO CECOM SELECIONADAS PARA ESPECIALIZAÇÃO DA ECI 2008 – 2º

As funcionárias do CECOM Denise Cristina de Assis Moreira, da DAS, e Ana Paula Fonseca de Almeida, da DAA, foram selecionadas para o curso de Especialização em Gestão Estratégica da Informação – turma do segundo semestre de 2008.

O curso teve início em 25 de agosto e as aulas acontecem às segundas, terças e quintas, no horário de 19h às 22h30, na Escola de Ciência da Informação.

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM está contando com um novo estagiário. Trata-se de Felipe Brait Carneiro Gonçalves, aluno do curso de Química. Felipe Gonçalves iniciou o estágio no dia 13 de outubro/2008, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).


Felipe Gonçalves

 

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Dois joguinhos para as crianças se divertirem podem ser encontrados no endereço http://www.sogamesonline.com.br/jogar.php?id=120. Aguarde o jogo carregar.

– Há muitos mitos acerca dos cintos de castidade, mas o mais comum é o de que teriam sido usados pela primeira vez pelos cruzados nas suas mulheres. Não há, no entanto, qualquer evidência da existência de nenhum cinto de castidade antes do século XV, durante o Renascimento, ou seja, um século depois das cruzadas. Saiba mais em http://circul0vici0s0.blogspot.com/2008/10/cintos-de-castidade.html.

– Curiosos e interessantes são as fotos dos insetos plantas em http://www.mundogump.com.br/os-mais-incriveis-insetos-plantas. Vale a pena conferir!

– Faça uma visita virtual ao Museu de Arte Moderna do Estado de São Paulo no endereço http://www.mam.org.br/2008/portugues.

– Treine ou aprenda inglês no site da BBC. Palavras Cruzadas: http://www.bbc.co. uk/worldservice/learningenglish/quizzes/crosswords/index.shtml.Inglês Comercial: http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/portuguese/tendays/index01.htm.

– Muitos usuários de Windows estão com seus computadores infectados por malwares (worms, adwares, spywares, trojans etc.) e só sabem disso quando o sistema operacional começa a se comportar de maneira estranha. Então leia algumas dicas em http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=12651&zoneid=24&resumo=.

– A Psychiatry On-line Brazil é o primeiro periódico eletrônico brasileiro em Psiquiatria (http://www.polbr.med.br/index.php). Foi criada em julho de 1996 pelo médico psiquiatra Giovanni Torello. Esta revista está associada à Psychiatry On line (International Journal of Psychiatry), a edição britânica criada por Ben Green em 1994.

– A Biblioteca Virtual de Matemática é produto da parceria entre a Universidade Virtual do Maranhão – UNIVIMA e o Programa PROSSIGA, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia- IBICT. Seu principal objetivo é facilitar o acesso a informações sobre Matemática, selecionadas de fontes confiáveis existentes na Web, tornando-se assim um valioso instrumento de apoio ao desenvolvimento do ensino e da pesquisa na área. Veja em http://www4.prossiga.br/mat/html/oquee.htm.

– Biblioteca Virtual de Saúde Mental – BVSM é um projeto desenvolvido pelo Depto. de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica – ENP, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para Pesquisa e Treinamento em Enfermagem em Saúde Mental e o Serviço de Biblioteca e Documentação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP, em parceria com o Programa de Informação e Comunicação para a Pesquisa – Prossiga/IBICT. Veja em http://www2.prossiga.br/saudemental/oque.htm.



PRORH ORIENTA PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO

A ProRH encaminhou, para todas as seções de Pessoal da UFMG, orientações sobre os procedimentos a serem adotados para a concessão do Incentivo à Qualificação e da Progressão por Capacitação nas seguintes situações:

– Novas requisições do Incentivo à Qualificação – para servidores que ingressaram na UFMG depois de 01/03/2005 ou que obtiveram o certificado ou diploma depois do enquadra-mento;

– Novas requisições Progressão por Capacitação – para servidores que ingressaram na UFMG depois de 01/03/2005 ou que obtiveram o certificado após o enquadramento;

– Processo de requisição de Incentivo à Qualificação ou Progressão por Capacitação já encaminhado ao DRH e pendente por falta de informações do Ambiente Organizacional;

– Revisão do Incentivo à Qualificação – para servidores cujo ambiente organizacional foi alterado por remoção de unidade/setor ou remanejamento interno.

Os processos, que deverão ser abertos na Seção de Pessoal de cada unidade, deverão ser instruídos com o formulário Informação sobre Ambientes Organizacionais, onde serão informadas as atividades que o servidor executa atualmente e marcada a opção correspondente ao ambiente organizacional em que atua.

 




PRA SOLICITA UTILIZAÇÃO DO CRACHÁ NA REITORIA

O acesso ao prédio da Reitoria é feito mediante a utilização de crachá, objetivando facilitar a identificação das pessoas que circulam pelo prédio, e garantir a segurança e proteção das pessoas e do patrimônio público.

Segundo a Pró-Reitoria de Administração (PRA), nos últimos meses, alguns servidores da Reitoria deixaram de usar o crachá, utilizando-se da cancela localizada ao lado das catracas. Os servidores do prédio deverão utilizar as catracas/crachás e essa atitude tem comprometido o esquema de segurança do prédio.

O acesso lateral é feito apenas em casos excepcionais, mediante identificação pelos servidores da Portaria.

Aqueles que, por algum motivo, não possuem o crachá de identificação deverão solicitá-lo na secretaria de seu departamento/órgão, que encaminhará e-mail à Seção de Serviços Gerais – ssgerais@pra.ufmg.br – contendo os dados do servidor: nome completo, Órgão/Setor, inscrição na UFMG.

A PRA informa ainda que a porta de acesso ao 2º andar da Reitoria está temporariamente desativada, até que seja concluída a execução de trabalho de manutenção que garanta o seu perfeito funcionamento.

 




CGU LANÇA SIMULADOR DE APOSENTADORIA PARA SERVIDORES

No endereço http://odia.terra.com.br/economia/htm/cgu_lanca_simulador_ de_aposentadoria_para_servidores_206092.asp, foi divulgada, no dia 14/10/2008, a notícia CGU lança simulador de aposentadoria para servidores, transcrita a seguir:

O governo brasileiro colocou à disposição nesta terça-feira um simulador que ajudará os servidores públicos a calcular quanto tempo falta para a aposentadoria e também diversas possibilidades para receber o benefício.

Segundo a assessoria da Controladoria-Geral da União (CGU), o sistema poderá ser consultado por cerca de um milhão de servidores públicos federais, dos três poderes, além de 4,5 milhões de trabalhadores municipais e estaduais.

O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, afirmou que o simulador foi desenvolvido inicialmente como um instrumento de auditoria, mas pareceu tão útil que decidiram expandir sua utilização para todos os funcionários públicos.

“Até por conta da complexidade atual do emaranhado de regras que regem as aposentadorias do servidor público, tantas foram as sucessivas emendas constitucionais a respeito”, disse Hage, por meio da assessoria.

O sistema leva em conta todas as alterações feitas na Constituição desde a Reforma da Previdência de 1998 e fornece ao trabalhador as regras constitucionais de aposentadoria e a data provável, de acordo com os dados informados, em que ele poderá se aposentar.

No entanto, a CGU ressalta que a ferramenta não tem eficácia jurídica e nem pode ser utilizada como documento para iniciar o processo de concessão do benefício ou do abono de permanência.

A novidade está disponível no site da CGU (www.cgu.gov.br/simulador). Um manual de utilização disponível na página explica passo a passo quais os dados que devem ser informados.

 




HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão começa a vigorar este ano no dia 19 de outubro, próximo domingo, e vai até o dia 15 de fevereiro de 2009.

Os relógios serão adiantados em uma hora nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto 6.558, que instituiu datas fixas para o início e o fim do Horário de Verão, que começará a partir de 0h do terceiro domingo de outubro de cada ano até 0h do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Se a data final do horário de verão coincidir com o domingo de Carnaval, o prazo final será estendido para o domingo seguinte, conforme o decreto publicado no Diário Oficial da União.

 




DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

A comemoração alusiva pelo dia do Servidor Público será no dia 27 de outubro, ponto facultativo.

 






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 37, de 13/10/1988, publicou notícias sobre nova estrutura da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, uso da impressora remota, licença especial, paradas do A10, dicas da Biblioteca, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

AVALIAÇÃO DO HERMES
Durante a reunião de chefias, que será realizada na próxima terça-feira, dia 18/10, será feita a avaliação do correio eletrônico Hermes, sendo discutida a viabilidade de sua implantação na UFMG. As pessoas que tivererm opiniões ou sugestões a respeito do assunto poderão passar as mesmas às chefias de divisão.

TREINAMENTO DMS II
Na sexta-feira, dia 14/10, haverá mais uma palestra de treinamento em DMS II, às 9h30. A ementa básica será de Fundamentos de Banco de Dados e Software DMS. Esta palestra tem como objetivo o nivelamento dos funcionários do CECOM. A palestra será ministrada por José Diz Ramos.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes da semana, Lucas Marcel Fernandes Goulart, hoje, dia 16 e Antônio Eustáquio Rodrigues, no dia 19. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Wanderson Machado Horta, no dia 18; Maria Helena Caldeira dos Reis (Timé), no dia 19; José Diz Ramos e Patrícia Lage, no dia 21; Clayton Ricardo Santos, José Marcos Silva Nogueira (DCC) e Alexandre Henrique Cardoso, no dia 22; Otto Hilário de Campos Cardoso e Alexandre Castor de Oliveira Pires, no dia 23.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Na última terça-feira, dia 14/10, a DAA comemorou os aniversários de Ana Paula (dia 13), Gabriel (dia 08) e Lucas (dia 16), com um bolo de chocolate, pão de queijo e refrigerantes. Muitos ceconianos estiveram presentes cantando o Parabéns prá você. As fotos são de autoria de Matheus Perdigão.


O bolo de chocolate com as 3 velas


A mesa com o bolo, pão de queijo e refrigerantes


Parabéns prá você para Gabriel, Lucas e Ana Paula


Gabriel, Lucas e Ana Paula


Joãozinho, Max, Márcio Viana e Renato


Bárbara, Lucas e Rosa

Márcia Lemos, Xina e Vicentina